Mar, terra ou ar - qual a melhor maneira de viajar em família?

terça-feira, 19 de julho de 2022

Estamos chegando em mais um período de férias escolares. Para muitas famílias com crianças em idade escolar, como a nossa, os períodos de julho e dezembro-janeiro são aqueles quando é possível viajar com a família toda. Com certeza não são os períodos mais econômicos para se viajar - sabemos bem disso - mas depois de uma certa idade das crianças fica bem mais difícil conciliar as atividades escolares com viagens, sob o risco de perderem aulas e outros momentos importantes na escola.
Mas ainda assim é perfeitamente possível fazer uma viagem bacana nesses períodos, sem gastar um rim 😄 Basta se planejar com antecedência e definir alguns pontos importantes: um deles é o meio de transporte. Viajar de carro, de avião ou fazer um cruzeiro? Além do destino, é preciso pensar também em como chegar lá. E aqui vamos falar um pouco dessas opções, suas vantagens e desvantagens, e como aproveitar ao máximo sua viagem em família. 

✈ Viajar de avião - aquela opção para não perder tempo

Quando se pensa em viagens mais longas, normalmente para destinos no exterior, a primeira opção é viajar de avião. Aliás, dependendo do destino, nem há outra opção de locomoção que não seja via aérea. E apesar do preço e de toda a burocracia e planejamento que envolve uma viagem de avião, essa ainda é a melhor opção para quando o tempo é curto e se pretende aproveitar ao máximo os dias no destino final, sem perder (muito) tempo no deslocamento em si.
Vale dizer que os preços das passagens aéreas sobem muito nos períodos de alta temporada (leia-se: dezembro, janeiro e julho, aqueles meses de férias escolares), e o segredo aqui para economizar é se planejar com bastante antecedência. Aproveitar os programas de milhas e descontos das companhias aéreas também ajuda muito a tornar a viagem mais barata.
Um exemplo real: viajar de avião foi nossa escolha há alguns anos quando fomos para a serra catarinense e tínhamos poucos dias. Fomos de avião até Navegantes (o aeroporto mais próximo do nosso destino inicial, o Beto Carrero World), alugamos um carro e fizemos uma viagem muito bacana incluindo parque, serra e praia, pois conseguimos ainda encaixar um dia e meio em Balneário Camboriú.


🚢 Viajar de navio - quando o deslocamento já é a viagem

E que tal fazer um cruzeiro? Essa é uma ótima opção para famílias pois o deslocamento é parte fundamental da viagem - não faltam opções de pacotes de cruzeiros para diferentes destinos, onde os navios oferecem toda sorte de entretenimento a bordo. Nesse caso, além de poder conhecer vários destinos durante as paradas, é possível aproveitar todas as atrações do navio entre uma parada e outra.
Depois desses últimos anos tão conturbados para o turismo como um todo, a temporada de cruzeiros 2023 na América do Sul promete vir com força, com muitas opções de destinos e duração.
divulgação Costa Cruzeiros
Para economizar, aqui também vale a dica de se planejar com antecedência - meses antes da viagem é possível escolher data e local de embarque, duração e destino e comprar o pacote. Lembrando que, caso se opte por um pacote all inclusive, há ainda a vantagem de já viajar com praticamente tudo pago e embarcar feliz da vida.
divulgação Costa Cruzeiros
Aqui ainda não experimentamos esse tipo de viagem mas há tempos consta na nossa lista de desejos. Quem sabe não rola um cruzeiro como viagem de férias de verão? 😉

🚘 Viajar de carro - uma opção para viagens mais curtas

Esse é um meio que costumamos usar muito e temos muitas dicas aqui no blog sobre viagens de carro. Vale para escapadas de final de semana mas também para viagens de férias, quando se tem mais tempo e/ou o destino não é muito distante. Vale também para aquelas viagens onde pretende-se parar em vários pontos do caminho. E não podemos esquecer que existem lindas estradas pelo Brasil que valem a pena ser percorridas de carro.
Fazer viagens longas de carro com crianças requer um certo planejamento e muito jogo de cintura (e paciência), e nossas dicas e experiências em road trips provam que pode ser uma ótima opção para viajar em família.

Organizando tudo direitinho, pode valer a economia quando comparado à viagem de avião. Isso sem falar que viajar de carro permite muito mais liberdade de locomoção.
da nossa viagem de SP a BA

Afinal, qual a melhor maneira de viajar em família?
A intenção aqui é ajudar outras famílias a decidirem o que melhor funciona em determinado momento - especialmente nos períodos de férias escolares, quando tudo fica mais caro e mais cheio. Então a resposta é... depende. Não há uma melhor maneira que atenda todas as famílias e todas as viagens. Tudo vai depender dos desejos da família, do tempo de viagem, do quanto se pode gastar, da escolha do destino... são muitas as variáveis! Vale conversar bastante, alinhar as expectativas e a regra de ouro: se planejar com antecedência 😉

📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍
Planeje sua viagem! 
Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.
🚗 Alugue um carro aqui: Rentcars
🛫 Compre passagens aéreas aqui: Passagens Promo
🏥 Contrate o seguro viagem aqui: Seguros Promo - use o cupom ENTREMOCHILAS5 e ganhe 5% de desconto!
📚 Compre livros e muito mais aqui: Amazon
📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍

- Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-


5 comentários:

  1. Excelentes dicas de maneiras de viajar em família. Cada uma tem seus prós e contras. Como você disse, viagem longa de carro com criança é difícil É o tal de "já chegou?" e "falta muito?". kkk

    ResponderExcluir
  2. Sim, são muitas variáveis e para cada viagem, destino e época do ano, a resposta dessa pergunta vai ser diferente rs. Eu particularmente não gosto de viajar de carro pelo stress de dirigir, alugar carro, achar lugar pra estacionar etc então seeempre evito roadtrips, mas tem gente q AMA né? E aliás no Brasil, tem uns lugares que nem dá pra conhecer sem carro...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que viajar com crianças é mais vantajoso ir de carro, mais fácil de organizar e mais econômico.

    ResponderExcluir
  4. Para quem tem condições, acho que all inclusive é a melhor opção.

    Não ter que se preocupar com compras, organização de roteiro e recreação é um alívio! E há ótimos resorts, cruzeiros e hotéis fazenda com opções de divertimento para todas as idades.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha parado pra pensar nessas diferenças de viajar por terra, ar ou mar em família! Eu sempre prefiro por terra, acho tudo tão mais fácil e simples :)

    ResponderExcluir