Search

9 Livros sobre dinossauros + 1 sobre o universo – uma viagem jurássica

Conteúdo atualizado em 8 de janeiro de 2024

Já contei aqui que temos um pequeno especialista em dinossauros em casa – nosso caçula ama esses répteis pré-históricos desde pequenininho, sabe um monte sobre eles e é um aficcionado da trilogia Jurassic Park e os subsequentes Jurassic World.

E como ele gosta de ler, nem preciso dizer que tem uma extensa biblioteca sobre dinos – os parentes e amigos, já sabendo do seu interesse, acabam sempre dando de presente livros com temática de dinossauros. Além disso, em qualquer livraria que vamos, essa área o atrai como um ímã, e ele acaba nos convencendo a adquirir mais um livro para sua coleção.

Propus a ele então que fizesse uma lista com os melhores livros para que outros pequenos dinolovers também possam aprender um pouco mais sobre os dinos – separamos 9 deles e mais um, que não é exatamente sobre dinossauros mas explica como surgiram e como desapareceram, em meio à história da vida na Terra.

1- MORDISCO: O GUIA DOS DINOSSAUROS (ed. Ciranda Cultural)

Esse livro é uma graça, e os menorzinhos vão amar descobrir os pequenos detalhes em cada página de Mordisco – O guia dos dinossauros. Mordisco é um monstrinho muito arteiro e guloso, que adora comer… livros! Ele entra num guia de dinossauros e depois de devidamente apresentado – nome, espécie, etc –  começa comer partes do livro, enquanto foge para não ser comido pelos dinossauros. As diferentes espécies de dinos também são apresentadas, conforme Mordisco passa de uma página para outra, sempre “comendo” sua fuga.

Para quem se apaixonar pelo monstrinho, há outros dois livros dele: Mordisco: O monstro de livro e Mordisco: A caçada monstruosa.

2- A INACREDITÁVEL, PORÉM VERDADEIRA, HISTÓRIA DOS DINOSSAUROS (ed. Brinque-Book)

Todo dinolover legítimo sabe que os dinos desapareceram mas deixaram descendentes: as aves! E em A inacreditável, porém verdadeira, história dos dinossauros uma galinha resolve ir mais longe na sua árvore genealógica para deixar seu álbum de família mais interessante e inclui seus ascendentes mais distantes – podemos ver então uma linda família de velociráptors, fotos dos diplódocos… Sempre de uma maneira bem humorada, a galinha vai costurando seu álbum e contando sobre seus “parentes”. As ilustrações são cômicas e cheias de detalhes engraçados!

3- MINI CURIOSOS DESCOBREM OS DINOSSAUROS (ed. Lume Livros)

Um livro fofo para aqueles que ainda estão iniciando nessa jornada jurássica. Voltado para os pequeninos, com ilustrações delicadas e coloridas, o livro Mini curiosos descobrem os dinossauros apresenta o leitor a diferentes espécies de dinos – e descobre que o famigerado tiranossauro, por exemplo, era um grandalhão com bracinhos minúsculos. Como não tem uma história, dá para ser folheado a qualquer momento e consultado sempre que desejado. Também pode ser uma boa alternativa para os recém-alfabetizados, pois utiliza termos simples e o tamanho dos textos não assusta. Esse volume faz parte de uma coleção que conta também com livros sobre o fundo do mar (Mini curiosos descobrem o fundo do mar), sobre o corpo humano (Mini curiosos descobrem o corpo humano), sobre os animais (Mini curiosos descobrem os animais) e sobre a Amazônia (Mini curiosos descobrem a Amazônia).

4- 101 COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE DINOSSAUROS (ed. Ciranda Cultural)

Em formato de guia com verbetes numerados – 101 no total, conforme o título – esse livro conta detalhes e curiosidades sobre os dinossauros: características físicas, onde viveram, o que comiam, com quais outros dinos conviviam… Mais um livro que não é cansativo para leitores iniciantes, embora seja menos infantil – as ilustrações são mais realistas e o vocabulário um pouco mais difícil. Mas dinolovers como o meu, metidos a paleontólogos, vão amar e logo estarão desfilando o conhecimento adquirido, no formato de nomes difíceis. Esse livro também faz parte de uma coleção, todos com o título 101 coisas que você deveria saber sobre: piratas, animais aquáticos, castelos medievais, corpo humano, animais e futebol (mas algo me diz que esse sobre dinos é o mais procurado…)

5- GIGANTOSSAURO (ed. Brinque-Book)

Gigantossauro é um livro adorado aqui em casa e já foi lido e relido à exaustão. Uma história fofa de quatro amiguinhos, filhotes de diferentes espécies de dinos, que como crianças que são passeiam na floresta buscando diversão. Mas foram avisados pelos pais para tomar cuidado com o Gigantossauro, um grandalhão cujos pés fazem TUM e a boca faz TCHUM! O texto todo rimado junto às ricas e detalhadas ilustrações faz os pequenos amarem esse livro – sucesso garantido para dinolovers ou não.

E quem quiser ouvir a história contada pela Marina Bastos, uma das melhores contadoras de histórias infantis, pode acessar esse link: Brinque-Book Conta Histórias – Gigantossauro

6- O DINO-GLOSSÁRIO DEFINITIVO DE DINOSSSAUROS (ed. Happy Books)

Este Dino-glossário é um livro bem mais científico e robusto. Página a página, distribui os animais conforme a época em que viveram (período cretáceo, jurássico, etc) e dá detalhes muito interessantes de cada espécie, assim como informações mais gerais sobre os fósseis e outras curiosidades científicas. Meu pequeno ama esse livro porque ele ama os dinos mais ferozes – e a capa dele já é um aviso do conteúdo, não é mesmo? O bacana dele é que é detalhado sem ser pesado para os pequenos leitores.

7- DINOSSAUROS (ed. Catapulta Junior)

O maior atrativo desse livro em formato de caderno é ter um esqueleto de dinossauro para montar. Apesar do material não ser resistente a muito monta-desmonta, não há como negar o apelo de poder montar seu próprio dino! Dentro, muitas curiosidades e informações sobre diversas espécies, num formato bem fácil de entender e com muitas ilustrações. Apesar de bem “científico”, é um livro mais fininho e simplificado, bom para iniciantes nos assuntos “dinossáuricos”.

8- HORÁCIO: MÃE (ed. Mauricio de Sousa)

Essa dica é para os fãs de histórias em quadrinhos, em especial para aqueles que amam os personagens da Turma da Mônica. Horácio: Mãe conta a história do Horácio, aquele tiranossauro bonzinho criado pelo Maurício de Sousa – nos quadrinhos normais ele sempre é um personagem meio tristinho, e nessa versão isso se mantém. Neste livro o leitor acompanha duas histórias, que se entrelaçam e se alternam: a busca de Horácio pela sua mãe, lá na pré-história, e a descoberta de um fóssil de tiranossauro nos dias atuais. Apesar do tom meio triste – Horácio é órfão e a gente sabe disso desde o começo – o valor da amizade e da lealdade é sempre exaltado e o bom coração de Horácio enche essa história de amor. Meu filho ama esse livro e foi uma ótima oportunidade de conversar com ele sobre tristeza e como perdas fazem parte da vida.

9- DINOS DO BRASIL e NOVOS DINOS DO BRASIL (ed. Peirópolis)

Todo mundo está careca de ouvir falar do Tiranossauro rex e outros monstrengos gringos, mas muitos outros dinossauros interessantíssimos viveram no Brasil (inclusive alguns com nomes peculiares como Irritátor e Oxalaia). O paleontólogo e professor da USP Luiz Eduardo Anelli reuniu, de forma didática e muito bem humorada, alguns dos dinos que viveram no nosso país nesses dois livros: Dinos do Brasil e Novos Dinos do Brasil. Divididos por estado, cada um dos espécimes tem direito a uma pequena ficha, com nome científico, significado do nome, tamanho, etc, além de um comparativo de tamanho e detalhes da sua descoberta e classificação. Mesmo dinolovers bem avançados, como o que tenho em casa, irão se surpreender com a variedade de dinos e se encantar com as informações.

>> Confira também nosso post sobre onde ver dinossauros no Brasil, uma lista de museus e parques onde os dinos são atração principal! <<

10- BIG BANG: COMO O MUNDO FOI CRIADO (ed. Geraçãozinha)

Esse é um livro sensacional para crianças de todas as idades – afinal, que pai ou mãe nunca se viu numa saia justa quando foi bombardeado com perguntas difíceis do tipo: quem foi o primeiro animal da Terra? Recomendo muito ter esse livro em casa – aqui ele já foi útil em diversos momentos, pois complementa bem o que as crianças aprendem na escola. Tanto para minha filha mais velha, que está estudando os planetas e o surgimento da vida no planeta, quanto para o menor, que começou a aprender os movimentos da Terra (rotação e translação), ele explica de forma muito didática a origem de tudo, desde o Big Bang até os dias atuais. As ilustrações são muito bacanas e o texto é simplificado sem ser infantilizado.

>>>> Todas as imagens e títulos dos livros citados neste post são clicáveis e levam ao site da Amazon, nosso parceiro. Comprando por um desses links, você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo atualizado e de qualidade! <<<<


MAIS DICAS PARA VIAJAR SEM SAIR DE CASA COM AS CRIANÇAS


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

3 respostas

  1. Cíntia do céu!! Quantos livros sobre dinossauros para crianças!! A minha menina adora dinossauros e suas histórias. Temos alguns aqui em casa, mas nenhum dessa sua lista, embora eu já conheça o do Horácio Mãe! Agora tenho mais opções para ler pra ela! Adorei!

  2. O prof. Anelli também fez um livro maravilhoso chamado o Brasil dos Dinossauros. Os desenhos foram de um paleoartista mineiro, de Uberaba, Rodolfo Nogueira, cujo trabalho vale a pena acompanhar.
    Lucas também tem 10 anos e sempre me perguntava se o Brasil tinha dinossauros. Foi o trabalho do prof. Anelli que me ajudou nessa empreitada.

    1. Oi Fernanda! O prof. Anelli é maravilhoso, não? Esse livro dele ainda não conhecemos. Tivemos a chance recente de encontrá-lo pessoalmente em Taubaté no projeto @trilhadosdinossauros, vc está acompanhando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *