Search

Parques de natureza em São José dos Campos

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Sou apaixonada por São José dos Campos. Embora não seja joseense nativa, passei aqui a maior parte da minha vida adulta e foi aqui que meus malinhas nasceram. Tenho visto como a cidade cresceu e se desenvolveu ao longo dos últimos 20 anos e aproveitamos muito a localização estratégica dela – perto do litoral norte, da serra da Mantiqueira e do sul de Minas, todos com lindos lugares para conhecer e passear.

Declarado meu amor, vale dar a ficha completa dessa linda cidade do Vale do Paraíba! São José dos Campos fica a cerca de 100 km de São Paulo e a 350 km do Rio de Janeiro, à beira da Rodovia Pres. Dutra – o famoso e movimentadíssimo trecho da BR-116 que liga as capitais dos dois estados.

>> Leia também nosso post sobre O que fazer em São José dos Campos em um fim de semana <<

São José tem hoje 730 mil habitantes e é a quinta maior cidade do Estado, ficando atrás apenas da capital e de Guarulhos, Campinas e São Bernardo do Campo. Na região do Vale do Paraíba é considerada meio capital, concentrando muitas empresas, institutos federais de pesquisa científica (entre eles o INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o DCTA-Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), universidades, faculdades e outras escolas de formação de mão-de-obra qualificada. E apesar disso tudo na área urbana, 70% da área do município é zona rural, sendo grande parte área de proteção ambiental. Pertence também a São José dos Campos o fofíssimo distrito de São Francisco Xavier – que mereceu um post só pra ele: SÃO FRANCISCO XAVIER – DICAS DE POUSADA, TRILHAS E RESTAURANTES

Mas uma das coisas mais especiais dessa cidade são as várias áreas verdes espalhadas pelos bairros – além dos grandes parques, há muitas praças e áreas de lazer que lotam nos dias bonitos de sol: famílias, pessoas praticando esportes ou simplesmente aproveitando o ar livre. Essa possibilidade de ter contato com a natureza mesmo estando dentro da cidade sempre me encantou e considero um grande diferencial na qualidade de vida da população.

Neste post vou apresentar 4 parques muito bacanas de São José dos Campos, todos com entrada gratuita.

1- Parque Santos Dumont

O Parque Santos Dumont, localizado em uma região central e muito movimentada, é o parque público mais antigo e um dos mais tradicionais da cidade. Ele faz parte da história de muitas famílias joseenses – muita gente cresceu brincando nos seus parques e hoje traz os filhos para brincar nos mesmos brinquedos, pois o formato original pouco mudou ao longo dos anos.

Em homenagem a Santos Dumont, o parque foi inaugurado em 23 de outubro de 1971, aniversário de 65 anos do primeiro voo do famoso 14 Bis – e um dos seus principais atrativos é justamente uma réplica do famoso avião, juntamente com uma réplica de um avião Bandeirante e maquetes de foguetes.

Dentro dos 46 mil m2 da área ocupada pelo parque há pista para caminhada e equipamentos de ginástica, um jardim japonês, um lago lindo de criação de peixes, além de vários playgrounds que as crianças amam! Há também vários quiosques, que podem ser usados livremente. 

Um dos aspectos mais legais desse parque é que os parquinhos são vários e bem espalhados, então dificilmente há disputa de brinquedos. Tentar localizar as tartaruguinhas dentro do lago também é uma atração e tanto para os menorzinhos.

Não é permitida a entrada de animais e nem de bicicletas com aro maior que 14.

Aqui uma reportagem da TV Vanguarda de janeiro de 2020, que mostra em detalhes o parque: Parque Santos Dumont é opção de Lazer em São José

Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 1000 – Vila Adyana

2- Parque Vicentina Aranha

O Parque Vicentina Aranha também se localiza numa área de grande movimento na cidade, inclusive próximo ao Parque Santos Dumont. Na década de 1920, sua área fazia parte de um dos maiores centros de tratamento de tuberculose na América Latina e abrigava o Sanatório Vicentina Aranha. Seus pavilhões, projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, são tombados como patrimônio histórico da cidade.

Após o encerramento das atividades do sanatório, toda a sua área de 84.500 m2 ficou fechada e só foi reaberta como parque em 2006, quando foi adquirida pela prefeitura, mas com todos os prédios praticamente em ruínas. Só a partir de 2011 uma organização cultural assumiu o restauro dos antigos edifícios, sendo que até agora apenas um deles foi totalmente restaurado (e fica aberto ao público com uma exposição permanente contando a história do sanatório) e outros 3 receberam reformas estruturais.

Além dos prédios antigos, o parque conta com pista de corrida e aparelhos para ginástica, mas é famoso mesmo pela sua intensa programação cultural – feiras, exposições, encontros culturais, concertos de música, cinema ao ar livre, feira de produtos artesanais e orgânicos… nós mesmos já fomos em vários desses eventos, sempre muito concorridos e variados. Outra atração são as galinhas d’angola que vivem ali, e que são o símbolo do parque.

É um dos parques mais movimentados de São José e muito utilizado para ensaios fotográficos, piqueniques e festinhas de aniversário. Ah, e é possível se casar na concorridíssima capela que existe dentro do parque, aberta para cerimônias às sextas e sábados.

Não é permitida a entrada de animais nem de bicicletas com aro maior que 14.

Site:Parque Vicentina Aranha

Endereço: Rua Prudente M Moraes, 302 – Vila Adyana

3- Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade)

O Parque da Cidade, cujo nome oficial é Parque Roberto Burle Marx, é o maior e mais procurado espaço de lazer de São José dos Campos. Tombado como patrimônio histórico, ocupa uma área total de 960.000 m2 que pertencia originalmente à fazenda da Tecelagem Parahyba, uma fábrica de cobertores que se instalou na cidade na década de 1920 (e que existe até hoje, ocupando uma área adjacente ao parque). Tornou-se parque em 1996 e ganhou o nome do famoso paisagista e arquiteto Burle Marx, que foi o responsável pelo projeto paisagístico do parque.

Além da imensa área verde, o parque tem também lago, uma ilha artificial e muitos animais que circulam livremente por ali, como capivaras e pequenos saguis. A casa do antigo proprietário da fazenda, Olivo Gomes, também é uma atração por suas lindas linhas arquitetônicas, assim como o Museu do Folclore, que ocupa uma das antigas casas de hóspedes da fazenda e tem uma programação cultural variada, com exposições e feiras de artesanato ao longo do ano todo. O parque também abriga uma biblioteca de livros sobre folclore, coleção de Arte Sacra, de Artes Visuais, peças do observatório astronômico Galileu Galilei, objetos do Cine ParaTodos (um antigo cinema da cidade), entre outros documentos e fotos que remetem à história de São José.

As palmeiras imperiais logo na entrada do parque foram importadas da Europa e são uma marca registrada desse parque, que permite a entrada com bicicletas de qualquer tamanho, e de animais numa área demarcada como parque canino.

O pavilhão do parque também é muito utilizado para eventos e festas populares – nós já estivemos lá durante exposições de carros antigos e em feiras de ciências. E normalmente também é no Parque da Cidade que ocorrem os grandes shows e eventos comemorativos, como a Virada Cultural Paulista e comemorações do aniversário da cidade.

Endereço: Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana

4- Parque Ribeirão Vermelho

Dessa lista, o Parque Ribeirão Vermelho é o mais novo dos parques de São José, pois foi inaugurado em 2017. Foi projetado para ser uma área de lazer numa área relativamente nova da cidade, o bairro Urbanova, que fica numa região mais afastada e ocupada por diversos condomínios horizontais.

Na área de 250 mil m2, o parque não esconde sua vocação esportiva: há quadras poliesportivas e de tênis, pista de skate, playgrounds, pista de caminhada e ciclovias, além de um bosque com mata nativa. Há também duas academias ao ar livre, com diversos aparelhos à disposição dos frequentadores. 

Mas a melhor atração do parque, especialmente nos dias quentes, são as piscinas verticais formadas por mais de uma dezena de jatos de água que saem do chão, que fazem a alegria das crianças! Mas há que se ir preparado para enfrentar o sol, pois fora das trilhas não há muita sombra.

É um dos nossos parques preferidos porque é possível levar as bicicletas, e os malinhas amam os playgrounds e as piscinas verticais – nos finais de semana o parque fica cheio de famílias.

Endereço: Av. Maria de Lourdes Friggi – Urbanova

Reserve sua hospedagem em São José dos Campos pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Neste período ainda tão incerto para o turismo, uma das alternativas para se começar a sair de casa um pouco são esses espaços urbanos com muito verde. Neles é possível manter um distanciamento das pessoas e ainda assim proporcionar um pouco de liberdade, especialmente para as crianças, que já estão muito limitadas por estarem fora da escola há tantos meses. A Flavia, do blog Turismo em Família, discorre sobre as alternativas de viagem em família pós pandemia neste post: Viagem em Família pós Covid19: Precauções e Opções para Passeios e Viagens Seguras!

E nesse Brasil enorme, há outras cidades que oferecem muitas opções de parques e passeios ao ar livre. Seguem alguns exemplos:

Um bom zoológico ao ar livre, que faça um trabalho bacana de resgate e recuperação de animais e preservação de espécies ameaçadas, também tem seu valor e pode ser uma ótima opção de passeio com as crianças. Sugerimos o Zooparque Itatiba (estivemos lá recentemente, temos um post contando como é a visita ao Zooparque), e o blog Viajar com Filhos tem também um post sobre esse que é o maior zoológico particular do Brasil.

Parques aquáticos e de diversões estão também reabrindo aos poucos, aqui no Brasil e fora – o blog Andreza Dica e Indica, especialista em parques da Disney, conta aqui como estão funcionando os parques de Orlando durante a pandemia. E na França, o blog Disney e Outros Lugares Incríveis conta sobre os protocolos adotados e como está funcionando a Disneyland Paris.

No Brasil, o Hot Park em Goiás, um dos parques aquáticos mais famosos do país, também reabriu e o blog 6 Viajantes contou neste post como está seu funcionamento: Hot Park no Rio Quente – o que você precisa saber! . E no sul, a turma do Viajo com Filhos conta como estão funcionando os parques em Santa Catarina, e o blog Viagens que Sonhamos, a reabertura dos parques de Gramado e Canela.


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

18 respostas

  1. Ainda não conheço São José dos Campos e amei conhecer sobre estes 4 Parques de natureza na cidade. Estou programando uma visita à minha irmã em Jundiaí e vou aproveitar para conhecer algumas da cidades de SP, e quero incluir São José dos Campos. Este post é bem oportuno, pois agora posso me programar para conhecer estes parques! E confesso que fiquei bem curiosa com o Parque Vicentina Aranha, enquanto centro de tratamento da tuberculose e abrigou o Sanatório Vicentina Aranha. Amei!

  2. Que parques maravilhosos para curtir com a Família, adorei a piscina vertical, aqui no nosso condomínio tem e as crianças se divertem. Achei muito bacana ter um parque do Burle Marx, virei muito fã depois que conhecemos o sítios que era residência dele e hoje é aberto a visitação.

    1. Burle Marx era genial, também amo os espaços projetados por ele. E as piscinas verticais são sempre sucesso garantido nos dias quentes, não é mesmo?

  3. Tenho muita vontade de conhecer São José dos Campos. Não sabia que havia 4 parques tão interessantes para aproveitar a natureza com os pequenos na cidade. Uma ótima forma de lazer neste momento que estamos vivendo. Adorei as dicas. Passeios que gosto de fazer em família!

  4. Adorei! Sabe, esse é o tipo de destino que amo: não está na lista dos mais famosos, mas rendem passeios tranquilos e super bacanas. Em breve vou me programar para curtir a cidade e todos os parques!

  5. Você acredita que vou a São José dos Campos desde da infância, e não lembro de ter conhecidos esses parques. Que bacana essa opção de lazer nesse momento né? Adoro

  6. Adorei dar uma volta com vocês em São José dos Campos através desses 4 lindos parques da cidade. Tem até espaço tombado! Muito bom porque ajuda a preservar os ambientes públicos.

  7. Muito legais os parques de São José dos Campos! Deve ser maravilhoso viver em uma cidade com tantas opções de programas ao ar livre! Fiquei louca para conhecer!

  8. Adoro cidades com bastante área verde. Que lindos esses parques de São José dos Campos. Mas o que mais me chamou a atenção foi o Parque Vicentina Aranha por causa da fachada e também a história do sanatório. A exposição sobre o antigo sanatório deve ser bem interessante.

  9. Adorei a dica de parques em São José dos Campos. É um programa ótimo para crianças e a carinha deles de felicidade diz tudo. Acho que as cidades precisam cada vez mais valorizar suas áreas verdes.

  10. Amei saber sobre esses 4 parques em São José dos Campos. Gosto muito de parques urbanos, principalmente para entreter as crianças. Sem dúvidas suas malinhas amam. Muito lindo o Parque Vicente Aranha. Ja quero conhecer. Muito obrigada pelas dicas.

  11. Tantos PARQUES EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS para conhecer! Aposto que a criançada adora esses programas. O do Ribeirão Vermelho foi aquele que me atraiu mais. espero um dia poder conhecer.

  12. Pessoal quando virem a São José se possível dê uma passadinha no pq Alberto Simões tem tirolesa de graça. Ah é assistir o por do sol na Av Anchieta é o programa mais moderna e de todos

    1. Moramos em São José! Quando fiz esse post o Alberto Simões estava fechado. Estivemos lá recentemente (o parque reabriu) e a tirolesa ainda não está disponível. E sim, o pôr-do-sol na Anchieta virou point da galera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *