Search

Como é a visita à Nugali Chocolates em Pomerode

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Ah, chocolate… quem não ama? Aqui em casa somos todos chocólatras e não perdemos a oportunidade de conhecer novos tipos e sabores! Também adoramos uma visita a fábricas de chocolate – além do cheiro delicioso que toda fábrica de chocolates tem, é sempre uma oportunidade bacana de ver o processo de fabricação dessas delícias.

E quando estivemos em Pomerode tivemos a chance de fazer o tour numa das fábricas de chocolate artesanal mais famosas e premiadas do Brasil: a Nugali.


Se for alugar um carro, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


História da Nugali Chocolates

Fundada em 2004, a Nugali foi a primeira fábrica de chocolates no Brasil a trabalhar sob o conceito “bean-to-bar” – ou seja, ela é responsável por todas as etapas de fabricação, desde a compra das amêndoas de cacau diretamente dos produtores, passando pela torrefação dessas amêndoas, produção da manteiga de cacau, fabricação do chocolate em si, até a embalagem e venda das barras. Há também uma preocupação grande com a origem do cacau utilizado nos chocolates: a Nugali compra diretamente de produtores na Bahia e no Pará, que plantam num sistema de agrofloresta, sem agredir o meio ambiente.

Tour na fábrica da Nugali Chocolates

As visitas acontecem todos os dias e não precisam ser agendadas, pois há grupos a cada 30 minutos (o tempo aproximado do tour). Os ingressos podem ser comprados diretamente no caixa da loja, logo na entrada. Junto com o ingresso ganha-se uma colherzinha, que será usada durante o tour.

A intenção do tour é ser uma experiência multissensorial, e ela começa numa estufa onde o visitante pode ver alguns cacaueiros e entender um pouco de onde vem a matéria-prima do chocolate. Ali também é possível ver a planta da baunilha e suas favas, além de colmeias de abelhas que ajudam na polinização.

Dali se entra na fábrica propriamente dita e o visitante entende um pouco quais são as etapas da fabricação do chocolate. Há também janelas que permitem a visão do processo a cada etapa.

Como parte da experiência sensorial, na sala seguinte é possível sentir o cheiro de alguns ingredientes que fazem parte do chocolate e entender a química envolvida no prazer que o chocolate proporciona ao nosso paladar, além dos seus benefícios para a saúde.

Outra parte interessante da visita conta sobre a história da Nugali e seu modo de trabalhar, sempre pensando no manejo sustentável da matéria-prima e no compromisso com o meio ambiente – coisas raras de se ver, especialmente nos grandes fabricantes de chocolate. Vale ressaltar que a Nugali exporta grande parte dos chocolates que fabrica, e já venceu diversos prêmios mundiais de qualidade.

E para completar a tal experiência multissensorial (e usar a colherinha!), chega-se ao melhor ponto da visita: 3 torneirinhas de chocolate líquido, que o visitante pode experimentar quantas vezes quiser. Basta aproximar a colherinha e se deliciar com as opções de chocolate meio amargo, chocolate ao leite e chocolate branco… todos bons demais! Um desfecho perfeito para a visita.

Onde fica a Nugali Chocolates

A fábrica da Nugali fica na Rota do Enxaimel, a alguns quilômetros do centro de Pomerode, no alto de uma pequena colina. O estacionamento é gratuito e do lado de fora da fábrica há vários cantinhos para fotos.

Recomendamos muito esse passeio para quem estiver visitando a linda cidade de Pomerode, e garantimos que agrada crianças e adultos.

Informações completas sobre horários, preços e mais sobre a marca e a fábrica podem ser encontradas no site Nugali Chocolates.


Encontre sua hospedagem em Santa Catarina pelo Booking!

Booking.com

Esse passeio fez parte de uma viagem pelo Vale Europeu catarinense. Confira também os outros posts dessa viagem:


Comer também pode ser uma viagem, não é mesmo? Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema Comida-Culinária-Comida típica – vale conferir as dicas de todos os blogs participantes! 


Salve essa imagem no seu Pinterest 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

12 respostas

  1. Anotando tuas dicas de Pomerode! Esse tour da Nugali é bem legal e logo no começo você já respondeu a um de meus questionamentos: a origem do cacau. Está mais complicado viajar e consumir com preocupações éticas e ecológicas, mas necessárias.

  2. Quando fui pra Pomerode, nem visitei a Nugali rs mas adoro visitas a lugares assim cheios de informações sobre o assunto! Não sabia que a Nugali foi a1a no Brasil a fazer chocolate bean to bar – hoje são os chocolates que mais gosto!

  3. Quando fui a Pomerode não tinha ainda esse passeio, mas já anotei a dica pois pretendo voltar ainda esse ano e certamente o tour no Nugali estará no meu roteiro

  4. O tour Nugali parece ser muito interessante, principalmente por se propor como uma experiência multissensorial para os visitantes. Ainda não conheço Pomerode, mas parece que a Nugali Chocolates é uma parada obrigatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *