Search

Férias escolares de julho: sugestões de viagens e passeios perto de São Paulo

Conteúdo atualizado em 25 de janeiro de 2024

As férias escolares estão aí e finalmente a vida parece normal depois dos três (infinitos) anos de pandemia. Mas embora sejam férias escolares, nem sempre é possível fazer grandes viagens nesse período, especialmente porque as férias de adultos assalariados duram bem menos de um mês.

O que não quer dizer que não dê para fazer viagens curtas ou aproveitar os fins de semana! Inspirada por uma amiga que me pediu sugestões de lugares próximos para ir com a família, fiz uma lista de viagens curtas e passeios até 300 km de São Paulo, tentando fugir dos destinos de inverno mais tradicionais (e consequentemente, mais cheios) e priorizando locais mais sossegados e menos usuais para essa época. A preferência foi também listar lugares que já conhecemos, para ter a certeza de não indicar nenhuma roubada.

>> Leia também: Mar, terra ou ar – qual a melhor maneira de viajar em família? <<

Férias de julho: São Lourenço (MG)

O primeiro lugar que indicamos é São Lourenço, no sul de Minas Gerais, um local já normalmente procurado por quem quer sossego e que faz parte do Circuito das Águas.

Um dos melhores passeios na cidade é o Parque das Águas, com mais de 400 mil m2 de área e 9 fontes de água mineral com diferentes propriedades. Ali dá para caminhar, andar de pedalinho no lago, passear tranquilamente e fazer a criançada correr muito. Outra atração bastante conhecida é o Trem das Águas, uma viagem de 10 km até a vizinha Soledade de Minas num trem conduzido por uma antiga locomotiva a vapor.

Dá para esticar o passeio e visitar a vizinha Caxambu que, por também fazer parte do Circuito das Águas, tem seu próprio Parque das Águas, com cerca de metade do tamanho do parque de São Lourenço mas que possui 12 fontes de água mineral.

Parque das Águas em Caxambu

Passamos um feriado prolongado em São Lourenço há alguns anos com os malinhas pequenos e fizemos todos esses passeios tranquilamente. Como dica de hospedagem, deixo a sugestão da Vila Chico Hotel Fazenda, que foi onde nos hospedamos. Eles ampliaram bastante o espaço, mas os chalezinhos continuam uma graça e o atendimento é nota 10.

Férias de julho: São Luiz do Paraitinga (SP)

Na mesma vibe de cidadezinha sossegada e com cara de interior, a próxima indicação é São Luiz do Paraitinga. Localizada a 180 km de São Paulo, na estrada que liga Taubaté a Ubatuba, a cidade tem uma história de renascimento pois seus monumentos históricos foram muito afetados por uma grande enchente em 2010 e totalmente reconstruídos depois dessa tragédia. Dá para fazer um bate-volta e conhecer somente o centro histórico, ou se hospedar na cidade e aproveitar seus arredores – São Luiz tem também várias opções de ecoturismo.

>> Leia nosso post completo aqui: Roteiro pelo centro de São Luiz do Paraitinga <<

Férias de julho: Santo Antonio do Pinhal (SP)

Vizinha de Campos do Jordão mas sem toda aquela badalação (e aglomeração), Santo Antonio do Pinhal tem várias atrações bacanas e perfeitas para aproveitar o clima de inverno da região da Serra da Mantiqueira. Um dos que mais gostamos de visitar foi o Jardim dos Pinhais Ecoparque, um parque com jardins temáticos do mundo todo que as crianças vão amar (nosso pequeno dinolover gostou especialmente de uma parte da trilha que tem réplicas de dinos de vários tamanhos).

Outro passeio muito famoso na cidade é o Pico Agudo, local frequentado por praticantes de voo livre e que tem uma vista espetacular da região toda (vale o aviso que nessa época o pico pode ficar cheio nos finais de semana!).

>> Leia nosso post completo aqui: O que fazer em Santo Antonio do Pinhal <<

Férias de julho: Gonçalves (MG)

Também localizada na serra da Mantiqueira, mas bem distante das aglomerações de inverno de Campos do Jordão e Monte Verde, fica a sossegada Gonçalves. A cerca de 200 km de São Paulo, a própria estradinha que leva à cidade é uma atração por si só de tão linda. Também com aquela carinha de interior, conta com muitas opções de restaurantes e hotéis-fazenda, aproveitando sua localização privilegiada no alto da serra.

Gonçalves vista da estrada

Dá para fazer um bate-volta ou se hospedar por lá e aproveitar as trilhas e cachoeiras. Contamos como foi passear um dia por lá neste post: Um dia em Gonçalves com 2 malinhas e a família do blog Trilhas e Cantos conheceu muitas cachoeiras e conta tudo neste post: O que fazer em Gonçalves, Minas Gerais

Férias de julho: São Francisco Xavier (SP)

Outra opção na serra da Mantiqueira mas pouco conhecida de quem não mora por perto é São Francisco Xavier, um distrito de São José dos Campos a cerca de 150 km da capital. Contando com apenas uma rua principal, tem muitas opções de ecoturismo e turismo rural.

Temos post com todas as dicas de hospedagem, trilhas e restaurantes em São Francisco Xavier.

São Francisco Xavier vista do alto

Férias de julho: praias do litoral norte de SP

Se a ideia for fugir da montanha e curtir os lindos dias de céu azul do inverno na praia, são duas as indicações que podemos dar, ambas no litoral norte: Boracéia, localizada entre Bertioga e São Sebastião, e a Lagoinha, em Ubatuba.

Praia de Boracéia

A praia de Boracéia tem muitas vantagens para quem quer fugir de aglomerações e está com crianças: tem mais de 5 km de extensão, é plana, o mar é calmo e não conta com quiosques fixos, só vendedores ocasionais (que são bem raros fora da temporada de verão). Deixo aqui também a indicação de hospedagem: a pousada HB Point fica praticamente em frente à praia (basta atravessar a rodovia e andar poucos metros numa trilhinha bem demarcada), tem acomodações boas, ótimo café da manhã e excelente atendimento.

Todos os detalhes de Boracéia estão neste post: Praia de Boraceia num fim de semana com 2 malinhas

Praia da Lagoinha

Se a ideia for se hospedar em uma casa pertinho da praia, a praia da Lagoinha em Ubatuba é o lugar. Com cerca de 3 km de extensão e praticamente rodeada por condomínios fechados, há muitas opções de aluguel por temporada. O mar é calmo e perfeito para as crianças, e quem quiser um pouco de água doce pode ir até o rio Lagoinha e se divertir nas piscininhas formadas quando a maré está baixa.

>> Leia nosso post completo aqui: Como é a Praia da Lagoinha em Ubatuba <<

Férias de julho: Santos (SP)

Outra sugestão bacana no litoral mas que vai muito além das praias, é Santos. Pertinho de São Paulo, tem um centro histórico interessante e muitas atrações para as crianças. Quem conta é o blog Viajante Econômica, neste post completinho: Santos com crianças – dicas para divertir a garotada

Ponta da Praia em Santos

>> Leia também: 14 passeios imperdíveis em Santos <<

Férias de julho: Zoológicos

Para quem quer dicas de passeios de um dia só, os zoológicos são ótimas opções. O Zooparque Itatiba, a 100 km da capital, é um passeio perfeito para um dia. Ocupando uma área de 500 mil m2, o zooparque tem mais de mil animais e foi planejado para ser mais um espaço de lazer que promove consciência ambiental que um simples zoo. Além da trilha principal, há algumas trilhas temáticas (Pantanal, Mata Atlântica e Amazônia), uma mini-fazenda, um Jardim Sensorial e a atração mais recente, o Museu de Evolução e Biodiversidade – um espaço incrível e super bem feito, onde dá para aprender muito.

>> Leia o post completo aqui: Como é o Zooparque Itatiba no interior de São Paulo <<

Na própria capital fica o Zoológico de São Paulo, considerado o maior zoo do Brasil e que já existe há mais de 60 anos, sendo um passeio bem conhecido e tradicional na cidade. Ocupando uma área imensa de mata atlântica, conta com mais de 3 mil animais e outras duas atrações: o Zoo Safari (onde se entra de carro em um recinto com alguns animais) e o Mundo dos Dinossauros (um espaço com dinossauros robotizados). O zoo oferece também algumas visitas diferenciadas, como um passeio noturno e visitas monitoradas – para saber mais consulte o site.

Contamos como foi nossa visita aqui: Zoológico de São Paulo com 3 malinhas

Dica de mãe viajante: se puder, evite os finais de semana e feriados! Durante a semana os lugares ficam bem mais vazios, tornando os passeios muito mais tranquilos.

Férias de julho: Taubaté (SP)

A pouco mais de 120 km de São Paulo, Taubaté tem dois programas que a criançada vai amar e que são queridinhos dos malinhas: o Museu de História Natural e o Projeto Selva Viva. Gostamos tanto que já estivemos nos dois várias vezes e as crianças nunca se cansam!

O Museu de História Natural de Taubaté tem um acervo interessantíssimo de fósseis e animais taxidermizados. É um ótimo programa para os pequenos que gostam de dinossauros e/ou se interessam por animais em geral – todos os detalhes estão neste post: Conheça o Museu de História Natural de Taubaté

Já o Projeto Selva Viva trabalha com animais bem vivos – originado de um projeto de resgate e reabilitação de animais, normalmente vítimas de acidentes ou tráfico ilegal, ele abriu ao público com uma proposta bem diferente. A ideia por trás da exposição dos animais e do auditório é promover a educação ambiental de um jeito muito informativo e bacana – diferente de zoológicos tradicionais ou parques com animais, a grande sacada do Projeto Selva Viva é permitir que os visitantes tenham contato direto com os animais, além de ter monitores sempre disponíveis para explicar tudinho sobre cada um.

Vale ficar atento à programação pois durante as férias escolares sempre rolam eventos diferenciados – todos os detalhes aqui: Como é o Projeto Selva Viva em Taubaté

>> Leia também: O que fazer em São José dos Campos <<

Férias de julho: Jarinu (SP)

Que tal um almoço ao ar livre, com muito espaço para as crianças correrem e brincarem? O Restaurante Spiandorello, entre Jundiaí e Jarinu (a 70 km de São Paulo) é o local perfeito pra isso: tem jeitão de fazenda antiga, comida deliciosa, parquinho e muito espaço ao ar livre. E ainda dá para aproveitar a viagem e parar em algumas adegas da região, como contamos nesse post: O que fazer em Jarinu (SP) com malinhas

Férias de julho: Guararema (SP)

Outro lugar bem pertinho de São Paulo (80 km) e que tem muitas opções de passeios ao ar livre é Guararema. A gente adora passear por lá e um dos nossos lugares preferidos é o Parque Municipal da Pedra Montada – um parque bem estruturado, com trilhas fáceis, cujo maior atrativo é uma escultura natural formada por duas pedras, uma equilibrada em cima da outra. As crianças amam também a Pedra do Tubarão, uma curiosa formação rochosa que lembra perfeitamente um tubarão. Guararema também oferece um passeio de trem até o distrito de Luís Carlos, curtinho e na medida para uma manhã ou uma tarde agradáveis. E por fim, não pode faltar uma caminhada no Recanto do Américo, um parque à beira do rio Paraíba do Sul, com pontes suspensas que viram uma aventura.

Temos um post com todos as atrações de Guararema aqui: Roteiro em Guararema com 2 malinhas

Férias de julho: Passeios em São Paulo (SP)

A gente ama passear na cidade de São Paulo e temos muitas dicas do que fazer por lá! Mas para as férias vamos sugerir aqui um passeio muito divertido: o Museu das Ilusões, localizado dentro do Shopping Eldorado. Recomendamos comprar os ingressos com antecedência pelo site, pois há restrição no número de visitantes para que todos possas aproveitar os experimentos de ilusão de óptica. Nós adultos e os malinhas adoramos e tiramos fotos ótimas! Contamos tudo neste post: Como é o Museu das Ilusões em São Paulo

Outro passeio cultural muito bacana em São Paulo é visitar o Farol Santander. As exposições temporárias são sempre bacanas (e muitas vezes imersivas, o que os pequenos amam) e as exposições permanentes são uma viagem no tempo. Estivemos lá com os malinhas e adoramos – post completo aqui: 8 motivos para visitar o Farol Santander.

Para mais inspiração, confira também nossos posts índice:

Se for alugar um carro para passear por aí, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

17 respostas

  1. Adorei Cintia suas dicas de passeios para as férias de julho. As crianças precisam mesmo mudar um pouco de ares nesses tempos de pandemia.

  2. Quantos lugares gostosos pertinho de São Paulo! Desde que compramos uma casa num condomínio de chácaras, deixamos de fazer esses passeios, sinto falta.

    Acho que praia em julho é muito bom. Além de ser tranquilo, é uma chance de fazer atividades na areia, deixando o protagonismo que mar tem no verão.

    1. Também amamos praia no inverno – a questão é ter sorte de pegar uns dias mais quentes, pois em SP o inverno inclui todas as estações do ano rsrsrs

  3. Oi,Cintia
    Gostei muito das dicas de lugares para curtir as férias escolares de julho em São Paulo na pandemia e vou incluí-las nos meus roteiros de viagem fora de temporada e sem crianças. rs rs rs Muitos lugares que desejo há tempos conhecer. beijocas

  4. Sensacional este post para as férias curtas de julho. Amei conhecer em detalhes essa lista de destinos para viagens perto de São Paulo. Há muitos destinos que quero conhecer como Santo Antônio do Pinhal e São Francisco Xavier. Espero que seja breve!

  5. As férias de julho são ótimas para viajar. Pena estarmos numa pandemia senão estaríamos viajando para lugares mais distantes. Mas acho que você acertou muito nestas dicas de onde ir com as crianças de forma segura num raio de até 300 km. Como moro no litoral, fica um pouco mais distante para fazer bate-volta. Então o jeito é ficar dois ou três dias em hotéis que cumprem os protocolos de segurança. Obrigada pelas dicas.

  6. Dicas perfeitas como sempre! Julho é sempre complicado porque os lugares ficam mais cheios (e caros) e o clima nem sempre ajuda. Mas tirei ótimas ideias de viagem aqui do seu post! Abraço 🙂

  7. Esse pin deu gosto de saudade. Algumas das suas dicas são lugares onde fui na infância com a família. As férias mais marcantes foram em São Lourenço MG. Lembro muito do parque das águas e de passear de charrete.

  8. Adorei várias dessas sugestões para viagens nas férias de Julho. Até eu que não tenho crianças tô querendo fazer várias delas rs (São Lourenço, Santos, São Luís do Paraitinga, etc). Mas vou aproveitar pra economizar então e deixar essa viagem pra depois, pra não encher ainda mais os destinos nas poucas datas que os pais de estudantes podem fazer esses passeios rs.

  9. Meus filhos já estão na faculdade, mas ainda conseguimos viajar juntos, eles topam numa boa. Acabamos de voltar do interior de MG e São Paulo, moramos em Recife e aqui as universidades públicas (UFPE e UPE) ainda não organizaram o calendário pós-pandemia, ou seja, eles tiveram férias em maio e terão outras em novembro. Meses completamente fora de época de férias, mas em parte isso foi bom porque estivemos em lugares agora que não estavam tão cheios por estarmos ‘fora da temporada’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *