Search

Como conhecer as praias de Castelhanos e Bonete em Ilhabela

Conteúdo atualizado em 25 de janeiro de 2024

Localizada no litoral norte de São Paulo, Ilhabela é um destino famoso por suas lindas praias. Acessível por balsa a partir de São Sebastião, o que poucos sabem é que o município de Ilhabela é na verdade um arquipélago formado por 4 ilhas, sendo apenas duas delas habitadas – a maior e mais populosa é a Ilha de São Sebastião, onde ficam a parte urbana e as praias mais famosas, e a Ilha dos Búzios, onde vive uma comunidade caiçara de cerca de 180 pessoas.

Ilhabela é cheia de curiosidades históricas e turísticas. Tem um passado repleto de histórias envolvendo piratas e diferentes ocupações, além de inúmeros naufrágios causados pela geografia acidentada e composição mineral de sua costa. É também conhecida como Capital da Vela, por abrigar as condições perfeitas de vento e mar para a prática desse esporte. É um ponto de parada obrigatório no roteiro de cruzeiros nacionais. E para fechar a conta, tem mais de 80% de seu território protegido sob o Parque Nacional de Ilhabela, uma importantíssima área de preservação de Mata Atlântica.

Dito tudo isso, podemos afirmar com certeza que é possível passar uma longa temporada em Ilhabela e não repetir nenhum passeio: há praias, trilhas e cachoeiras para todos os gostos! Mas a intenção deste post é falar sobre dois dos passeios mais famosos de Ilhabela: Bonete e Castelhanos, duas praias que são sempre mencionadas quando se fala da ilha.

Há várias agências na cidade que oferecem esses passeios, mas nós seguimos uma indicação e fizemos os dois com a Maremar Turismo, e gostamos muito. Ótimo atendimento, excelente estrutura de barcos e veículos, além da simpatia de todos que nos atenderam. Não é propaganda, é a nossa experiência mesmo, que vale a recomendação.

PRAIA DE CASTELHANOS

Muito famosa entre os surfistas, a praia de Castelhanos fica no extremo oposto ao continente, numa baía virada para o mar aberto – o que explica suas ondas perfeitas para a prática do surfe. Antigamente muitos turistas arriscavam ir de carro até Castelhanos, uma vez que há uma estrada de terra que corta a ilha ao meio e chega até lá. Mas de uns anos para cá, por conta dos inúmeros acidentes com carros comuns, a administração do Parque Estadual passou a permitir somente a passagem dos jipes das agências de turismo e carros de passeio comprovadamente 4×4, os únicos capazes de enfrentar a estradinha de terra cheia de pedras e buracos.

controle no início da estrada para Castelhanos

As operadoras de turismo normalmente oferecem três opções para ir até Castelhanos: ida e volta via mar; ida e volta via terra; ou ida via mar e volta via terra (os preços variam de acordo com a opção – os passeios de jipe em geral são mais baratos). Nós optamos pelo último, o passeio híbrido – fomos de superboat e voltamos de jipe, para poder conhecer outras praias inclusas no passeio de barco (as paradas são na praia da Fome e Saco do Eustáquio, além de Castelhanos) e também conhecer a famosa trilha (são 22 km dentro do Parque Estadual).

Podemos dizer que esse passeio combinado valeu muito a pena, pois além das praias que conhecemos na ida também tivemos a chance de passar pelo parque e parar em alguns mirantes e cachoeiras. A praia da Fome, por exemplo, é lindíssima – e a parada ali só está inclusa no passeio de barco.

praia da Fome

E finalmente, falemos sobre Castelhanos! Há muito que essa famosa praia deixou de ser uma vilazinha de pescadores e destino somente para surfistas destemidos que não têm medo de borrachudos. Os borrachudos continuam lá, as ondas e as casinhas de pescadores também, mas hoje há uma boa infraestrutura de restaurantes no lado esquerdo da praia, onde os barcos atracam – o que até nos surpreendeu, pois não esperávamos tantas opções. Caminhando no sentido oposto e subindo uma trilha curtinha é possível chegar no mirante onde a foto abaixo foi tirada. 

praia de Castelhanos vista do mirante

O famoso formato de coração feito pelas ondas é devido a essa pequena ilha de pedras no meio da baía. Realmente a vista ali de cima é incrível!

PRAIA DO BONETE

Em diversas classificações por aí, a praia do Bonete é considerada uma das mais bonitas do Brasil – e podemos afirmar que realmente é linda. Localizada no extremo sul da ilha, abriga a maior comunidade caiçara do município. Há duas maneiras de chegar até a praia do Bonete: via trilha ou via barco.

Para os corajosos que quiserem fazer a trilha (cerca de 13 km), a dica é seguir de carro sentido sul da ilha até o fim do asfalto, onde fica uma das entradas do Parque Estadual. Ali é preciso registrar a entrada e são oferecidas algumas orientações gerais. O funcionário que fica ali na guarita vai dizer que os primeiros quilômetros são fáceis, mas não se engane: a trilha é aberta mas não é para iniciantes, e cheia de subidas e descidas íngremes, com trechos muito escorregadios caso o tempo esteja chuvoso (o que é quase sempre).

entrada do parque e início da trilha para o Bonete

Nós fizemos os primeiros quilômetros até a Cachoeira da Lage, localizada na fazenda de mesmo nome, e foi bem puxado. Por isso o alerta: jamais vá de chinelos (o ideal mesmo é tênis ou bota de trilha) e, se a ideia for fazer a trilha toda, vá preparado(a) fisica e psicologicamente para algumas horas de caminhada. Muitas pessoas vão pela trilha e retornam de barco – há vários barquinhos que ficam pela praia e oferecem esse serviço.

Uma maneira bem mais confortável de chegar no Bonete é via barco, comprando o passeio em uma das várias agências de turismo existentes na ilha. Como dito acima, nós fizemos com a Maremar Turismo e fomos de superboat, uma ótima opção especialmente para aqueles que enjoam em barco – além da rapidez, o fato de navegar em alta velocidade diminui a sensação do balanço. E o passeio de barco inclui uma parada extra: a belíssima praia de Indaiaúba, com águas perfeitas para snorkel.

praia de Indaiaúba

A praia do Bonete possui certa infraestrutura por conta da comunidade caiçara que vive ali: há alguns restaurantes, cafés e opções de hospedagem, tudo bem simples e rústico. E no canto esquerdo da praia há um riozinho com água límpida e gelada, perfeita para um mergulho.

praia do Bonete
mergulho no rio que desemboca na praia do Bonete

Clique abaixo e encontre sua hospedagem em Ilhabela pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Mais informações gerais sobre Ilhabela:

Reserve visitas guiadas, excursões e transfers em Ilhabela pelo nosso parceiro Civitatis.


Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema ÁGUA. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, onde um grupo de blogs desenvolve um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Confiram os demais posts:


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

15 respostas

  1. Eu tenho muita vontade de passar uns dias em Ilhabela… Todo mundo fala da beleza da região. Achei a praia do Bonete linda demais! Acho que eu provavelmente escolheria fazer a trilha! rsrsrs Gosto muito de um desafio e de uma caminhada! rsrs Perguntas: a água das praias é fria? Tem opções de alimentação vegana? bj

    1. Ana, em SP a água do mar nunca é quente como no nordeste, mas no verão é bem morninha sim! Quanto à alimentação, Ilhabela tem muitas opções gastronômicas, tenho certeza que existem alternativas veganas sim.

  2. Que delícia conhecer as praias dos Castelhanos e Bonete em Ilhabela, um destino que tenho muita vontade de visitar. É verdade que precisamos ter cuidado por lá com os borrachudos? Que são sinistros? rsrs

    1. hahaha sim, a ilha é famosa pelos borrachudos! Mas nada que um bom repelente não ajude. O lugar onde encontramos mais mosquitos (ou eles nos encontraram rsrs) foi na trilhazinha que pegamos até onde o jipe estava, em Castelhanos. Era fim de tarde e há um riozinho por ali, condições perfeitas para os borrachudos atacarem. Mas nas praias mesmo é bem tranquilo.

  3. Tão perto, mas tão longe rs Mesmo morando no interior de São Paulo, ainda não conheço Ilhabela e nem sabia que era um arquipélago na verdade rs. Bom saber como chegar nessas praias lindas pra organizar o meu roteiro um dia!

  4. Estive em Ilhabela em uma parada de cruzeiro há muito tempo atrás e a rápida visita só me deixou com gostinho de "quero mais". Quero voltar um dia com calma e conhecer as praias Castelhanos e Bonete. Adoraria também ficar hospedada em uma das ilhas!!

  5. Disse tudo, Cíntia: podemos ficar uma temporada inteira e não repetir passeios em Ilhabela. Ainda não estive em nenhum lugar da costa aberta da ilha, mas deve ser mesmo uma delícia esse passeio de lancha, eu adoro a velocidade, o vento no rosto (nos cabelos não faz mais diferença agora ahaha). Linda esta praia de Indaiaúba, embora não seja tão famosa quanto Castelhanos e Bonete. Dicas anotadas, obrigada!

  6. Ilha Bela é um destino que está em nossos planos desde sempre, fiquei maravilhada com suas dicas das praias de Castelhanos e Bonete, quero muito conhecer quando tiver oportunidade de fazer esta viagem.
    A Praia da Fome me pareceu muito linda também, que destino especial é Ilha Bela, não é mesmo?

  7. Meu Deus, que paraíso. Não conhecia essa praia e estou impressionada com a beleza paradisíaca. Realmente não sabia que Ilhabela era um arquipélago formado por 4 ilhas. Estou encantada pelas curiosidades de Ilha bela e pela bela praia de castelhanos.

  8. Ai gente, o litoral de SP é tudo de bom né? A Ilhabela como um todo vale a viagem, mas principalmente Castelhanos e Bonete! São praias muito incríveis. Amei

  9. Eu como nordestina, não costumo pensar num roteiro por São Paulo incluindo praias, o fato de termos tantas praias lindas por aqui nos faz pensar que não 'precisamos' conhecer outras, acho que é por aí…mas diante de posts assim vejo que estou equivocada. Castelhanos e Bonete são lindas, não imaginava encontrar praias assim em Ilha Bela.

  10. Morei tantos anos em São Paulo e nunca fui à Ilha Bela. Mas ainda não perdi a esperança. Agora, com seu post e essas fotos, minha vontade voltou. Vamos ver se realizo meu sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *