Search

Road Trips – nossas dicas e experiências em viagens de carro com crianças

Conteúdo atualizado em 22 de dezembro de 2023

Desde sempre muitas famílias optam por viajar de carro. Seja por uma questão financeira (se a família é grande, viajar de avião pode sair bem caro) ou pela liberdade que viajar de carro proporciona, o fato é que após a pandemia essa maneira de viajar se tornou uma opção bastante comum.

Seja uma viagem longa ou curta, as roadtrips podem ser uma aventura em família! Mesmo com crianças é possível planejar e curtir esse tipo de viagem, que requer um timing e uma estratégia completamente diferentes de viagens de avião. Neste post vou contar um pouco sobre as viagens mais longas e bacanas que fizemos nos últimos anos e dar algumas dicas de como planejar uma viagem desse tipo e sobreviver por longas horas dentro do carro.

1- Planejamento de uma viagem de carro com crianças

Ok, não precisa ser o(a) louco(a) do roteiro minucioso e planejar quilômetro a quilômetro, mas estudar o caminho e definir algumas possíveis paradas é essencial, especialmente se a viagem vai durar muitas horas. Vale enfatizar aqui que viajar com crianças é totalmente diferente de viajar somente com adultos (se bem que alguns adultos podem até dar mais trabalho) e não dá pra ser vida louca e super espontâneo, apesar da sensação de liberdade que a estrada dá.

Já deixar reservado um hotel no caminho é sempre uma opção mais segura, principalmente quando o plano é ir parando para conhecer diferentes cidades ao longo da viagem. Além de que, com crianças cansadas dentro do carro, fica bem mais difícil e estressante perder tempo procurando hospedagem.

A tecnologia está aí para ajudar, mas nem sempre podemos contar com sinal de internet na estrada para acessar os aplicativos tipo Waze ou Google Maps. Especialmente em viagens muito longas é bom dar uma boa estudada no caminho, avaliar possíveis alternativas e cidades onde pode ser necessário parar. Se puder contar com um mapa impresso ou guia de viagem, melhor ainda!

2- Entretenimento a bordo durante uma viagem de carro com crianças

Viajar de carro pode ser bem cansativo, especialmente para as crianças, por isso é fundamental ter várias cartas na manga para entretê-las – e jamais usar todas de uma vez! Para nós funciona muito bem o DVD portátil com muitos filmes, livros e gibis, aquelas revistas com passatempos, joguinhos no tablet e algumas guloseimas. Temos sorte porque eles não enjoam no carro – mas também não dormem, o que exige entretenimento o tempo todo. Mas cada criança funciona de um jeito e elas mudam de gosto conforme crescem, então o que funciona hoje pode não funcionar mais na próxima viagem, o negócio é ter várias alternativas e ir testando.

3- Preparo psicológico antes e durante a viagem de carro

Sim, as crianças vão reclamar que a “viagem está demorando muito” e perguntar mil vezes se “falta muito pra chegar”. Crianças que já estão mais acostumadas a viajar por algumas horas desde pequenininhas tendem a reclamar menos, por isso é bom acostumar desde cedo. Conversar com antecedência e explicar mil vezes que a viagem é longa também ajuda, pois pior que a reclamação da demora é ser pego na mentira – aliás, a honestidade é sempre a melhor opção, qualquer que seja o assunto.

Mostrar os lugares no mapa, conversar sobre o que vai ser visto e um pouco da história dos locais, criar boas expectativas… tudo isso ajuda a preparar e manter o espírito leve. Mas sempre vão haver aqueles momentos de saco cheio e cansaço, não há como evitá-los – bom humor e paciência são os melhores remédios para esses momentos.

4- Prepare-se para imprevistos durante a viagem

Pode ser um bloqueio inesperado na estrada, um mal-estar dentro do carro, uma chuva torrencial ou um trânsito absurdo – essas todas são situações que já enfrentamos em algumas das road trips que fizemos. Imprevistos são sempre estressantes, por isso é bom ter jogo de cintura e cabeça fria para tomar decisões. Se atrasar o planejamento inicial, paciência. Vale sempre a regra de colocar a segurança de todos em primeiro lugar. Depois tudo vira história de viagem e experiência para evitar perrengues futuros!

Algumas roadtrips que já fizemos:

De São José dos Campos-SP (onde moramos) até Prado, no sul da Bahia

Cumuruxatiba (BA)

Foi a viagem mais longa que fizemos até hoje (1300 km). Para planejar essa viagem consideramos todas as opções de caminhos e paradas, e seguimos muitas dicas de outros blogs de viagem que já tinham feito esse mesmo trajeto. Os detalhes estão neste post: VIAGEM DE CARRO DE SÃO PAULO À BAHIA COM CRIANÇAS: NOSSA EXPERIÊNCIA

Nesta mesma viagem fomos até Cumuruxatiba, um distrito de Prado, conhecendo várias praias entre um e outro, a maioria acessível por estrada de terra. A lista completa consta neste post: PRADO E CUMURUXATIBA: GUIA DE PRAIAS E PASSEIOS

De Porto Alegre (RS) até Punta del Este, no Uruguai + Serra Gaúcha

Punta del Este (Uruguai)

Uma viagem que fizemos há alguns anos que requereu um planejamento extra: como atravessar a fronteira com carro alugado. Foi preciso encontrar uma locadora que permitisse isso (as grandes locadoras normalmente não permitem) e providenciasse os documentos necessários sem cobrar um rim. Contamos como foi o processo neste post: URUGUAI E GRAMADO A 4 – ROTEIRO E PREPARATIVOS

Voamos de São Paulo até Porto Alegre, onde pegamos o carro alugado, e percorremos os cerca de 730 km até Punta del Este. Ficamos uma semana no Uruguai conhecendo algumas cidades além de Punta (Punta del Diablo, Montevidéu, Piriápolis), retornamos a Porto Alegre e dali seguimos para Gramado. Foi uma viagem inesquecível e uma das mais longas que já fizemos.

Serra da Mantiqueira e sul de Minas

Gonçalves (MG)

As estradas que sobem a serra e ligam as cidades mais famosas da região são uma atração por si só. Normalmente são poucos quilômetros de caminho sinuoso mas que compensam pela beleza. Uma das mais bonitas é a estrada que liga Campos do Jordão a São Bento do Sapucaí – cerca de 30 km em meio a paisagens de tirar o fôlego. A estrada que leva a Gonçalves, já em Minas, também merece ser mencionada – além de linda, de alguns pontos é possível ver a entrada da cidade e toda ela espalhada entre as montanhas.

Como moramos perto da serra normalmente fazemos um bate-volta, mas para quem se hospeda em Campos do Jordão, por exemplo, vale muito a pena explorar de carro os arredores.

Tem bastante informação sobre o que fazer na região neste post: MELHORES DESTINOS DE INVERNO NO SUDESTE DO BRASIL

Penedo e a região de Visconde de Mauá (RJ)

Serrinha do Alambari (RJ)

A serra do Rio de Janeiro tem muitos lugares perfeitos para ecoturismo: são muitas as estradinhas e acessos que levam a trilhas e cachoeiras lindas, e sem dúvida a melhor maneira de se locomover é de carro (se for 4×4, melhor ainda!). Moramos a apenas 200 km de Penedo e já passamos um bom período explorando toda a região, percorrendo muitas estradas rurais que guardam paisagens lindíssimas. A principal estrada, que liga justamente Penedo a Visconde de Mauá, tem apenas 30 km de extensão e muitos mirantes que permitem uma vista panorâmica da região.

Temos uma sugestão de roteiro neste post: O QUE FAZER EM 4 DIAS ENTRE PENEDO, ITATIAIA E VISCONDE DE MAUÁ

Vale Europeu Catarinense

Vale Europeu (SC)

O Vale Europeu é um destino muito conhecido para quem gosta de cicloviagem, e nós combinamos uma viagem de carro com bicicleta que foi perfeita! Carregamos as bicicletas no carro e fomos de SP até Timbó, a cidade onde se inicia o circuito. Depois disso marido pedalou uma grande parte e nossos malinhas pedalaram em alguns trechos mais fáceis, sempre acompanhados por mim de carro. O conjunto de cidadezinhas fofas que forma o circuito é uma graça, e as estradas de terra são perfeitas para uma roadtrip. O post com todas as dicas e informações dessa viagem é esse: Roteiro pelo Vale Europeu em família – de bike!

E para complementar nosso roteiro, passamos também alguns dias em Blumenau e Pomerode, finalizando com dois dias no Beto Carrero World. Foi uma ótima viagem!

Serra Catarinense

Serra do Corvo Branco (SC)

Bem menos conhecida que sua irmã gaúcha, a serra catarinense normalmente só é lembrada no inverno, quando as temperaturas baixam muito e cidades como São Joaquim aparecem na TV cobertas de geada. Mas é uma região perfeita para uma road trip maravilhosa, onde a grande estrela (e maior desafio) é a Serra do Rio do Rastro e suas curvas de tirar o fôlego, que liga Bom Jardim da Serra a Lauro Muller.

Vale se hospedar em alguma das cidades da serra – nós ficamos em Urubici – e ir conhecendo toda a região, ou ainda ir se hospedando em diferentes cidades para não ter que ir e voltar – todas as estradas da serra são extremamente sinuosas e sujeitas a muita neblina, por isso é bom evitar viajar longos trechos à noite.

Fizemos um roteiro bem bacana juntando alguns dias na serra catarinense com 2 dias no Beto Carrero World e 2 em Balneário Camboriú – o post completo é esse: POST ÍNDICE: SANTA CATARINA – PARQUE, SERRA E PRAIA. Como tínhamos pouco tempo, fomos de avião até Navegantes e alugamos um carro para fazer o roteiro todo.

Litoral catarinense a partir de Guarda do Embaú

Guarda do Embaú (SC)

O litoral de Santa Catarina tem praias incríveis! Já fomos de carro até lá algumas vezes, mas na viagem mais recente nos hospedamos em Guarda do Embaú e fomos conhecer as outras praias por perto: a praia da Pinheira, Garopaba, Siriú, praia do Rosa… todas lindas. A estradinha de terra que segue até Garopaba é uma atração à parte, com belas paisagens.

O post com o roteiro completo é esse: GUARDA DO EMBAÚ (SC) E ARREDORES COM 3 MALINHAS

A viagem até lá é puxada (são quase 900 km) e muita gente que sai de São Paulo faz uma parada em Curitiba, que fica mais ou menos na metade do caminho. E é importante avisar que no verão os acessos às praias do litoral catarinense estão sujeitos a muito trânsito, especialmente nos feriados e fins de semana.

Vai fazer uma road trip e precisa alugar um carro? Faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars – você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado!

Vai viajar com seu doguinho? Leia aqui 8 dicas para viajar de carro com cachorro, pelo blog Chicas Lokas na Estrada.

Não somos os únicos que nos aventuramos em viagens de carro com as crianças! Tem mais famílias viajando por aí para te inspirar a pegar a estrada, vale conferir os posts abaixo:

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

19 respostas

1. E tem jeito melhor de viajar com crianças sem ser road trip? Eu nao tenho filhos mas lembro quando eu era criança como nossas viagens eram ótimas…aquele picnic na beira da estrada..adoro.Suas dicas são muito boas parabéns pelo post e escolha dos lugares. São maravilhosos

1. Viajar de carro com crianças é mesmo a melhor maneira de viajar… só é preciso paciência para responder os "falta muito???" no caminho rsrsrsrs

2. Eu concordo plenamente com você, qualquer iniciativa e viagem, no momento, é muito prematura. A dica de viagem de carro e de curta distância é realmente muito boa, nos dá mais segurança com relação ao Covid-19, além, também, de sempre nos dar a liberdade de ir e vir de onde e para onde quisermos, no nosso próprio tempo! As suas dicas para viajar com crianças em road trip são extremamente valiosas! Adorei e vou segui-las, obrigada!!

3. Amei todas as dicas! É bem assim mesmo viajar com as crianças, muitas surpresas mas vale a pena cada km! É uma experiência unica! Eu amei seu roteiro pelo Rio! Estou com muita vontade de faze-lo.

1. Que bom que gostou! A região de Penedo é mesmo linda e vale a pena conhecer, além de não ser muito longe para quem é de SP.

4. Achei perfeitas suas dicas e experiências com criança em uma road trip. Confesso que acho a melhor forma de se viajar com crianças é de carro. Ficamos livres para parar quando eles já ficam cansados e tal.

5. Também acho precipitado sair por aí viajando, ainda mais eu que moro em Sampa, onde tem muitos casos. Posso acabar levando sem saber a doença comigo. Mas isso não nos impede de sonhar e organizar viagens para um futuro mais seguro. E road trips são excelentes, pois é possível ter menos contato com outras pessoas e ainda conhecer muitos lugares no caminho!

6. Adorei esse post com dicas para fazer uma road trip com as crianças. Vou adotá=las! Também acredito que o turismo vai voltar assim, priorizando lugares próximos. As experiências relatadas vão me servir de inspiração.

7. Dicas maravilhosas para quem tem filhos. Não deve ser fácil fazer uma roadtrip com filhos pequenos. Realmente se acostumar eles provavelmente deve ser menos cansativo. Ah e eles sempre podem dormir no caminho né? Nossa eu dormia que nem um anjo no carro quando era criança..

8. Quantas viagens incriveis que vcs já fizeram de carro com as crianças… imagino que elas adoram né? Otimas dicas pois crianças não tem ainda noção de tempo e entediam facil, precisam ter bastante entretenimento!

9. Gostei muito da introdução do texto. Vivemos num momento onde os problemas estão sendo simplificados demais e a culpa transferida… E mesmo que não possamos usar as dicas agora, achei perfeitas as dicas e experiencias de road trips com crianças. Eu tenho 1 só e já saio carregada de coisas só para o entretenimento rsrs

10. Adoro viajar de carro, mas para distâncias curtas. Achei ótimo os exemplos de destinos divulgados por vocês, fiz algumas rotas também, como São Joaquim. Mas peguei um voo até Floripa e depois, aluguei um carro.
    Parabéns pelo jogo de cintura e experiência com crianças dentro do carro. Em alguns momentos, deve ser bem complicado manter a turma em sintonia.

11. Acho que não tem criança que não goste de uma boa roadtrip! E concordo com você: nesse momento que estamos vivendo, essa vai ser a melhor maneira de recomeçar a viajar. Ótimas as suas dicas para se organizar com os baixinhos!

12. Começar cedo, com certeza! Minha filha estreou aos 5 meses de idade, de SP a GO. Depois aos seus 3 anos fomos de SP a RS, e foi bem melhor distraí-la no carro do que em viagens de avião feitas antes. Gostei de tuas dicas, e adorei a foto no carro em 3 momentos diferentes de suas vidas.

13. São muitos os detalhes para se pensar antes de uma roadtrip só com adultos, com criança então, o checklist só aumenta hehehe Pela questão do custo acaba sendo a maneira mais fácil para muita gente, mas requer preparação pq enfrentar horas na estrada com criança chorando deve ser uó… rs