Search

O que fazer em Ilhabela com chuva

Conteúdo atualizado em 25 de janeiro de 2024

Você planejou sua viagem à praia sonhando com dias lindos de sol, consultou a previsão do tempo torcendo para não ver nenhuma nuvem, encheu as malas de maiôs e protetor solar (e repelente, em se tratando de Ilhabela!) e… pegou um dia de chuva. Atire o primeiro chinelo o viajante que nunca topou com essa situação!

Não vou dizer que tenho a solução dos seus problemas – mas nem tudo está perdido e é possível encontrar alternativas de passeios sim além das praias. Especialmente em Ilhabela, uma cidade com muitas opções gastronômicas e repleta de curiosidades históricas e turísticas. Localizada no litoral norte de São Paulo, a ilha é um destino famoso por suas lindas praias e tem um passado repleto de histórias envolvendo piratas e diferentes ocupações, além de um centro histórico bem preservado, o que rende alguns passeios bacanas.


Se for alugar um carro, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


O que fazer em Ilhabela com chuva: COMER

Ilhabela tem opções gastronômicas para todos os gostos: de barraquinhas de pastel a restaurantes estrelados, pizzarias charmosas, sorveterias com infinitos sabores, hamburguerias e cafés, com vista para o mar ou sem… garanto que fome ninguém passa!

E nada melhor para um dia preguiçoso para saborear com calma uma bela refeição, não é mesmo?

esperando a pizza no Deck

Vou listar aqui algumas opções bem tradicionais na cidade, que conhecemos e indicamos, dentre as muitas que há no centro e arredores (para obter os endereços e outras informações, basta clicar no nome dos lugares abaixo).

> Borrachudo Sanduicheria – Tomando emprestado o nome do famoso e irritante mosquitinho típico da ilha, o Borrachudo existe desde muito antes das hamburguerias virarem moda. Localizada numa movimentada esquina no centro histórico, fica de frente para o mar e conta com um cardápio que inclui petiscos, sanduíches e saladas, além dos hamburgueres e chope geladinho.

> Ponto das Letras – Existente desde 1992, essa cafeteria-livraria mantém seu charme ao longo dos anos. Lugar perfeito para tomar um café acompanhado de bolo, e explorar os livros e revistas que ficam expostos por ali.

> Cheiro Verde – Outro lugar muito tradicional e que se mantém há décadas na tradição de comida caseira sem frescura. O ambiente é simples e os pratos são fartos e com preço justo.

> Deck Bar e Restaurante / Pizzabela – Restaurante charmoso que serve comida deliciosa há mais de 40 anos, o Deck tem também pizzas ótimas e atendimento super atencioso. Fazem também parte da rede Ilha Deck um hotel e um quiosque que não chegamos a conhecer.

> Convés – Restaurante com uma vista maravilhosa! (se bem que, num dia chuvoso, a vista não esteja tão bonita quanto num dia ensolarado…) Um lugar amplo e arejado, com área externa com vista para o mar e opções bem diversificadas no cardápio.

O que fazer em Ilhabela com chuva: TRILHA

Para compensar a comilança e indicado para aqueles mais aventureiros – se a chuva não estiver torrencial dá para arriscar algumas trilhas na ilha. Há trilhas para todos os gostos e níveis de dificuldade – de menos de 1 km (como a da Cachoeira Pancada d’Água, pertinho da praia da Feiticeira) a mais de 20 km (como a que leva à praia do Bonete).

cachoeira do Areado na trilha para a praia do Bonete

Num dia de tempo bem instável e chuvas ocasionais, arriscamos fazer cerca de 1/3 da trilha do Bonete, que fica dentro do Parque Estadual de Ilhabela – contamos como foi no post sobre as praias de Castelhanos e Bonete. Vale o alerta de sempre consultar a previsão do tempo por conta do risco de tromba d’água nas cachoeiras! E nunca, jamais, em tempo algum, arriscar fazer trilhas de chinelo ou descalço(a): tênis reforçado ou bota de trilha são os calçados mais adequados, especialmente para terrenos irregulares.

pedaço de trilha lamacenta

O que fazer em Ilhabela com chuva: PASSEAR PELO CENTRO HISTÓRICO

Conhecido como Vila, o centro histórico de Ilhabela tem alguns passeios bacanas perfeitos para dias de chuva!

A Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, por exemplo, é um dos cartões postais da Ilha. Erguida no século XVII com conchas, pedras e óleo de baleia, como se costumava fazer naquela época, fica no alto de uma escadaria e tem uma vista linda, mesmo com chuva (confira na foto que abre esse post).

Igreja Nossa Senhora d’Ajuda

Vale também caminhar pela Rua do Meio, uma via onde carros não entram e as construções antigas se transformaram em lojinhas fofas, até o Píer. Aquela fotinho junto aos antigos canhões também é obrigatória, faça chuva ou faça sol! (ou chuva à noite, como foi o caso da nossa foto).

canhões perto do Píer

Um local imperdível é o Centro de Visitantes do Parque Estadual de Ilhabela, que funciona num prédio antigo que um dia foi fórum e cadeia (acredita-se que tenha sido construído em 1803). Ali é contada a história de colonização da ilha, detalhes da fauna e da flora do parque, das trilhas e das praias e da cultura tradicional caiçara.

uma das salas do Centro de Visitantes

Outro lugar fechado e muito interessante para um dia de chuva é o Centro Cultural da Vila, que abriga um museu e várias exposições de artistas locais. Se a chuva permitir, vale uma espiada na feirinha que acontece na calçada em frente ao prédio.

Clique abaixo e encontre sua hospedagem em Ilhabela pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Mais informações gerais sobre Ilhabela:

Reserve visitas guiadas, excursões e transfers em Ilhabela pelo nosso parceiro Civitatis.


Dicas do que fazer nos lugares que vamos visitar são sempre bem-vindas, não é mesmo? Pois este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema O QUE FAZER EM – vale conferir as dicas de todos os blogs participantes!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

19 respostas

  1. Chuva sempre atrapalha viagens né? Ainda mais cidades praianas. Adorei suas dicas do que fazer em Ilhabela com chuva, com certeza salvou o role 😀

  2. Como você disse, quem nunca passou por uma chuva inesperada. Adorei as suas dicas de o que fazer em Ilhabela com chuva, em especial a primeira: comer! kkkk Adooooro. Ótimo post!! Gostei muito.

  3. Conteúdo muito legal e legal sobre o que fazer em Ilhabela com chuva, o mais interessante é que este lugar é lindo com ou sem chuva. bjao Moises Batista

  4. É meio triste quando a gente planeja uma viagem para a praia e chove… mas eu sou da turma que senta para comer! kkkk Nada melhor pra fazer em Ilhabela com chuva do que se deliciar num dos restaurantes indicados!

  5. Adoro dicas de passeios para dias de chuva, pois é muito importante termos um roteiro alternativo né? Agora já sei o que fazer em Ilhabela com chuva. Valeu

  6. Apesar de morar relativamente perto, nem conheço Ilhabela ainda hehehe ótimo post já que brasileiro costuma ir pra praia no verão e o verão é a época chuvosa em São Paulo – grandes chances de pegar chuva em Ilhabela!

  7. A chuva atrapalha sempre um pouco, especialmente em destinos de praia como Ilhabela. Mas com um pouco de imaginação, dá sempre para curtir uns dias de descanso e fazer programas alternativos

  8. Muito útil seu post sobre o que fazer em Ilhabela com chuva, pois em destinos de praia sempre que chove ficamos perdidos né? Amei!

  9. Cíntia, rindo aqui da primeira dica de o que fazer em Ilhabela com chuva. Comer é sempre bom, mas chuva dá fome, né?
    Os passeios culturais são mesmo a salvação em destinos de natureza com tempo ruim.

  10. Muito massa suas dicas de o que fazer em Ilhabela com chuva… Me fez lembrar de quando passei por dias chuvosos na minha última viagem à Pipa, e o que mais fiz também foi comer! hahaha

  11. Eu sempre vivi por perto, mas não tive a oportunidade de conhecer Ilhabela. Quero muito conhecer na próxima vez que for ao Brasil e adorei as dicas do que fazer com chuva, necessárias!

  12. Na minha infância fui muitas vezes à Ilhabela e minhas lembranças são quase sempre de chuva kkkk é a sina do paulista, né? Um litoral lindo, mas com um clima desafiador

  13. Quando chove a melhor solução é encontrar um bom café e sentar a comer. também gosto de ir a museus nessa altura. Mas é sempre frustrante apanhar chuva num destino de praia. Aconteceu-nos em Malta. Bom texto

  14. Adorei as suas dicas do que fazer em Ilhabela com chuva. A gente sempre deseja dias ensolarados em destinos com praias, mas isso não acontece, não precisa ser o fim do mundo, né?!?

  15. Cintia, a chuva pode ser uma chance de fazer coisas que não faríamos com o sol brilhando, né? Gostei das sugestões de o que fazer em Ilhabela com chuva, principalmente trilhas ehehe

  16. Que contratempos podem ser surpresas maravilhosas! Ilhabela reserva muito mais do que praias ensolaradas. Explorar sua história, gastronomia e curiosidades em dias chuvosos pode revelar uma nova perspectiva encantadora da ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *