10 pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista

quarta-feira, 3 de março de 2021

A Avenida Paulista é um dos símbolos mais importantes da cidade de São Paulo e concentra um sem número de atrações interessantes para quem visita a cidade. Seus quase 3 km de extensão abrigam museus, restaurantes, consulados, sedes de bancos e importantes empresas, shoppings, escolas, igrejas e até um parque, uma manchinha verde em meio a um mar de edifícios.
Vendo a avenida hoje é até difícil imaginar como era na época da sua inauguração, em 1891: planejada para que os ricos fazendeiros e prósperos homens de negócio construíssem suas suntuosas residências, tinha apenas terrenos vazios separados por cercas. Mas já começou elegante, pois essa era a intenção desde sempre - que fosse uma avenida imponente e importante para a cidade.
Avenida Paulista em 1902 (fonte: g1.globo.com)

Foi só a partir da década de 50 que a vocação residencial da avenida Paulista começou a ficar para trás e as mansões passaram a dar lugar aos prédios comerciais. Aos poucos, os casarões foram dando lugar a prédios imponentes, bancos e empresas foram mudando suas sedes do centro para a avenida, o MASP inaugurado, estações de metrô deixaram a famosa avenida cada vez mais acessível. Até que finalmente chegamos ao que é hoje: um ponto turístico e símbolo da riqueza financeira e cultural da capital paulista.
vista aérea da Paulista em 1970 (fonte: g1.globo.com)

E uma das coisas mais bacanas da Paulista é que há muito o que ver e fazer de graça! Aos domingos ela se fecha aos veículos e vira um grande parque, com muita gente caminhando, pedalando, andando de patins ou patinetes... famílias de todos os tipos e cores, músicos se apresentando nas esquinas, gente de todas as nacionalidades. Nós adoramos passear por lá e vamos agora listar alguns pontos mais legais para uma paradinha estratégica! 
fonte: Associação Paulista Viva

1- CASA DAS ROSAS - ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
fonte: http://www.cultura.sp.gov.br/
Um remanescente das antigas mansões da Avenida Paulista, a Casa das Rosas foi construída em 1935, permanecendo como residência da família do famoso arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo até meados de 1980. Ameaçada de demolição, a mansão acabou preservada numa ação até então inédita - uma parte do terreno foi liberada para a construção de um prédio comercial, enquanto a casa e parte do jardim foram restaurados e transformados em espaço cultural pelo Estado de São Paulo no aniversário de 100 anos da avenida, em 1991. A partir de 2004, a Casa das Rosas passou a ser Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, oferecendo vários cursos, oficinas, palestras, apresentações literárias, etc e funcionando como museu gratuito destinado à difusão de artes diversas.
A casa e o jardim são lindos (é permitido entrar com animais dentro dos jardins), e o espaço abriga também um café e uma livraria.
Localização: Av. Paulista, 37 • (11) 3285.6986 | 3288.9447

2- JAPAN HOUSE
fonte: https://www.hypeness.com.br/
Localizada do lado oposto à Casa das Rosas, a Japan House São Paulo foi inaugurada em maio de 2017 como parte de uma iniciativa do governo japonês de difusão da cultura japonesa em outros países - além de São Paulo, há também Japan Houses em Londres e Los Angeles.
O prédio foi projetado pelo arquiteto Kengo Kuma, com a fachada feita de cedro japonês com mais de 70 anos e painéis em malha cobertos com papel japonês artesanal - e é uma atração por si só. Dentro há duas lojas de artigos japoneses, um restaurante, um café e dois espaços para exposições temporárias, além de uma programação cultural intensa: workshops, clubes de leitura, apresentações musicais... no site é possível consultar a programação completa e atualizada.
Nós estivemos lá no início de 2020 e conferimos as lindas exposições que estavam então em cartaz - o post da nossa visita é este: JAPAN HOUSE: PROGRAMA GRATUITO EM SÃO PAULO
Localização: 
Av. Paulista, 52 • (11) 3090.8900 

3- SESC AVENIDA PAULISTA
fonte: https://www.archdaily.com.br/
O endereço privilegiado confere a essa unidade do SESC um charme a mais - além de toda a programação cultural e serviços oferecidos normalmente pelas unidades SESC, estar no ponto mais importante da capital já é por si só uma atração. Contando com biblioteca, academia, serviços odontológicos para os associados, o SESC da Avenida Paulista tem também um amplo espaço dedicado a tecnologia e artes e uma programação variada de oficinas, cursos, palestras e exposições dentro de seu amplo prédio.
O mirante, no topo do edifício, tem uma vista privilegiada da avenida.
Localização: 
Av. Paulista, 119 • (11) 3170.0800

4- CENTRO CULTURAL COREANO
fonte: http://brazil.korean-culture.org/
Inaugurado em 2019, o que chama a atenção no prédio de linhas austeras do Centro Cultural Coreano na Av. Paulista é a impressionante estátua Greeting Man - um gigantesco homem asiático nu ligeiramente inclinado, como que cumprimentando as pessoas que passam pela rua, simbolizando (de acordo com seu autor) a paz e a harmonia entre as pessoas. 
Criado com a intenção de expandir o conhecimento sobre a cultura coreana e apoiar um intercâmbio cultural entre Brasil e Coréia, o centro oferece aulas de coreano, taekwondo, K-pop e comida coreana, além de muitos materiais sobre o país e uma programação variável de exposições, filmes e apresentações artísticas.
Localização: 
Av. Paulista, 460 • (11) 2893.1098 
http://brazil.korean-culture.org/pt

5- EDIFÍCIO GAZETA (FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO)
fonte: https://www.tvgazeta.com.br/
Esse icônico edíficio da década de 50, com a famosa escadaria de 32 degraus e seu painel em alto-relevo na fachada, é hoje o maior patrimônio físico da Fundação Cásper Líbero e um dos cartões postais mais famosos da Avenida Paulista, e onde circulam em média 20 mil pessoas por dia. 
Seus 14 andares abrigam, além da sede da própria fundação, a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, um curso pré-vestibular, os estúdios da Rádio e da TV Gazeta e um cinema. No alto do prédio fica a torre da TV, a 85 m de altura, e até hoje a sirene, símbolo do jornal A Gazeta, toca ao meio-dia. Sem dúvida, um lugar cheio de história e super presente nos noticiários.
Curiosidade: Cásper Líbero, morto aos 54 anos em um acidente, não era casado nem tinha herdeiros, e determinou em testamento a criação da fundação em seu nome. Está sepultado no Obelisco de São Paulo, junto aos heróis da revolução de 32. 
Localização: 
Av. Paulista, 900 • (11) 3170.5643 

6- SEDE DA FIESP
fonte: https://www.fiesp.com.br/
Mais um edifício famoso e super fotogênico da Paulista, a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo foi construída para se sobressair e se tornar um símbolo do desenvolvimento econômico do estado - inclusive foi feito um concurso para escolha do projeto arquitetônico. O resultado, inaugurado em 1979, foi esse prédio em formato de pirâmide - são 16 andares que abrigam, além da sede da FIESP, um centro cultural, o SESI, um SENAI e diversos sindicatos.
Localização: 
Av. Paulista, 1313 • (11) 3549.4499

7- MASP (MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO)
fonte: iStock/Getty Images
Ok, esse não é um programa 100% gratuito - para entrar no MASP é preciso comprar ingresso (com exceção da primeira quarta-feira do mês, quando a entrada é mesmo gratuita), mas admirar o incrível prédio projetado por Lina Bo Bardi e perambular pela feirinha de antiguidades que acontece aos domingos no vão do prédio é totalmente grátis. 
Considerado um marco da arquitetura do século 20, o imponente prédio de vidro e concreto foi inaugurado em 1968 e abriga uma coleção de mais de 11 mil obras de arte, entre pinturas, esculturas, fotografias, objetos e vídeos, e é paisagem sempre presente em manifestações políticas, artísticas ou protestos que acontecem na avenida Paulista.
Já estivemos lá numa exposição da pintora Tarsila do Amaral e foi incrível - os detalhes da nossa visita estão neste post: MASP + AVENIDA PAULISTA COM CRIANÇAS
Localização: 
Av. Paulista, 1578 • (11) 3149.5959

8- PARQUE TRIANON
fonte: https://g1.globo.com/
Localizado praticamente em frente ao MASP, o Parque Tenente Siqueira Campos (que é mais conhecido como Parque Trianon) nasceu praticamente junto com a Avenida Paulista, no longínquo ano de 1893, e virou hoje um oásis verde em meio aos inúmeros prédios da Paulista e arredores. Projetado por um paisagista inglês e um francês, seus caminhos são formados por pedras portuguesas, abrigando muitas árvores centenárias e diversas esculturas famosas - uma delas o Fauno, de Victor Brecheret. É uma boa opção para dar uma respirada no meio de um passeio pela avenida, e aos domingos há uma feira de artesanato que ocupa toda a calçada em frente aos portões do parque.
Curiosidade: o nome Trianon vem de um antigo clube que ocupava a área onde hoje é o MASP. Até meados da década de 50, o parque se integrava a um belvedere do outro lado da avenida, considerado muito chique e que era ponto de encontro da elite paulistana.
Localização: 
R. Peixoto Gomide, 949 (altura do nº 1500 da Av. Paulista) • (11) 3253.4973 | 3289.2160

9- CONJUNTO NACIONAL
fonte: https://vejasp.abril.com.br/
Ocupando todo um quarteirão e misturando uso residencial e comercial, o complexo do Conjunto Nacional comporta cinemas, teatro, restaurantes, lojas, farmácias, academia e nossa queridinha: a Livraria Cultura, a maior livraria da América Latina em área construída. É uma delícia se perder entre seus corredores, relaxar nos pufes, levar as crianças para explorar a área infanto-juvenil e subir e descer as famosas escadas dessa livraria tão famosa de São Paulo. 
Tudo no Conjunto Nacional é gigante: calcula-se que mais de 40 mil pessoas circulem por ali todos os dias, numa área de mais de 110 mil m2 de área construída, usando seus 24 elevadores e suas mais de 700 vagas de garagem. 
Com frequência também há exposições temporárias nos corredores do Conjunto Nacional, assim como no corredor principal fica uma fileira de orelhões telefônicos (praticamente itens de museu em tempos que todos temos celulares, não é mesmo?)
Curiosidade: O presidente Juscelino Kubitschek esteve presente na inauguração da primeira etapa do projeto, em 1958.
Localização: 
Av. Paulista, 2074 • (11) 3179.0109

10- INSTITUTO MOREIRA SALLES
fonte: https://vejasp.abril.com.br/
O último ponto dessa lista é também um dos mais recentes - inaugurado em setembro de 2017, esse lindo prédio de 9 andares, todos com pé-direito duplo e projetado com conceitos sustentáveis, já ganhou prêmios de arquitetura e permite fotos bem panorâmicas da Paulista a partir de seus vãos livres no 5o andar.
Dentro dele há um enorme acervo de fotografias e vídeos, exposições temporárias, uma biblioteca incrível (que pode ser vista através das paredes de vidro), cinema e loja.
Curiosidade: o IMS foi criado por Walther Moreira Salles, banqueiro e empresário, fundador do Unibanco. Seus 4 filhos (um deles o premiado cineasta Walther Salles Jr) hoje fazem parte do conselho do instituto, que tem também unidades em Poços de Caldas (MG) e no Rio de Janeiro.
Localização: 
Av. Paulista, 2424 • (11) 2842.9120

📌 Nós adoramos passear em São Paulo e temos muitos posts de passeios na cidade - vale conferir a lista completa aqui: O QUE FAZER EM SÃO PAULO COM CRIANÇAS: MUITAS DICAS!

📌 Passeios gratuitos, qual viajante não adora? Confira aqui uma lista deles em outras cidades do Brasil e do mundo:
↪ Em Belo Horizonte - Passeios Gratuitos com Crianças, pelo blog Expedições em Família
↪ Em Gramado e Canela - passeios gratuitos com crianças, pelo blog Felipe, o Pequeno Viajante
↪ Em Curitiba - passeios gratuitos com crianças, pelo blog Turismo em Família
↪ Em Paris - passeios gratuitos com crianças, pelo blog 6 Viajantes

📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍
Planeje sua viagem! 
Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.
🚗 Alugue um carro aqui: Rentcars
🛫 Compre passagens aéreas aqui: Passagens Promo
🏥 Contrate o seguro viagem aqui: Seguros Promo - use o cupom ENTREMOCHILAS5 e ganhe 5% de desconto!
📚 Compre livros e muito mais aqui: Amazon
📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍

- Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

20 comentários:

  1. Que post bacana! Adorei ver a Paulista com estes olhos, não imaginava que tinha tantas coisas legais e gratuitas ao longo da Avenida! Ótimas dicas, beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  2. Que interessante esse post sobre 10 PONTOS TURÍSTICOS GRATUITOS NA AVENIDA PAULISTA. Eu sou apaixonada pela cidade de São Paulo e muitos falam que é porque eu nunca morei! Só sei que como turista eu amo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Na nossa última visita a SP fomos só ao Kidzania, preciso voltar! 😍

    ResponderExcluir
  4. Pena que só vi agora, porque certamente teria passado em uns lugares extras na minha última viagem, mas sempre voltamos e vou bater ponto no que faltou em breve!

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana suas dicas dos 10 pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista, conheço somente a Japan House e a Casa das Rosas, então preciso voltar à São Paulo para completar com mais estas 8 super dicas. Gostei demais!

    ResponderExcluir
  6. Amei esse post! Eu adoro a avenida paulista mas não sabia de todos esses 10 pontos turísticos gratuitos. Já quero ir com os pequenos. Agora, acredita que tem uma estátua estátua de Greeting Man em Montevidéu também?

    ResponderExcluir
  7. A Avenida Paulista é tudo, realmente o coração da cidade. Eu amo ver as fotos antigas, é muito impressionante... Já visitei todos os pontos turísticos que você menciona, e sempre que dá vou dar algum rolê por lá. Meu queridinho é o Itaú Cultural :)

    ResponderExcluir
  8. A Avenida Paulista é um de meus cantinhos favoritos em São Paulo. O Sesc é um lugar incrível, pois além do mirante tem a brinquedoteca que meus sobrinhos adoraram.

    ResponderExcluir
  9. Um ícone de São Paulo! Que post bacana e indispensável para uma primeira visita (ou mesmo adicionais) na Avenida Paulista! Muito legal, parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas de pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista. Não conhecia o Espaço Cultural Coreano. Fiquei bem curiosa para visitar.

    ResponderExcluir
  11. De todos da lista eu so não conheço o Centro Cultural Coreano. Espero ir conhecer em breve assim que tudo reabrir novamente

    ResponderExcluir
  12. Um dos meus lugares preferidos em São Paulo, não só pela variedade de shoppings e feiras nas ruas adjacentes, quem for a São Paulo não pode perder ao menos nem um ponto turístico da sua lista!

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro a Aevinda Paulista! Da sua lista não conheço o Centro Cultural Coreano. Na verdade eu nem sabia da existência desse ponto turístico! Já deixei anotado para a minha próxima visita! Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Adorei ver os pontos turisticos gratuitos na avenida paulista. Não sabia que essa avenida paulista contava com tantas atrações legais.

    ResponderExcluir
  15. Impressionante a quantidade de pontos turísticos na Avenida Paulista! E ainda gratuitos! Quero muito conhecer o Centro Cultural Coreano e a Japan House assim que a pandemia passar!

    ResponderExcluir
  16. Adorei conhecer os pontos turísticos da Av Paulista com você! Não vejo a hora de poder ir lá tirar fotos lindas tbm. Obrigada por compartilhar suas dicas

    ResponderExcluir
  17. A Avenida Paulista é o coração da cidade realmente não tem como não amar e não se divertir, tem tudo que a gente precisa, tem parques, restaurantes, museus, é demais, amo muito!

    ResponderExcluir
  18. São Paulo é uma capital incrível e cheia de atrativos né? Eu estive em São Paulo há mais de décadas e não aproveitei todos estes 10 pontos turísticos na Avenida Paulista. Já estou guardando todas as dicas para a viagem futura. Adorei. Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Adoro a Avenida Paulista! Mas não conheço todas essas atrações! Bora lá aproveitar as dicas! Um lugar que não deixo de ir por lá é na Boutique da Bauducco hahaha

    ResponderExcluir
  20. Muita coisa pra ver e fazer na Avenida Paulista né?! E ainda de graça, melhor ainda. Dessa lista de 10 pontos turísticos, não vimos todos e fiquei curiosa em conhecer o Instituto Moreira Salles, achei bem bonito.

    ResponderExcluir