Search

Como é o Projeto Selva Viva em Taubaté

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Mais um passeio interessante, educativo e muito bacana para família toda: hoje vamos falar do Projeto Selva Viva, em Taubaté, a cerca de 140 km da capital São Paulo.

Como surgiu o Projeto Selva Viva

Nascido de um projeto de resgate de animais vítimas de tráfico e comércio ilegal, o Selva Viva foi aberto ao público recentemente, em janeiro de 2021. A ideia por trás da exposição dos animais e do auditório é promover a educação ambiental de um jeito muito informativo e bacana – diferente de zoológicos tradicionais ou parques com animais, a grande sacada do Projeto Selva Viva é permitir que os visitantes tenham contato direto com os animais, além de ter monitores sempre disponíveis para explicar tudinho sobre cada um.

Como é o Projeto Selva Viva

O espaço aberto ao público não é muito grande, mas tem animais de todos os tipos:

  • no térreo ficam aves e mamíferos (destaque para os lindos flamingos e os serelepes lêmures), bem como o auditório e o tanque com os jacarés;
  • no primeiro andar ficam os insetos e anfíbios, assim como um imenso formigueiro com paredes de vidro, que permitem observar como ele é estruturado em diferentes partes; 
  • no nível abaixo do térreo fica a área dos répteis.

A dica para participar das interações com os animais é ficar de olho na programação do dia, que é divulgada durante a semana nas redes sociais e também fica exposta num painel logo na entrada. Todas estão inclusas no ingresso de entrada, com exceção do Mundo Animal, que custa R$10 por pessoa e é feito no auditório, e o Viveiro de Imersão, onde é possível entrar no recinto dos animais e alimentá-los (uma experiência que os malinhas tiveram e amaram!).

painel com a programação do dia

Além dos animais em exposição e das interações pagas à parte, vale destacar as atividades Ponto Animal e Árvore da Vida, que ocorrem várias vezes ao dia em horários destacados na programação.

No Ponto Animal um monitor traz o animalzinho, explica sobre sua origem e hábitos, e responde a todas as perguntas que surgirem. Depois permite que os visitantes toquem no animal, um por vez, com todo o cuidado. Os animais mais comuns dessa atividade, que aparecem todas as semanas, são a cobra do milho, o jabuti, o gambá e o lagarto dragão barbado. Essas interações acontecem pertinho da entrada, quase abaixo do painel com a programação – impossível perder!

Já as interações com insetos, anfíbios e afins acontecem num local chamado Árvore da Vida, no primeiro andar. Um monitor traz os bichos num recipiente transparente e explica sobre eles – no caso dos não peçonhentos, é permitido que os visitantes os peguem. Entre os animais que “participam” dessa atividade podemos destacar o sapo cururu, escorpiões e aranhas, bicho-folha e a barata de Madagascar.

Mas o ponto alto da visita ao Projeto Selva Viva é participar do Mundo Animal, que é pago à parte e acontece no auditório, com lugares restritos. Com duração de cerca de 45 minutos, são apresentados dois animais, que variam de acordo com a programação do dia.

no auditório, aguardando a apresentação do Mundo Animal

Na hora marcada o auditório é aberto e as pessoas tomam os lugares. Primeiro os visitantes assistem a um vídeo curtinho falando do projeto e logo depois entram os monitores com o primeiro animal, explicando sobre sua origem, habitat e hábitos, e depois abrem para perguntas. Em seguida, conforme os visitantes vão subindo ao palco para interagir com o primeiro animal e tirar fotos, é apresentado o segundo animal. Normalmente a programação inclui um animal maior e mais exótico (como uma cobra, mas já houve apresentação de bicho-preguiça e até flamingo!) e outro menorzinho, que dá para carregar no colo. Nas fotos abaixo dá para ver um pouquinho como funciona.

A outra interação paga à parte é o Viveiro de Imersão, que normalmente ocorre duas vezes ao dia. Os visitantes entram no viveiro onde ficam algumas aves e os veados, junto com um monitor, e vão alimentando os animais conforme as instruções do monitor. Os malinhas fizeram essa interação numa das nossas visitas e amaram, foi uma experiência inesquecível! Os animais estão muito acostumados com a presença humana e comem na mão dos visitantes sem a menor cerimônia.

Viveiro de Imersão

Como chegar no Projeto Selva Viva

O endereço é Estrada do Barreiro, 7659, Taubaté, SP. Basta colocar no Google Maps ou Waze e eles indicam a rota direitinho. É um bairro rural afastado cerca de 10 km do centro da cidade.

O projeto não conta com estacionamento próprio, mas é possível estacionar o carro numa rua próxima ou em algum dos estacionamentos privados ali por perto.


Se for alugar um carro, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Ingressos e horários do Projeto Selva Viva

O valor do ingresso atualmente (março/2023) é R$ 35/pessoa e o local só abre aos finais de semana e feriados. Recomendamos acompanhar as promoções, a programação e os horários e dias de funcionamento através das redes sociais (@projetoselvaviva no Facebook e no Instagram), pois variam bastante de uma semana para outra.

Para conhecer mais detalhes do projeto e suas ações de resgate e reabilitação de animais, o site é bem completo e informativo: projetoselvaviva.com.br

Em Taubaté, recomendamos também conhecer o Museu de História Natural. Temos post completo dele aqui: CONHEÇA COM A GENTE O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE TAUBATÉ – é um dos nossos locais preferidos aqui por perto!

Quer mais programas com animais? Recomendamos também o Zooparque Itatiba (post aqui) e o Zoológico de São Paulo (post aqui) – ambos programas incríveis para a família toda!

Se for se hospedar na região de Taubaté, faça sua reserva pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

28 respostas

  1. Nossa, adorei descobrir sobre esse projeto! Eu ia amar ter contato com flamingo, eu acho lindo demais! Já com as cobras, não sei não haha! Acho que não sou tão corajosa como os malinhas! Parabéns pra eles!

  2. Não conhecia esse Projeto Selva Viva em Taubaté. Amei a proposta. Já fiquei com vontade de visitar com os meus pequenos.

  3. Adorei saber mais sobre o Projeto Selva Viva em Taubaté. Que passeio mara pra quem vai com crianças, né? Vou recomendar pros meus amigos que tem filhos! Parabéns pelo artigo

  4. Interessante porque o projeto Selva Viva em Taubaté tem o mesmo propósito que o zoológico de Roma: ou são animais resgatados do tráfico, ou de circos que faliram, etc.

  5. Não fazia ideia da existência desse projeto em Taubaté – vou já enviar pro meu primo q mora lá e tem uma filha criança que pode gostar. O jabuti e os flamingos são fofos, agora cobra… socorro! kkkk

  6. Sempre ouvi falar de Taubaté mas não sabia dessa incrível atração de lá. Gostei demais saber da existência do Projeto Selva Viva, quero muito conhecer. Amo esse tipo de passeio. Obrigada por compartilhar.

  7. Que iniciativa legal essa do Projeto Selva Viva, resgatar espécies e educar para a preservação. E as crianças super corajosas pegando até em cobra, kkk, morri só de olhar.

  8. Não conhecia o Projeto Selva Viva. Adorei conhecer um pouco e já me interessei muito. Vou me organizar para visitá-lo em Taubaté. Obrigada por compartilhar

  9. Já quero conhecer o Projeto Selva Viva em Taubaté. Como estou querendo visitar o Vale do Paraíba, vou encaixar este lugar no meu roteiro. Obrigada, Cíntia. Mais uma vez trazendo pra nós as dicas mais legais da sua região. bjs

  10. Eu ainda não conhecia, mas fiquei encantada com o Projeto Selva Viva em Taubaté! É um excelente programa para fazer com as crianças e ir despertando essa consciência ambiental! Obrigada por compartilhar, vou tentar incluir no meu roteiro.

  11. Muito legal o Projeto Selva Viva proporcionar essa interação consciente e monitorada dos visitantes com os animais. Acho que levando crianças deve ser ainda mais interessante.

  12. Estive em Taubaté em Outubro e não fazia idéia de que existia um lugar tão bacana como o projeto selva viva, tenha certeza que da próxima vez não vou deixar de conhecer

  13. Que projeto legal!! Eu não conhecia e agora estou super curiosa. Adorei a sua dica. Trata-se de um super programa para as crianças e para os adultos, com certeza.

  14. Ouvi falar do Projeto Selva Viva de Taubaté há pouco tempo, por intermédio de um amigo meu, e achei interessantíssimo. Ele comentou ainda sobre como cuidam bem dos animais ali. Quero conhecer!!

  15. Olha só que projeto interessante, parabéns para Taubaté, tanto o proposito quanto a beleza da interação com os animais já justificam a visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *