Search

O que fazer na Rota do Lagarto, na serra capixaba

Conteúdo atualizado em 27 de fevereiro de 2024

A apenas 50 km de Vitória, capital do Espírito Santo, fica um dos destinos de inverno mais conhecidos do estado: Domingos Martins – uma espécie de Campos do Jordão capixaba. E outros 50 quilômetros adiante da entrada da cidade fica a charmosa Rota do Lagarto: uma estradinha de cerca de 8 km de extensão, espremida entre as rodovias BR-262 e ES-164, que concentra várias pousadinhas e restaurantes fofos e dá acesso à estrela maior da serra: o Parque Estadual da Pedra Azul.


Se for alugar um carro para passear pela Rota do Lagarto, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Sobre a Rota do Lagarto

A Rota do Lagarto é considerada uma rota romântica por abrigar muitas pousadas e restaurantes charmosos, num clima mais ameno de montanha – um refresco atrativo num estado onde o litoral é o maior destaque por conta das altas temperaturas o ano todo. Mas também é perfeitamente possível fazer um bate-volta de Vitória ou Vila Velha, que foi o que fiz. Só vale o alerta: não se engane quanto ao tempo de viagem – apesar da distância ser apenas 100 km, a estrada é mão dupla e sinuosa, esticando a viagem para no mínimo 2 horas.

>> Confira também: O que fazer em Vila Velha em 3 dias <<

Rota do Lagarto, em Domingos Martins (ES)

Logo no início da Rota do Lagarto fica o letreiro Eu AMO Pedra Azul, assim como um centro de informações ao visitante, algumas lojinhas e restaurantes, e um enorme relógio que também marca a temperatura, tendo ao fundo a Pedra Azul – vale parar ali para algumas fotos.

Parque Estadual da Pedra Azul

No final da rota fica a entrada para o Parque Estadual da Pedra Azul. Considerada um dos cartões postais do estado, a Pedra Azul é uma formação rochosa de mais de 1800 m de altura que muda de cor por conta da incidência da luz nos líquens que a recobrem – de longe parece azulada a maior parte do dia. E o lagarto que dá nome à rota é uma pedra colada à Pedra Azul que parece mesmo um lagarto subindo nela. Ao longo da estradinha sinuosa é possível vê-la de vários ângulos, sempre dominando a paisagem.

O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado em 1991 a partir da reserva florestal que já existia desde a década de 60, e ocupa uma área de 1240 hectares, dos quais apenas 5% são abertos a visitação. A região abriga uma fauna bem variada, incluindo alguns animais ameaçados de extinção, como o sagui da serra e a onça pintada, assim como uma flora com espécies únicas por conta do clima.

entrada do Parque Estadual da Pedra Azul

Há 4 trilhas dentro do parque: a das piscinas, do mirante, do lagarto e da base, assim como um museu ecológico que se encontra no Centro de Visitantes Júlio de Oliveira Pinho. Antes da pandemia já havia um limite de 150 visitantes por dia nas trilhas, para evitar aglomerações e impactos à natureza do parque – atualmente, após a reabertura dos locais públicos, as novas regras estão sendo divulgadas através do site Parque Estadual de Pedra Azul e atualizadas a cada mudança. Na data de publicação deste post (novembro de 2020), os horários de visitação estavam divididos em dois períodos (manhã e tarde), com limite de 50 visitantes por turno e necessidade de agendamento prévio via e-mail.

O que fazer ao longo da Rota do Lagarto

A poucos quilômetros antes da entrada do parque ficam concentrados vários restaurantes e cafés muito charmosos, todos com uma área externa irresistível e perfeita para lindas fotos, tendo ao fundo a Pedra Azul. Almoçamos na Venda da Rota, um restaurante e café cheio de detalhes fofos, que divide o espaço com uma loja de louças e objetos de decoração de babar de lindos.

Há também muitas pousadinhas fofas ao longo da estrada, para quem quiser esticar um fim de semana e aproveitar o clima ameno da serra.

>> Confira também nosso post sobre os melhores destinos de inverno no sudeste <<

Consulte nosso parceiro Booking para encontrar as melhores opções de hospedagem por ali.

Booking.com

Contrate passeios, transfers e excursões pela serra capixaba pela Civitatis.


Em busca de mais roteiros inspiradores? Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema O que fazer em – confira abaixo os posts dos blogs participantes!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

24 respostas

  1. Cíntia!! Já há tempos que estou desejando conhecer este lado do Espírito Santo! Eu sou apaixonada por regiões serranas e desde que ouvi falar da Rota do Lagarto, fiquei apaixonada! Quantos atrativos incríveis se pode fazer por lá, exatamente o tipo de turismo que aprecio fazer em família! Mas confesso que fiquei um pouco tensa com a questão da estrada e o tempo aumentado! Você acha que uns 2 dias por lá, pra aproveitar o parque e trilhas seja o suficiente?

  2. Tenho visto muita gente alando bem dessa região da serra Capixaba. Estou querendo conhecer em breve e vou usar seu post como guia. Obrigada por compartlhar.

  3. Uma amiga que mora no Espírito Santo estava me falando sobre a Rota do Lagarto. Vendo seu post, percebo que é ainda mais encantador do que ela tinha me relatado. Incrível.

  4. Está aí um destino que tenho muita vontade de conhecer, porque sempre ouço falar muito bem, além de me atrair muito pelas fotos que sempre vejo de lá.
    Suas dicas do que fazer na Rota do Lagarto na Serra Capixaba me encantaram demais, preciso riscar este lugar da minha lista, rsrs.

  5. Eu não conhecia essa Rota do Lagarto na serra Capixaba! Ameis esse post com dicas do que fazer por lá. Já quero visitar

  6. Que lugar maravilhoso, fiquei com muita saudade de da Rota do Lagarto. Um dia quero voltar para me hospedar naquele hotel lindo que tem lá, lindo e caro né rrsss…

  7. Que lugar mais fofo!! eu não conhecia a rota do lagarto na serra capixaba, mas fiquei encantada com tanta beleza natural e ainda de quebra um hotel lindo !! amei

  8. Não conhecemos absolutamente nada do Espírito Santo, mas fiquei encantada com seu post sobre a Rota do Lagarto, na Serra Capixaba. É o tipo de lugar que a gente já descansa só de olhar as paisagens e os cantinhos, sem falar que a estrutura é ótima, dica mais que anotada.

    1. O Espírito Santo é um estado muito injustiçado em termos de turismo, na minha opinião. Tem tantos lugares lindos e pouca gente conhece.

  9. Ler esse post sobre o que fazer na Rota do Lagarto só me inspirou mais pois ha tempos ouço falar dessa rota. Não estabelecia relação entre Domingos Martins e Vitória. O ES tem várias cidades bem legais e que merecem uma vista. Adoro roteiros assim. Beijocas

  10. Conheço Domingos Martins e acho muito legal, mas não fiz as trilhas nem conheci o Parque Estadual. Curti mais o lado cultural, em contato com os Pomeranos. Foi bom ler sua postagem e conhecer mais sobre a Rota do Lagarto.

  11. Nossa, fundamental esse texto sobre o que fazer na rota do lagarto na Serra Capixaba. Estou planejando visitar o Parque Estadual da Pedra Azul e com certeza vou me basear nessas informações. Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar. Beijos.

  12. Estava aqui a perguntar-me o motivo para o nome da Rota do Lagarto e fiquei tão feliz quando vc deu a resposta no post. Parece mesmo um pequeno lagarto a subir a Pedra Azul. Parece um lugar ótimo para levar as crianças e desfrutar da Natureza, que tanta falta faz à nossa sanidade mental. Dica anotada para o dia que voltar ao Brasil e à Serra Capixaba.

  13. Que delícia esse passeio pela Rota do Lagarto na Serra Capixaba. Não sabia que dava para fazer um bate-volta desde a capital do estado, facilita bastante a logística do roteiro, né?!

    Adorei a dica de restaurante. Nada melhor do que completar a diversão com comidinhas gostosas e em um ambiente tão agradável!

    Obrigado pelas dicas!

  14. Nunca tinha ouvido falar dessa Rota do Lagarto. Achei Pedra Azul simplesmente fantástico como lugar. Tudo muito bem cuidado, bonito e tranquilo para turistar.

  15. Domingos Martins parece ser um refúgio encantador, tão perto de Vitória! A Rota do Lagarto e o Parque Estadual da Pedra Azul certamente são imperdíveis. Ótima dica!

  16. Algumas vezes já passei pela região de carro e todas as vezes pensei em conhecer a Rota do Lagarto. Adorei as dicas e fiquei com mais vontade ainda de conhecer!!

  17. Nao conheço Espirito Santo, mas tenho ficado com muita vontade. Morando em Portugal não é fácil, mas vou criando uma lista de lugares onde quero ir. Essas rochas que parecem coloridas são sempre fantásticas, lembro-me duma na Argentina que ficava dourada no por do sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *