Search

Seleção de filmes infanto-juvenis que envolvem viagens

Conteúdo atualizado em 14 de abril de 2023

As crianças estão de férias? Ou em meio a um feriado em que não houve viagem? Assistir filmes em família é sempre diversão na certa, e para quem ama viajar, nada melhor que algumas sugestões de filmes onde os personagens viajam por lugares diferentes!

Muitas animações e filmes voltados para o público infanto-juvenil migraram para o Disney+, fazendo com que quem assina somente Netflix tenha se sentido meio órfão. Mas com a ajuda dos malinhas reuni uma seleção de 14 filmes disponíveis na Netflix, com classificação até 12 anos, que já assistimos e recomendamos. Tem animação, histórias dramáticas, clássicos e comédias, alguns mais famosos outros nem tanto, mas em todos eles há algum tipo de aventura que envolve viagem, por diferentes (e divertidos) motivos, para lugares reais ou imaginários – perfeitos para viajar junto sem sair de casa.

A JORNADA DE VIVO (clas. livre)

Filme musical que agrada os menorzinhos, protagonizado por um jupará – um mamífero pequenino e raro, parente dos quatis, nativo da Amazônia. A “jornada” do título se refere à viagem que o pequeno jupará Vivo faz de Cuba a Miami a fim de entregar uma música ao grande amor de seu falecido dono – ajudado por Gabi, uma menina cheia de personalidade.

A CAMINHO DA LUA (clas. livre)

Neste lindo filme, a viagem é até a lua! Numa requintada metáfora sobre luto, fé e superação, vemos Fei Fei, a protagonista, construir uma nave que a leve até a lua, no intuito de provar a seu pai a existência da deusa da lua na mitologia chinesa – uma lenda que sua falecida mãe costumava contar. Uma história delicada e emocionante até o final, e com uma dose extra de fofura: o coelho Pulinho!

A FAMÍLIA MITCHELL E A REVOLTA DAS MÁQUINAS (clas. livre)

Exemplo perfeito de filme que se utiliza de uma sátira ao mundo moderno para ilustrar o eterno conflito entre gerações. A ultraconectada filha mais velha da família Mitchell (que poderia muito bem ser a minha ou a sua família) vai para a faculdade e seu pai, na tentativa de reaproximar a família, decide que eles cruzarão o país (no caso, EUA) numa viagem de carro para levá-la. Mas ninguém contava que, em meio a esse drama familiar, haveria uma revolta tecnológica que colocaria a humanidade em risco… e a road trip toma outro rumo, literalmente.

A ESTRELA DE BELÉM (clas. livre)

Mais uma história muito conhecida numa versão repaginada: a viagem que termina no nascimento de Jesus e dá origem ao Natal como o conhecemos. A famosa fuga de José e Maria rumo a Belém é contada não pelos humanos (aliás, mero coadjuvantes no filme) e sim pelos animaizinhos que os acompanham. Independente da crença, é um filme fofo sobre uma bonita história.

MINIONS (clas. livre)

[atualização: Minions saiu do catálogo da Netflix e está agora disponível na Amazon Prime]

Quem não ama os Minions? Eles têm um filme só sobre eles, explicando tintim por tintim a sua origem e como eles chegaram até o Gru – a saga envolve dinossauros e outros “malvados”, até que chegam à Inglaterra e literalmente salvam a rainha. Divertidíssimo!

OS SMURFS E A VILA PERDIDA (clas. livre)

Se você, assim como eu, sempre se perguntou se não haveriam versões femininas dos smurfs por aí (com exceção da Smurfette, que foi criada por Gargamel), esse filme é a resposta! Numa viagem cheia de intempéries, Smurfette deixa a segurança da vila dos smurfs e chega a uma outra muito parecida, só que habitada somente por meninas smurfs. Mesmo quem não é especialmente fã dos homenzinhos azuis vai gostar desse filme.

TROLLS (clas. livre)

Um dos filmes infantis mais felizes, coloridos e animados que existem (eu particularmente amo Trolls!) A princesa Poppy parte rumo à vila dos Berguens para salvar um dos seus súditos que foi raptado, e na viagem conta com a ajuda de Tronco, o único que contraria a natureza feliz dos trolls.

Já está disponível também uma continuação – Trolls 2 – World Tour – e também a série derivada dos filmes O Ritmo Continua, com 8 episódios.

A FERA DO MAR (clas. 10 anos)

Num tempo em que o mar era habitado por terríveis feras, uma menina embarca escondida no navio de um grande caçador. Mas será que as feras são tão terríveis assim? Quem começou – e a quem interessa – essa guerra entre humanos e criaturas do mar? Nessa longa viagem de navio, improváveis amizades acontecem, e no final a lição que fica é: nem tudo é o que parece. Ótimo filme para assistir junto com as crianças!

EM BUSCA DE OHANA (clas. 10 anos)

O filme conta a história de dois irmãos criados em Nova York que, nas férias de verão, se vêem no Havaí para visitar o avô. A descoberta de um misterioso diário os leva então a uma aventura pela ilha, em busca de um tesouro perdido – e, de quebra, os fazem redescobrir suas raízes familiares.

PACHAMAMA (clas. 10 anos)

Uma história com abordagem e localização bem diferentes dos usuais nos filmes infantis: Pachamama se passa num pequeno vilarejo na Cordilheira dos Andes, na época da colonização européia. Após ter seu símbolo religioso mais importante confiscado por representantes do império espanhol, duas crianças partem rumo a Cusco para tentar recuperá-lo e salvá-lo da ganância dos colonizadores. Um filme fofo, com fotografia colorida e traços simples, que debate ancestralidade, diversidade de religiões e respeito à natureza.

O HOMEM ÁGUA (clas. 10 anos)

Filme muito sensível sobre luto e família, O Homem Água conta a história do menino Gunner, recém chegado a uma pequena cidade dos EUA. Com a mãe muito doente e com dificuldades de se relacionar com o pai, ele parte numa jornada através de uma misteriosa floresta, em busca da mítica figura do Homem-Água, um espírito que supostamente guardaria o segredo da imortalidade. 

UM MENINO CHAMADO NATAL (clas. 10 anos)

Um dos filmes de Natal mais fofos e emocionantes da Netflix! O menino Nikolas vive com seu pai numa cabana num lugar inóspito e gelado ao norte da Finlândia. Num desafio imposto pelo rei, seu pai parte numa expedição em busca da vila dos elfos, deixando Nikolas com a tia malvada. Mas ele então decide ir sozinho encontrar o pai, na companhia apenas de seu ratinho falante, numa viagem cheia de perigos. Uma fábula linda sobre família, perdas e a origem do Natal.

ENOLA HOLMES (clas. 12 anos)

Irmã desconhecida do famosíssimo Sherlock Holmes, Enola é uma adolescente que vive tranquila com a mãe no interior da Inglaterra – até que sua mãe desaparece misteriosamente. Contrariando a vontade de seus irmãos mais velhos, que querem contê-la a qualquer custo, Enola parte rumo a Londres em busca da mãe. No caminho, topa com um marquês fujão, que a ajuda a despistar os irmãos. Um filme de aventura que os maiorzinhos vão amar.

Já está disponível também a sequência desse filme, Enola Holmes 2, onde Enola se vê às voltas com seu primeiro caso de investigação de verdade.

JUMANJI – BEM-VINDO À SELVA (clas. 12 anos)

Nessa continuação do primeiro Jumanji, o filme conta a história de 4 adolescentes que mal se conheciam e são “sugados” pelo antigo jogo. Eles se veem no corpo de 4 diferentes personagens, numa viagem pela selva cheia de surpresas. Como é um jogo, só conseguirão sair dali vivos se completarem todas as fases. Com cenas hilárias e cheias de ação, é um filme que vai agradar em cheio as crianças – e não é preciso ter assistido o filme original para entender a história.

Também está disponível na Netflix a continuação dessa história: Jumanji – Próxima Fase, onde os personagens voltam a Jumanji para salvar um dos integrantes do grupo.

Temos mais dicas de filmes e séries para viajar sem sair de casa com as crianças! Confere aqui:


Salve essa imagem no seu Pinterest 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

5 respostas

  1. Amei essa lista de filmes que envolvem viagem para assitir com os pequenos! Meus sobrinhos vivem aqui em casa, então já vou deixar na lista pra eles 🙂 obrigada por compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *