O que fazer em São José dos Campos em um fim de semana

sábado, 8 de janeiro de 2022

São José dos Campos é considerada a capital do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. Com mais de 700 mil habitantes e localizada a cerca de 100 km da capital, é cortada pela famosa rodovia Presidente Dutra, trecho da BR-101 que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Como fica também pertinho dos principais acessos à serra da Mantiqueira, ao litoral norte e ao sul de Minas, e a menos de uma hora de viagem de Aparecida, um importante centro religioso do país, não são poucos os que utilizam sua localização estratégica para conhecer os arredores. Sua boa rede hoteleira e diversas opções gastronômicas ajudam na decisão de fazer de São José um ponto de parada (ou de partida) durante uma viagem pela região. 
um lindo amanhecer em São José dos Campos

Sou suspeita e amo muito essa cidade, que me adotou e acabou sendo berço dos nossos malinhas - mas o que há para fazer em São José dos Campos que não envolva viajar por perto? Elaboramos um roteirinho básico de 2 dias pela cidade, e ao final do post uma lista de sugestões de outros passeios por aqui mesmo e até um raio de 100 quilômetros.

Roteiro de um fim de semana em São José dos Campos

São José dos Campos é uma cidade que sempre aparece nos primeiros lugares de qualquer ranking de qualidade de vida da população - e quem chega por aqui já entende porquê: a cidade toda tem um ar agradável, com avenidas largas, muitas praças e espaços verdes, além dos vários parques espalhados pelos bairros.

👉 Confira também o post sobre nossos 4 parques preferidos em São José dos Campos

Começando no início da manhã de sábado, nossa sugestão é seguir diretamente para o Parque da Cidade Roberto Burle Marx, o maior da cidade, com quase 1 milhão de metros quadrados. É considerado zona de preservação por conter bens de interesse paisagístico, ambiental, arquitetônico e histórico - e é perfeito para passar uma manhã agradável.
Além do básico de um parque - pista de caminhada, parquinho para as crianças, um grande lago com simpáticas capivaras, parque canino, locais para piquenique e academia ao ar livre - é possível apreciar também as obras do arquiteto Rino Levi, como a lindíssima residência Olivo Gomes; o paisagismo de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência Olivo Gomes); e conhecer o Museu do Folclore, que ocupa uma das antigas casas dentro da área do parque, que tem uma programação cultural variada e interessante.
O Parque da Cidade também costuma hospedar atividades culturais e gastronômicas variadas, como feiras e festivais - vale conferir a programação antes de ir.
A entrada é gratuita e o Parque da Cidade abre todos os dias das 6 às 17h.
as famosas palmeiras imperiais do Parque Roberto Burle Marx

Após a manhã no parque e para um almoço preguiçoso e tardio, a dica é seguir até o Bar Coronel, considerado um dos pontos gastronômicos mais famosos e tradicionais de SJC - especialmente para quem curte um chopinho bem gelado 😋 Localizado no centro da cidade, não há joseense ou turista que resista aos deliciosos petiscos - o pastel de carne seca é um dos mais pedidos - ou à tradicional feijoada. Talvez haja fila para conseguir um lugarzinho, pois o Coronel costuma lotar nos fins de semana, mas garantimos que vale a pena!
fachada do Bar Coronel (foto do site)

E depois de conhecer esses dois locais muito joseenses, vale seguir para o mais famoso cartão postal da cidade: o Banhado. Desde 1984 declarado Patrimônio Ambiental, o Banhado nada mais é que um abrupto declive, praticamente no coração da cidade, formado por uma extensa área de várzea do rio Paraíba do Sul. Grande parte de sua orla foi revitalizada, ganhando calçadas largas, mirantes, ciclovias e letreiros Eu💙SJC, para que todos possam passear por ali e apreciar a vista - inclusive há um ponto muito disputado na Avenida Anchieta para se ver o pôr-do-sol, que realmente é um espetáculo visto dali. Uma maneira perfeita para fechar o dia!
👉 Dica de morador: ao longo da Avenida Anchieta, às margens do Banhado, há vários bons restaurantes e bares para curtir o fim de tarde.
Banhado (foto de divulgação retirada do site da Prefeitura Municipal de SJC)

E para o domingo? A sugestão é começar novamente por um parque. Ocupando a área de um antigo sanatório para tuberculosos, o Parque Vicentina Aranha é um dos queridinhos da população (e nosso também!). Além dos prédios históricos (alguns ainda em processo de restauração), tem uma capelinha super charmosa (e disputadíssima para casamentos) e uma população de simpáticas galinhas d´angola, que inclusive são o símbolo do parque. Aos domingos há sempre uma programação interessante, que envolve feira de artesanato e orgânicos, música ao vivo e outras atrações (a programação completa pode ser conferida na página do parque no Facebook e no site do parque). A entrada é gratuita e o parque fica aberto das 6 às 21h.
capelinha no Parque Vicentina Aranha

Ao redor do Vicentina Aranha há uma série de opções gastronômicas bacanas e bem variadas, algumas delas localizadas no Shopping Esplanada, uma pequena galeria comercial na movimentada Avenida São João - inclusive nossa sugestão para o almoço de domingo fica ali. O Haruf é um delicioso restaurante de comida árabe que nós amamos! O ambiente, a comida e o atendimento são nota 10 e é um lugar que recomendo a todos que vêm à cidade.
fachada do Haruf (foto de divulgação)

E para fechar o domingo, que tal conhecer um museu de aeronáutica? Localizado ao lado da Embraer, a única fábrica brasileira de aviões, e criado em 2004 por iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o Memorial Aeroespacial Brasileiro é um museu com acervo interessantíssimo. A intenção ali é contar um pouco da história da pesquisa e das indústrias brasileiras ligadas à pesquisa tecnológica, por isso há, além de aviões, preciosidades como o primeiro carro movido a álcool e um avião da FAB. A entrada é gratuita, e este é um passeio perfeito para se despedir dessa cidade com tanta tradição tecnológica!

👉 Confira também nosso post completo da visita ao Memorial Aeroespacial em São José dos Campos. 
interior do Memorial Aeroespacial Brasileiro


Para complementar o passeio em São José dos Campos

👉Para quem gosta de passeios ao ar livre, indicamos também três outros parques deliciosos:
🌸 Parque Santos Dumont, super tradicional na cidade e que conta com ótimos parquinhos para as crianças, um jardim japonês, um enorme lago com peixes e tartaruguinhas, espaço para piqueniques e de bônus uma réplica do famoso 14-Bis.
🌸 Parque Ribeirão Vermelho, o mais novo da cidade. Conta com trilhas para fazer a pé ou de bicicleta, um bosque de mata nativa, pista de skate, parquinhos para as crianças e piscinas verticais para se refrescar no verão.
🌸 Parque Alberto Simões, mais voltado para esportes, conta com parede de escalada e estruturas para tirolesa e arborismo, além de uma pista radical para BMX, pista de skate e academia ao ar livre para adultos e crianças.
entrada do Parque Alberto Simões

👉 Para quem gosta de shoppings, São José conta com três deles: Center Vale, Vale Sul e Shopping Colinas - todos com aquelas tradicionais lojas, restaurantes e cinemas.

👉 Para se hospedar, a cidade conta com algumas boas opções: o Novotel, o Mercure e os Ibis são os mais conhecidos.

Para passear perto de São José dos Campos

Temos muitos posts de passeios e cidades pertinho de SJC, que podem render um bate-volta bacana! Seguem alguns deles:
↪ Em Taubatéa apenas 40 minutos de SJC, recomendamos o Museu de História Natural e o Projeto Selva Viva para quem estiver viajando com crianças, elas vão amar!
↪ Algumas cidades da Serra da Mantiqueira ficam a pouco mais de uma hora de viagem e valem um bate-volta: Santo Antonio do Pinhal e Campos do Jordão são as mais próximas e sem dúvida merecem uma visita!
São Francisco Xavier é um pequeno distrito de São José dos Campos, bem conhecido dos praticantes de ciclismo e ecoturismo na região, com bons restaurantes e carinha de cidade do interior. E a estrada até lá é linda!
Guararema também fica a pouco mais de 40 minutos e é um passeio completo: tem parques, restaurantes e até um passeio bacana de maria-fumaça.
São Luiz do Paraitinga é um pouquinho mais longe (cerca de 1h10 de viagem), mas é uma graça de cidade! O centro histórico é muito interessante e pode ser conhecido em um passeio de um dia.

Quer ler mais sobre Roteiros para um Fim de Semana? Este post é parte de uma blogagem coletiva sobre o tema! Mais uma blogagem do Grupo 8on8, onde um grupo de blogs desenvolve um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Confiram os demais posts: 
📌 Destinos por onde andei | Fim de semana em Tiradentes, Minas Gerais
📌 Entre Polos | Vale do Sagrado Catarinense
📌 Viajante Econômica | Sorocaba: o que fazer num final de semana

📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍
Planeje sua viagem! 
Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.
🚗 Alugue um carro aqui: Rentcars
🛫 Compre passagens aéreas aqui: Passagens Promo
🏥 Contrate o seguro viagem aqui: Seguros Promo - use o cupom ENTREMOCHILAS5 e ganhe 5% de desconto!
📚 Compre livros e muito mais aqui: Amazon
📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍

- Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-


8 comentários:

  1. Seu roteiro para um fim de semana em São José dos Campos está bem completo! Conheci as atrações que você citou e fiquei apaixonada por cada um! Passei tempos muito agradáveis no Parque Vicentina Aranha! Ótimo post! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cintia, já conheço alguns dos lugares que você citou, mas ainda quero voltar à São José dos Campos. Quem sabe até pra morar??? Talvez tenha que te pedir mais dicas ainda... fazendo planos para o futuro. Parabéns pela sua linda cidade! bjs

    ResponderExcluir
  3. Sempre ouvi muitos elogios à essa cidade exatamente pela qualidade de vida. Adorei conhecer seu roteiro de fim de semana em São José dos Campos com ótimas dicas para qualquer idade. beijocas

    ResponderExcluir
  4. Só passei em São José dos Campos de chegada no aeroporto e indo logo em seguida para Campos do Jordão e retornando da mesma forma, sem conhecer nada da cidade. Que pena, se eu soubesse que tinha tanta coisa legal para fazer em um fim de semana em Campos do Jordão, teria feito uma pausa na cidade. Fica pra próxima então!

    ResponderExcluir
  5. Menina, já estive em São José, mas não conheci nadinha, lendo o seu post fiquei morrendo de vontade de fazer uma viagem de fim de semana ☺️

    ResponderExcluir
  6. Deve ser muito bom morar em São José dos Campos! Além da qualidade de vida, fica perto de cidades turísticas que adoro. Vou organizar um fim de semana em São José dos Campos e seguir tuas dicas, acho que vou gostar especialmente do Memorial Aeroespacial. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia São José dos Campos, mas parece ser um destino interessante. ótimas dicas e sugestões.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o roteiro de um fim de semana em São José dos Campos. Quantos programas interessantes e diferentes. Fiquei encantada com a dica do Parque Burle Marx, cujo paisagismo é sempre lindo. O Museu Aeroespacial também adoraria conhecer, pois curto muito museus científicos.

    ResponderExcluir