9 Livros sobre dinossauros + 1 sobre o universo - uma viagem jurássica

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Já contei aqui que temos um pequeno especialista em dinossauros em casa - meu malinha de 7 anos ama esses répteis pré-históricos, sabe um monte sobre eles e é um aficcionado da trilogia Jurassic Park e os subsequentes Jurassic World.
E como ele gosta de ler, nem preciso dizer que tem uma extensa biblioteca sobre dinos - os parentes e amigos, já sabendo do seu interesse, acabam sempre dando de presente livros com temática de dinossauros. Além disso, em qualquer livraria que vamos, essa área o atrai como um ímã, e ele acaba nos convencendo a adquirir mais um livro para sua coleção.
Propus a ele então que fizesse uma lista com os melhores livros para que outros pequenos dinolovers também possam aprender um pouco mais sobre os dinos - separamos 9 deles e mais um, que não é exatamente sobre dinossauros mas explica como surgiram e como desapareceram, em meio à história da vida na Terra.

1 - Mordisco - o guia dos dinossauros (de Emma Yarlet, ed. Ciranda Cultural)
Esse livro é uma graça, e os menorzinhos vão amar descobrir os pequenos detalhes em cada página. Mordisco é um monstrinho muito arteiro e guloso, que adora comer... livros! Ele entra num guia de dinossauros e depois de devidamente apresentado - nome, espécie, etc -  começa comer partes do livro, enquanto foge para não ser comido pelos dinossauros. As diferentes espécies de dinos também são apresentadas, conforme Mordisco passa de uma página para outra, sempre "comendo" sua fuga.
Para quem se apaixonar pelo monstrinho, há outros dois livros dele: Mordisco - O monstro de livro e Mordisco - A caçada monstruosa.

2 - A Inacreditável, porém verdadeira, história dos dinossauros (de Guido Van Genechten, ed. Brinque Book)
Todo dinolover legítimo sabe que os dinos desapareceram mas deixaram descendentes: as aves! E nesse livro adorável uma galinha resolve ir mais longe na sua árvore genealógica para deixar seu álbum de família mais interessante e inclui seus ascendentes mais distantes - podemos ver então uma linda família de velociráptors, fotos dos diplódocos... Sempre de uma maneira bem humorada, a galinha vai costurando seu álbum e contando sobre seus "parentes". As ilustrações são cômicas e cheias de detalhes engraçados!

3 - Mini curiosos descobrem os dinossauros (de Clarice Uba, ed. Lume Livros)
Um livro fofo para aqueles que ainda estão iniciando nessa jornada jurássica 😄 Voltado para os pequeninos, com ilustrações delicadas e coloridas, o leitor é apresentado a diferentes espécies de dinos - e descobre que o famigerado tiranossauro, por exemplo, era um grandalhão com bracinhos minúsculos. Como não tem uma história, dá para ser folheado a qualquer momento e consultado sempre que desejado - e pode ser uma boa alternativa para os recém-alfabetizados, pois utiliza termos simples e o tamanho dos textos não assusta.

4 - 101 coisas que você deveria saber sobre dinossauros (de Niko Domínguez, ed. Ciranda Cultural)
Em formato de guia com verbetes numerados - 101 no total, conforme o título - esse livro conta detalhes e curiosidades sobre os dinossauros: características físicas, onde viveram, o que comiam, com quais outros dinos conviviam... Mais um livro que não é cansativo para leitores iniciantes, embora seja menos infantil - as ilustrações são mais realistas e o vocabulário um pouco mais difícil. Mas dinolovers como o meu, metidos a paleontólogos, vão amar e logo estarão desfilando o conhecimento adquirido, no formato de nomes difíceis 😂 Esse livro também faz parte de uma coleção de 101 coisas que você deveria saber: há um sobre piratas e outro sobre castelos medievais (mas algo me diz que esse sobre dinos é o mais procurado...)

5 - Gigantossauro (de Jonny Duddle, ed. Brinque-Book)
Esse é um livro adorado aqui em casa e já foi lido e relido à exaustão. Uma história fofa de 4 amiguinhos, filhotes de diferentes espécies de dinos, que como crianças que são passeiam na floresta buscando diversão. Mas foram avisados pelos pais para tomar cuidado com o Gigantossauro, um grandalhão cujos pés fazem TUM e a boca faz TCHUM! O texto todo rimado junto às ricas e detalhadas ilustrações faz os pequenos amarem esse livro - sucesso garantido para dinolovers ou não.

6 - O Dino-Glossário Definitivo de Dinossauros (ed. Happy Books)
Este é um livro bem mais científico e robusto. Página a página, distribui os animais conforme a época em que viveram (período cretáceo, jurássico, etc) e dá detalhes muito interessantes de cada espécie, assim como informações mais gerais sobre os fósseis e outras curiosidades científicas. Meu pequeno ama esse livro porque ele ama os dinos mais ferozes - e a capa dele já é um aviso do conteúdo, não é mesmo? O bacana dele é que é detalhado sem ser pesado para os pequenos leitores.

7 - Dinossauros (de Nat Lambert, ed. Catapulta Junior)
O maior atrativo desse livro em formato de caderno é ter um esqueleto de dinossauro para montar. Apesar do material não ser resistente a muito monta-desmonta, não há como negar o apelo de poder montar seu próprio dino! Dentro, muitas curiosidades e informações sobre diversas espécies, num formato bem fácil de entender e com muitas ilustrações. Apesar de bem "científico", é um livro mais fininho e simplificado, bom para iniciantes nos assuntos "dinossáuricos".

8 - Horácio - Mãe (de Fabio Coala, Mauricio de Sousa Editora)
Essa dica é para os fãs de histórias em quadrinhos, em especial para aqueles que amam os personagens da Turma da Mônica. Esse livro conta a história do Horácio, aquele tiranossauro bonzinho criado pelo Maurício de Sousa - nos quadrinhos normais ele sempre é um personagem meio tristinho, e nessa versão isso se mantém. Neste livro o leitor acompanha duas histórias, que se entrelaçam e se alternam: a busca de Horácio pela sua mãe, lá na pré-história, e a descoberta de um fóssil de tiranossauro nos dias atuais. Apesar do tom meio triste - Horácio é órfão e a gente sabe disso desde o começo - o valor da amizade e da lealdade é sempre exaltado e o bom coração de Horácio enche essa história de amor. Meu filho ama esse livro e foi uma ótima oportunidade de conversar com ele sobre tristeza e como perdas fazem parte da vida.

9 - Dinossauro (de John Woodward, ed. Lafonte)
Mais um livro super científico! Com muitos detalhes sobre a biologia, os hábitos e onde viveram os mais diversos dinossauros, encontramos esse livro sem querer numa banca de livros usados. As ilustrações detalhadas mostrando a anatomia dos dinos são um atrativo a mais, bem como as informações sobre o dia-a-dia e os hábitos deles.

10 - Big Bang - Como o mundo foi criado (de Julie Andkjaer Olsen, ed. Geraçãozinha)
Esse é um livro sensacional para crianças de todas as idades - afinal, que pai ou mãe nunca se viu numa saia justa quando foi bombardeado de perguntas difíceis do tipo: quem foi o primeiro animal da Terra? Recomendo muito ter esse livro em casa - aqui ele já foi útil em diversos momentos, pois complementa bem o que as crianças aprendem na escola. Tanto para minha filha mais velha, que está estudando os planetas e o surgimento da vida na Terra, quanto para o menor, que começou a aprender os movimentos da Terra (rotação e translação), ele explica de forma muito didática a origem de tudo, desde o Big Bang até os dias atuais. As ilustrações são muito bacanas e o texto é simplificado sem ser infantilizado.

💡 Confiram também aqui no blog o post sobre livros infantis que falam sobre lugares e culturas diferentes, sem distinção de idade: LIVROS INFANTIS PARA VIAJAR SEM SAIR DE CASA

💡 Tem um(a) leitor(a) um pouquinho mais velho(a) em casa? Temos um post só com indicações de livros para crianças maiorzinhas: PARA VIAJAR SEM SAIR DE CASA - 10 LIVROS INFANTIS PARA OS MAIORZINHOS

💡 Mais dicas para viajar com as crianças mas sem sair de casa? Vale conferir essa lista de programas disponíveis na Netflix: FILMES E SÉRIES DA NETFLIX PARA VIAJAR COM AS CRIANÇAS

💡 E para quando pudermos sair de casa novamente, vale conferir essa lista: ONDE VER DINOSSAUROS - DICAS DE PARQUES E MUSEUS NO BRASIL

- Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

Nenhum comentário:

Postar um comentário