Viagens de carro - uma lista de estradas incríveis no Brasil

terça-feira, 8 de junho de 2021

No mundo dos blogs de viagem, quando se fala em viagens de carro - ou, usando o jargão dos viajantes, road trips - já vêm à mente viagens longas, de muitos dias, por lindas paisagens, em outros países... Nós já fizemos algumas assim com os malinhas e foram ótimas experiências, mas nem só de viagens longas são feitas as viagens de carro! O Brasil tem uma imensa diversidade de paisagens e muitas vezes já nos surpreendemos com estradas incríveis onde menos esperávamos, algumas pertinho de casa ou num bate-volta sem grandes pretensões.
aquela surpresa pertinho de casa! (Rodovia Pres. Dutra, São José dos Campos-SP)

Reunimos aqui neste post algumas dessas incríveis estradas do Brasil, muitas delas bem curtas e outras pouco conhecidas, mas perfeitas para fazerem parte de road trips inesquecíveis.

1- Serra Cunha (SP)-Paraty (RJ) - Estrada Parque Comendador Antonio Conti
Estradas que cortam serras são geralmente bonitas, mas a estrada Cunha-Paraty é incrivelmente fotogênica. Ligação entre o interior de São Paulo com o litoral do Rio de Janeiro, é parte da Estrada Real e existe desde o século 17. Esteve abandonada por vários anos, com alguns trechos sem asfalto, buracos em abundância e fama de desafiadora para motoristas incautos, foi totalmente recapeada e reinaugurada em 2016, ganhando o status de Estrada Parque.
São pouco menos de 50 km de distância entre Cunha e Paraty, sendo 8 km por dentro do Parque Estadual da Serra da Bocaina - e esse é o trecho mais bonito, onde o asfalto é substituído por blocos e há passarelas aéreas para que os animais atravessem de um lado a outro sem o risco de atropelamento. Aliás, topar com macaquinhos ou outros animais silvestres não é difícil, basta estar atento!
↪ Confira também nosso post sobre um passeio famoso em Cunha: Lavandário em Cunha com 2 malinhas

2- Serra do Corvo Branco (SC)
Outra estrada muito antiga em meio à serra e também considerada altamente desafiadora por muitos anos: a Serra do Corvo Branco foi uma das primeiras ligações da serra catarinense com o litoral, ligando os municípios de Urubici (na serra) a Grão-Pará, numa diferença de altitude de 800 metros. Mas o que a torna tão especial? No início da estrada, na serra, fica o maior corte em rocha do Brasil: passa-se por paredões de pedra de mais de 90 metros de altura! Em dias claros (a região é muito sujeita a neblina) a vista dos mirantes é sensacional e é preciso ter estômago e um bom carro para se aventurar na descida, pois além das curvas muito acentuadas, a sinalização é precária, não há acostamento e um grande trecho da estrada é de cascalho - ao contrário da sua irmã catarinense mais famosa, a Serra do Rio do Rastro, que não fica longe dali e é super bem conservada e iluminada à noite.
↪ Confira também essa incrível viagem de carro que fizemos pela serra catarinense: Serra catarinense a 4

3- Estrada Parque Pantanal (MS)
Com 120 km de extensão, essa estrada originalmente projetada pelo Marechal Rondon no século 19 corta uma extensa área do pantanal mato-grossense, ligando a cidade de Corumbá à BR-262. Ainda hoje, embora seja totalmente de terra, a Estrada Parque Pantanal é uma das principais vias de escoamento da produção das fazendas que ficam no seu entorno.
Viajar de carro por ela é apreciar o pantanal pela janela, com sua fauna e flora típicos e toda a rusticidade do lugar e das pessoas: vê-se jacarés, capivaras e pássaros aos montes, um ou outro pequeno povoado, muitas pontes que tentam driblar a cheia dos rios na época das chuvas (nem sempre com sucesso) - um verdadeiro aperitivo para quem vai se hospedar por ali e conhecer melhor a região.
↪ Confira também o post da nossa viagem ao Pantanal, uma das experiências mais bacanas que tivemos viajando pelo Brasil: Pantanal com 3 malinhas

4- Rota do Lagarto (ES)
Uma estradinha de cerca de 8 km de extensão, espremida entre as rodovias BR-262 e ES-164, mas que concentra várias pousadinhas e restaurantes fofos e dá acesso à estrela maior da serra - o Parque Estadual da Pedra Azul: essa é a famosa Rota do Lagarto, na serra capixaba. Pertencente ao município de Domingos Martins, em toda a extensão da estrada é possível ver a famosa Pedra Azul, uma formação rochosa de mais de 1800 m de altura que muda de cor por conta da incidência da luz nos líquens que a recobrem - de longe parece azulada a maior parte do dia. E o lagarto que dá nome à rota é uma pedra colada à Pedra Azul que parece mesmo um lagarto subindo nela. Ao longo da estradinha sinuosa é possível vê-la de vários ângulos, sempre dominando a paisagem.
↪ Roteiro completo da Rota do Lagarto aqui: O que fazer na Rota do Lagarto, na serra capixaba

5- Penedo-Visconde de Mauá (RJ)
Mais uma estrada de serra com mirantes lindos! As belezas dessa região compreendida entre os estados do Rio e Minas (Penedo e Visconde de Mauá são povoados de Itatiaia e Resende, respectivamente, mas há também uma parte pertencente ao município de Bocaina de Minas) são muito conhecidas dos amantes de ecoturismo.
Com cerca de 30 quilômetros de extensão, por muito tempo a ligação entre Penedo e Visconde de Mauá foi temida pelos motoristas - além de sinuosa, era uma estrada mal sinalizada e tinha um grande trecho sem pavimentação. Mas já há alguns anos foi totalmente asfaltada, ganhou diversas placas de sinalização e alguns recuos onde é possível parar o carro e admirar a linda vista formada principalmente pelo Parque Nacional de Itatiaia.
↪ Amamos essa região e temos um post completo aqui: O que fazer em 4 dias entre Penedo, Itatiaia e Visconde de Mauá

6- São Bento do Sapucaí (SP) - Gonçalves (MG)
A Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, tem muitos lugares lindos que são famosos destinos de inverno (e ótimos para se visitar no verão também!). São 20 km que separam São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo, de Gonçalves, já no sul de Minas - e o destaque fica para o trecho final de cerca de 10 km até Gonçalves. Como esta última fica a mais de 1200 metros de altitude, uma linda estrada sinuosa corta o caminho - inclusive com direito a vista panorâmica da entrada da cidade, emoldurada pelas montanhas da serra ao fundo e a vegetação abundante do entorno. Gonçalves é uma típica cidadezinha mineira do interior, com comida deliciosa e uma boa oferta de atrações para quem gosta de turismo rural e de natureza.
↪ Contamos nosso roteiro em Gonçalves neste post: Um dia em Gonçalves (MG) com 2 malinhas

7- Três Corações - São Thomé das Letras (MG)
São Thomé das Letras
é cheia de lendas e superstições, famosa por receber OVNIs e convenções de bruxas - a fama não é à toa, pois quando se avista a cidade da estrada já dá para saber que ela não é como as típicas cidadezinhas de Minas.
Até lá são 40 quilômetros de estrada a partir de Três Corações, em grande parte com aquele visual lindo do estado de Minas Gerais: uma paisagem rural, emoldurada por montanhas verdinhas e um céu azul de brigadeiro. E de repente a paisagem muda - no meio de todas aquelas montanhas verdinhas, alguns montes coalhados de branco parecendo neve, com uma cidadezinha encarapitada lá em cima. São Thomé das Letras fica em meio a jazidas de quartzito, aquela pedra branca normalmente usada em torno de piscinas - tanto que a principal atividade da cidade, além do turismo, é a extração das pedras.
↪ Confira também o post sobre o que fazer em São Thomé das Letras aqui: Minas Gerais a dois - A mística São Thomé das Letras


👉 Vai fazer uma viagem de carro com as crianças? Não deixe de conferir este post: 

👉 Quer ler mais sobre Viagens de Carro? Este post é parte de uma blogagem coletiva sobre o tema! Pela primeira vez participamos de uma blogagem do Grupo 8on8, onde um grupo de blogs desenvolve um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Confiram os demais posts: 
📌 Viajante Econômica | Viagem de carro: dicas para viajar tranquilo


📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍
Planeje sua viagem! 
Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.
🚗 Alugue um carro aqui: Rentcars
🛫 Compre passagens aéreas aqui: Passagens Promo
🏥 Contrate o seguro viagem aqui: Seguros Promo - use o cupom ENTREMOCHILAS5 e ganhe 5% de desconto!
📚 Compre livros e muito mais aqui: Amazon
📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍

- Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

38 comentários:

  1. Eu adoro viajar de carro. Geralmente, alugo no aeroporto para desbravar melhor a região. Alguns lugares, que mencionou, estão na minha lista como a Serra do Corvo Branco e São Thomé das Letras.
    Já morei em Landário, vizinha de Corumbá, por isso, tenho lindas memórias do Pantanal. Achei a serra de Cunha meio perigosinha entre Cunha e Paraty, pois passei por ela à noite e algumas partes só consegue passar um carro, somente,
    Amo as curvas de Penedo, Visconde de Mauá, Serra do Rio do Rastro e São Bento do Sapucaí. Adoraria voltar a esses lugares maravilhosos :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da lista, acho que a estrada de Cunha e a do Corvo Branco são mesmo as mais perigosas... o melhor é sempre viajar de dia, por segurança e também para poder apreciar a vista, não é?

      Excluir
  2. Cíntia, arrasou no post de estreia! Adorei conhecer mais sobre estas estradas incríveis do Brasil. Estou louca para fazer viagens de carro pra essa região de Cunha, Penedo e Gonçalves. Sei que você conhece bem toda esta região é já vou ler todas as dicas. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas de estrada do Brasil para fazer viagem de carro! Sempre ouço falar da estrada Real e fiquei muito curiosa para conhecer a Estrada Parque Pantanal, deve ser incrível!

    ResponderExcluir
  4. Que bela seleção de roadtrips, Cíntia! Algumas estão no meu radar há tempos, mas até hoje só consegui fazer a de Penedo-Visconde de Mauá, que como você disse, sendo serrana não tem como ser bonita. Sua foto da estrada Cunha-Parati ficou linda, parabéns! Não tinha ouvido sobre está do Pantanal, bom saber! Bem-vinda ao 8on8!

    ResponderExcluir
  5. O problema das estradas mais bonitas é que geralmente elas são as mais dificeis de dirigir né kkkk morro de medo desse monte de curvas

    ResponderExcluir
  6. Esse nosso Brasil é mesmo surpreendente né? Você mencionou 8 estradas completamente diferentes (em estrutura e paisagens) umas das outras! Sensacional! Delas só estive na Serra do Corvo Branco. Uma das piores experiências que eu já tive. Descemos e subimos num carro alugado, 1.0. As rajadas de vento, as curvas fechadas, o cascalho, o penhasco, o carro (também 1.0) na direção oposta, sem espaço na estrada, sem acostamento... Nunca mais! rsrsrs

    Fiquei com muita vontade de rodar pela Estrada do Pantanal. Deve ser uma experiência muito particular, né? Me atraiu também a estrada Penedo - Visconde de Mauá... as paisagens devem ser maravilhosas!

    Ótimo post Cintia! Aguçou minha saudade de rodar por aí! Foi ótimo ter você no 8on8! bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós não tivemos coragem de descer a Serra do Corvo Branco não, também estávamos com carro alugado 1.0 e ficamos com medo da subida. Mas só de descer um pouquinho foi o suficiente para ver as lindas paisagens...

      Excluir
  7. Quantos roteiros deliciosos para uma viagem de carro! Fiquei encantada com a paisagem da Serra do Corvo Branco em Santa Catarina, pois nunca ouvi falar! Encantada com esse cenário espetacular!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua participação, Cíntia. Uma road trip não precisa ser épica ou num lugar super longínquo para ser memorável. Basta olhos e coração aberto. O Brasil tem recantos lindos, as estradas que escolheu provam isso mesmo, paisagens belíssimas e diversas. E os sustos na estrada rendem boas histórias para contar
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Ai! Que vontade de sair dirigindo por aí com esta lista! Destas estradas incríveis do Brasil que você citou, conheço algumas: Penedo - Visconde de Mauá e Três Corações - São Thomé das Letras. Adorei seu post e fiquei com muita vontade de conhecer os lugares que você citou! Adorei esta blogagem! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que lindas as viagens de carro que vocês já fizeram com os malinhas, Cíntia, adoro viajar em família também, seja com qualquer meio de transporte, mas de carro é muito legal mesmo.
    Acredita que não fizemos nenhuma dessas viagens de carro? Adoraria percorrer de carro estas estradas incríveis no Brasil também. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Cintia, quantas viagens de carro bacanas você relacionou. Eu adoro viajar de carro e a viagem da serra de Cunha à Paraty certamente será a primeira da minha lista. Não fazia ideia que ela faz parte da Estrada Real. Gostei muito de todas as suas dicas. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e te inspirou, a ideia era esse mesmo ;)

      Excluir
  12. Adorei a lista de estradas para viagens de carro no Brasil. Como temos cenários bonitos!!! A estrada de Cunha é bonita mas é tão estreita e sinuosa que me deixou um pouco tensa de noite. Fiz um bate-volta a partir de Paraty e quando voltamos no fim do tarde baixou uma neblina daquelas!! Gosto de viajar de carro e suas dicas estão ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estrada de Cunha é tensa mesmo! Aliás, todas essas estradas de serra devem ser evitadas à noite, porque apesar de serem lindas são bem perigosas.

      Excluir
  13. Sabrina Albuquerquequarta-feira, 23 junho, 2021

    Adoro dirigir na estrada e vc mandou muito bem na curadoria das rodovias. De todas elas, me interessei muito na de Cunha por causa do lavandário.

    ResponderExcluir
  14. Adorei as suas sugestões, realmente o brasil permite viagens de carro em estradas incriveis. Adorei em particular a estrada da Serra do Corvo Branco.

    ResponderExcluir
  15. O Brasil é cheio de lugares incríveis, e claro que nossas estradas não podiam ficar fora da lista! Adorei e já quero dirigir por todas!

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente achei incrível sua seleção para viagem de carro, a estrada que liga Cunha e Paraty é lindíssima. Adorei o post, tenho que conhecer outras estradas depois das suas indicações 🤗

    ResponderExcluir
  17. Confesso que adoro uma viagem de carro. Sendo então nessas estradas incríveis melhor ainda. Farei agora uma para MG. já vou usar suas dicas por lá

    ResponderExcluir
  18. Delícias de viagens de carro por tantas estradas incríveis. Ainda não tive o prazer de viajar pela estrada do parque do pantanal e Rota do Lagarto. Já incluí na minha lista. Saudade de pegar uma estrada assim.

    ResponderExcluir
  19. Só visual de tirar o fôlego nessa lista. Muito especial essa seleção de estradas com paisagens incríveis no Brasil, dá vontade de pegar a estrada para mais uma viagem de carro.

    ResponderExcluir
  20. Eu não sabia que o Brasil tinha tantas estradas incríveis! Só uma paisagem mais bonita que a outra!

    ResponderExcluir
  21. Achei realmente incríveis essas estradas do Brasil. Fiquei com vontade de fazer essas viagens de carro.

    ResponderExcluir