Search

Viagem de carro de São Paulo à Bahia com crianças: nossa experiência

Conteúdo atualizado em 14 de janeiro de 2024

Viagem de carro por longas distâncias é assunto polêmico (inclusive aqui em casa) – há quem ame dirigir na estrada e a liberdade de fazer seus próprios horários, há quem nem possa ouvir falar de ficar horas a fio no carro, ainda mais com crianças… E há aqueles que acham essa uma forma econômica de viajar (nosso caso), uma vez que os preços das passagens aéreas sobem exponencialmente na temporada de férias escolares, que é exatamente o período em que podemos viajar.

Como somos uma família de 5 pessoas (marido, eu, meu enteado adolescente que já paga como adulto e nossos dois malinhas que já não são bebês), a não ser que viajemos com milhas (às vezes conseguimos) ou tenhamos a sorte de uma super promoção (já aconteceu, mas fora do período de férias), viagens aéreas podem acabar custando uma pequena fortuna.

Já havíamos feito algumas viagens longas de carro pelo Brasil mas ainda não tínhamos nos arriscado até o nordeste, que foi nossa escolha para o período do final do ano de 2019.

>> Confira também o post com nossas dicas e experiências em viagens de carro com crianças <<

Quando escolhemos ir até Prado, no sul da Bahia, sabíamos também que seria necessário nos locomover de carro para conhecermos toda a região, o que reforçou nossa decisão de viajarmos com nosso próprio carro.

chegando em Cumuruxatiba

Neste post vou detalhar qual foi nosso itinerário, a razão de escolhermos esse caminho e não as outras opções, e algumas dicas para suavizar a loucura aventura de viajar por 4 dias (2 para ir, 2 para voltar) com 3 crianças a bordo.

Antes de começar a conversa sobre as estradas, já vale um alerta: Quem nunca saiu do estado de São Paulo pode estranhar muito as condições das estradas em outros estados, especialmente em Minas. Considerando algumas exceções – a rodovia Fernão Dias, por exemplo, que é duplicada em toda a sua extensão e está em ótimas condições – a maioria das estradas federais e estaduais não é duplicada e há sempre muitos caminhões, isso sem falar dos trechos em péssimas condições de asfalto e sinalização. Vimos pouquíssimos radares em operação e praticamente nenhum policiamento nos 4 dias que ficamos na estrada, mesmo sendo um período de muito tráfego devido aos feriados de final de ano. E, infelizmente, o que vimos de monte foi imprudência ao volante de todos os tipos, de excesso de velocidade a ultrapassagens perigosas.

em algum ponto de Minas

Por isso aqui ficam dois conselhos:

1. Viajar SEMPRE durante o dia, mesmo que isso implique em uma ou mais paradas no meio do caminho;
  2. Estudar o caminho com antecedência e ir consultando os aplicativos de trânsito (usamos Waze e Google Maps) com frequência ao longo da viagem, para se informar de possíveis incidentes (ou até mesmo obras) que possam alterar a rota ou aumentar o tempo da viagem (lembrando que em muitos trechos não há sinal de internet e talvez seja necessário parar em algum local com wifi para consultar os aplicativos).

Itinerários possíveis para a Bahia a partir de São Paulo

Nós moramos em São José dos Campos, a cerca de 100 km de São Paulo capital – portanto quem for sair de outro ponto do estado deve considerar as distâncias até nosso ponto de partida, ok?

No mapa abaixo estão as 3 opções de itinerário a partir de São Paulo até o sul da Bahia (cerca de 1300 km), todas bem próximas em termos de quilometragem e tempo de viagem. Nossa intenção era dividir a viagem em dois trechos, pernoitando no caminho e tentando deixar o trecho mais longo para o primeiro dia.

simulações no Google Maps

SP-BA: OPÇÃO 1

A opção mais curta e rápida seria seguir pela BR-116 (Rod. Pres. Dutra) até o Rio de Janeiro, e a partir dali seguir pela BR-101, atravessando todo o estado do Espírito Santo até a Bahia.

Escolha essa opção se sua intenção for ir parando para conhecer os lugares no caminho. Vale a pena se for passar uns dias na cidade do Rio, depois na região dos lagos, estendendo depois para Guarapari e Vitória.

Por que não escolhemos esse caminho? Um dos motivos, sendo bem honesta, foi um certo receio de atravessar o Rio. Seria necessário atravessar toda a cidade e seus arredores, com o risco de pegar muito trânsito e passar por áreas não muito amigáveis. E apesar de termos ido ao Rio de carro várias vezes, não conhecemos o trecho entre os estados do Rio e do Espírito Santo e não sabíamos se haveria cidades onde pudéssemos parar para dormir. Além disso, soubemos que há vários trechos da BR-101 em obras e não tínhamos como avaliar o quanto isso impactaria no nosso tempo de viagem.

SP-BA: OPÇÃO 2

A segunda opção mais curta seria seguir pela BR-116 até Teófilo Otoni, em Minas, já próximo das fronteiras entre o Espírito Santo e a Bahia, e então pegar a BR-418, conhecida como Minas-Bahia, que liga o nordeste de Minas ao sul da Bahia.

Escolha essa opção caso queira explorar o interior de Minas no caminho ou conheça bem essa região e saiba onde parar.

Por que não escolhemos esse caminho? Não tínhamos informação sobre o estado da BR-116 neste trecho que corta Minas Gerais e achamos as cidades muito longe umas das outras, exatamente no trecho da viagem onde planejávamos pernoitar.

>> Curiosidade: Vocês sabiam que a BR-116 na verdade é uma estrada que corta o Brasil de norte a sul? Ela tem mais de 4500 km de extensão, começando em Fortaleza, no Ceará, cortando os estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e terminando em Jaguarão, no Rio Grande do Sul. <<

SP-BA: OPÇÃO 3

A última opção, apesar de mais longa, foi a nossa escolhida: seguir pela Fernão Dias até Belo Horizonte, dali seguir pela BR-381 até Governador Valadares, pegar a BR-116 sentido Teófilo Otoni e então seguir pela BR-418 até a Bahia.

Por que escolhemos esse caminho? Primeiro porque faríamos um bom trecho pela Rodovia Fernão Dias, que é conhecida e totalmente duplicada. Pesou também o fato de que, apesar de não conhecermos bem as estradas depois de Belo Horizonte, haveria várias opções de cidades com boa estrutura para o nosso pernoite. Nossa intenção inicial era tentar esticar até Teófilo Otoni no primeiro dia de viagem, para que conseguíssemos aproveitar a tarde do dia seguinte já em Prado.

É sempre bom enfatizar: nossa viagem ocorreu em dezembro de 2019 e a descrição abaixo vale para a nossa experiência na época. A situação das estradas pode ter se modificado, por razões climáticas, obras ou acidentes, por isso é muito importante analisar as opções e se informar com notícias atualizadas das rodovias antes de viajar!

SP-MG-BA – trecho a trecho

De São Paulo a Belo Horizonte (BR-381 – Fernão Dias) – cerca de 600 km

Como nosso ponto de partida era São José dos Campos, já pegamos a Fernão Dias na altura de Atibaia – que dá mais ou menos na mesma que sair de São Paulo em termos de distância. Apesar de alguns trechos bem sinuosos e a circulação de caminhões ser intensa (é a principal via de ligação entre SP e MG), a rodovia está em ótimas condições e a viagem foi tranquila. São 7 pedágios no valor de R$ 2,40 cada entre Atibaia e BH, num total de R$ 16,80 (valores em dezembro/2019).

Saímos antes das 4 da manhã de casa e tomamos café no caminho, num lugar muito simpático chamado Venda do Chico, na altura de Três Corações. Os malinhas (que não dormiram nada no caminho por conta do entusiasmo com a viagem, vale dizer) adoraram o café ao ar livre do lado de um lago cheio de carpas.

Venda do Chico, em Três Corações (MG)

De Belo Horizonte a Ipatinga (BR-381) – 210 km

De longe esse é o trecho mais complicado da viagem! São apenas 200 km mas em uma estrada em obras de duplicação, cheia de desvios e com circulação grande de caminhões e carros – essa região da Grande BH é conhecida como Vale do Aço e muita gente se desloca da capital para as cidadezinhas por ali (João Monlevade, Cocais, Nova Era), onde ficam grandes siderúrgicas.

É bom contar que esse trecho leva umas 4 horas, o que pode ser bem cansativo para o motorista (que no nosso caso já tinha levantado cedinho!). Mais que nunca vale o conselho de não viajar à noite, pois é uma estrada que requer muita atenção por conta do trânsito e dos vários desvios. Acredito que quando a duplicação estiver finalizada, o tempo de viagem vai diminuir significativamente.

Na nossa viagem de volta pernoitamos num hotel em Nova Era, cidadezinha praticamente à beira da estrada, para evitar o trecho até BH à noite. As outras cidades do caminho, incluindo Ipatinga, têm diversas opções de hospedagem por conta do grande número de empresas localizadas por ali.

Não há pedágios neste trecho.

De Ipatinga a Governador Valadares (BR-381) – 105 km + de Governador Valadares a Teófilo Otoni (BR-116) – 130 km

Após Ipatinga e até Governador Valadares, a BR-381 fica mais tranquila e não está em obras, apesar de ainda ter um trânsito intenso de caminhões. São pouco mais de 100 km que levam 1h30 caso não haja nenhum imprevisto. Na nossa viagem de ida pernoitamos em Governador Valadares, que é uma cidade com boa infraestrutura e conseguimos um hotel bem no centro, com bom atendimento e que nos acomodou em um quarto conjugado.

A partir de Governador Valadares seguimos pela BR-116 até Teófilo Otoni, novamente uma estrada de mão dupla e muitos caminhões, num percurso de mais ou menos 2 horas.

De Teófilo Otoni a Prado (BR-418/ BR-101/ BA-290/ BA-001) – 340 km

Último trecho da viagem e um dos mais tranquilos. Se chegou até aqui, agora falta pouco! A maior parte desse trecho é na BR-418, a estrada federal que liga o norte de Minas ao sul da Bahia e onde se cruza a divisa entre os dois estados. É uma estrada sinuosa mas em boas condições, e nos surpreendeu pela geografia – há formações rochosas lindas no caminho, como a Pedra da Boca, um morro com quase 1000 m de altura que possui uma fenda parecida com uma boca.

quase na divisa Minas-Bahia

Em Posto da Mata, no cruzamento da BR-418 com a BR-101, há postos de gasolina e alguns pontos de parada. Optamos parar no Giovanni Lancheria, para usar os banheiros e comer alguma coisa antes de seguir até Prado.

Dali são 50 km pela BR-101 até Teixeira de Freitas, e depois mais 60 km pela BA-290 até o cruzamento com a BA-001, a estradinha que segue beirando a costa e leva a Prado e Cumuruxatiba. Esses últimos trechos são tranquilos mas bem desertos.

Os últimos quilômetros, entre Alcobaça e Prado, são muito bonitos, cortando fazendas e plantações. E vale lembrar que o acesso para a praia de Guaratiba, uma das praias mais populares de Prado, fica nessa estrada.

Finalmente, chegamos ao nosso destino! Vale conferir nossos posts sobre a região:

Quem quiser evitar essa longa viagem de carro e enfrentar somente o trechinho até Prado pode pegar um voo até Teixeira de Freitas, que fica a 80 km de distância, e ali alugar um carro para explorar Prado e Cumuruxatiba. Nesse caso, faça uma cotação com nosso parceiro Rentcars, parceiro desse blog.

Últimas dicas para uma viagem de carro tranquila

• Todos recomendam isso e não custa relembrar: faça uma boa revisão no carro antes de pegar a estrada, conferindo óleo, pneus, estepe, faróis, e o que mais achar necessário conforme a quilometragem do veículo;
  • Os preços dos combustíveis variam bastante de estado para estado – por exemplo, no Rio e em Minas os preços são mais altos que em SP. Adianto que não vale o risco de ficar sem combustível somente pelo desejo de economizar, uma vez que há trechos longos sem nenhum posto à vista.
  • Tenha em mãos carregadores portáteis e cabos para carregar o celular no carro – os aplicativos de trânsito vão ser muito utilizados e não dá para se dar ao luxo de ficar com o celular descarregado no meio do caminho;
  • Estude bem as alternativas antes de fazer viagens longas. Na volta quase optamos por seguir pela BR-101 por ser um caminho mais curto, mas pensamos melhor e decidimos fazer o mesmo caminho da ida;
  • Viajar de carro é cansativo e pode ser muito entediante para as crianças (para os adultos também, mas a gente se controla mais). Prepare-se psicologicamente para ouvir reclamações e apartar briguinhas dentro do carro. No nosso caso, o que funciona como distração por várias horas é o DVD portátil e um estojo de filmes.

Encontre sua hospedagem em Prado pelo Booking!

Booking.com

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

44 respostas

1. Ja fizemos essa viagem duas vezes. Do RJ até lá. Eh uma delícia. Mas acredite. Ir pelo rio eh ótimo. Lugares "não amigáveis" tem em todos os lugares não eh mesmo?

1. Com certeza, Marcia! Nosso principal receio foi mesmo não encontrar um lugar seguro e que não saísse muito fora do caminho para passar a noite, por isso nossa preferência de ir por Minas.

2. Adoramos as dicas! Estou planejando nosso roteiro de Porto Alegre a Itacaré e ficamos em dúvida de qual estrada seguir, porque o Google Maps está sugerindo uma 4a opção que nunca tinha visto: depois de BH pegaria a BR 040, BR 259 e BR 367, passando por Sete Lagoas, Curvelo, Diamantina, Jequitinhonha e Itagimirim… Sabe me orientar se é uma boa estrada? Estaremos de kombi…

1. Que bom que gostou, Alinne, espero que tenha te ajudado! Não conheço esse trecho que vc mencionou, seria bom pesquisar as condições da estrada, pois as estradas em Minas são sempre suspeitas… caso a diferença em distância não seja grande, te aconselho a fazer o caminho que fizemos – as estradas não são ótimas mas estavam em boas condições.

1. Como descrito no post, o caminho mais curto é pela BR-101, mas há muitos trechos em obras – então é bom verificar se vale a pena em termos de tempo.

3. Boa tarde pessoal, stmos com tudo pronto passagem aerea e hotel pra porto seguro, porém meu esposo esta com uma crise de panico etc, etc, e nao podera ir de aviao, nao queiamos deixa lo pra tras, estamos pensando na apçao de ele e meu filho mais velho irem de carro Sera as dicas pernanecem? abraços.

1. Sinto muito pelo seu marido! Mas as dicas continuam valendo sim, ele consegue ir de carro tranquilamente por esse caminho que fizemos. É possível que esteja até melhor, pois acredito que as obras após BH já finalizaram. Boa sorte e boa viagem!

4. Gente, que viagenzona de carro! Eu mal aguento dirigir 300km no mesmo dia e já fico cansada rsrs. Aqui em Minas é importante escolher as BRs pra andar mesmo, porque tem muita estradinha sem duplicar… Muito legal a viagem de vocês de São Paulo até a Bahia com crianças!

5. Alguem tem sugestoes para fazer de roteiro de São Paulo ao Nordeste de carro subindo pelas praias? Lugares para hospedagem, para conhecer. Estou começando a planejar para eu e meu marido irmos por uns 15 dias talvez.

1. Rosabela, nesse caso o melhor caminho é seguir pela BR-101, que cruza o Rio e o Espírito Santo e é possível fazer várias paradas no caminho. Infelizmente não tenho referências para te dar porque, como conto no post, fizemos outro caminho.

6. Olá Pessoal. Cintia,muito importante as suas contribuições. Nossa caso iremos fazer Salvador a Porto Alegre, sempre vamos de avião, mas desta vez queremos ir de carro. A "dica" de ir por BH foi boa. Os que aqui registraram interesse em subir ao Nordeste, já andamos muito por aqui e a sugestão é sempre seguir pelo BR-101, está praticamente toda duplicada e poucos caminhẽs. Nós sempre optamos em ir pela 101 e já fomos até Fortaleza. Muito Bom.

7. Saindo de São Paulo pode ser ir pela Dutra até volta Redonda e lá pegar a Rodovia do Aço e assim se evita passar pela Cidade do Rio de Janeiro.

8. Desde 1992 fiz 18 vezes viagem a Prado-BA 1470 Km ou mais depende do trajeto. Já fiz em 17 horas via Rio Janeiro n anos 90 só parando para abastecer e lanchar. Fiz diversos outros trajetos. atualmente vou por BH gasto mais ou menos 25 horas sem pernoite apenas umas cochiladas em João Monlevade na ida na volta depois de BH. Sempre fui bate e volta visita rapida aos sogros permanencia de apenas um dia em Prado. Meu trabalho não permitia ficar mais tempo. Agora aposentado planejo ir com calma e curtir mais a viagem.

9. Muito interessantes suas dicas. Estamos planejando ir de SP até Prado no final desse ano, acredito seguir pela mesma rota que vcs fizeram.
    Vcs pegaram muita chuva nesse período?

1. Que bom que gostou das dicas! No caminho não pegamos chuva nenhuma, e em Prado foi um dia de tempo mais instável, que nos fez desistir do passeio de barco. Vale consultar a previsão do tempo quando estiver bem próximo da sua viagem, assim fica mais fácil também de planejar o roteiro.

10. Muito bacana essa viagem..vou fazer esse caminho no próx mês ..se alguém conseguisse esse mapa pra mim…me ajudaria muito…Deus abençoe

11. Ahhh e eu achando que era doida de cogitar essa viagem com duas crianças! Vamos sair de férias na segunda e pensamos em Prado. Agora, pesquisando aqui, valeu muito a pena! Obrigada!

1. Vale muito a pena sim! É cansativo mas vale a experiência. Aqui sairemos novamente numa viagem longa de carro na semana que vem, dessa vez só com 2 crianças. Que bom que o post te ajudou, boa viagem!

12. Cintia, boa noite. Obrigada por compartilhar a sua experiência. Vamos viajar para a Bahia e estamos bastante apreensivos em ir de carro. Agora com essas dicas, estamos animados.

1. Boa noite! Você já foi para Salvador de carro? Meus planos eram ir pela BR101, mas está interditada no Sul da Bahia. Vamos sair amanhã e estou procurando dicas . Muito obrigada!

13. Maravilha, parabéns, gostei muito da reportagem. Já fiz essa viagem até Maceió. Mas já há muito tempo atrás. Havia poucos postos de combustiveis e pousadas. Gostaria de ver uma reportagem onde fossem relatados ao longo das rodovias utilizadas, postos, pousadas, distancias entre um posto e outro. Usei muito os Guias 4 Rodas, hoje já não existem mais, eram os únicos que mostravam todas as facilidades nas rodovias. Estou ensaiando uma nova “aventura para o Nordeste”, gosto muito de viajar com meu carro, sem horários de saida, chegadas, pousadas, etc. etc. Parabéns e obrigado.

14. Olá, tudo bem? Ainda nem estou planejando, ainda só ocorreu a ideia e estou pesquisando. Vi que você atulizou o post recentemente, saberia dizer que as questões nas quais se basearam pra escolha da rota (obras em estradas ou desconhecimento das mesmas) mudou alguma coisa ou continuam iguais?
    Pensei no caminho mais rápido e com interesses de paradas pelo litoral pra conhecer, mas tenho bastante receio de cruzar o Rio, não conhecendo bem também…

1. Oi Andréa! Pelo que pesquisei, as obras na BR-101 no Rio foram finalizadas e as condições parecem boas. Resta aquele receio de atravessar os arredores do Rio – nós pessoalmente não gostamos muito daquela região, e como o plano era pernoitar por ali resolvemos que ainda não era o melhor caminho.
      Já as dúvidas sobre a BR-116 em Minas permanecem. A fama desse trecho é péssima pelo alto fluxo de caminhões, então o conselho continua: vale passar por ali se vc conhecer a região e souber onde parar.
      Espero ter ajudado! Essa longa viagem realmente deve ser planejada cuidadosamente.

15. faço planos de viajar em julho/2024 com duas crianças para petrolina PE, nunca viajamos de carro a minha maior preucupação é a hora do descanso a noite hotel, pousada algo que não fique muito distante do trajeto para seguirmos viagem, gostaria de algumas dicas ou alguma empresa que faça esse tipo de rota desde a saida ate os momentos de parada durante o percurso, vamos sai de Diadema SP.

1. Olá Juliana! Entendo sua preocupação, e por isso é bom se planejar com antecedência. A primeira coisa a fazer é planejar o percurso, como expliquei neste post. Uma vez determinado o caminho, estabeleça alguns pontos de parada baseado na quilometragem que vcs planejam fazer por dia. Se já deixar fixados esses pontos de parada, vc pode reservar as pousadas com antecedência. Ou vc pode fazer como fizemos: escolha algumas cidades no caminho e leve uma lista de pousadas/hotéis em cada uma delas – assim vcs podem parar quando se sentirem cansados ou andar um pouco mais caso tudo esteja tranquilo, sem ficar presos a um itinerário fixo.
      O Google Maps é ótimo para calcular as distâncias e pode te ajudar muito, foi o que usei para planejar essa viagem até a Bahia. E um outro ponto importante é pesquisar o estado das rodovias, quando chegar mais próximo à data da sua viagem – obras e outros imprevistos podem atrapalhar seu planejamento, por isso é importante se informar.
      Espero ter ajudado!

16. OI Cintia, acabei de ler seu post e me ajudou bastante com as informações, obrigada! Vou subir de Londrina PR até Natal-RN em Setembro e Outubro desse ano e estou traçando o melhor roteiro. Provavelmente farei pela BR 101 pq quero fazer pelo litoral mas escapando do RJ apesar de achar uma ótima cidade mas por nunca ter ido de carro tenho receio de errar o caminho e cair onde não devo hahahaaa.

1. Também amo o Rio mas é sempre um receio passar por lá, e nem sempre os aplicativos ajudam. Meu conselho é pesquisar bem antes de ir mesmo, de preferência mais perto da viagem, assim vc consegue ter um cenário bem atualizado. Espero ter ajudado!