Search

5 deliciosos restaurantes na serra

Conteúdo atualizado em 25 de março de 2024

Normalmente, cidades turísticas de serra oferecem também excelentes opções gastronômicas – e somos aquele tipo de turista que gosta de comer bem e que depois fica contando pra todo mundo as delícias que experimentamos.

Para não guardar só pra gente essa lista deliciosa, fizemos uma lista de restaurantes que conhecemos e recomendamos, todos localizados em cidades montanhosas no sudeste do Brasil. Em comum têm também o fato de serem muito tradicionais e antigos nas cidades onde estão localizados, e possuírem uma área grande e muito agradável, permitindo até que se faça a refeição na área externa se assim o cliente desejar.

Os cinco restaurantes da lista estão espalhados pelas serras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para quem vai passear por esses lados, já anotem as dicas e venham saborear com a gente!

1- Café Terraço Restaurante e Pizzaria, em Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão tem uma tradição gastronômica forte e já experimentamos vários restaurantes bons, mas somos loucos por esse lugar! Construído na década de 1950, o Café Terraço fica bem longe do burburinho de Capivari, no alto de uma montanha na Vila Jaguaribe – aliás, não se assuste com o caminho, que é sinuoso e parece dar em lugar nenhum: garanto que não vai se arrepender!

As pizzas são maravilhosas, com ingredientes orgânicos cultivados na horta ali mesmo (me lembro da rúcula, que tinha um gosto muito mais delicado que o normal e praticamente derretia na boca). A feijoada, oferecida nos finais de semana, também é excelente e perfeita para os dias frios. Os demais pratos à la carte também são divinos!

O restaurante fica à beira de um lago, tem amplo estacionamento e conta ainda com um parquinho para as crianças. Dentro, uma lareira aquece os dias frios de inverno na serra da Mantiqueira. O atendimento é excelente e com frequência o chef vai às mesas conversar com os clientes.

Endereço, horários e outras informações no site: Café Terraço Campos do Jordão

>> Confira também: 6 lugares imperdíveis em Campos do Jordão

2- Restaurante Donna Pinha, em Santo Antonio do Pinhal (SP)

Vizinha a Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal tem diversos restaurantes deliciosos – alguns tão próximos uns dos outros que fica até difícil decidir, pois todos parecem ótimos. Mas o Donna Pinha se destaca pela decoração rústica (adoro!), cheia de detalhes fofos, e uma linda área verde na parte externa. O restaurante existe já há quase 20 anos e é comandado pela chef Anouk, descendente de franceses que mantém a tradição dos detalhes nos pratos – além de deliciosos, são lindos, especialmente as sobremesas. 

O forte do local são os pratos com trutas, que a gente adora, e também já estivemos lá durante o tradicional Festival da Alcachofra, quando os restaurantes da região oferecem pratos especiais com esse ingrediente. Também é forte a tradição do restaurante de utilizar produtos locais e da época, valorizando o pequeno produtor local, por isso o cardápio está sempre sendo renovado. Para os amantes de vinho, tem também uma adega respeitável.

Endereço, horários e outras informações no site: Restaurante Donna Pinha

>> Confira também: O que fazer em Santo Antonio do Pinhal

Reserve sua hospedagem na Serra da Mantiqueira pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

3- Paulo das Trutas, em Monte Verde (MG)

Outro queridinho nosso, onde já comemos várias vezes! O Paulo das Trutas existe desde 1990 e tem duas unidades em Monte Verde – uma somente restaurante e outra onde fica o trutário – e uma unidade em Gonçalves, também no sul de Minas. A especialidade é a truta grelhada com 25 opções de molhos à sua escolha, acompanhada de batatas na manteiga e arroz. Os pratos supostamente são individuais, mas são bem grandes.

Em todos os restaurantes, o ambiente é bastante rústico e sem nenhum luxo. O nosso preferido é onde fica também o trutário: localizado numa ampla área verde, é possível ver os vários tanques cheios de trutas, e os funcionários fornecem amendoins para chamar a atenção dos esquilos que passeiam pelas árvores. Nossos malinhas amaram essa experiência e falam até hoje de Monte Verde por conta dos esquilinhos que comeram nas mãos deles.

Endereço, horários e outras informações no perfil do Instagram: @paulodastrutas_mv

>> Leia também nosso post: Monte Verde com crianças

4- Restaurante Truta Viva, em Penedo (RJ)

Considerado um dos melhores restaurantes de Penedo (e olha que a concorrência é grande, pois a oferta de restaurantes bons por ali é enorme!), o Truta Viva existe desde 1997 e seu diferencial é permitir que o cliente pesque seu próprio peixe – um tanque cheio de trutas é mantido na lateral do restaurante, que fornece vara e isca. Eu particularmente não gosto de pescar, mas ali é tudo tão rapidinho e os malinhas se divertiram tanto que valeu muito a pena, pois o objetivo mesmo é ter alguns minutos de diversão e não pescar de verdade. 

Ele fica mais afastado do centrinho, numa área cheia de vegetação, e o ambiente é uma delícia – assim como a comida. Vale destacar também o atendimento nota dez. 

A experiência toda foi tão bacana que o Truta Viva mereceu um post só pra ele: Dica de passeio em Penedo: Restaurante Truta Viva

Endereço, horários e outras informações no perfil do Instagram: @restaurantetrutaviva

>> Leia também nosso post: Roteiro de 4 dias entre Penedo, Itatiaia e Visconde de Mauá

5- Bordeaux Vinhos & Cia, em Petrópolis (RJ)

Mais uma cidade com muita tradição gastronômica, Petrópolis tem uma infinidade de restaurantes bons que combinam perfeitamente com o roteiro histórico – e por isso não podia faltar nessa lista o Bordeaux. Localizado na antiga estrebaria da Casa da Ipiranga, a decoração é linda e o ambiente super agradável – afinal, o pano de fundo é o incrível jardim da casa.

Para quem gosta e aprecia vinho, o restaurante oferece a chance de escolher a garrafa diretamente da adega. As opções de comida são variadas – de pratos a la carte a sanduíches, e uma mesa de frios muito tentadora. Tudo que experimentamos ali estava uma delícia!

Há outras duas unidades do Bordeaux: a mais antiga, fundada há 16 anos, também fica em Petrópolis, e outra em Itaipava, mas não chegamos a conhecê-las – mas duvido que rivalizem com a localização dessa, dentro do jardim da Casa da Ipiranga.

Endereço, horários e outras informações no perfil do Instagram: @bordeauxvinhos

>> Confira também nosso roteiro de 4 dias em Petrópolis e 5 lugares para comer em Petrópolis

Reserve sua hospedagem em Petrópolis pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

* todas as fotos foram tiradas dos sites dos próprios restaurantes, com exceção daquelas marcadas com o endereço do blog 


Comer faz parte da experiência de viagem, não é mesmo? E algumas cidades no Brasil – como as citadas no nosso post – praticamente convidam os turistas a experimentar tudo que for possível. Belo Horizonte também é assim, famosa pelos inúmeros botecos, como conta o blog Expedições em Família aqui: Comida di Buteco de Belo Horizonte – Gastronomia Raiz e Criativa

Alguns países também são muito famosos pela comida deliciosa – aqui pertinho, o Uruguai tem muitos pratos típicos, como conta o blog 6 Viajantes no post Provando as Comidas Típicas do Uruguay. O que dizer da Itália, então? O blog Vamos Viajar Pra Onde Agora conta aqui as curiosidades da culinária italiana e o blog 3 Gerações e 1 Mala lista onde comer em Florença.

Ah, e se você já foi à Disney e sente saudade do que comeu lá, o blog Disney e Outros Lugares Incríveis ensina receitas deliciosas que vão recriar a magia Disney na sua casa!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

32 respostas

  1. Nossa Cíntia! Tirando Santo Antônio do Pinhal, eu conheço todos estes destinos, mas não fui em nenhum destes restaurantes!! Obrigada por dar a dica de todos eles nessas cidades incríveis que pretendemos voltar e também conhecer Santo Antônio do Pinhal. Vou deixar seu post salvo pra conferir pessoalmente a gastronomia destes restaurantes. Obrigada!

  2. Que legal conhecer todos esses restaurantes na serra sudeste, eu já estive no café terraço e tem uma comida muito boa e o melhor de tudo é que não fica no meio da muvuca né?

  3. Viajar para Serra já é incrível e a gastronomia faz parte dessas descobertas. Adorei as suas sugestões de 5 restaurantes na serra, eu não conheço nenhum deles, mas já fiquei com muita vontade de conhecer. Obrigada pelas dicas.

  4. Adorei as dicas, alguns já tive o prazer de conhecer os outros vou anotar para ir um dia!!! fome total essa materia!! rssss
    Alessandra Kleis

  5. O clima friozinho da serra e as belas paisagens deixam até as refeições mais especiais, né?! Senti isso no seu relato. Você reuniu aqui 5 ótimas sugestões que já estão anotadas e devidamente referenciadas pra quando visitarmos algumas dessas cidades. Obrigada.

  6. Quantas delícias na Serra do Sudeste, já fiquei com fome. Alguns lugares estão na lista de destinos pós pandemia, já vou deixar anotado os restaurantes.

  7. Adorei conhecer esses 5 restaurantes deliciosos na Serra! Todos parecem muito aconchegantes, aliás! Essas cidades ficam bem próximas de onde eu moro, mas de todas elas eu só conheço Petrópolis, acredita? É bom que agora eu já sei onde comer quando for visitar alguma! 🙂

  8. Aproveitar as lindas paisagens da Serra e aproveitar deliciosos restaurantes é sensacional. Adorei a indicação desses 5. Já quero conhecer

  9. Adoro dicas de bons restaurantes, principalmente na serra que o clima é delicioso! O Truta Viva em Penedo eu conheço e é realmente uma delícia!

  10. Eita… que delicia os restaurantes da serra listados por você. Ainda não conheço nenhum deles, mas acabou de entrar na minha lista. Excelentes dicas.

  11. Cintia que delícia as suas sugestões de restaurantes na serra sudeste, não vejo a hora de provar cada um deles ! Excelentes dicas

  12. Adorei suas dicas de restaurantes na Serra! A gente não abre mão de uma boa experiência culinária quando viajamos, e comida do interior é a melhor que há!

  13. Esses Malinhas sabem comer bem, hein? Adorei seu post sobre esses restaurantes da Serra. Estou pensando em conhecer algumas dessas cidades do Sudeste. Vai ser ótimo pode conferir estes pratos deliciosos. Obrigada.

  14. Umas das delícias de viajar para essas cidade montanhosas é comer hahaha! E juntando uma boa gastronômia com esses locais cheio de natureza, é nota 10! Deu até água na boca!

  15. Não conheço o de Petrópolis, que é bem mais pertinho de mim 🙂
    Faz tempo que eu não vou para a cidade Imperial e seria uma ótima oportunidade pegar um final de semana para curtir o friozinho serrano e experimentar a gastronomia local.

  16. Que delícia estas dicas de restaurantes na serra.

    Embora eu não seja muito do frio que normalmente faz nestes destinos, a gastronomia destes lugares é imbatível! Sempre são cidades que meu estômago fica muito contente! hehehe

    Dicas anotadas para a próxima vez que viajar pelo sudeste. Da lista, ainda preciso conhecer Penedo e Petrópolis!

    Obrigado

  17. Nossa, e eu lendo isso bem antes do almoço, sem saber o que vou comer ainda rsrs dá vontade de pegar o carro e subir a serra pra provar algum desses restaurantes maravilhosos!

  18. No inverno esses restaurantes na Serra são um ótimo passeio! O Restaurante Truta Viva realmente é muito divertido, por conta da pescaria. Mas ao mesmo tempo me dá uma peninha deles… rsrs

    1. Oi Carol! Em Penedo há muitas opções de hospedagem – nós já ficamos na Pousada Arboretum, são alguns chalezinhos com cara de casa de avó. A Pousada do Lago é bem famosa e bem localizada, mas nunca esteve no nosso orçamento rsrsrs e também já alugamos uma casa por lá. Já em Santo Antonio do Pinhal, como moramos perto fazemos sempre bate-volta e nunca nos hospedamos por lá, mas sei que a cidade tem um boa oferta de hoteis e pousadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *