Search

Roteiro de 2 dias em Belo Horizonte

Conteúdo atualizado em 15 de março de 2024

Destinos maravilhosos no Brasil, opções não faltam! Se formos falar do estado de Minas Gerais então, as opções são infinitas e para todos os tipos de turismo: cidades históricas, gastronomia incrível, ecoturismo e trilhas para todos os níveis de aventureiros. Não há dúvidas que Minas reúne muitas das características da brasilidade que tornam o Brasil tão único e cheio de vida.

E apesar de já conhecermos várias cidades mineiras, uma que faltava na nossa lista era justamente a capital, Belo Horizonte. Aproveitamos um feriado prolongado e fizemos uma roadtrip até BH, desfrutando de dois dias na cidade.


Se for alugar um carro para passear por Belo Horizonte, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Igreja São Francisco de Assis, um dos símbolos de BH

>> Confira também nossos posts de outras cidades mineiras que já visitamos: Andradas, Monte Verde, Gonçalves, Ouro Preto, São Thomé das Letras, São João del Rey e Tiradentes.

O roteiro de 2 dias em Belo Horizonte que vamos apresentar aqui inclui o que foi possível fazer em tão pouco tempo e considerando que ainda muitos locais estavam fechados ou com restrições para visitação por conta da pandemia (estivemos lá em setembro/2021). Vale levar também em consideração que viajamos em família – nossos malinhas de 11 e 8 anos estavam conosco e tiveram poder de voto em uma das atrações desse roteiro que nos tomou uma tarde toda.

Dito isso, vamos lá!

Roteiro em Belo Horizonte – dia 1: Lagoa da Pampulha/Mineirão, Parque Guanabara e Igrejinha da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é um dos cartões postais de Belo Horizonte e é tão importante em termos de turismo e lazer que ganhou até um circuito próprio – o Circuito Turístico da Pampulha. A lagoa, com 18 km de extensão, é um grande parque a céu aberto onde é possível pedalar, correr, andar de skate, fazer um piquenique ou simplesmente relaxar curtindo um lindo pôr-do-sol. A lagoa também abriga o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, formado pela Igreja de São Francisco, a Casa Kubitscheck, a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube. Além das obras de Niemeyer, fazem parte do circuito o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão, o Parque Ecológico da Pampulha e o Parque Guanabara, um parque de diversões daqueles clássicos.

Como tínhamos apenas um dia para aproveitar o Circuito da Pampulha, fizemos o seguinte roteiro:

Visita guiada ao Mineirão

Recomendamos muito esse passeio! O Mineirão é muito mais que um estádio de futebol: é um dos símbolos de Belo Horizonte e funciona como área de lazer aos finais de semana. A visita guiada pode ser comprada online ou diretamente na entrada do estádio, e leva cerca de 1h30. Tem todos os detalhes neste post: Como é a visita guiada ao Mineirão

dentro do estádio Mineirão, durante a visita guiada

Volta de carro por toda a extensão da Lagoa da Pampulha

Como era impossível caminhar por todos os 18 quilômetros à beira da Lagoa da Pampulha (não porque não quisemos, e sim por causa do tempo curto rsrs), demos uma volta de carro para admirar todos os ângulos desse incrível ponto turístico da capital mineira. Em vários pontos é possível alugar bicicletas, mas não arriscamos porque o sol estava forte demais.

vista da Lagoa da Pampulha a partir da roda-gigante

Parque Guanabara

Ganhou um doce quem adivinhou que essa foi a atração mais pedida pelos malinhas. Eles ficaram doidos quando viram o parque e enfrentamos um calor de 35oC para que eles se divertissem muito andando de carrinho bate-bate, de roda-gigante e outros brinquedos clássicos – o Parque Guanabara é daqueles parques de diversões ao estilo antigo e um dos passeios mais tradicionais de Belo Horizonte. Em 2021 ele completou 70 anos de idade mas continua firme e forte, atraindo crianças de todas as idades e suas famílias.

roda-gigante no tradicional Parque Guanabara

Igreja São Francisco de Assis

Fomos caminhando do Parque Guanabara até a famosa Igreja São Francisco de Assis, conhecida também como Igrejinha da Pampulha. Projetada por Oscar Niemeyer, com arquitetura super moderna e que virou um dos cartões postais de Belo Horizonte. Assim como a maioria dos turistas, nós também tiramos nossa foto em frente à sua fachada (é a foto que abre esse post).

Quando chegamos lá vimos muita gente com seus bichinhos de estimação em volta do padre – como a igreja é dedicada a São Francisco, padroeiro dos animais, muitos levam seus animaizinhos para serem abençoados durante a missa.

Roteiro em Belo Horizonte – dia 2: Praça da Liberdade – Museu das Minas e do Metal, Centro Cultural Banco do Brasil e Museu Mineiro

Outro famoso cartão postal de Belo Horizonte é a Praça da Liberdade, na região central da cidade, que concentra em seu entorno uma série de prédios históricos restaurados e transformados em museus. O complexo ganhou também um circuito para chamar de seu, chamado Circuito Praça da Liberdade.

Novamente, por conta do tempo curto e das restrições impostas pela pandemia, conseguimos visitar apenas 3 dos locais que compõem o circuito, além da própria praça – e todos gratuitos!

Praça da Liberdade

Ponto de encontro para quem quer relaxar, praticar exercícios ou simplesmente apreciar as lindas palmeiras imperiais – a Praça da Liberdade por si só é um passeio. Tem pista para quem quer correr, tem bancos para sentar e apreciar a paisagem, tem fontes e chafarizes que rendem fotos lindas, tem um tradicional coreto. E à sua volta, os prédios históricos compõem um cenário único.

Alameda das Palmeiras Imperiais na Praça da Liberdade

Museu das Minas e do Metal

Inaugurado em 2010, o Museu das Minas e do Metal ocupa um lindo prédio histórico com fachada rosa. Datado de 1897, o edifício foi todo restaurado mas mantendo as linhas originais e seu interior cheio de detalhes.

O museu é patrocinado pela empresa Gerdau e conta, de maneira bem simplificada e didática, a importância do aço no Brasil e no mundo, bem como um pouco da história da mineração e da metalurgia. Há painéis explicativos, algumas exposições temporárias e uma imensa drusa de quartzo (traduzindo: um cristal de quartzo bruto) em exposição.

Dentro do museu há também um café e uma lojinha super charmosa, que vende cristais de todos os tipos e alguns artesanatos típicos mineiros. A entrada é gratuita.

letreiro na entrada do museu

Centro Cultural Banco do Brasil

Do lado oposto ao Museu das Minas e do Metal fica o Centro Cultural Banco do Brasil, também ocupando um lindo prédio histórico totalmente restaurado. Assim como as demais unidades do CCBB (em São Paulo, no Rio e em Brasília), é um espaço aberto para exposições, peças de teatro, oficinas, palestras e toda sorte de atividades culturais. Com as restrições da pandemia, apenas o acervo permanente no 1o andar estava disponível para visita, mas o prédio é tão lindo por dentro que valeu a pena só por entrar nele.

Para completar, há um café delicioso e muito fofo dentro do CCBB, o Frau Bondan. As comidinhas são ótimas e o atendimento também, e vale combinar a visita com um horário de fome só para provar algo do cardápio.

A entrada no CCBB BH é gratuita mas as exposições temporárias variam de preço – consulte a programação e preços aqui

acesso ao 1o andar do CCBB BH

Museu Mineiro

Localizado um pouco mais afastado da Praça da Liberdade (fica na Av. João Pinheiro, a cerca de dois quarteirões da praça), o Museu Mineiro é um dos mais antigos do estado e perfeito para quem quer conhecer um pouco mais da história, da cultura e da arte mineiras. Distribuído em diferentes salas, o acervo é bastante eclético: há esculturas barrocas, ferramentas, documentos, pinturas, objetos antigos – tudo distribuído de maneira bastante didática e em ordem cronológica, para que o visitante não tenha dificuldades em entender o contexto histórico dos objetos.

A entrada é gratuita e na chegada um monitor orienta os visitantes sobre o melhor sentido de percorrer as salas.

sala das esculturas barrocas no Museu Mineiro

Reserve sua hospedagem em Belo Horizonte pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Como dito lá no início do post, há muito o que ver e fazer em torno da Lagoa da Pampulha e no Circuito da Liberdade. Alguns lugares ainda estavam fechados à visitação e outros requeriam mais tempo, que infelizmente não tínhamos.

>> O blog Expedições em Família tem um post completíssimo do que fazer no Circuito da Lagoa da Pampulha, para quem quiser planejar um roteiro mais abrangente. E o mineiríssimo blog Destinos por onde andei tem um post lindo e cheio de detalhes sobre a Praça da Liberdade, a belíssima praça dos mineiros.

>> Um outro ponto turístico imperdível em Belo Horizonte, especialmente para aqueles que, como nós, são apaixonados pela culinária mineira, é o Mercado Central de Belo Horizonte. Nós estivemos lá somente de passagem, mas o blog Chicas Lokas na Estrada tem esse post completo para quem quiser saber mais: Mercado Central de Belo Horizonte – Delícias da Culinária Mineira

>> Se for ficar mais tempo em Belo Horizonte, vale fazer um bate-volta em alguma das cidades históricas que ficam ali perto, como Mariana e Ouro Preto. O blog Mapa na Mão tem esse post completinho sobre o que fazer em Mariana com todas as dicas do que conhecer por lá. Já nós emendamos o fim de semana em BH com um dia em Ouro Preto e damos 8 razões para visitar a principal cidade histórica de Minas.

>> Para quem for esticar a viagem e conhecer Inhotim, se prepare lendo esse post do blog Viajei Bonito sobre 13 obras e galerias imperdíveis no Inhotim

Reserve visitas guiadas, excursões e transfers pelo nosso parceiro Civitatis


Quer ler mais sobre Destinos Maravilhosos no Brasil? Pois este post é parte de uma blogagem coletiva com esse tema! Mais uma blogagem do Grupo 8on8, onde um grupo de blogs desenvolve um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Confiram os demais posts:


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

25 respostas

  1. Adorei seu roteiro de dois dias em Belo Horizonte. Quero muito voltar a BH porque fui uma única vez aos 5 anos de idade. Penso em voltar nem que seja pra um final de semana prolongado. Obrigada pelas dicas. Bjs

  2. Amei o seu roteiro de 2 dias em Belo Horizonte. Você conseguiu conhecer muita coisa em um fim de semana! A Praça da Liberdade é linda e o seu circuito de museus um convite a passar horas por ali, não é? Gostei da dica da visita guiada ao Mineirão. Anotada!

  3. Cintia, BH é linda mesmo, não? Já visitei algumas vezes, mas sempre a trabalho. Morro de vontade de ir assim, passar pelo menos uns dois dias só turistando. Parece que vocês curtiram um bocado. Bjs

  4. Seu roteiro de 2 dias em Belo Horizonte está PERFEITO!! Amo BH e para mim só faltou conhecer o Museu Mineiro. Sempre volto à cidade, então fica a dica para uma próxima!! Beijos!

  5. Perfeito seu roteiro por Belo Horizonte! Estive 2 vezes na cidade e tive imprevistos, aí acabei não conhecendo a Pampulha. Um pecado né? Mas tudo bem, tenho uma ótima desculpa para voltar à cidade 🙂

  6. Que saudade de Belo Horizonte. Tem anos que não vou. Algumas coisas da lista eu fiz, outras ficaram para a próxima. Muito legal o seu roteiro, você aproveitou bem

  7. Oi Cíntia. Tão gostoso ler um texto fala do da minha terrinha Natal. Acho que você aprove bem BH em tão pouco tempo. Você conseguiu montar um roteiro bem bacana e otimizado, privilegiando lindos pontos turísticos. Muito bom. Parabéns!

  8. Que ótimo roteiro de 2 dias em Belo Horizonte ! Esses são lugares imperdíveis na capital mineira. Estive aí em 2018 e já andava com saudades. Tenho vontade de voltar pois peguei uma segunda e os museus estavam fechados. beijocas

  9. Acredita que sou mineira e não visitei quase nada do seu roteiro em Belo Horizonte… Uberlândia é muito longe da capital, então vou muito pouco, mas ano que vem estarei aí e vou seguir suas dicas.

  10. Muito bom seu roteiro de 2 dias por Belo Horizonte! Acredita que morei durante anos na cidade e não fiz a visita guiada do Mineirão? Quero fazer assim que possível, parece muito legal!

  11. Esse roteiro está super completo, com dicas maravilhosas. Amei a Praça da Liberdade, linda, cheia de museus. O Mineirão não fui, mas certamente voltarei para conhecer.

  12. Não conheço Belo Horizonte, mas meus pais e meus irmãos fizeram uma viagem de carro (eu não pude ir na ocasião) e passaram uns dias na cidade. Vendo esse roteiro, revejo as fotos que deles nesses lugares. Quero conhecer.

  13. Já fui várias vezes pra BH, mas em uma delas estava com meus pais q não conheciam nada da cidade. Um dos dias fizemos justamente o roteiro pela Pampulha acima. Mas isso foi antes da abertura dos museus na Praça da Liberdade, que só fui conhecer bem depois hehehe adoro aquela área!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *