Search

Para viajar sem sair de casa: 10 biografias de mulheres incríveis

Conteúdo atualizado em 30 de novembro de 2023

Que tal viajar pela vida de outras pessoas? E se essas pessoas forem mulheres extraordinárias?

Fizemos uma seleção de 10 biografias interessantíssimas de mulheres marcantes. O que todas elas têm em comum, independente da época em que tenham vivido (ou estejam vivendo), é que desafiaram o que foi imposto a elas. São mulheres que enfrentaram preconceitos de gênero e/ou de raça, dificuldades financeiras, vícios, problemas familiares, e conseguiram criar seu próprio destino.

1- Rita Lee – Uma Autobiografia

Rita Lee é uma das cantoras mais importantes e revolucionárias do cenário musical brasileiro – eu me lembro até hoje do escândalo que eram suas atitudes consideradas “pouco femininas”, ou do choque que causou aquela icônica capa de disco onde ela e seu marido Roberto de Carvalho estão sem roupa. Rita Lee marcou minha infância pois minha irmã adorava as músicas dela, e cresci ouvindo Baila Comigo e Nem Luxo, Nem Lixo – me intrigavam as letras irreverentes e os duplo sentidos que não entendia na época. Nessa autobiografia escrita pela própria Rita, podemos acompanhar sua infância e toda a sua trajetória pessoal e artística, contadas de maneira muito bem-humorada. Durante a pandemia foi diagnosticada com câncer de pulmão e escreveu Rita Lee: Outra autobiografia, que foi lançada somente após sua morte.

2- A Assinatura de Todas as Coisas

Essa é uma biografia mas de um personagem fictício. Este livro, da mesma autora do mundialmente famoso Comer, Rezar, Amar, é a história de vida de uma botânica, baseada em diversas mulheres botânicas que viveram no século XIX: Alma Whittaker, filha única e herdeira de grande fortuna nascida nos EUA no início dos anos 1800. Criança curiosa, acaba seguindo os passos do pai nas ciências naturais e após uma estranha e trágica relação com um jovem desenhista de orquídeas, ela sai pelo mundo para descobrir seu paradeiro. Inúmeros são os paradigmas quebrados por Alma, numa época em que mulheres não estudavam, não viajavam, e muito menos eram reconhecidas pelo seu trabalho científico. Mesmo não sendo real, Alma é uma mulher incrível e muito além do seu tempo.

Compre pela Amazon aqui.

3- Minha História

Tenho a maior admiração pelo casal Obama e fiquei muito curiosa para ler a biografia de Michelle Obama assim que foi lançada. Contada em primeira pessoa num tom intimista mas sem ser exageradamente emocional, ela começa na sua infância e vai até o fim do segundo mandato do marido, quando deixam a Casa Branca. O retrato que aparece é de uma mulher muito inteligente, com uma formação familiar sólida e totalmente ciente do papel que teve nas eleições e ao longo dos dois mandatos de Barack Obama, com um olhar muito crítico à sociedade americana. Acho impressionante a consciência que ela demonstra desde o começo do poder de influência e de transformação que teve, e ainda tem, ao mesmo tempo que procurava preservar a vida pessoal da família o mais normal possível. Uma mulher forte e determinada que foi muito além do papel de primeira-dama tradicional.

Compre pela Amazon aqui.

4- Mamãe & Eu & Mamãe

A norte-americana Maya Angelou foi uma escritora, poetisa e ativista dos direitos civis, figura muito influente na cultura afroamericana dos EUA, autora de diversos livros autobiográficos. Neste livro em específico ela aborda a relação com sua mãe, de quem ficou afastada até os 13 anos, numa jornada de reconciliação com altos e baixos, mas sempre com o amor como base. Eu pessoalmente fiquei muito impressionada com a figura da mãe de Maya, Vivian Baxter, uma mulher forte e determinada, empresária dos mais diversos ramos e que ao longo da vida não se deixa abater por nada.

Compre pela Amazon aqui.

5- Miss Brontë

Esse livro é a biografia romanceada de Charlotte Brontë, autora inglesa do consagrado romance Jane Eyre. Baseado nos fatos conhecidos de sua vida a autora acrescenta detalhes, explorando sua relação com o único irmão, as duas irmãs e o pai viúvo, bem como sua trajetória para publicar seus livros e de suas irmãs e seu tardio casamento (tardio para a época, pois tinha apenas 37 anos). Ela morreu cerca de um ano após o casamento, grávida do primeiro filho. É o retrato da Inglaterra vitoriana, uma época bastante hostil para as mulheres que se atrevessem a ser mais que esposas e mães, e é muito interessante observar o embate de Charlotte ao longo do livro, entre os seus reais desejos e o que ela julgava serem suas obrigações para com o pai e a sociedade. Depois de ler esse livro tive que reler Jane Eyre, pois não me lembrava dos detalhes, e impressiona a semelhança entre a autora e sua mais famosa personagem.

Compre pela Amazon aqui.

6- Nosso Lugar: O caminho que me levou à luta por mais mulheres na política

Tabata Amaral é uma jovem deputada federal – na verdade a mais jovem – eleita pelo estado de São Paulo nas últimas eleições. À época das eleições fiquei impressionada com seu discurso e sua firmeza, apesar de ter apenas 24 anos – dei a ela meu voto e passei a acompanhá-la desde então. Nascida na periferia de São Paulo, teria a trajetória de tantas outras crianças de periferia pobre se não houvesse se destacado na escola, o que a levou a ganhar inúmeros prêmios acadêmicos e uma bolsa em uma ótima escola de São Paulo. Isso abriu o caminho para que ela conseguisse estudar e se formar em Harvard, uma das universidades mais renomadas do mundo. Apesar de tão pouca idade, ela tem uma clareza de pensamento e de propósitos que muito marmanjo velho nunca vai ter, além da força de vontade de se aventurar na política – que se tornou razão maior desse livro, servir de inspiração para outras mulheres. Sua intenção nessa curta autobiografia é provar que a educação pode abrir oportunidades a todos, e que é urgente e necessário que o cenário político brasileiro tenha maior participação das mulheres e mais diversidade em geral. É um retrato muito atual do Brasil e uma leitura inspiradora principalmente para os mais jovens.

Compre pela Amazon aqui.

7- Vidas Muito Boas – As vantagens do fracasso e a importância da imaginação

Escrito pela consagrada autora da saga Harry Potter, esse livrinho não é bem uma biografia, e sim uma versão do famoso discurso que a autora deu como paraninfa na Universidade de Harvard em 2008. Escrito em primeira pessoa, ela se baseia em suas próprias experiências pessoais e seus fracassos para criar um texto muito inspirador, exaltando a importância da criatividade humana como fator essencial para sermos capazes de praticar a empatia. Um livro baseado num discurso pode parecer até enfadonho, mas esse é muito bem escrito – nem se podia esperar menos de J. K. Rowling – e dá vontade de mantê-lo na cabeceira, para ser lido quando se precisa de um soprinho de otimismo (que todos estamos precisando ultimamente, não é mesmo?)

Compre pela Amazon aqui.

8- A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência

Neste livro, a jornalista Barbara Gancia conta sua trajetória na luta contra o alcoolismo, entremeada de histórias tragicômicas e mesclando suas experiências profissionais e pessoais. De maneira leve e até divertida mas ainda assim com seriedade, ela intercala trechos de sua vida com reflexões sobre o vício, e todo o caminho que percorreu até admitir que de fato tinha um problema com a bebida. Embora as histórias sejam contadas de forma engraçada, é inegável a seriedade com que Barbara encarou seu vício e assim conseguiu mantê-lo sob controle. Acho que todos que um dia já conviveram ou ao menos conheceram um alcoólatra vão reconhecer diversos comportamentos e atitudes, assim como o sofrimento e desgaste familiar que o alcoolismo causa. Um livro tocante sem ser piegas.

Compre pela Amazon aqui.

9- Eu Sou Malala

A jovem Malala Yousafzai ganhou destaque mundial quando foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2014 – e ganhou. Símbolo da luta pelo direito das meninas à educação, neste livro podemos acompanhar a trajetória dessa jovem paquistanesa, nascida no Vale do Swat, desde sua infância até seu autoexílio na Inglaterra. Ao longo da sua história vamos entendendo um pouco da história da região, alvo de disputa de vários povos diferentes por conta de sua geografia, e como isso afetou a vida dos habitantes dali – inclusive a de Malala, proibida pelo Talibã de ir à escola, assim como todas as meninas. Defensora da educação para todos desde pequena, aluna exemplar, filha de um professor e criadora de um blog em inglês pelo qual ficou conhecida no ocidente, ela acabou sofrendo um atentado do Talibã em 2012 e quase morreu. Dois anos depois, ganhou o Nobel e continua militando em prol da educação, sendo uma das vozes mais influentes no mundo sobre esse assunto.

Compre pela Amazon aqui.

10- Elza

Essa é uma biografia-homenagem, onde Zeca Camargo conta a história de Elza Soares mesclando detalhes de sua vida com pequenas inserções de lembranças da própria. O projeto editorial do livro é maravilhoso (amantes de livros físicos entenderão!), desde a fonte utilizada até as lindas fotos que aparecem em meio à narrativa. Elza Soares é um ícone da música brasileira e influência para muitos cantores, mas teve uma vida atribulada e cheia de altos e baixos. Uma menina pobre que se casou e foi mãe muito cedo, enviuvou igualmente cedo, se tornou amante de um ídolo do futebol (com quem depois se casou) e lidou com seu alcoolismo, perdeu a mãe num acidente trágico, perdeu outro filho em outro acidente, entrou em depressão…. as tragédias são tantas que poderiam constar numa novela mexicana, mas ela parece sempre renascer de alguma maneira. Continuou ativa até os 90 anos (não declarados), e sua morte consolidou ainda mais o reconhecimento pelo seu talento e sua marca no meio artístico. Mesmo quem não conhece sua música a fundo, como eu, se impressiona com sua trajetória de vida e seu talento para passar pelas adversidades.

Compre pela Amazon aqui.


DICAS DE UMA LEITORA EXPERIENTE

Como livros não são exatamente baratos, fazer trocas é uma ótima opção para obter novos exemplares e girar a roda da leitura! Alguns dos livros desta lista eu acabei comprando, mas outros troquei pelo Skoob, uma rede social direcionada à troca de livros.

>> Aproveite as promoções! Sites como a Amazon fazem promoções com frequência, especialmente em datas especiais como Dia das Mães, Natal… Já fiz ótimas compras para mim e para as crianças aproveitando promoções. Sites de sebos como o Estante Virtual também podem ser uma boa opção para comprar livros mais em conta.

>> Comprar e-books também normalmente sai mais em conta que comprar livros físicos – eu inclusive adquiri um Kindle neste período de isolamento em casa, porque me incomodava ler no tablet. Embora goste mais dos livros em papel, os livros eletrônicos abrem todo um leque novo de possibilidades, além de serem mais práticos para carregar por aí e não ocuparem espaço em casa nem na bolsa (ou mala). Listei as vantagens e desvantagens do Kindle neste post: Vale a pena comprar um Kindle?

OUTRAS MANEIRAS DE VIAJAR SEM SAIR DE CASA


>>>> Todas as imagens e títulos dos livros citados neste post são clicáveis e levam ao site da Amazon, nosso parceiro. Comprando por um desses links, você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo atualizado e de qualidade! <<<<


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

9 respostas

  1. nossa adorei a dica dessas biografias, as mulheres sao incriveis mesmo rsrs. servem de inspiracao! ja escolhi uma para começar. obrigada 😉

  2. Sensacional essa sua lista e fiquei me perguntando como não li esses livros. Post salvo e vou ter que ler todos eles.
    obrigada por compartilhar

  3. Que maravilha essa sua lista de biografias para a gente conseguir viajar sem sair de casa!

    Estava mesmo precisando de novos títulos nessa linha e já anotei alguns!

    Vou começar com a da Elza! Impossível não ser incrível…

    Obrigado!

  4. Não sou tão chegada assim em biografias, mas super queria ler a da Michelle Obama e finalemente tô lendo agora o livro da Malala – incrível como a gente sabe tão pouco sobre o Paquistão, né? Li algum tempo atrás o "Vidas Muito Boas" tb.

  5. Que convite fascinante para uma jornada inspiradora! Essas 10 biografias de mulheres extraordinárias prometem revelar histórias de resiliência e superação. Mal posso esperar para conhecer essas vidas incríveis!

  6. Deu vontade ler essas biografias de mulheres e viajar… sem sair de casa. A que mais me interessa é a de Elza Soares. Já assisti ao musical que a homenageia e fiquei muito emocionada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *