Search

Filmes baseados em fatos reais

Conteúdo atualizado em 7 de junho de 2023

Esse é mais um post da série para viajar sem sair de casa: uma lista de filmes baseados em histórias reais. Dessa seleção, alguns são realmente histórias verídicas, outras livremente inspiradas em algum fato real. Assistir a algo que realmente aconteceu sempre exerce um fascínio a mais, não?

Nessa lista de filmes há histórias de pessoas famosas, outras nem tanto, e recortes de acontecimentos históricos. Vários deles envolvem viagens, vejam só! A gente não consegue fugir do tema hahaha Muitos deles são ótimos para assistir em família, fica a dica.

Filmes baseados em fatos reais: Apollo 13 (1995)

classificação livre

Estrelado por Tom Hanks, esse filme é o mais antigo da lista mas o mais atemporal: conta a história da missão Apollo 13, que tinha como destino a Lua, mas que foi interrompida no meio da viagem pela explosão de um tanque de oxigênio. O ano era 1970 e a NASA vivia o auge do programa espacial – e apesar do aparente fracasso, a missão ficou famosa pelo incrível trabalho em equipe entre os astronautas da nave e a equipe de apoio na Terra para trazer os três tripulantes de volta. Ah, e não podemos esquecer que também foi essa a viagem que consagrou a famosa frase: “Houston, we have a problem”. 

Como outros filmes norte-americanos contando sobre conquistas norte-americanas, o tom é fortemente nacionalista – mas não tira a graça da história, que é muito focada no elemento humano e no trabalho em equipe. Nós assistimos com os malinhas e eles adoraram, embora em alguns momentos eu tivesse que explicar alguns fatos históricos. Um bom programa em família.

Disponível na Amazon Prime Video.

Filmes baseados em fatos reais: A Teoria de Tudo (2014)

classificação 10 anos

A maioria das pessoas já ouviu falar de Stephen Hawking, genial físico britânico que, apesar de suas limitações físicas (sofria de ALS – Esclerose Lateral Amiotrófica – e foi perdendo todos os movimentos ao longo da vida) é considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos e autor de inúmeras teorias que mudaram a ciência. O filme é baseado no livro A teoria de tudo: A extraordinária história de Jane e Stephen Hawking e foca bastante no relacionamento entre Stephen e sua primeira esposa, Jane, com quem teve 3 filhos e foi casado por 25 anos. Desde a juventude na universidade e os primeiros sinais da sua doença degenerativa, vemos a evolução do relacionamento deles em paralelo com o agravamento da condição de Stephen – e o ônus disso sobre Jane. Impressiona como, apesar de cada vez mais paralisado, eles conseguiram ter 3 filhos, se divorciaram e Hawking ainda casou mais 2 vezes, quando já há muito não falava e tampouco se mexia, e utilizava um dispositivo gerador de fala para se comunicar.

Disponível na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais: Sully – O Herói do Rio Hudson (2016)

classificação 10 anos

Filme estrelado por Tom Hanks que conta a extraordinária história do Capitão Chesley “Sully” Sullenberger que em 2009, junto a seu co-piloto, consegue pousar um avião em pane no Rio Hudson, em Nova York, salvando todos os seus 155 passageiros. Baseado na biografia de Sully, o filme narra a investigação formal pela qual Sully passou, para averiguar se suas ações foram corretas, em paralelo com o voo em si até o resgate dos passageiros.

A classificação é 10 anos mas poderia ser livre. Disponível na Amazon Prime Video.

Os Aeronautas (2019)

classificação 12 anos

Esse é um filme realmente de tirar o fôlego, especialmente para quem tem vertigem de altura como eu! Na Londres de 1863, uma dupla improvável faz uma viagem de balão até uma altura que nenhum outro ser humano havia alcançado. E embora o cientista seja James Glaisher, a protagonista da história é mesmo Amelia Wren – que com sua história traumática (perdeu o marido durante uma viagem de balão) e sua coragem inimaginável, leva os dois a ter sucesso nessa empreitada em que poucos acreditavam.

A história se passa durante a viagem em si (retratada de maneira incrível), mas com flashbacks do passado dos dois personagens, nos levando a entender de que maneira chegaram até ali. 

O filme é baseado em fatos reais, mas infelizmente a personagem Amelia é 100% fictícia – o meteorologista e cientista Glaisher fez a histórica viagem em companhia de outro homem. Novamente uma parceria perfeita entre os atores Felicity Jones e Eddie Redmayne, que também trabalham juntos em A Teoria de Tudo.

A classificação é 12 anos mas poderia ser livre.

Disponível na Amazon Prime Video.

Filmes baseados em fatos reais: O Destino de Uma Nação (2017)

classificação 12 anos

Filme excelente, que mostra o início da 2a Guerra Mundial de um ponto de vista totalmente novo: a história toda se passa em alguns poucos dias após a posse de Winston Churchill como primeiro ministro da Inglaterra, e seu desafio em costurar um tratado de paz com a Alemanha nazista de Hitler. Vemos Churchill com todos os seus tiques e talentos, qualidades e defeitos, enfrentando os adversários dentro de seu próprio país e buscando tomar a melhor decisão num cenário de guerra iminente.

Disponível na Amazon Prime Video.

Filmes baseados em fatos reais: Horizonte Profundo (2016)

classificação 12 anos

Filme que impressiona pela veracidade das cenas e por retratar em detalhes um acidente verídico. Trata-se da história da explosão de uma plataforma de extração de petróleo no Golfo do México em 2011 – com aquele toque patriótico normal em filmes-catástrofe norte-americanos, a figura de um herói pessoa-comum-gente-boa (representado pelo ator Matt Damon) e os vilões estrangeiros (no caso, os responsáveis pelas desastrosas decisões que levaram ao acidente eram representantes da BP, um conglomerado de maioria britânica).

Apesar do toque hollywoodiano a tragédia foi real, resultando em 11 mortes e registrada como um dos maiores acidentes ecológicos de todos os tempos.

Disponível na Amazon Prime Video.

Filmes baseados em fatos reais: O Menino Que Descobriu O Vento (2019)

classificação 12 anos

Baseado no livro de memórias de William Kamkwamba (também chamado O Menino Que Descobriu O Vento), o filme conta a comovente história de um menino do Malawi que, inconformado com a miséria causada pela seca todos os anos à sua aldeia natal, com a ajuda de alguns amigos, um livro de engenharia e um punhado de materiais encontrados num lixão, consegue construir um moinho de vento capaz de captar água armazenada e garantir irrigação às plantações o ano todo.

A história é real e o William de verdade aparece no final do filme. Já havia mencionado esse filme no post FILMES E SÉRIES DA NETFLIX PARA VIAJAR COM AS CRIANÇAS.

Disponível na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais: O Jogo da Imitação (2014)

classificação 12 anos

Filme inspirado na biografia de Alan Turing, um gênio matemático inglês contratado pelo MI6 durante a 2a Guerra Mundial para decifrar os códigos cifrados nazistas. Ninguém o leva muito a sério na equipe pois ele gasta a maior parte de seu tempo construindo uma máquina que supostamente conseguiria decifrar o “Enigma”, um código considerado indecifrável. Considerado o pai da computação moderna, tímido e pouco dado a socializar com seus colegas, teve seu trabalho reconhecido mas morreu tristemente – por se reconhecer homossexual na Inglaterra da década de 50, quando o homossexualismo era considerado crime, foi processado criminalmente e submeteu-se à castração química, o que o levou ao suicídio.

Disponível na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais: A Escavação (2021)

classificação 12 anos

Às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial, uma viúva inglesa contrata um arqueólogo autodidata para escavar o terreno de sua propriedade em Sutton Hoo, próxima de Suffolk, no Reino Unido, onde suspeitava-se haver artefatos antigos enterrados. Essa iniciativa levou a uma das maiores descobertas arqueológicas de todos os tempos: um navio funerário de 1,4 mil anos de idade, da época em que a Grã-Bretanha era habitada pelos anglo-saxões.

O filme toma algumas liberdades e inclui relacionamentos que na realidade não existiram, mas as escavações de fato aconteceram e só recentemente foram dados os devidos créditos a Basil Brown, o escavador que fez as primeiras descobertas. As escavações continuaram até a década de 90, e todos os achados foram doados ao Museu Britânico, onde podem ser vistos.

Disponível na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais: Suprema (2019)

classificação 12 anos

Cinebiografia de Ruth Bader Ginsburg, primeira mulher a ter uma cadeira na Suprema Corte dos EUA e considerada símbolo da luta pela equidade de gênero – desde uma época em que nem se considerava essa uma luta válida. A história foca na juventude de Ruth e começa na década de 60 quando, ainda estudante mas já casada e com um bebê, enfrenta o câncer do marido, consegue se formar com honras mas não encontra emprego por ser mulher. Com um amplo conhecimento jurídico mas sem experiência prática, trabalha como professora até se deparar com um processo que mudará sua carreira para sempre e imprimirá o termo “igualdade de gênero” a toda uma geração.

A história tem alguns furos e é meio difícil entender por conta das minúcias jurídicas muito particulares dos EUA, mas vale a pena conhecer um pouco da trajetória dessa mulher extraordinária, falecida recentemente.

Disponível na Amazon Prime Video.

Filmes baseados em fatos reais: A Tenente de Cargil (2020)

classificação 14 anos

Filme indiano (e falado em híndi) que conta a história da tenente de voo Gujan Saxena, a primeira piloto mulher a atuar na Força Aérea indiana. De forma romanceada – e com aquelas pitadas de humor típicas do cinema indiano – vemos como a menina Gujan, sempre apoiada por seu pai, perseguiu o sonho de ser piloto até finalmente chegar a tenente na Força Aérea. Passando por inúmeras atribulações e abusos de todo tipo por ser a única mulher num meio 100% masculino, ela dá contínuas mostras de resistência e resiliência, até finalmente provar seu valor na Guerra de Cargil, em 1999.

A indicação é para maiores de 14 anos, mas achei meio exagerado, já que são poucas as cenas de violência. Assistimos junto com a minha filha de 10 anos e foi ótimo para discutirmos como funciona a sociedade indiana.

Disponível na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais: Radioactive (2019)

classificação 14 anos

Cinebiografia da genial física e química Marie Curie, primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e a primeira pessoa a ganhá-lo duas vezes, por suas pesquisas sobre a radioatividade.

O filme conta a vida de Marie desde a juventude na Polônia, sua mudança para a França, o casamento com Pierre Curie e sua parceria no trabalho, e detalha a evolução de suas pesquisas. Uma mulher extraordinária que dedicou sua vida à ciência e merece ser conhecida.

Disponível na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais: 22 de Julho (2018)

classificação 16 anos

Filme que conta a história de um trágico atentado ocorrido na Noruega em 2011. Um único extremista branco anti-islâmico nacionalista cristão – aquele pacote de sempre – tramou e executou o plano que resultou na morte de 77 pessoas e mais de 200 feridos, a grande maioria adolescentes que estavam em um acampamento numa ilha isolada. Embora seja contada de forma cronológica, a história é centrada principalmente num dos sobreviventes, o jovem Viljar, que se salva apesar de gravemente ferido e vê seus melhores amigos sendo mortos sem dó. As cenas do atentado são muito tensas, assim como as do julgamento do assassino. Uma história chocante passada num país considerado muito pacífico.

Disponível na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais: Tim Maia (2014)

classificação 16 anos

Biografia do genial Tim Maia, que o que tinha de gênio tinha de excêntrico – e sua conturbada vida mostra bem essa dualidade, inclusive de forma meio tragicômica em alguns momentos. O filme mostra Tim desde a infância pobre no Rio de Janeiro até sua morte prematura, aos 55 anos, passando pela adolescência e suas viagens ao exterior; a relação com Janaína, seu grande amor; seus problemas com drogas e a consequente decadência na carreira, com seus rompantes de fúria e sumiços sem explicação. Tudo é narrado em off, o que desperta a simpatia de quem está assistindo mesmo nos momentos mais obscuros. Muito bom para conhecermos um pouco mais profundamente essa figura folclórica da música brasileira e responsável por tantas músicas que amamos.

Disponível na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais: Até O Último Homem (2016)

classificação 16 anos

Um soldado que se recusou a pegar em armas numa guerra e se tornou um herói, responsável por salvar 75 colegas seus numa sangrenta batalha no Japão – esse é o resumo desse filme incrível que conta a história do médico Desmond Ross.

Com uma infância marcada pela violência doméstica e por ter quase matado o irmão com uma arma numa briga, Desmond se recusa a tocar novamente numa arma. Ainda assim se alista no Exército durante a Segunda Guerra Mundial, e precisa encarar um julgamento para que o mantenham como soldado. Movido por uma fé inabalável, acaba sendo enviado ao front e se tornando o salvador de muitos de seus colegas numa das batalhas mais difíceis enfrentadas pelos americanos no Japão.

Ao final, somos surpreendidos pelo próprio Desmond, já bem velhinho, contando como sua fé o salvou e o inspirou a salvar seus colegas.

Disponível na Amazon Prime Video.

Filmes baseados em fatos reais: Era Uma Vez Um Sonho (2020)

classificação 16 anos

Baseado no livro de mesmo nome, o filme conta as memórias de J.D. Vance, alternando passado e presente de forma a nos fazer entender como a vida dele chegou até ali. Com medo de repetir a mesma trajetória da família disfuncional de que veio – e vemos isso nos flashes de sua adolescência – ele tenta quebrar esses padrões, mesmo tendo que voltar ao interior onde nasceu para ajudar a mãe e a irmã.

O filme pode ser visto como uma crítica à sociedade americana média – aqueles cidadãos considerados caipiras que moram em cidades no interior do país, para quem o sonho americano não vingou, e que reproduzem comportamentos, preconceitos e maus hábitos há gerações – mas o protagonista nos lembra que sempre é possível romper com esses padrões doentios, por mais que seja difícil. Uma história incômoda mas que vale a pena assistir.

Disponível na Netflix.

>> Vale dizer que a disponibilidade dos filmes nos streamings pode variar – as informações deste post foram atualizadas em maio de 2023 <<


Que tal continuar viajando sem sair de casa através de livros, filmes e séries? Temos uma lista de posts bacanas com muitas sugestões!

Para viajar sem sair de casa através da leitura

Para viajar sem sair de casa através de filmes e séries


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

24 respostas

  1. Gente, estou vendo muitos filmes! ahaha, desta lista só não vi dois, ainda, mas vou conferir agora. Posso deixar uma indicação, Cintia? Uma serie de 4 episódios de 2019, disponível na Amazon Prime, cujo título é When they see us. Mostra a história real de 5 garotos negros acusados de um crime no Central Park. Um dos mais fortes que assisti recentemente. Abraços e obrigada pelas dicas.

  2. Caramba, quanto filme bom pra eu colocar na minha listinha e assistir logo logo! Tenho visto tanta série que tô totalmente por fora dos filmes kkk obrigada por compartilhar!

  3. A Teoria de Tudo é o meu favorito. Sully eu vi em um drive-in nos Estados Unidos, foi uma experiência bem legal! Coitado do piloto!!

    Ainda faltam mtos da lista para eu ver, então já sei que o fim de semana vai ser de maratona aqui em casa! Vou comprar o milho pra fazer pipoca.

  4. Ahhh adorei sua lista de filmes baseados em fatos reais! Coloquei todos aqui na fila pra assistir e não vejo a hora de me sentir viajando (mesmo dentro de casa). Obrigada por compartilhar!

  5. Adorei essa lista de filmes baseados em fatos reais!

    Realmente, durante essa pandemia o que tem me salvado são séries e filmes.

    Vou começar com A Teoria de Tudo. Muita gente já me falou dele, mas sempre esqueço de adicionar na minha lista e acaba passando batido!

    Obrigado pelas dicas!

  6. Legal para caramba este conteúdo de filmes baseados em fatos reais para viajar sem sair de casa. Já assisti o filme O Destino de Uma Nação. É um filme muito legal e já assisti outras vezes. Os outros mencionados ainda vou assistir. Abraços

  7. Adorei essa lista! Não conhecia muitos desses filmes! Gosto dessa ideia de serem baseados em fatos reais! Vou começar essa viagem sem sair de casa!

  8. Nossa, minha lista de filmes para assistir durante a pandemia só aumentou agora. Assisti alguns dos filmes baseados em fatos reais citados mas tem váaarios que não conhecia e amei as dicas!!

  9. Adorei essa lista de indicação de filmes baseados em fatos reais. Já assisti alguns de sua lista. Outros ainda não consegui. Vou tentar maratonar hoje. Fiquei muito interessada nos: O Jogo da Imitação, O Destino de uma Nação, Os Aeronautas e a Tenente de Cargil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *