5 deliciosos restaurantes na serra

domingo, 15 de novembro de 2020

Normalmente, cidades turísticas de serra oferecem também excelentes opções gastronômicas - e somos aquele tipo de turista que gosta de comer bem e que depois fica contando pra todo mundo as delícias que experimentamos 😋
Como aos poucos os lugares públicos estão reabrindo (ainda com muitas restrições de lotação e seguindo o protocolo sanitário de distanciamento e higienização), fizemos uma lista de lugares que valem a pena o risco de sair de casa para comer - todos eles localizados em cidades montanhosas no sudeste do Brasil. Em comum têm também o fato de serem muito tradicionais e antigos nas cidades onde estão localizados, e possuírem uma área grande e muito agradável, permitindo até que se faça a refeição na área externa se assim o cliente desejar. Conhecemos e recomendamos todos os 5, espalhados pelas serras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - vem saborear com a gente!


1- Café Terraço Restaurante e Pizzaria - Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão tem uma tradição gastronômica forte e já experimentamos vários restaurantes bons, mas somos loucos por esse lugar! Construído na década de 1950, o Café Terraço fica bem longe do burburinho de Capivari, no alto de uma montanha na Vila Jaguaribe - aliás, não se assuste com o caminho, que é sinuoso e parece dar em lugar nenhum: garanto que não vai se arrepender!
Atualmente comandado pelo chef Augusto Berthoud, adianto que as pizzas são maravilhosas, com ingredientes orgânicos cultivados na horta ali mesmo (me lembro da rúcula, que tinha um gosto muito mais delicado que o normal e praticamente derretia na boca). A feijoada, oferecida nos finais de semana, também é excelente e perfeita para os dias frios. Os demais pratos à la carte também são divinos!
O restaurante fica à beira de um lago, tem amplo estacionamento e conta ainda com um parquinho para as crianças. Dentro, uma lareira aquece os dias frios de inverno na serra da Mantiqueira. O atendimento é excelente e com frequência o chef vai às mesas conversar com os clientes.
 Tem mais sobre Campos do Jordão aqui: 6 lugares imperdíveis em Campos do Jordão
Endereço:
R. Engenheiro Gustavo Kaiser, 855 - Campos do Jordão-SP
(12) 3664-6837 | (12) 3662-4723 | (12) 99649-0489

2- Restaurante Donna Pinha - Santo Antônio Do Pinhal (SP)
Vizinha a Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal tem diversos restaurantes deliciosos - alguns tão próximos uns dos outros que fica até difícil decidir, pois todos parecem ótimos. Mas o Donna Pinha se destaca pela decoração rústica (adoro!), cheia de detalhes fofos, e uma linda área verde na parte externa. O restaurante existe já há 17 anos e é comandado pela chef Anouk, descendente de franceses que mantém a tradição dos detalhes nos pratos - além de deliciosos, são lindos, especialmente as sobremesas. 
O forte do local são os pratos com trutas, que a gente adora, e também já estivemos lá durante o tradicional Festival da Alcachofra, quando os restaurantes da região oferecem pratos especiais com esse ingrediente. Também é forte a tradição do restaurante de utilizar produtos locais e da época, valorizando o pequeno produtor local, por isso o cardápio está sempre sendo renovado. Para os amantes de vinho, tem também uma adega respeitável.
↪ Nosso roteiro em Santo Antonio do Pinhal: O que fazer em Santo Antonio do Pinhal
Endereço:
Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 647 - Santo Antônio do Pinhal-SP
(12) 3666-2669

3- Paulo das Trutas - Monte Verde (MG)
Outro queridinho nosso, onde já comemos várias vezes! O Paulo das Trutas existe desde 1990 e tem duas unidades em Monte Verde - uma somente restaurante e outra onde fica o trutário - e uma unidade em Gonçalves, também no sul de Minas. A especialidade é a truta grelhada com 25 opções de molhos à sua escolha, acompanhada de batatas na manteiga e arroz. Os pratos supostamente são individuais, mas são bem grandes.
Em todos os restaurantes, o ambiente é bastante rústico e sem nenhum luxo. O nosso preferido é onde fica também o trutário - localizado numa ampla área verde, é possível ver os vários tanques cheios de trutas, e os funcionários fornecem amendoins para chamar a atenção dos esquilos que passeiam pelas árvores. Nossos malinhas amaram essa experiência e falam até hoje de Monte Verde por conta dos esquilinhos que comeram nas mãos deles.
↪ Contamos sobre Monte Verde com crianças neste post: Monte Verde com 2 malinhas
Endereços:
Rua da Floresta, 810 - Monte Verde-MG (trutário e restaurante)
Av. das Montanhas, 120 - Monte Verde-MG (somente restaurante)
(35) 3438-1214

4- Restaurante Truta Viva - Penedo (RJ)
Considerado um dos melhores restaurantes de Penedo (e olha que a concorrência é grande, pois a oferta de restaurantes bons por ali é enorme!), o Truta Viva existe desde 1997 e seu diferencial é permitir que o cliente pesque seu próprio peixe - um tanque cheio de trutas é mantido na lateral do restaurante, que fornece vara e isca. Eu particularmente não gosto de pescar, mas ali é tudo tão rapidinho e os malinhas se divertiram tanto que valeu muito a pena, pois o objetivo mesmo é ter alguns minutos de diversão e não pescar de verdade. 
Ele fica mais afastado do centrinho, numa área cheia de vegetação, e ambiente é uma delícia - assim como a comida. Vale destacar também o atendimento nota dez. 
A experiência toda foi tão bacana que o Truta Viva mereceu um post só pra ele: Dica de passeio em Penedo - Restaurante Truta Viva
Endereço:
Rua U-U - Alto Penedo - Penedo-RJ
(24) 3351-1209 | (24) 98823 6353 | (24) 99292 8007

5- Bordeaux Vinhos & Cia - Petrópolis (RJ)
Mais uma cidade com muita tradição gastronômica, Petrópolis tem uma infinidade de restaurantes bons que combinam perfeitamente com o roteiro histórico - e por isso não podia faltar nessa lista o Bordeaux. Localizado na antiga estrebaria da Casa da Ipiranga, a decoração é linda e o ambiente super agradável - afinal, o pano de fundo é o incrível jardim da casa.
Para quem gosta e aprecia vinho, o restaurante oferece a chance de escolher a garrafa diretamente da adega. As opções de comida são variadas - de pratos a la carte a sanduíches, e uma mesa de frios muito tentadora. Tudo que experimentamos ali estava uma delícia!
Há outras duas unidades do Bordeaux: a mais antiga, fundada há 16 anos, também fica em Petrópolis, e outra em Itaipava, mas não chegamos a conhecê-las - mas duvido que rivalizem com a localização dessa, dentro do jardim da Casa da Ipiranga.
↪ Mais dicas de onde comer em Petrópolis aqui: 5 lugares para comer em Petrópolis
Endereço:
Rua Ipiranga, 716 - Centro - Petrópolis-RJ
(24) 2242-5711

* todas as fotos foram tiradas dos sites dos próprios restaurantes, com exceção daquelas marcadas com o endereço do blog 😉

Comer faz parte da experiência de viagem, não é mesmo? E algumas cidades no Brasil - como as citadas no nosso post - praticamente convidam os turistas a experimentar tudo que for possível 😄😋 Belo Horizonte também é assim, famosa pelos inúmeros botecos, como conta o blog Expedições em Família aqui: Comida di Buteco de Belo Horizonte - Gastronomia Raiz e Criativa
Alguns países também são muito famosos pela comida deliciosa - aqui pertinho, o Uruguai tem muitos pratos típicos, como conta o blog 6 Viajantes no post Provando as Comidas Típicas do Uruguay. O que dizer da Itália, então? O blog Vamos Viajar Pra Onde Agora conta aqui as curiosidades da culinária italiana e o blog 3 Gerações e 1 Mala lista onde comer em Florença.
Ah, e se você já foi à Disney e sente saudade do que comeu lá, o blog Disney e Outros Lugares Incríveis ensina receitas deliciosas que vão recriar a magia Disney na sua casa!


📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍
Planeje sua viagem! 
Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.
🚗 Alugue um carro aqui: Rentcars
🛫 Compre passagens aéreas aqui: Passagens Promo
🏥 Contrate o seguro viagem aqui: Seguros Promo - use o cupom ENTREMOCHILAS5 e ganhe 5% de desconto!
📚 Compre livros e muito mais aqui: Amazon
📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍

- Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-




14 comentários:

  1. Nossa Cíntia! Tirando Santo Antônio do Pinhal, eu conheço todos estes destinos, mas não fui em nenhum destes restaurantes!! Obrigada por dar a dica de todos eles nessas cidades incríveis que pretendemos voltar e também conhecer Santo Antônio do Pinhal. Vou deixar seu post salvo pra conferir pessoalmente a gastronomia destes restaurantes. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Deyse! Experimente sim, não vai se arrepender!

      Excluir
  2. Que legal conhecer todos esses restaurantes na serra sudeste, eu já estive no café terraço e tem uma comida muito boa e o melhor de tudo é que não fica no meio da muvuca né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós amamos o Café Terraço... e olha que a concorrência em Campos é grande!

      Excluir
  3. normeide neto de carvalhodomingo, 15 novembro, 2020

    Viajar para Serra já é incrível e a gastronomia faz parte dessas descobertas. Adorei as suas sugestões de 5 restaurantes na serra, eu não conheço nenhum deles, mas já fiquei com muita vontade de conhecer. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, alguns já tive o prazer de conhecer os outros vou anotar para ir um dia!!! fome total essa materia!! rssss
    Alessandra Kleis

    ResponderExcluir
  5. O clima friozinho da serra e as belas paisagens deixam até as refeições mais especiais, né?! Senti isso no seu relato. Você reuniu aqui 5 ótimas sugestões que já estão anotadas e devidamente referenciadas pra quando visitarmos algumas dessas cidades. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Sua lista de 5 restaurante na Serra do Sudeste só conheço os de Penedo e Monte Verde. Adorei esse de Petropólis, já quero conhecer.kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Quantas delícias na Serra do Sudeste, já fiquei com fome. Alguns lugares estão na lista de destinos pós pandemia, já vou deixar anotado os restaurantes.

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer esses 5 restaurantes deliciosos na Serra! Todos parecem muito aconchegantes, aliás! Essas cidades ficam bem próximas de onde eu moro, mas de todas elas eu só conheço Petrópolis, acredita? É bom que agora eu já sei onde comer quando for visitar alguma! :)

    ResponderExcluir
  9. Ótimas opções para passear e comer! Bom aproveitar a ideia dos 5 restaurantes da serra no sudeste e fazer um bate volta! :)

    ResponderExcluir
  10. Aproveitar as lindas paisagens da Serra e aproveitar deliciosos restaurantes é sensacional. Adorei a indicação desses 5. Já quero conhecer

    ResponderExcluir
  11. Adoro dicas de bons restaurantes, principalmente na serra que o clima é delicioso! O Truta Viva em Penedo eu conheço e é realmente uma delícia!

    ResponderExcluir