Search

Retrospectiva 2020 – o ano que todo mundo quer esquecer

Conteúdo atualizado em 11 de janeiro de 2023

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico – para dizer o mínimo – não podemos deixar a tradição de lado e fazer um post com nossa retrospectiva de viagens. Ainda mais porque começou cheio de esperança e expectativas boas, e as notícias daquela estranha “gripe chinesa” que povoavam os noticiários pareciam muito longe de nos afetar. Mal sabíamos nós a proporção tsunâmica que a tal gripe tomaria, e o tanto mais contagiosa e descontrolada que se tornaria, levando o mundo todo a uma situação inédita e até então inimaginável. 

um antes e depois bem modelo 2020

Coloquei no título “o ano que todo mundo quer esquecer” mas tenho certeza que não será esquecido tão cedo, especialmente por aqueles que perderam entes queridos. E fica aqui o nosso abraço apertado para essas pessoas 💕

👉 Confira também nossos posts dos anos anteriores: RETROSPECTIVA DE VIAGENS 2019 – UM ANO MODESTO MAS CHEIO DE DICASRETROSPECTIVA DE 2018 – OU O ANO QUE FOI BOM MAS PODIA TER SIDO MELHOR

Mas a ideia do post é ser positivo, na tentativa de lembrar que a vida é formada por ciclos – uns muito difíceis, outros mais fáceis – e que uma hora esse ciclo também vai ter um fim. Relembrar bons momentos também ajuda a manter o espírito mais positivo, assim como lembrar que das adversidades podem vir oportunidades que nunca cogitaríamos em tempos normais (parece meio papo furado de coach, mas às vezes isso é verdade).

Como disse antes, o ano começou promissor – fizemos uma deliciosa viagem no reveillón como há alguns anos não fazíamos. Fomos de carro até o sul da Bahia e passamos uma semana entre Prado e Cumuruxatiba, região conhecida como Costa das Baleias. Essa viagem rendeu 3 posts, abrangendo como chegar lá, guia de praias, principais passeios e muitas outras informações da região – tudo para ajudar quem estiver planejando se aventurar por ali:

↪ PRADO E CUMURUXATIBA: GUIA DE PRAIAS E PASSEIOS

↪ PRADO E CUMURUXATIBA: POUSADAS, RESTAURANTES E OUTRAS INFORMAÇÕES

↪ VIAGEM DE CARRO DE SÃO PAULO À BAHIA COM CRIANÇAS: NOSSA EXPERIÊNCIA

Ainda conseguimos aproveitar bastante as férias escolares no início do ano, antes que os locais públicos fossem fechados, e fizemos dois passeios muito bacanas em São Paulo: fomos conferir a exposição sobre a vida de Leonardo da Vinci no então recém-inaugurado MIS Experience, e estivemos também na Japan House da Avenida Paulista, uma incrível imersão na cultura japonesa.

👉 O MIS Experience continua fechado e a exposição agora pode ser vista online – link aqui

👉 A Japan House foi reaberta em outubro, e os detalhes do protocolo e das novas exposições podem ser conferidos aqui: Reabertura JHSP

Os posts completos das nossas visitas são esses:

↪ MIS EXPERIENCE COM CRIANÇAS – EXPOSIÇÃO LEONARDO DA VINCI

↪ JAPAN HOUSE: PROGRAMA GRATUITO EM SÃO PAULO

Ainda no começo do ano fizemos mais dois passeios bacanas próximos de casa. Num fim de semana fomos conhecer o Jardim dos Pinhais Ecoparque em Santo Antonio do Pinhal, vizinha menos badalada de Campos do Jordão, o que resultou neste post super completo da cidade: O que fazer em Santo Antonio do Pinhal, na serra da Mantiqueira.

E com a família completa retornamos ao Zooparque Itatiba, passeio que não fazíamos há alguns anos. Após a nossa visita em janeiro ficamos muito ansiosos para voltar pois estava para ser inaugurada uma nova atração, o Museu de Biodiversidade e Evolução, que prometia ser muito bacana – e cheio de dinossauros. A inauguração não foi em abril como planejado, mas sim na reabertura do zoo em setembro – compramos os ingressos numa promoção semanas antes e fomos conferir o museu, sendo um dos primeiros e únicos passeios que fizemos nos últimos meses. O post já está atualizado com informações do museu: COMO É O ZOOPARQUE ITATIBA NO INTERIOR DE SP

Mas em março as aulas foram suspensas, os lugares públicos fechados e nossa vida – e a de todos – virou de ponta-cabeça. Ficamos meses sem ver a família e saindo quase nada. O resultado foi um pet – nosso coelhinho Bolota 🐰 – e 2 posts com muitas reflexões, retrato do momento que estávamos vivendo. Interessante que muitos dos sentimentos que descrevi neles, lá em abril e maio, ainda permanecem.

↪ REFLEXÕES SOBRE ISOLAMENTO SOCIAL – COMO ESTÁ SENDO NOSSA EXPERIÊNCIA

↪ (NOVAS) REFLEXÕES SOBRE NOSSO ISOLAMENTO SOCIAL – 1 MÊS DEPOIS

A partir de agosto os lugares públicos voltaram a abrir paulatinamente e aproveitamos uma semana de férias escolares para passar alguns dias numa casa alugada no litoral norte aqui de São Paulo, perto de casa. Foi nossa primeira experiência de viagem após o início da pandemia, que originou dois posts: um contando como é a Praia da Lagoinha em Ubatuba e outro sobre viagem com distanciamento social.

Foram poucas as viagens de fato, mas como disse lá no início, das adversidades surgem algumas oportunidades – e dessa falta de viagens verdadeiras incrementamos a seção Outras Viagens do blog. Já havia escrito alguns posts de livros e outras dicas, mas 2020 deu vazão a uma série de posts bacanas sobre formas de viajar sem sair de casa, principalmente através de livros, filmes e séries.

Nesse período sem viagens aproveitamos para retomar alguns destinos que tinham ficado para trás – saíram posts sobre o Palácio Quitandinha em Petrópolis, a Rota do Lagarto na serra capixaba e 3 museus na Argentina, todos de viagens de 2019 e 2018. Sobre a nossa querida cidade de São José dos Campos, fizemos um post dos nossos 4 parques preferidos na cidade. E por fim, um post bacana também com nossas dicas de organização de arquivos de fotos de viagem para ajudar quem anda perdido num mar de fotos.

Também participamos de uma série de blogagens coletivas bacanas junto a outros blogs de viagem, de uma forma que trocamos muitas ideias, informações e demos força uns aos outros para continuarmos com nossos blogs vivos e otimistas, mesmo sem novas viagens. Alguns posts interessantes que surgiram dessas ações foram uma lista de 10 lugares para curtir a natureza com as crianças, nossas dicas e experiências em viagens de carro, melhores destinos de inverno no sudeste e uma lista de livros para viajantes impedidos de viajar

Finalizo esse post com alguns pedidos: não percam a esperança de dias melhores, acreditem na ciência (e nos resultados dela, como a esperada vacina contra a covid-19) e se cuidem muito, de si mesmos e dos seus. Desejo um feliz Natal e um 2021 mais gentil e suave para todos nós, e deixo aqui meu agradecimento a todos vocês que leem, comentam e participam desse bloguinho 💓

 

 Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

7 respostas

  1. Que texto bacana e motivador! Concordo que este ano foi totalmente fora do comum, fora do normal, um ano de muito medo e muuuito desafiador! Fico feliz de ver a sua retrospectiva e o tanto de atrativos que vocês puderam curtir, viajando e não viajando, em família e com saúde!

  2. Adorei sua retrospectiva de 2020. Um totalmente atípico e extremamente assustador. Mas percebi que mesmo apesar de tudo isso vocês conseguiram se manter bem e com saúde. Que coisa boa !!!!!!!!!

  3. Apesar de todas as dificuldades, até que vocês conseguiram aproveitar bem enquanto puderam este ano, não é, Cíntia. Pena que depois tudo parou!
    Mas mesmo assim está linda a retrospectiva 2020 de vocês, que estes momentos bons se multipliquem em 2021. Beijos.

  4. Adorei ler sua retrospectiva 2020. Um ano realmente difícil, mas com muitas memórias felizes. E concordo com você, temos que ter sempre esperança. Feliz 2021!

  5. Uma delêícia a leitura da sua retrospectiva de 2020. É isso aí, o ano não foi o esperado, mas mesmo assim, vocês conseguiram superar e produzir muito conteúdo legal. É muito bom buscar o que nos deixou de aprendizado. Deu até vontade de produzir algo semelhante…kkk Parabéns

  6. Eu amo fazer retrospectivas e adorei a sua de 2020. Eu tenho a impressão que, quando paro pra pensar no que passou, percebo que fiz mais do que de fato me lembrava. Acho que foi um ano bom pra pensar e colocar ordem na casa, quase que literalmente. Pra gente que tem criança em casa acho que foi tudo mais hard! Mas a notícia boa é que a vacina está chegando e logo, logo tudo isso será lembrança, história pra contar e post no blog!

  7. Adorei sua retrospectiva. 2020 foi realmente único, e creio que pelo menos uma ou 2 gerações não esqueceram. Creio que entrará para os livrs de historia como o ano da pandemia. Apesar dos pesares, de termos ficado em casa por quase um ano (eu fiquei e ainda estou), muitas coisas foram feitas nesse ano. Esse ano minha unica viagem foi a casa de praia dos meus pais na virada 2019/2020, e uma roadtrip de 17 dias no sul do Brasil. Também fui na abertura do Mis Experience na Exposição inesquecivel de Leonardo da Vinci. Apesar dos pesares o ano não foi ruim.
    Você aproveitou bastante, curtiu com a familia, leu alguns livros, viu filmes e séries, fez cursos, e teve algum momento de introspecção. Esse ano foi um ano que tivemos de dar uma pausa na correria do dia dia. Uma quebra na rotina. Adorei o post de retrospectiva 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *