Search

Como é o Museu das Ilusões em São Paulo

Conteúdo atualizado em 29 de maio de 2023

Que tal conhecer um museu inusitado, cujo maior atrativo é dar um nó na nossa visão e enganar nosso cérebro direitinho? Pois assim é o Museu das Ilusões, localizado no Shopping Eldorado em São Paulo.

Seus experimentos são pura enganação e vão render situações e fotos muito divertidas!

Como é o Museu das Ilusões

Mas afinal, do que se tratam essas tais ilusões que dão nome ao museu? São ilusões de óptica, que “enganam” nosso cérebro e rendem experimentos (e fotos) muito interessantes, pois nossa cabeça tende a ajustar o que vemos a memórias e conhecimentos que façam sentido – mesmo que o que nossos olhos estejam vendo não faça sentido .

um vaso ou duas pessoas de frente uma para a outra?

O Museu das Ilusões em São Paulo é o primeiro museu desse tipo na América Latina. O acervo foi inspirado em outros museus de ciências e de ilusão de óptica que existem no mundo, e os experimentos ficam espalhados em diferentes salas – em cada uma há um monitor que explica como funcionam os experimentos daquela sala e qual o melhor lugar para tirar fotos.

Há também marcações no chão (um desenho de câmera fotográfica) para indicar o ângulo exato para ver a “ilusão” perfeita – no caso de experimentos com cadeiras, como o da entrada do museu, o ponto certo é essencial.

grande e pequeno são muito relativos

As salas são amplas e o número de visitantes é bem limitado, o que evita filas e aglomerações em frente aos experimentos. Havia álcool gel disponível em todas as salas e vimos os monitores limparem com frequência os locais onde os visitantes colocam as mãos, assim como eles limpavam as próprias mãos antes e depois de tocarem nos nossos celulares (em várias situações eles se oferecem para tirar as fotos).

Alguns dos experimentos mais interessantes são aqueles imersivos: o túnel colorido, onde ficamos parados mas temos a sensação que estamos nos movimentando; a casa invertida, que rende fotos muito engraçadas; todos que envolvem espelhos, pois a ilusão é infinita.

Os painéis também rendem ótimas fotos: nós surfamos, ficamos presos dentro de uma garrafa, entramos ou caímos num túnel infinito, sorrimos ao lado de um T-Rex – e por fim demos um reset na vida, que não anda fácil pra ninguém!

No corredor final ficam expostas imagens famosas de ilusões de óptica, como a do garfo (3 ou 4 dentes?) e do elefante (quantas pernas ele tem?), além do piso que dá a sensação de estar em movimento e dois quadros de realidade aumentada – o das vaquinhas sendo abduzidas é muito bom!

Em resumo: o Museu das Ilusões é um ótimo programa para a família toda – especialmente as crianças da faixa etária dos malinhas (8 e 11 anos) vão curtir, por já entenderem um pouco como os experimentos funcionam.

Onde comprar os ingressos para o Museu das Ilusões

Os ingressos podem ser comprados direto no local ou pelo site Sympla (com taxa de conveniência).

Os preços variam conforme o número de ingressos – nós compramos o combo familiar de 4 ingressos, que saiu mais em conta. Escolas têm preços diferenciados, vale consultar diretamente o site do museu.

Localização e horários do Museu das Ilusões

Em São Paulo, o museu fica localizado no Shopping Eldorado – 3o piso. Nós fomos de carro e não foi difícil encontrar um lugar para estacionar numa das ruas próximas à Av. Rebouças, mas é possível estacionar dentro do shopping. De metrô, a estação mais próxima é a Faria Lima.

Além de São Paulo, o Museu das Ilusões também está fazendo curtas temporadas em outras cidades, vale acompanhar pelo Instagram as últimas notícias: @museudasilusoes.

>> Museu é lugar de criança sim! Temos muitos posts de museus diversos, e um post com alguns dos nossos museus preferidos.

>> A gente adora passear em São Paulo – e temos um post só com dicas do que fazer em São Paulo com crianças.

Encontre sua hospedagem em São Paulo no nosso parceiro Booking.

Booking.com

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

36 respostas

  1. O Museu das Ilusões parece mesmo o programa perfeito para fazer em família! Pelas fotos, as crianças amaram, né? Nunca fui a um, e agora entrou para minha lista!

  2. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar deste Museu das Ilusões!

    Parece ser uma atração incríveis tanto para crianças como para adulto. Ao menos eu adoro esse tipo de museu!

    Vou me programar para visitá-lo assim que possível!

    Adorei a dica!

  3. Que legal o museu das ilusões em SP, eu fui em um em Foz do Iguaçú, e achei mega divertido !! com certeza já quero conhecer esse

  4. Adorei. Moro em São Paulo e não sabia da existência desse Museu das Ilusões. Muito legal. Assim que acabar a pandemia, quero ir lá.

  5. Amei as informações sobre o Museu das Ilusões. Logo que for a São Paulo vou me programar para conhecer. Adoro esse tipo de museu.

  6. São Paulo sempre com ótima opções para as famílias. O Museu das Ilusões entraria facinho no nosso roteiro, um passeio super divertido pra relaxar de tudo. E é o primeiro museu da América Latina, então uma atração imperdível. Adorei as fotos, vi que todos se divertiram bastante.

  7. Que ótima notícia saber que o Museu de Ilusões chegou a São Paulo. Eu visitei o museu em Toronto e foi super divertido. Além de render ótimas fotos e vídeos, ser totalmente interativo ganhou meu coração. Pelo que vi no seu relato, muitas atrações estão presentes em SP. Recomendarei aos amigos.

  8. Acho bem bacana este tipo de museu, que mexe com nossas sensações. O Museu das Ilusões em São Paulo parece mesmo ser fantástico e um ótimo passeio para se fazer com as crianças. É o brincar com a imaginação, com as sensações através da perspectiva das ilusões. Adoraria levar minha filha para conhecer!

  9. Que demais esse museu das Ilusões. Meus pequenos iriam curtir demais esse passeio. Adorei a dica. Vontade de voltar em SP.

  10. Adorei saber como é o Museu das Ilusões em São Paulo, já tinha ouvido falar dele, mas ver as fotos e sua experiência me fez ter vontade de visitá-lo, um passeio divertido, principalmente em família.

  11. Que programa divertido o Museu das Ilusões em São Paulo! Em 2019 tivemos um nesse estilo aqui no Rio, mas que tinha apenas a parte das imagens para fotografar (como aquela do surf). Infelizmente, o museu fechou por conta da pandemia. Quero muito visitar quando estiver por aí!

  12. Poxa, que pena que ao visitar São Paulo eu não sabia da existência do Museu das Ilusões. Quando voltar à cidade, vou levar minhas filhas.

  13. Nossa, muito muito legal mesmo! Feliz de saber que tem mais essa opção em São Paulo. Assim que possível vou visitar com certeza! Obrigada por compartilhar!

  14. Não conheço o Museu das Ilusões de São Paulo, ficou anotado para minha próxima visita a cidade. Eu até cheguei a conhecer o do Rio, quando estava recentemente inaugurado um pouco antes do "estouro" da pandemia e nem sei mais como estão as coisas agora, Vida longa aos museus e as experiências.
    beijos

  15. Olha que eu conheço muitos museus em São Paulo e nunca ouvi falar desse museu. Vi que está localizado no shopping Eldorado. Sabe dizer se ele será um museu fixo ou temporário?

    Adorei as salas com muitas técnicas de como iludir o ollhar de uma pessoa, super legal!

    1. É temporário, Dani, mas não divulgaram até quando ficará no shopping (pelo menos não que eu tenha visto, talvez no site haja informações mais recentes). Vá conhecê-lo sim, é uma experiência bem bacana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *