Search

10 pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

A Avenida Paulista é um dos símbolos mais importantes da cidade de São Paulo e concentra muitas atrações interessantes para quem visita a cidade. Seus quase 3 km de extensão abrigam museus, restaurantes, consulados, sedes de bancos e importantes empresas, shoppings, escolas, igrejas e até um parque, uma manchinha verde em meio a um mar de edifícios.

História da Avenida Paulista

Vendo a avenida hoje é até difícil imaginar como era na época da sua inauguração, em 1891: planejada para que os ricos fazendeiros e prósperos homens de negócio construíssem suas suntuosas residências, tinha apenas terrenos vazios separados por cercas. Mas já começou elegante, pois essa era a intenção desde sempre – que fosse uma avenida imponente e importante para a cidade.

Avenida Paulista em 1902 (fonte: g1.globo.com)

Foi só a partir da década de 50 que a vocação residencial da avenida Paulista começou a ficar para trás e as mansões passaram a dar lugar aos prédios comerciais. Aos poucos, os casarões foram sendo substituídos por prédios imponentes, bancos e empresas foram mudando suas sedes do centro para a avenida, o MASP foi inaugurado, estações de metrô deixaram a famosa avenida cada vez mais acessível. Até que finalmente chegamos ao que é hoje: um ponto turístico e símbolo da riqueza financeira e cultural da capital paulista.

vista aérea da Paulista em 1970 (fonte: g1.globo.com)

E uma das coisas mais bacanas da Paulista é que há muito o que ver e fazer de graça! Aos domingos ela se fecha aos veículos e vira um grande parque, com muita gente caminhando, pedalando, andando de patins ou patinetes… famílias de todos os tipos e cores, músicos se apresentando nas esquinas, gente de todas as nacionalidades. Nós adoramos passear por lá e vamos agora listar alguns pontos mais legais para uma paradinha estratégica!

>> Confira também nosso post com dicas do que fazer em São Paulo com crianças <<

fonte: Associação Paulista Viva

1- CASA DAS ROSAS (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura)

fonte: http://www.cultura.sp.gov.br/

Um remanescente das antigas mansões da Avenida Paulista, a Casa das Rosas foi construída em 1935, permanecendo como residência da família do famoso arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo até meados de 1980. Ameaçada de demolição, a mansão acabou preservada numa ação até então inédita – uma parte do terreno foi liberada para a construção de um prédio comercial, enquanto a casa e parte do jardim foram restaurados e transformados em espaço cultural pelo Estado de São Paulo no aniversário de 100 anos da avenida, em 1991. A partir de 2004, a Casa das Rosas passou a ser Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, oferecendo vários cursos, oficinas, palestras, apresentações literárias, etc e funcionando como museu gratuito destinado à difusão de artes diversas.

A casa e o jardim são lindos (é permitido entrar com animais dentro dos jardins), e o espaço abriga também um café e uma livraria.

Localização: Av. Paulista, 37 – (11) 3285.6986 | 3288.9447www.casadasrosas.org.br

2- JAPAN HOUSE São Paulo

Localizada do lado oposto à Casa das Rosas, a Japan House São Paulo foi inaugurada em maio de 2017 como parte de uma iniciativa do governo japonês de difusão da cultura japonesa em outros países – além de São Paulo, há também Japan Houses em Londres e Los Angeles.

O prédio foi projetado pelo arquiteto Kengo Kuma, com a fachada feita de cedro japonês com mais de 70 anos e painéis em malha cobertos com papel japonês artesanal – e é uma atração por si só. Dentro há duas lojas de artigos japoneses, um restaurante, um café e dois espaços para exposições temporárias, além de uma programação cultural intensa: workshops, clubes de leitura, apresentações musicais… no site é possível consultar a programação completa e atualizada.

Nós estivemos lá no início de 2020 e conferimos as lindas exposições que estavam então em cartaz – o post da nossa visita é este: JAPAN HOUSE: PROGRAMA GRATUITO EM SÃO PAULO

Localização: 

Av. Paulista, 52 – (11) 3090.8900 www.japanhousesp.com.br

3- SESC AVENIDA PAULISTA

fonte: https://www.archdaily.com.br/

O endereço privilegiado confere a essa unidade do SESC um charme a mais – além de toda a programação cultural e serviços oferecidos normalmente pelas unidades SESC, estar no ponto mais importante da capital já é por si só uma atração. Contando com biblioteca, academia, serviços odontológicos para os associados, o SESC da Avenida Paulista tem também um amplo espaço dedicado a tecnologia e artes e uma programação variada de oficinas, cursos, palestras e exposições dentro de seu amplo prédio.

O mirante, no topo do edifício, tem uma vista privilegiada da avenida.

Localização: 

Av. Paulista, 119 – (11) 3170.0800www.sescsp.org.br

4- CENTRO CULTURAL COREANO

fonte: http://brazil.korean-culture.org/

Inaugurado em 2019, o que chama a atenção no prédio de linhas austeras do Centro Cultural Coreano na Av. Paulista é a impressionante estátua Greeting Man – um gigantesco homem asiático nu ligeiramente inclinado, como que cumprimentando as pessoas que passam pela rua, simbolizando (de acordo com seu autor) a paz e a harmonia entre as pessoas. 

Criado com a intenção de expandir o conhecimento sobre a cultura coreana e apoiar um intercâmbio cultural entre Brasil e Coréia, o centro oferece aulas de coreano, taekwondo, K-pop e comida coreana, além de muitos materiais sobre o país e uma programação variável de exposições, filmes e apresentações artísticas.

Localização: 

Av. Paulista, 460 – (11) 2893.1098 http://brazil.korean-culture.org/pt

5- EDIFÍCIO GAZETA (Fundação Cásper Líbero)

fonte: https://www.tvgazeta.com.br/

Esse icônico edíficio da década de 50, com a famosa escadaria de 32 degraus e seu painel em alto-relevo na fachada, é hoje o maior patrimônio físico da Fundação Cásper Líbero e um dos cartões postais mais famosos da Avenida Paulista, e onde circulam em média 20 mil pessoas por dia. 

Seus 14 andares abrigam, além da sede da própria fundação, a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, um curso pré-vestibular, os estúdios da Rádio e da TV Gazeta e um cinema. No alto do prédio fica a torre da TV, a 85 m de altura, e até hoje a sirene, símbolo do jornal A Gazeta, toca ao meio-dia. Sem dúvida, um lugar cheio de história e super presente nos noticiários.

Curiosidade: Cásper Líbero, morto aos 54 anos em um acidente, não era casado nem tinha herdeiros, e determinou em testamento a criação da fundação em seu nome. Está sepultado no Obelisco de São Paulo, junto aos heróis da revolução de 32. 

Localização: 

Av. Paulista, 900 – (11) 3170.5643 fcl.com.br

6- SEDE DA FIESP

fonte: https://www.fiesp.com.br/

Mais um edifício famoso e super fotogênico da Paulista, a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo foi construída para se sobressair e se tornar um símbolo do desenvolvimento econômico do estado – inclusive foi feito um concurso para escolha do projeto arquitetônico. O resultado, inaugurado em 1979, foi esse prédio em formato de pirâmide – são 16 andares que abrigam, além da sede da FIESP, um centro cultural, o SESI, um SENAI e diversos sindicatos.

Localização: 

Av. Paulista, 1313 – (11) 3549.4499www.fiesp.com.br

7- MASP (Museu de Arte de São Paulo)

fonte: iStock/Getty Images

Ok, esse não é um programa 100% gratuito – para entrar no MASP é preciso comprar ingresso (com exceção da primeira quarta-feira do mês, quando a entrada é mesmo gratuita), mas admirar o incrível prédio projetado por Lina Bo Bardi e perambular pela feirinha de antiguidades que acontece aos domingos no vão do prédio é totalmente grátis. 

Considerado um marco da arquitetura do século 20, o imponente prédio de vidro e concreto foi inaugurado em 1968 e abriga uma coleção de mais de 11 mil obras de arte, entre pinturas, esculturas, fotografias, objetos e vídeos, e é paisagem sempre presente em manifestações políticas, artísticas ou protestos que acontecem na avenida Paulista.

feira de antiguidades no vão do MASP

Já estivemos lá numa exposição da pintora Tarsila do Amaral e foi incrível – os detalhes da nossa visita estão neste post: MASP + AVENIDA PAULISTA COM CRIANÇAS

Localização: 

Av. Paulista, 1578 – (11) 3149.5959masp.org.br

8- PARQUE TRIANON (Parque Tenente Siqueira Campos)

fonte: https://g1.globo.com/

Localizado praticamente em frente ao MASP, o Parque Tenente Siqueira Campos (que é mais conhecido como Parque Trianon) nasceu praticamente junto com a Avenida Paulista, no longínquo ano de 1893, e virou hoje um oásis verde em meio aos inúmeros prédios da Paulista e arredores. Projetado por um paisagista inglês e um francês, seus caminhos são formados por pedras portuguesas, abrigando muitas árvores centenárias e diversas esculturas famosas – uma delas o Fauno, de Victor Brecheret. É uma boa opção para dar uma respirada no meio de um passeio pela avenida, e aos domingos há uma feira de artesanato que ocupa toda a calçada em frente aos portões do parque.

Curiosidade: o nome Trianon vem de um antigo clube que ocupava a área onde hoje é o MASP. Até meados da década de 50, o parque se integrava a um belvedere do outro lado da avenida, considerado muito chique e que era ponto de encontro da elite paulistana.

Localização: 

R. Peixoto Gomide, 949 (altura do nº 1500 da Av. Paulista) – (11) 3253.4973 | 3289.2160http://cidadedesaopaulo.com/v2/atrativos/parque-tenente-siqueira-campos-trianon

9- CONJUNTO NACIONAL

fonte: https://vejasp.abril.com.br/

Ocupando todo um quarteirão e misturando uso residencial e comercial, o complexo do Conjunto Nacional comporta cinemas, teatro, restaurantes, lojas, farmácias, academia e nossa queridinha: a Livraria Cultura, a maior livraria da América Latina em área construída. É uma delícia se perder entre seus corredores, relaxar nos pufes, levar as crianças para explorar a área infanto-juvenil e subir e descer as famosas escadas dessa livraria tão famosa de São Paulo. 

[atualização março/2023] Em fevereiro de 2023 foi decretada a falência da Livraria Cultura, que já vinha sofrendo para se manter há alguns anos. Com a notícia, muitas editoras passaram a recolher seus livros, temendo que fossem considerados patrimônio da livraria. A livraria recorreu da decisão e ainda está aberta, mas praticamente vazia.

Tudo no Conjunto Nacional é gigante: calcula-se que mais de 40 mil pessoas circulem por ali todos os dias, numa área de mais de 110 mil m2 de área construída, usando seus 24 elevadores e suas mais de 700 vagas de garagem. 

Com frequência também há exposições temporárias nos corredores do Conjunto Nacional, assim como no corredor principal fica uma fileira de orelhões telefônicos (praticamente itens de museu em tempos que todos temos celulares, não é mesmo?)

Curiosidade: O presidente Juscelino Kubitschek esteve presente na inauguração da primeira etapa do projeto, em 1958.

Localização: 

Av. Paulista, 2074 – (11) 3179.0109ccn.com.br

10- INSTITUTO MOREIRA SALLES

fonte: https://vejasp.abril.com.br/

O último ponto dessa lista é também um dos mais recentes – inaugurado em setembro de 2017, esse lindo prédio de 9 andares, todos com pé-direito duplo e projetado com conceitos sustentáveis, já ganhou prêmios de arquitetura e permite fotos bem panorâmicas da Paulista a partir de seus vãos livres no 5o andar.

Dentro dele há um enorme acervo de fotografias e vídeos, exposições temporárias, uma biblioteca incrível (que pode ser vista através das paredes de vidro), cinema e loja.

Curiosidade: o IMS foi criado por Walther Moreira Salles, banqueiro e empresário, fundador do Unibanco. Seus 4 filhos (um deles o premiado cineasta Walther Salles Jr) hoje fazem parte do conselho do instituto, que tem também unidades em Poços de Caldas (MG) e no Rio de Janeiro.

Localização: 

Av. Paulista, 2424 – (11) 2842.9120ims.com.br/unidade/sao-paulo/

>> Imaginem só que interessante um roteiro guiado pelo centro de São Paulo, e ainda de graça! O blog Let´s Fly Away fez esse passeio e conta como foi: Free Walking Tour em São Paulo

Reserve sua hospedagem em São Paulo pelo Booking

Booking.com

Reserve visitas guiadas e transfers em São Paulo pelo nosso parceiro Civitatis!


Passeios gratuitos, qual viajante não adora? Confira aqui uma lista deles em outras cidades do Brasil e do mundo:


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

43 respostas

  1. Que post bacana! Adorei ver a Paulista com estes olhos, não imaginava que tinha tantas coisas legais e gratuitas ao longo da Avenida! Ótimas dicas, beijos

    Pati

  2. Que interessante esse post sobre 10 PONTOS TURÍSTICOS GRATUITOS NA AVENIDA PAULISTA. Eu sou apaixonada pela cidade de São Paulo e muitos falam que é porque eu nunca morei! Só sei que como turista eu amo!

  3. Pena que só vi agora, porque certamente teria passado em uns lugares extras na minha última viagem, mas sempre voltamos e vou bater ponto no que faltou em breve!

  4. Muito bacana suas dicas dos 10 pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista, conheço somente a Japan House e a Casa das Rosas, então preciso voltar à São Paulo para completar com mais estas 8 super dicas. Gostei demais!

  5. Amei esse post! Eu adoro a avenida paulista mas não sabia de todos esses 10 pontos turísticos gratuitos. Já quero ir com os pequenos. Agora, acredita que tem uma estátua estátua de Greeting Man em Montevidéu também?

  6. A Avenida Paulista é tudo, realmente o coração da cidade. Eu amo ver as fotos antigas, é muito impressionante… Já visitei todos os pontos turísticos que você menciona, e sempre que dá vou dar algum rolê por lá. Meu queridinho é o Itaú Cultural 🙂

  7. A Avenida Paulista é um de meus cantinhos favoritos em São Paulo. O Sesc é um lugar incrível, pois além do mirante tem a brinquedoteca que meus sobrinhos adoraram.

  8. Um ícone de São Paulo! Que post bacana e indispensável para uma primeira visita (ou mesmo adicionais) na Avenida Paulista! Muito legal, parabéns!!

  9. Adorei as dicas de pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista. Não conhecia o Espaço Cultural Coreano. Fiquei bem curiosa para visitar.

  10. Um dos meus lugares preferidos em São Paulo, não só pela variedade de shoppings e feiras nas ruas adjacentes, quem for a São Paulo não pode perder ao menos nem um ponto turístico da sua lista!

  11. Eu adoro a Aevinda Paulista! Da sua lista não conheço o Centro Cultural Coreano. Na verdade eu nem sabia da existência desse ponto turístico! Já deixei anotado para a minha próxima visita! Abraços!

  12. Adorei ver os pontos turisticos gratuitos na avenida paulista. Não sabia que essa avenida paulista contava com tantas atrações legais.

  13. Impressionante a quantidade de pontos turísticos na Avenida Paulista! E ainda gratuitos! Quero muito conhecer o Centro Cultural Coreano e a Japan House assim que a pandemia passar!

  14. Adorei conhecer os pontos turísticos da Av Paulista com você! Não vejo a hora de poder ir lá tirar fotos lindas tbm. Obrigada por compartilhar suas dicas

  15. A Avenida Paulista é o coração da cidade realmente não tem como não amar e não se divertir, tem tudo que a gente precisa, tem parques, restaurantes, museus, é demais, amo muito!

  16. São Paulo é uma capital incrível e cheia de atrativos né? Eu estive em São Paulo há mais de décadas e não aproveitei todos estes 10 pontos turísticos na Avenida Paulista. Já estou guardando todas as dicas para a viagem futura. Adorei. Obrigada

  17. Adoro a Avenida Paulista! Mas não conheço todas essas atrações! Bora lá aproveitar as dicas! Um lugar que não deixo de ir por lá é na Boutique da Bauducco hahaha

  18. Muita coisa pra ver e fazer na Avenida Paulista né?! E ainda de graça, melhor ainda. Dessa lista de 10 pontos turísticos, não vimos todos e fiquei curiosa em conhecer o Instituto Moreira Salles, achei bem bonito.

  19. Eu já estive muitas vezes em São Paulo e na Avenida Paulista, mas nunca a turismo. Agora estou planejando uma viagem para conhecer a cidade de verdade e fiquei muito feliz por ter encontrado seu blog! Obrigada por compartilhar tanta dica boa!

  20. Eu nunca me canso de revisitar os pontos turísticos na Avenida Paulista.

    Sempre que estou passando por lá e tenho alguns minutos sobrando, aproveito para entrar em algum lugar legal.

    Apesar de não ser exatamente na Avenida Paulista (mas fica bem perto!), outro lugar gratuito que eu gosto bastante é o Centro Cultural São Paulo.

    O Centro Cultural Coreano eu fiquei sabendo este dias, ainda não consegui visitar.

    Obrigado pelas dicas!

  21. Eu amo me hospedar na av Paulista e arredores, sempre quando vou a São Paulo. Um dos motivos é pela concentração cultural no lugar. Fiquei super curiosa em conhecer o Centro Cultural Coreano, o único da lista que ainda não fui.
    Quais desses, que você citou, é o seu preferido?

  22. Dos pontos turísticos gratuitos que você listou, alguns eu adoro ir, como o Masp e o Sesc. Mas outros nunca tinha ouvido falar, como este instituto coreano, por exemplo. A Avenida Paulista é um dos meus lugares preferidos de São Paulo. Preciso voltar a passear por lá.

  23. Gosto muito desses ‘antes e depois’, e acho uma pena que tão poucas casas tenham sobrevivido à especulação imobiliária. Eu costuma andar na avenida Paulista nos anos 90, mas agora está muito melhor, com todos os pontos turísticos gratuitos, museus e o parque que ela vira aos domingos. Quase me deu saudade de morar em SP, mas já passou rsrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *