Search

Melhores destinos de inverno no Sudeste do Brasil

Conteúdo atualizado em 25 de janeiro de 2024

Para quem mora no sudeste do Brasil, como nós, assim que começa o outono começam também os planos para curtir as baixas temperaturas, coisa rara por esses lados. Embora no período de outono-inverno a previsão do tempo nesta região do Brasil vá de um extremo a outro no termômetro de um dia para o outro (ou às vezes até no mesmo dia!), é garantido que haverá pelo menos uma semana ou duas de frio considerado intenso, e muitos dias lindos e secos de sol quente com noites mais frias. Acrescente-se a isso a expectativa de pelo menos um feriado prolongado (Corpus Christi, normalmente em meados de junho) e as férias escolares de julho, e pronto: os conhecidos “destinos de inverno” localizados nas serras dos estados de São Paulo, Minas, Rio e Espírito Santo já se enchem de turistas entre final de maio até meados de setembro.

Vale lembrar que da mesma maneira que as temperaturas descem, os preços sobem – mas quem resiste a passar um friozinho na montanha e poder vestir aquele combo gorro-cachecol-luvas, não é mesmo? Seja para aproveitar a dois numa viagenzinha romântica, com a família toda para fazer ecoturismo ou em turma para sair da rotina, separamos uma lista desses destinos para todos os gostos!



Destinos de inverno em São Paulo

CAMPOS DO JORDÃO

Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, é sem dúvida a estrela maior no estado quando se fala em destinos de inverno. Com uma programação intensa e uma oferta infinita de restaurantes e hospedagens para todos os bolsos, a cidade fica lotada todos os finais de semana a partir do feriado de Corpus Christi, um dos mais lucrativos para a cidade.

Já tive muito ranço de Campos do Jordão porque não conhecia nada além das ruazinhas cheias de turistas do badalado bairro do Capivari, mas depois que começamos a viajar para lá em família (moramos a menos de uma hora da cidade, por isso já fizemos muitos bate-voltas) descobrimos lugares maravilhosos fora do roteiro compras+restaurantes.

Alguns dos nossos locais preferidos são o Amantikir, o Horto e o Museu Felícia Leirner, que ficam bem afastados do agito e permitem apreciar a natureza maravilhosa da região. Para quem viaja com crianças, o Parque do Capivari, o Parque Floresta Encantada e o Tarundu são também ótimas opções. E para uma viagem só de adultos, vale marcar para conhecer a fábrica da Baden Baden, que oferece concorridas visitas guiadas para maiores de 18 anos.

Abaixo alguns posts sobre Campos do Jordão que temos aqui no blog:

Onde fica Campos do Jordão: partindo de São Paulo, são cerca de 170 km. Segue-se pela Rod. Pres. Dutra (BR-116) até Taubaté, seguindo então pela BR-383.

SANTO ANTONIO DO PINHAL

Uma alternativa mais barata e não menos bonita em termos de natureza é Santo Antonio do Pinhal. Essa pequena cidade vizinha a Campos do Jordão conta com ótimas opções gastronômicas e um visual incrível da região a partir do Pico Agudo – um ponto de voo livre a 1700 m de altura e acessível com carro comum.

A Estação Ferroviária Eugenio Lefèvre e o Jardim dos Pinhais Ecoparque também são lugares muito bacanas que merecem uma conferida – vale a pena parar para conhecer Santo Antonio do Pinhal nem que seja de passagem para Campos do Jordão, já que ficam bem pertinho uma da outra. Contamos sobre os passeios imperdíveis por lá neste post: O QUE FAZER EM SANTO ANTONIO DO PINHAL, NA SERRA DA MANTIQUEIRA

Onde fica Santo Antonio do Pinhal: partindo de São Paulo, são cerca de 170 km. Segue-se pela Rod. Pres. Dutra (BR-116) até Taubaté, seguindo então pela BR-383 – é exatamente o mesmo caminho de Campos, basta ficar atento à entrada para Santo Antonio do Pinhal.

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

Ainda na Serra da Mantiqueira fica a fofíssima São Bento do Sapucaí, uma cidadezinha com cara de interior repleta de opções de hospedagem com preço mais amigável que Campos do Jordão e onde fica o pico mais famoso da região: a Pedra do Baú.

O Restaurante Pedra do Baú é uma parada obrigatória, tanto para quem vai se arriscar a subir na pedra – dali partem algumas das opções de trilha que incluem uma parte com escalada – quanto pela vista incrível da Pedra e do entorno. A estrada entre Campos do Jordão e São Bento é uma atração por si só, um caminho sinuoso entre as montanhas que vale a pena percorrer bem devagarinho só pra ir apreciando o visual. No meio do caminho fica o acesso ao Complexo da Pedra do Baú, de onde saem as principais trilhas para as 3 pedras do complexo – além da Pedra do Baú (bem difícil), também dá para subir na Ana Chata (igualmente difícil) e no Bauzinho – uma opção bem mais fácil, que inclusive fizemos com as crianças e contamos neste post: TRILHA DO BAUZINHO EM SÃO BENTO DO SAPUCAÍ COM CRIANÇAS.

Onde fica São Bento do Sapucaí: partindo de São Paulo, são cerca de 190 km. Segue-se pela Rod. Pres. Dutra (BR-116) até Taubaté, seguindo então pela BR-383 até Santo Antonio do Pinhal. É preciso cruzar a cidade até o início da SP-42 – o interessante é que nesse trajeto cruza-se a fronteira com Minas Gerais duas vezes!

SÃO FRANCISCO XAVIER

Mudando um pouco de direção mas ainda na serra da Mantiqueira fica o distrito de São Francisco Xavier, pertencente ao município de São José dos Campos (onde moramos!). Paraíso dos ciclistas de montanha (marido incluído), é um lugar super procurado pelos amantes de trilhas durante o ano todo.

Separado de São José dos Campos por 50 km de uma estrada cheia de curvas e que cruza a cidade de Monteiro Lobato, São Chico – como é conhecida por esses lados – tem um centro bem pequenininho e concentrado em volta da Igreja Matriz, com deliciosos restaurantes espalhados pelas poucas ruas. Os hotéis e pousadas ficam em sua maioria mais afastados, espalhados pela zona rural, e muitos deles exploram o turismo rural e o ecoturismo, em especial no inverno, oferecendo quartos com lareiras e outros mimos. Já nos hospedamos numa pousada muito fofa que tem trilhas dentro de sua própria propriedade, tem mais detalhes neste post aqui: SÃO FRANCISCO XAVIER – DICAS DE POUSADA, TRILHAS E RESTAURANTES

Onde fica São Francisco Xavier: partindo de São Paulo, seguir pela Rod. Pres. Dutra até São José dos Campos. Dali seguir as placas indicando Monteiro Lobato para chegar à SP-050. São cerca de 50 km a partir de São José dos Campos – atenção porque a estrada é cheia de curvas!

CUNHA

Seguindo em outra direção, já a caminho do litoral, fica a pequenina Estância Climática de Cunha. Conhecida pelos seus inúmeros ateliês de cerâmica espalhados pelas ladeiras íngremes, possui uma boa rede hoteleira – assim como acontece com suas outras colegas montanhosas, grande parte das pousadas fica fora da cidade. A região de Cunha é linda e a cidade abriga também o Lavandário, uma fazenda de lavandas que permite a visitação e tem um pôr-do-sol maravilhoso (temos um post contando sobre ele aqui: LAVANDÁRIO EM CUNHA COM 2 MALINHAS). 

vista da serra a partir do Lavandário de Cunha

Em Cunha fica também um dos acessos ao Parque Estadual da Serra do Mar, onde é possível explorar trilhas e cachoeiras, além da famosa Pedra da Macela, um pico de mais de 1800 m de altura com vista para o mar. Aliás, fica a dica para os mais destemidos: descer a serra que liga Cunha a Parati, uma viagem em meio a lindas paisagens de mata atlântica e mirantes incríveis – tem que ser de dia, para ver tudo isso e também porque a estrada tem trechos bem precários e mal sinalizados.

Onde fica Cunha: partindo de São Paulo, seguir pela Rod. Pres. Dutra até Guaratinguetá (cerca de 170 km). Dali seguir pela BR-456 por 50 km – atenção: é uma estrada linda, em meio à zona rural, mas cheia de curvas.

Destinos de inverno em Minas Gerais

Minas no inverno é garantia de céu azul de brigadeiro em contraste com o relevo montanhoso – eu particularmente amo essa paisagem! Para nós, o sul de Minas é logo ali e vale cada curva de suas estradas – que normalmente são mão dupla e super sinuosas, requerendo atenção redobrada.

GONÇALVES

Uma opção bacana e pouco badalada no sul de Minas no inverno – e nas outras estações do ano também, por que não? – é Gonçalves, também na serra da Mantiqueira e vizinha de São Bento do Sapucaí, de quem já falamos acima. O encanto começa já na estrada de acesso à cidade, um caminho lindo em meio àquela paisagem de céu azul e montanhas verdinhas.

Gonçalves vista da estrada

A cidade tem aquela carinha de interior de Minas, onde tudo gira em torno da Igreja Matriz – a procissão de Corpus Christi é bem famosa, com aqueles lindos tapetes de serragem na rua – e a comida nos vários restaurantes é farta e deliciosa. Estivemos lá num feriado desses e registramos aqui neste post a nossa visita à cidade: UM DIA EM GONÇALVES (MG) COM 2 MALINHAS

Nós fizemos um bate-volta, mas há vários hoteizinhos e pousadas charmosas, muitas no estilo hotel-fazenda, assim como diversas cachoeiras e trilhas no seu entorno.

Como chegar em Gonçalves: partindo de São Paulo, há 2 opções: seguir até Campos do Jordão e então pegar a SP-046, que leva ao sul de Minas (210 km); ou seguir pela Rod. Fernão Dias (BR-381) até Cambuí e então pegar o acesso para Gonçalves (180 km).

Partindo de Belo Horizonte são cerca de 450 km, sendo 370 km de Fernão Dias até Pouso Alegre, quando então se pega o acesso ao sul de Minas (BR-459).

MONTE VERDE

Um destino bem mais badalado e famoso, especialmente para viagens a dois, é Monte Verde. Esse pequeno distrito da cidade de Camanducaia, fundado por um casal originário da Letônia, ganhou fama por suas baixas temperaturas pois não é incomum que hajam geadas fortes e que as temperaturas caiam abaixo de zero no inverno, acontecimentos raros em outras regiões do sudeste. A oferta hoteleira é enorme, para todos os gostos e bolsos (e acessos, pois há pousadas tão encarapitadas no meio das montanhas que sempre é bom perguntar antes de ir, pois não é qualquer carro comum que sobe nas estradas mais íngremes).

O centro do distrito é formado por uma única rua, com muitas lojinhas, restaurantes e cafés. Monte Verde também tem uma boa oferta de opções de ecoturismo: passeios de quadriciclo, a cavalo, tirolesas e trilhas que podem ser feitas a pé, com ou sem guia – para aqueles que não quiserem ficar só na comilança.

trilha em Monte Verde

Nós estivemos lá com os malinhas e nos divertimos muito – post com o nosso roteiro aqui: MONTE VERDE COM 2 MALINHAS. E foi em Monte Verde que fizemos um dos passeios mais bacanas de todos os tempos: visitamos a Escola Mineira de Falcoaria, que fica numa fazenda um pouco antes da entrada do distrito, e permite interação supervisionada com as aves de rapina. Tem os detalhes aqui: ESCOLA DE FALCOARIA EM MONTE VERDE

Como chegar em Monte Verde: partindo de São Paulo ou Belo Horizonte, o caminho é seguir pela Rod. Fernão Dias (BR-381) até Camanducaia e então pegar o acesso para Monte Verde. De São Paulo são 160 km; de Belo Horizonte, 480 km.

Destinos de inverno no Rio de Janeiro

PETRÓPOLIS

Não tem como começar a falar de destinos de inverno no Rio de Janeiro sem ser por Petrópolis – a cidade criada pela realeza brasileira no meio das montanhas justamente para fugir do calorão da cidade do Rio de Janeiro. Fundada por D. Pedro II em meados do século XIX, guarda até hoje muitas das características de sua fundação – inclusive a casa do próprio imperador, hoje o Museu Imperial

O centro histórico é um verdadeiro museu a céu aberto e dá para passar vários dias ali passeando pelas ruas e visitando os diversos museus (além do Museu Imperial, consideramos obrigatório conhecer pelo menos o Museu Casa de Santos Dumont e o Quitandinha). A Cidade Imperial, como é conhecida, também atrai turistas pela gastronomia – as opções são tentadoras e deliciosas! Para quem vai em busca de ecoturismo, há muitas belezas naturais no seu entorno – uma das entradas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica em Petrópolis, com acesso a trilhas e cachoeiras maravilhosas. 

É um destino que agrada todo mundo, de casais a famílias, e também os mais aventureiros. Temos um post com roteiro de 4 dias por lá e outros específicos de algumas das atrações da cidade:

Como chegar em Petrópolis: partindo do Rio de Janeiro são apenas 70 km pela BR-040. A partir de São Paulo são 450 km, sendo 370 km pela BR-116 até Seropédica, e então a BR-493 até seu cruzamento com a BR-040.

PENEDO E VISCONDE DE MAUÁ

Outros destinos super conhecidos na serra do Rio são Penedo e Visconde de Mauá. Conhecida como “Pequena Finlândia” por ter sido fundada por algumas famílias finlandesas, Penedo é um distrito da vizinha Itatiaia e um ponto estratégico para quem quiser se aventurar pela região.

mirante na serra entre Penedo e Visconde de Mauá

Penedo tem seus próprios atrativos: o Museu Finlandês, um centrinho comercial bacana e algumas cachoeiras de fácil acesso. A poucos quilômetros de Penedo fica a entrada para a parte baixa do Parque Nacional de Itatiaia, casa do famoso Pico das Agulhas Negras. O parque a partir de Itatiaia é um passeio super bacana e tranquilo que dá para fazer com a família toda numa boa, pois é possível entrar de carro e parar nos principais pontos do parque. Temos um post contando como foi passar um fim de semana por ali: ITATIAIA E PENEDO EM UM FIM DE SEMANA COM 2 MALINHAS

Um pouco depois de Penedo, já na estrada para Visconde de Mauá, fica a entrada para a Serrinha do Alambari, um lugar menos badalado mas cheio de atrações naturais para os amantes do ecoturismo. Há algumas opções de hospedagem e muitas cachoeiras, com trilhas de graus variados de dificuldade. Contamos sobre a Serrinha aqui: ROTEIRO PELA SERRINHA DO ALAMBARI EM PENEDO – O QUE VER E FAZER

Subindo a serra a partir de Penedo rumo a Visconde de Mauá, há opções para todos os gostos e bolsos. Entre os limites dos estados de Minas, Rio e São Paulo ficam inúmeras opções de hospedagem, restaurantes e cafés, trilhas e cachoeiras com todas as graduações de dificuldade.

As vilinhas de Maringá e Maromba completam a trinca com Visconde de Mauá e são conhecidas por serem lugares de gente meio bicho-grilo, mas também há espaço para famílias, casais e esportistas que curtem trilha de montanha. Por causa da localização mais alta, a região ali é bem mais fria e no inverno as temperaturas caem muito, fazendo a alegria dos turistas que vão em busca de frio intenso. Mesmo caso para aqueles que buscam ecoturismo, as belezas naturais são muitas e para todos os gostos. Temos alguns posts com mais detalhes:

Como chegar em Penedo: partindo do Rio de Janeiro são cerca de 180 km pela BR-116. A partir de São Paulo são 270 km, também pela BR-116.

Destinos de inverno no Espírito Santo

DOMINGOS MARTINS E A ROTA DO LAGARTO

E quem disse que não faz frio no quentíssimo estado do Espírito Santo? Talvez não seja aquele frio intenso, mas os capixabas também têm um destino de inverno para chamar de seu: Domingos Martins, na serra capixaba e a pouco mais de 2 horas de carro da capital Vitória, tem seu charme e seus dias de baixas temperaturas.

Uns poucos quilômetros adiante da entrada da cidade fica a charmosa Rota do Lagarto, que pertence ao município de Domingos Martins, e é uma rota turística de pouco mais de 8 km de extensão que concentra várias pousadinhas e restaurantes fofos e dá acesso à estrela maior da serra: o Parque Estadual da Pedra Azul.

Considerada um dos cartões postais do estado, a Pedra Azul é uma formação rochosa de mais de 1800 m de altura que muda de cor por conta da incidência da luz nos líquens que a recobrem – de longe parece azulada a maior parte do dia. E o lagarto que dá nome à rota é uma pedra colada à Pedra Azul que parece mesmo um lagarto subindo nela. A poucos quilômetros da entrada do parque ficam concentrados vários restaurantes e cafés muito charmosos, todos com uma área externa irresistível e perfeita para lindas fotos. 

Mais detalhes da Rota do Lagarto neste post: O QUE FAZER NA ROTA DO LAGARTO, NA SERRA CAPIXABA

início da Rota do Lagarto

Logo no início da Rota do Lagarto fica o letreiro Eu AMO Pedra Azul, assim como um centro de informações ao visitante, algumas lojinhas e restaurantes, e um enorme relógio que também marca a temperatura, tendo ao fundo a Pedra Azul – vale parar ali para algumas fotos.

Como chegar em Domingos Martins: partindo de Vitória são apenas 50 km pela BR-262. O início da Rota do Lagarto fica 50 km adiante da entrada de Domingos Martins pela mesma estrada.

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Quem se interessar por agroturismo pode seguir um pouco mais adiante de Domingos Martins e fazer a rota turística da pequenina cidade de Venda Nova do Imigrante. Colonizada por italianos, a cidade em si não tem atrativos, mas é possível fazer o Circuito de Agroturismo e percorrer diferentes propriedades produtoras de laticínios, cervejas, cachaças, café… são mais de 20 locais que fazem parte do circuito e o turista pode, além de comprar os produtos feitos artesanalmente, também visitar e conhecer um pouco das propriedades, em sua grande maioria negócios familiares. Mais informações podem ser obtidas no quiosque de apoio ao turista logo na entrada da cidade.

mapa turístico (fonte: site da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante)

Como chegar em Venda Nova do Imigrante: partindo de Vitória são cerca de 110 km pela BR-262, 20 km após a entrada para a Rota do Lagarto.

Vai de avião até algum desses destinos? Clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Vai de Promo!

vai-de-promo

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema Destinos no Brasil – confira abaixo os posts dos blogs participantes!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

59 respostas

  1. Quem mora na região central, norte e nordeste do Brasil adora ir sentir um pouquinho desse inverno no sul e sudeste. rs… Boa seleção de destinos.

  2. Excelente post sobre melhores destinos de inverno no sudeste. Eu só conheço alguns mas já anotei aqui pra conhecer e aproveitar melhor essa região. Beijocas

  3. Amei os seus destaques de destinos de inverno no Brasil. Por aqui curtimos e muito todos os destinos de inverno. Não conheço alguns que você descreveu de São Paulo como Santo Antonio do Pinhal! Já estão na minha lista, amei as dicas! Obrigada!

  4. Adorei a lista de destinos de inverno no Sudeste do Brasil. Alguns destinos já conheço e outros estão na lista. Só não sabia das opções do Espírito Santo. Obrigada pelo post. Vou salvar porque está completo.

  5. Adorei suas dicas, alguns locais eu já fui . E outros preciso desvendar ainda. Incluiria ai na sua lista a cidade de Teresópolis na Região Serrana do Rio, é linda também e ótima para quem curte fazer trilhas.

  6. Descobri que eu adoro sentir esse clima do inverno em uma viagem! Adorei a lista de destinos no sudeste do Brasil para aproveitar essa estação. Já conheço alguns desses locais. Fiquei com vontade de conhecer os outros.

  7. Viajar no inverso é uma das minhas viagens preferidas e agora vendo as fotos das crianças vou querer levar meu sobrinho também. De todos os destinos, acho que nunca curti o frio em nenhuma cidade do Rio de Janeiro, mas agora está na lista.

  8. Que ótimo post, dessa lista só conheço Campos do Jordão, Cunha e Petrópolis, realmente me falta visitar destinos de inverno aqui no Sudeste, viu? Quanto lugar incrível! Tenho muita vontade de visitar São Francisco Xavier.

  9. Eu não imaginava que a região Sudeste tinha tantas opções de destinos de inverno! Minha listinha de lugares que quero conhecer acabou de aumentar consideravelmente! 😀
    Gostei especialmente dos destinos com opções de trilhas e contato com a natureza.

  10. Essa família linda tem o poder da fala, quando o assunto é destino de inverno no sudeste. Já fui em alguns lugares, mas fiquei fascinada em ler cada dica dos lugares. Já estou doida para circular por ai, no pós pandemia.

  11. Adorei as dicas de melhores destinos de inverno no sudeste do Brasil. Quanto lugar maravilhoso! Dos que você listou, tenho muita vontade de visitar Cunha. Suas dicas só fizeram aumentar a vontade 🙂

  12. Da sua lista só não conheço Gonçalves, Petrópolis e as indicações no Espírito Santo, mas já anotei as dicas para conferir. Espero conseguir ir ainda esse ano 🙁

  13. Sem dúvida a Rota do Lagarto com a Pedra Azul é o cartão postal da Serra Capixaba, mas temos outros lugares maravilhosos aqui no Espírito Santo para curtir o inverno. Acho que vai gostar de conhecer.

  14. Adoro os destinos de inverno da região sudeste do Brasil. Sou louca para conhecer São Bento do Sapucaí e subir a pedra do Baú, vamos ver se consigo quando a pandemia passar

  15. Só destino top e que adoraríamos conhecer nesse período gostoso de inverno. Lista completa e com ótimas sugestões de destino no Sudeste. Vou guardar as dicas.

  16. Desses destinos de inverno no sudeste do Brasil quero muito conhecer Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Dizem que são mais baratas que Campos do Jordão, você concorda?

  17. Maravilhosas suas dicas de destinos de inverno no Sudeste do Brasil, Cíntia, alguns eu já conheço e outros espero que consiga conhecer também muito em breve. Ótimas sugestões, obrigada.

  18. Excelente post! Amei suas dicas, quero muito conhecer São Bento do Sapucaí e Monte Verde. É muito legal ver sua visão sobre viajar com os filhos, amei todas as fotos.

  19. Wooow…um rol de locais legais no blog e realmente combinam com a época!! Difícil escolher um!! Lugares assim são muito agradáveis e encantadores!!

  20. Campos do Jordão é um clássico do inverno e Petrópolis é mesmo uma delícia de lugar. Ótimo post com destinos para aproveitar o inverno no sudeste brasileiro.

  21. Quantos destinos deliciosos para curtir o inverno no Sudeste do Brasil! São tantos cantinhos perto da gente pra conhecer e muitas vezes a gente nem aproveita quanto deveria, não é mesmo? Uma escapada de fim de semana do ladinho de casa para curtir os dias de inverno era tudo que eu queria!

  22. Realmente para nós que moramos na região Sudeste (principalmente aqui no Hell de janeiro rs) ficamos doidos para curtir friozinho.. As cidades do estado do RJ conheço todas, senti falta de Teresópolis. Campos do Jordão conhecemos e precisamos voltar (eu estava de muletas e quase não fiz passeio).

  23. Amei tuas indicações de destinos de inverno no Sudeste. Além dos badalados Campos do Jordão e Petrópolis, adorei ver outros lugares menos conhecidos.

  24. Nossa! Chateada que só conhece Campos do Jordão da sua lista de destinos de inverno do sudeste do Brasil! Quero muito conhecer Monte Verde. É muito diferente de Campos?

    1. Monte Verde é bem diferente sim! Mais rústica e bem menor, mas tem seu charme – pousadas fofas, ótimos restaurantes e trilhas para quem quiser curtir a natureza. Confere nosso post de lá!

  25. Engraçado que associo Brasil a praia, calor, verão então é sempre bom quando somos despertos para outro tipo de opções. E confesso que fiquei bem interessada nas vossas opções de destinos de Inverno do sudeste do Brasil. Adorei particularmente Campos Jordão.

  26. Conheço algumas dessas cidades, mas tem mais muitas para conhecer. Vou tentar pegar algum final de semana de agosto para ir para uma cidade próxima. Adorei as dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *