Search

Visitando o Orquidário de Santos

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Santos, no litoral sul paulista, tem muitas atrações para todos os gostos – além das praias, conhecidíssimas para quem é da capital e região metropolitana de São Paulo, tem um circuito histórico muito interessante (com direito a passeio de bonde antigo e diversos museus), um aquário super conhecido, e um passeio em meio à natureza que nos surpreendeu: o Orquidário de Santos. Aliás, o Orquidário também é um passeio muito tradicional na cidade e só perde em número de visitantes para o aquário – não há como negar que ambos são passeios perfeitos para fazer com as crianças!

>> Confira também nosso post sobre o que fazer em Santos <<

História do Orquidário de Santos

Inaugurado em 1945, por muitos anos o Orquidário de Santos foi considerado o maior orquidário ao ar livre do mundo. Ainda hoje é referência quanto ao cultivo de orquídeas, contando com mais de 3500 plantas de 120 espécies – a maioria ao ar livre, afixadas em outras árvores, e algumas expostas como na foto abaixo.

Hoje é bem mais que simplesmente um orquidário, sendo considerado um parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica. Além da fauna, ponto forte do Orquidário, há também mais de 60 espécies de animais vivendo nos 24 mil m2 de área do parque – a maioria correndo soltos, como as simpáticas cutias, com quem topamos a todo momento nas trilhas.

Como é o Orquidário de Santos

Organizado de forma circular, o parque conta com diversas pequenas trilhas demarcadas fora do circuito principal – uma delas é a Trilha do Mel, onde há 8 “estações” com casinhas hospedando colmeias de 8 diferentes espécies de abelhas (sem ferrão). Tudo bem didático e tranquilo para as crianças aprenderem a importância das abelhas para o equilíbrio do meio ambiente. Aliás, tudo no Orquidário parece planejado para estimular o contato e o respeito à natureza.

Há também um grande lago onde vivem várias espécies de jabutis e alguns jacarés, além de uma grande quantidade de pássaros na vegetação do entorno. Há uma ponte atravessando o lago que rende fotos lindas.

Uma das áreas que as crianças (e os adultos!) mais curtem é o Viveiro de Visitação Interna, um local fechado onde as aves ficam soltas e os visitantes podem entrar. Há uma passarela em volta do lago onde pode-se observar flamingos, patos, marrecos e outros pássaros – nós amamos ver um flamingo empenhadíssimo num banho!

O Orquidário possui também um Setor de Educação Ambiental, que promove atividades educativas, um Setor de Zoologia, responsável pelo manejo e cuidados dos animais do parque (muitos deles resgatados de tráfico ou maus tratos), Salão de Exposições, playground, auditório e um jardim sensorial com ervas de vários tipos. Há também uma fonte dos desejos – é preciso dar uma volta completa no poço antes de fazer um pedido!

Consideramos um passeio muito bacana para fazer em família, que agrada crianças de todas as idades e permite um delicioso contato com a natureza. Nossos malinhas gostaram muito!

Onde fica o Orquidário de Santos

O endereço do Orquidário é Praça Washington s/nº – bairro José Menino – Santos-SP.

Não há estacionamento fechado, mas é possível estacionar na rua, nas vagas em toda a extensão dos limites do parque.

Ingressos e horários de funcionamento do Orquidário de Santos

O valor do ingresso atualmente (agosto/2021) é R$ 8/pessoa. Menores de 8 anos não pagam. O horário normal de funcionamento é quarta a domingo das 9 às 18h (a bilheteria encerra as vendas às 17h). 

Para mais informações sobre programações especiais, notícias e confirmação de preços e horários é aconselhável consultar a página da prefeitura de Santos sobre o Orquidário ou a página do Orquidário no portal Turismo Santos.

Também é possível acompanhar a programação pela página do Orquidário no Instagram: @orquidariosantos

Por ser uma cidade turística, Santos oferece muitas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos. Confira no mapa abaixo as opções disponíveis pelo Booking:

Booking.com

Se for alugar um carro, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Esse post faz parte de uma blogagem coletiva em comemoração ao Dia das Crianças, vale conferir todos os posts!

Quer presentear os pequenos com livros para viajar sem sair de casa? Temos vários posts com sugestões incríveis, que vão agradar pequenos de todas as idades e gostos, confere aqui:


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

17 respostas

  1. Gente que especial, desconhecia o orquidário de Santos, aliás, ainda não tive a oportunidade conhecer Santos e seus encantos! Eu sou apaixonada por orquídeas e amo tê-las. Vou amar conhecer o orquidário com minha filha. Sem dúvida, uma ótima oportunidade de inserirmos na natureza. Adorei a dica. Obrigada!

  2. Preciso conhecer Santos, sempre vejo as pessoas falando do Aquário, mas não sabia do orquidário. Sou apaixonada por plantas e passeios nesse modelo.

  3. Que lindo o Orquidário de Santos. Eu amo orquídeas, já quero fazer esse passeio em breve. Em Teresópolis tem um tb bem bacana, vou sempre que posso.

  4. Esses passeios por parques e jardins são os que mais gosto. E geralmente são mais tranquilos, pq as pessoas parecem gostar de programas de consumo.

    Falando em consumo, eles também vendem mudas por lá ou as plantas são apenas para contemplação?

    1. Há vendas durante as exposições – que estavam suspensas por conta da pandemia. Vale acompanhar a programação pelos links que estão no post.

  5. Gente, fui pra Santos um tempo atrás e nem me liguei em visitar o orquidário! Agora me arrependi. Quando voltar à cidade vou fazer questão de ir, achei lindo demais pelas suas fotos!

  6. Como é bom ler um post tão bem escrito e com todas as dicas sobre o Orquidário de Santos. Realmente é um passeio de agrada toda a família e principalmente as crianças. Levei meu filho algumas vezes para brincar no parquinho e curtir o recanto dos pássaros. As crianças ficam hipnotizadas quando veem o pavão abrindo as asas. Que bom que vocês curtiram esta visita. beijos

  7. Estou querendo mesmo conhecer Santos e o Museu do Café e não sabia desse orquidário até ler seu post. Acho que minha mãe vai querer conhecer pq ela é looooouca por orquídeas!

  8. Adoro suas dicas pois são ótimas para crianças e adultos. Anotei a dica pois adoro visitar Santos e adoramos orquídeas, então podemos juntar e fazer um belo passeio. Parabéns pelo post Orquidário em Santos !

  9. Amo Santos e o orquidário. Tenho muitas memórias de infância. Eu tenho família Santos e fui toda a minha vida para a cidade. O orquidário é uma delícia de passeio.

  10. Adorei conhecer o Orquidário de Santos pelo seu post. Um passeio muito bom para crianças, sem dúvida! Além da flores (que sou apaixonada) o que mais me chamou a atenção no seu relato é o cuidado com os animais, com um departamento de zoologia dedicado a cuidar deles. Um trabalho muito bonito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *