Search

6 séries infanto-juvenis inspiradas em livros

Conteúdo atualizado em 30 de novembro de 2023

São muitos os filmes e séries que têm sua origem em livros de sucesso. E no caso de livros infantis e infanto-juvenis, há atualmente uma boa safra de séries disponíveis na Netflix que são tão boas ou até melhores que os livros de origem – afinal, uma série com vários episódios e normalmente com mais de uma temporada precisa de muito enredo e diversas tramas secundárias que nem sempre estão nos livros. 

Como ainda estamos bastante limitados quanto a sair de casa e viajar de verdade, vamos continuar viajando sem sair de casa através de livros, filmes e séries – e por isso selecionamos aqui neste post algumas séries que os malinhas adoram e que podem inspirar outras crianças a viajar por aí, todas baseadas em livros muito bacanas.

1- ANNE COM E (3 temporadas)

Anne com E é um caso de série que superou o livro. O livro infanto-juvenil Anne de Green Gables, escrito pela autora canadense Lucy Maud Montgomery em 1908 é muito bem escrito e repleto de descrições incríveis da região onde a órfã Anne vai viver após passar anos em um orfanato, mas a série partiu desse ponto e foi muito além em suas 3 temporadas. Amizade, empatia, feminismo, tudo isso é abordado nos episódios dessa série que vale muito a pena ser assistida em família. Além das lindas paisagens, onde acompanhamos o passar das estações através da vida da protagonista Anne.

A série da Netflix se baseia no primeiro livro, que vai apenas até a protagonista completar 16 anos, mas a coleção de livros sobre a vida da órfã Anne tem 8 volumes e acompanha o restante de sua vida adulta. Veja a coleção completa aqui: Kit Anne com 8 Volumes

Para viajar sem sair de casa: a história se passa na ilha Prince Edward, no Canadá. Na série, a fazenda onde Anne vai morar realmente existe e fica em Pickering, na província de Ontario.

2- JURASSIC WORLD: ACAMPAMENTO JURÁSSICO (5 temporadas)

A trilogia Jurassic Park fez muito sucesso nos cinemas na década de 90 e o primeiro filme, dirigido por Steven Spielberg, é um clássico insuperável (e adorado aqui em casa). Os desdobramentos dele – os filmes Jurassic World, cuja terceira e última parte foi lançada em 2022 – também foram um sucesso mundial. O que nem todo mundo sabe é que a ideia que os dinossauros poderiam ser recriados a partir de pedaços de DNA encontrados em insetos fossilizados em âmbar vem de um livro do consagrado autor Michael Crichton, também chamado Jurassic Park, publicado originalmente em 1990 e já reeditado várias vezes. 

A obra mais recente baseada no livro (e ligada mais aos recentes filmes Jurassic World) é a animação Acampamento Jurássico. Os malinhas maratonaram as duas primeiras temporadas assim que foram lançadas, e posso dizer que, apesar de ser uma série infantil, é muito bem feita e com um enredo perfeito para capturar a atenção dos pequenos que gostam de aventura.

Para viajar sem sair de casa: a história se passa na ilha Nublar, uma ilha fictícia que supostamente pertence à Costa Rica. Nos filmes foram utilizadas imagens de uma ilha pertencente às Ilhas Canárias, um arquipélago perto do Marrocos pertencente à Espanha.

3- GIGANTOSSAURO (1 temporada)

Uma animação fofa baseada num livro adorável – Gigantossauro, do autor Jonny Duddle, foi lido e relido à exaustão aqui em casa (e foi mencionado nesse post: 9 LIVROS SOBRE DINOSSAUROS + 1 SOBRE O UNIVERSO – UMA VIAGEM JURÁSSICA). A história dos 4 dinossaurinhos acabou de virar uma série, onde os amigos enfrentam perigos e vivem muitas aventuras, sempre às voltas com o terrível gigantossauro. Mais voltado para o público infantil (cada episódio tem apenas 12 minutos), mas os dinolovers mais velhos (como o meu) vão gostar mesmo assim.

Na série, os dinossaurinhos não mudam de cara, mas mudam de nome e de gênero – ao invés de quatro meninos, passam a ser dois meninos e duas meninas. O assustador gigantossauro também aparece muito mais que no livro, assim como os velociráptores, que nem constam no livro.

Para viajar sem sair de casa: o tal gigantossauro nunca existiu, foi inventado pelo autor do livro misturando características de alguns dinossauros carnívoros para deixá-lo bem assustador. Também não há registro que as espécies dos dinossaurinhos do livro fossem amigas umas das outras, mas quem liga pra isso quando são filhotes fofinhos?

4- AS ÉPICAS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA (3 temporadas)

A série de livros das Aventuras do Capitão Cueca é muito conhecida das crianças. Elas normalmente adoram as travessuras da dupla Jorge e Haroldo, que só sabem aprontar na escola – inclusive transformando o sisudo e implicante diretor da escola no impagável super-herói Capitão Cueca. O primeiro livro deu origem a um filme em 2017, que manteve o tom escrachado e irônico dos livros. A série da Netflix, que conta com 3 temporadas, também é bem fiel à marca registrada dos livros: muitas travessuras e piadinhas (algumas escatológicas) dos amigos Jorge e Haroldo, sempre se metendo em confusões.

Para viajar sem sair de casa: os meninos estudam numa escola primária (estão no 4o ano) tipicamente americana, com todos aqueles estereótipos que conhecemos: o aluno nerd, os populares, as intrigas da hora do almoço…

5- DESVENTURAS EM SÉRIE (3 temporadas)

A série de 13 livros de Desventuras em Série conta as aventuras de três irmãos órfãos, às voltas com seu único parente vivo – o maligno Conde Olaf – que faz de tudo para pôr as mãos na herança dos irmãos. A narrativa é sempre pouco convencional e bem irônica, num tom de realismo fantástico com muitas referências a personalidades famosas e locais conhecidos, embora não seja possível precisar onde nem quando se passam as histórias exatamente. 

Na adaptação da Netflix esse tom meio absurdo se mantém, com a participação de vários atores famosos, assim como o clima sombrio dos livros é traduzido numa atmosfera permanentemente cinzenta. Aqui em casa as opiniões divergiram: minha filha mais velha (11 anos) ama a série; já o menor (8 anos) não gostou, provavelmente porque teve dificuldade de entender as sutilezas da história.

Os livros também ganharam uma adaptação cinematográfica em 2005, com Jim Carrey como Conde Olaf (na série, quem faz o conde é Neil Patrick Harris, famoso por How I Met Your Mother).

Para viajar sem sair de casa: há referência a alguns lugares – como Peru, Arizona (nos EUA) e Winnipeg (Canadá) – mas os cenários meio góticos não se encaixam em nenhum lugar conhecido de fato.

6- DRAGÕES: CORRIDA ATÉ O LIMITE (6 temporadas)

Os conhecidos personagens da trilogia Como Treinar seu Dragão dos cinemas ganharam novas aventuras na série Dragões – Corrida até o Limite: as 6 temporadas mostram Soluço, Banguela e sua turma de vikings e respectivos dragões numa nova ilha, às voltas com a descoberta de diferentes criaturas e com um novo inimigo. 

O que pouca gente sabe é que todas essas histórias têm origem numa série de livros da autora inglesa Cressida Cowell, cujo primeiro volume se chama justamente Como Treinar o Seu Dragão e conta a história de Soluço Spantosicus Strondus III – um famoso herói viking que não era tão heroico assim quando menino. Diferente da adaptação para o cinema, onde os vikings eram inimigos mortais dos dragões, no livro os vikings já exerciam a arte de domar os dragões há séculos. São mais de 10 volumes, cada um contando uma diferente aventura do famoso Soluço Spantosicus Strondus III, sempre ilustrados e cheios de mapas e esquemas.

Na Netflix também está disponível Dragões – Equipe de Resgate, uma outra adaptação voltada para o público mais infantil – até os desenhos são mais fofinhos – só que com outra turma de protagonistas: os gêmeos Dak e Leyla e 5 dragões, sempre trabalhando juntos para resgatar outros humanos e dragões de perigos diversos.

Para viajar sem sair de casa: tanto os livros quanto as séries e os filmes são ambientados na Noruega, terra dos vikings – inclusive a autora dos livros diz que são traduções de antigos manuscritos noruegueses. A Ilha de Berk, onde tudo começa, existe mesmo e fica entre a Noruega, a Islândia e a Groenlândia, e na verdade é um lugar bem inóspito, com um vulcão ainda ativo e castigado por temperaturas polares e ventos congelantes o ano todo.

>>>> Todos os títulos dos livros citados neste post são clicáveis e levam ao site da Amazon, nosso parceiro. Comprando por um desses links, você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo atualizado e de qualidade! <<<<


MAIS DICAS PARA VIAJAR SEM SAIR DE CASA COM AS CRIANÇAS

Vale conferir também essa lista de livros infantis para quem ama viajar, no blog Uma Senhora Viagem.


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

4 respostas

  1. Não conhecia todas essas séries da Netflix! Meus pequenos vão adorar saber que elas foram inspiradas em livros infanto-juvenis. Ótima dica!

  2. Que legal! Não sabia que a Anne com
    E é inspirada em um filme! Adoro quando o filme/serie é inspirada em livros! Gosto de ler e ver o filme depois!

  3. Ai eu adorei a série Anne with E, não sabia que ela foi inspirada em livros infato juvenis. Adoro essas produções que podemos ver na netflix, tem tantas coisas boas para consumirmos por lá

  4. Adorei as indicações das 6 séries da Netflix inspiradas em livros infanto-juvenis, Cíntia! Algumas já vi alguns pequenos trechos, pra ver se são adequados à minha filha. Alguns ainda não são indicados pra ela, ainda. Mas quero muito ver logo com ela. Não conhecia este do Gigantosssauro, vou procurar pra ver com ela. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *