Search

Mirante da Pedra de São Francisco, na Serra da Mantiqueira

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Nem só de Campos do Jordão vive a Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas! Embora seja o destino mais famoso e ponto de partida para um dos picos mais conhecidos da região – a Pedra do Baú – os amantes de ecoturismo e turismo rural podem contar com muitas outras cidades e atrações por ali.

E como toda região montanhosa, há muitos mirantes com vistas incríveis e que permitem apreciar a beleza do relevo da Serra da Mantiqueira – um deles é o Mirante da Pedra de São Francisco, do qual vamos falar aqui.

Localização e história do mirante de São Francisco

Localizada entre o município de Monteiro Lobato e o pequenino distrito de São Francisco Xavier, a Pedra de São Francisco é também conhecida na região como “Pedra do Porquinho”. Em 2003 foi rebatizada com o nome do famoso santo após a propriedade onde fica a pedra trocar de mãos e ser aberta ao público. A imensa rocha redonda ganhou então uma imagem de São Francisco de Assis na sua parte de baixo, uma nova escada de acesso ao topo e toda a área passou a ser conhecida como Mirante da Pedra de São Francisco.

>> Confira também nosso post completo sobre São Francisco Xavier – Dicas de pousada, trilhas e restaurantes <<

imagem de São Francisco sob a pedra
placas ilustradas com passagens do calvário

Como acessar o mirante da Pedra de São Francisco

O que é hoje conhecido como Mirante da Pedra de São Francisco é um complexo formado por um bar e restaurante, um café, uma lojinha, trilhas e cachoeiras, passeios a cavalo, tirolesa e, claro, a imensa rocha redonda.

Para acessar a Pedra de São Francisco é preciso pagar uma taxa de consumação, que será abatida do consumo em qualquer uma das instalações do complexo (incluindo os passeios), e não é permitida a entrada com qualquer alimento. O estacionamento é gratuito.

o acesso à pedra é feito por uma trilha curtinha
todos os ângulos da serra são lindos

O acesso ao topo da pedra de São Francisco é feito por uma escadinha lateral. Como o topo é redondo e a pedra é bem alta, é preciso tomar muito cuidado com as crianças. Mas as fotos lá de cima ficam maravilhosas!! Pra nossa sorte, no dia em que estivemos lá o céu estava perfeitamente azul, sem nuvens, permitindo um visual sensacional a 360o.

O restaurante do mirante se chama Polenta na Pedra e sua especialidade é a polenta de milho cozida no fogão à lenha com carne cozida, mas há outras opções no cardápio. O restaurante abre para o café da manhã e almoço – todos os detalhes podem ser conferidos diretamente no site do restaurante Polenta na Pedra.

Restaurante Polenta na Pedra

No dia em que estivemos lá não conseguimos almoçar no restaurante pois não sabíamos que ele estava operando somente sob reserva (ainda eram tempos de restrições por conta da pandemia), então nos contentamos com salgadinhos, picolés e uma cerveja artesanal da região, comprados no café e mercadinho.

Ipa com cambuci

Todos os demais passeios –  cachoeira, trilhas, tirolesa e passeios a cavalo – são pagos à parte e podem ser comprados na hora, e também têm o abatimento da taxa de consumação. Os preços e tipos de passeios estão no site.

início do passeio a cavalo

Como chegar ao mirante da Pedra de São Francisco

O endereço é Estrada do Rio Manso, 1559, Travessa 16 – Monteiro Lobato-SP. Basta colocar no Google Maps e ele indica a rota direitinho.

Para quem já é conhecedor da região, saindo de São José dos Campos basta seguir pela SP-050 sentido Monteiro Lobato. Passando por Monteiro Lobato, seguir sentido São Francisco Xavier e ficar atento às placas Rio Manso/Mirante – a entrada é à esquerda, na rua Emília. Depois disso são cerca de 14 km de estrada de terra em boas condições até o mirante.

Todas as informações sobre horários de funcionamento, tipos de passeios, preços e outros detalhes podem ser encontradas no site Mirante Pedra de São Francisco ou no perfil do Instagram @pedradesaofrancisco.

estrada de terra que leva ao mirante

Mais passeios nos arredores de São José dos Campos

São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos, onde moramos. Somos suspeitos para falar da nossa cidade, mas ela é mesmo linda! Confira também nosso post sobre o que fazer em São José dos Campos em um fim de semana

Se for alugar um carro para passear pela região, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Quer conhecer outros mirantes no Brasil e no mundo? Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema Mirantes. Vale conferir os posts dos outros blogs participantes: 


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

29 respostas

  1. Que legal esse lugar. Já tinha visto fotos dessa pedra com a escadinha e não sabia que era a Pedra São Francisco na Serra da mantiqueira. Agora que descobri já quero conhecer! 😀

  2. UAUUUU! O lugar é lindo e absurdamente mais vazio do que a Pedra da Baú. Lembro que uma vez fui nela e tinha fila pra subir. Ameiii essa dica! 🙂

  3. Que incrível esse Mirante da Pedra São Francisco. Diversão garantida com os pequenos. Além disso, um visual incrível da Serra da Mantiqueira. Adorei a dica.

  4. Nunca tinha ouvido falar do Mirante da Pedra de São Francisco, mas fiquei encantada. A vista que se tem da natureza é simplesmente deslumbrante.

  5. Ainda não visitei essa região mas só ouço elogios. Maravilhosa a vista do Mirante Pedra de São Francisco na serra da Mantiqueira. Adoro esse tipo de passeio e legal ter um restaurante no local. Almoçar com esse visual é muito bom.Ótima dica

  6. Amei conhecer o Mirante da Pedra de São Francisco através do seu post! Ainda não tinha ouvido falar, mas espero conhecer um dia

  7. Que incrível a Pedra de São Francisco, formato totalmente diferente. Já passei próximo à região diversas vezes, mas nunca tinha ouvido falar desse mirante. Com certeza, vou dar uma passadinha lá na próxima oportunidade!

  8. Que maravilhosa a vista do Mirante da Pedra de São Francisco, na Serra da Mantiqueira, Cíntia, acredita que nunca tinha ouvido falar?
    Por isto que adoro ler blogs de viagens, eles nos transportam para lugares que nem sabíamos que existiam, além de ser uma viagem virtual deliciosa. Amei o passeio!

    1. Esse lugar não é mesmo muito conhecido fora da região aqui, Gisele… mas agora que já sabe que existe, pode incluir num roteiro pela serra!

  9. Como é linda a Serra da Mantiqueira! Não conhecia ete mirante da Pedra São Francisco, Cintia. Acho que esta lógica de uma faília por vez poderia continuar. Tão difícil ter um pouco de tranquilidade para curtir com nosso grupo, fotografar sem ter um monte de caras desconhecidas junto… Meu lado Monica Geller acredita que deveria ser assim em todo lugar ahahaha

    1. Super concordo, Marcia. Estava tudo tão organizado! E o topo da pedra é estreito, é até perigoso subir muita gente de uma só vez…

  10. Considero este post um verdadeiro achado para mim, que curto muito este tipo de passeio. Confesso que não conhecia o Mirante da pedra de São Francisco na Serra da Mantiqueira. Infelizmente, na região, no lado de SP,só estive em Campos do Jordão. Agora quero explorar a região e vou seguir sua dica. Obrigada.

  11. Realmente, todos os ângulos do mirante da Pedra de São Francisco são espetaculares, que lugar lindo. E pra mim, demonstrou também uma certa espiritualidade, talvez porque eu seja fã de São Francisco, rs. Adoraria visitar.

    1. Sim, é um lugar lindo mesmo, Fabíola. E vc tem razão quanto à espiritualidade, acho que a vista e a sensação de isolamento contribuem pra isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *