O que fazer em Santo Antonio do Pinhal, na serra da Mantiqueira

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Santo Antonio do Pinhal, uma cidade que é também estância climática e com pouco mais de 6 mil habitantes localizada na Serra da Mantiqueira (SP), pode ser considerada a irmãzinha menos famosa de Campos do Jordão. Distante apenas 20 km de Campos do Jordão (e a cerca de 2 horas de São Paulo), é uma cidadezinha fofa cheia de restaurantes deliciosos e algumas atrações bem bacanas. Como fica pertinho daqui de São José dos Campos, já fizemos alguns bate-voltas de fim de semana para almoçar por lá e conhecemos os principais pontos turísticos.
➥ Veja aqui um post essencial sobre Campos do Jordão: 6 LUGARES IMPERDÍVEIS EM CAMPOS DO JORDÃO
Como Santo Antonio do Pinhal fica no caminho de volta de Campos do Jordão dá para combinar tranquilamente um roteiro conjunto das duas cidades. Há 3 lugares que não podem faltar num roteiro a essa cidadezinha super charmosa: Pico Agudo, o Jardim dos Pinhais Ecoparque Estação Ferroviária Eugenio Lefèvre.


🗻 Pico Agudo
Quem quiser começar o passeio já radicalizando e com uma visão panorâmica de toda a região do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais deve ir direto ao Pico Agudo. Para chegar lá é preciso entrar na cidade de Santo Antonio do Pinhal sentido centro (não tem erro, a cidade é muito pequenininha) e ir seguindo as placas indicando Pico Agudo - não vale se assustar com a subida!
O Pico Agudo é uma elevação com mais de 1700 m de altura, muito frequentado por praticantes de voo livre e que já foi palco de várias competições de asa delta e parapente. O acesso não é difícil, basta enfrentar poucos quilômetros de uma estradinha  sinuosa e bem inclinada, pavimentada na maior parte e acessível com carro comum. A entrada é gratuita e o visual ali de cima é sensacional: uma visão 360o do entorno, onde é possível avistar a famosa Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, e praticamente todas as cidades entre São José dos Campos e Aparecida, além de grande parte do sul de Minas.
Para quem quiser se aventurar num voo basta procurar uma das várias agências  da cidade que fazem esse serviço. Vale o aviso que se houver praticantes por ali é preciso ficar super atento - no dia em que fomos uma das pessoas que ia voar perdeu o controle do parapente antes de saltar e por pouco não levou outras pessoas com ele. Por sorte foi sozinho e acabou caindo numas árvores próximas à estrada de acesso, sem gravidade - mas foi um susto e tanto.
É um lugar lindo e que vale a visita!

🌼Jardim dos Pinhais Ecco Parque
Um passeio perfeito para passar algumas horas em meio à natureza! O Jardim dos Pinhais Ecco Parque é muito fácil de chegar e bastante acessível para a família toda - são 1200 metros de trilha pavimentada e sinuosa em meio a diferentes jardins temáticos, um mais bonito que o outro. 
O parque todo ocupa mais de 82 mil m2, que originalmente eram área de pastagem e já não possuíam a cobertura vegetal original, e recebeu o paisagismo dos jardins temáticos mais a restauração da vegetação típica da região no seu entorno. É possível fazer a trilha com um guia ou por conta - nós chegamos bem no instante que uma das guias ia sair com um grupo e pudemos acompanhar. Apesar das placas descritivas e da trilha ser bastante autoexplicativa, foi interessante fazer o passeio com as explicações da guia. Ela sobe com os visitantes até o final da trilha (o Gazebo Zen) e depois deixa todos à vontade para descer, apreciar e tirar fotos por quanto tempo quiserem.
Nós adoramos os jardins temáticos - o das Bolhas e o Desértico foram os preferidos dos malinhas e renderam fotos lindas, assim como o painel com asas de borboleta, lá no alto. 
Ao final, uma área que havia sido inaugurada recentemente e agradou em cheio meus pequenos dinolovers: a trilha dos dinossauros, com réplicas espalhadas por todo o caminho.
Na entrada do parque fica o delicioso Restaurante Jardim, que tem acesso independente e mesas do lado de fora com uma vista linda! Ali na entrada também fica a lojinha onde são vendidos os ingressos para o parque, um aquário enorme com peixes igualmente enormes e uma cascata artificial com várias tartaruguinhas simpáticas - os malinhas ficaram um tempão ali só observando e tocando as bichinhas. Na entrada também ficam informações sobre a trilha e os passeios guiados.
O acesso ao Jardim dos Pinhais Ecco Parque fica a cerca de 2 km da entrada de Santo Antonio do Pinhal (basta se atentar à placa indicativa). As vagas de estacionamento ficam espalhadas no caminho da estradinha estreita que leva à entrada do parque. 
Os ingressos custam R$ 32/adulto e R$16/crianças de 7 a 12 anos (valores em março/2020) - caso o visitante opte por almoçar no Restaurante Jardim, é concedida uma porcentagem de desconto em cada prato por ingresso pago integralmente.
Horários e valores atualizados, assim como detalhes do parque e do restaurante podem ser consultados no site Jardim dos Pinhais.


🚞 Estação Ferroviária Eugenio Lefèvre
É um passeio que pode ser feito na chegada ou como despedida da cidade, uma vez que fica localizado bem na entrada e a 4 km do centro. 
Inaugurada em 1916, estava em funcionamento até há alguns anos - era o destino final do Trem do Mirante, viagem entre Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal pela Estrada de Ferro Campos do Jordão. Depois de um grave acidente por falta de manutenção dos trilhos, o passeio foi suspenso sem previsão de retorno mas a estação continua lá, abrigando atualmente uma lojinha e um café bastante concorrido.
A estação conta também com algumas casas antigas, construídas para os funcionários, e o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, de onde se tem uma vista panorâmica da rodovia e do Vale do Paraíba.
Vale dizer que a estação rende fotos muito bacanas - vimos até algumas pessoas fazendo ensaios fotográficos por ali - e a discussão de como os trens turísticos são mal aproveitados aqui no Brasil. O passeio entre Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal era lindo e concorridíssimo, e é uma pena que tenha sido desativado.
Para mais informações sobre a história e os passeios de trem atualmente funcionando na região consulte a página oficial aqui: Estrada de Ferro Campos do Jordão.

👉 Como chegar em Santo Antonio do Pinhal
A cidade fica localizada a cerca de 160 km de São Paulo, e alça de acesso fica na estrada para Campos do Jordão (BR-383).
É possível também chegar através do sul de Minas (MG-173 e SP-042).

👉 Links úteis
↪ Página da Prefeitura da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal
↪ Notícias, eventos e pontos turísticos no Portal Oficial de Santo Antonio do Pinhal

👉 Mais posts da serra da Mantiqueira
↪ 6 LUGARES IMPERDÍVEIS EM CAMPOS DO JORDÃO
↪ TRILHA DO BAUZINHO EM SÃO BENTO DO SAPUCAÍ COM CRIANÇAS
↪ UM DIA EM GONÇALVES (MG) COM 2 MALINHAS
Um post com mais dicas, inclusive hospedagem e restaurantes, de Santo Antonio do Pinhal pelo blog Destinos & Afins: Santo Antônio do Pinhal, a linda vizinha de Campos do Jordão


Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema "O que fazer em..." - confira abaixo os posts dos blogs participantes! 👇
📌 Cinco Cantos | O que fazer em Valleta, Malta
📌 Destinos por onde andei | O que fazer em Niterói em um fim de semana
📌 Disney e Outros Destinos Incríveis | O que fazer em Orlando fora dos parques e outlets
📌 Expedições em Família | O que fazer em São Miguel das Missões
📌 Mystras | O que fazer em São Nicolau
📌 Só Penso em Viajar | O que fazer em Budapeste - Hungria
📌 Viajando com a Cintia | O que fazer em São Miguel das Missões
📌 3 Gerações e 1 Mala | O que fazer em Pádua - Roteiro de 1 dia


📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍
Planeje sua viagem! 
Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.
🏨 Reserve sua hospedagem aqui: Booking 
🚗 Alugue um carro aqui: Rentcars
🛫 Compre passagens aéreas aqui: Passagens Promo
🏥 Contrate o seguro viagem aqui: Seguros Promo - use o cupom ENTREMOCHILAS5 e ganhe 5% de desconto!
📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍

- 👇 Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

15 comentários:

  1. Ahhh, quanta dica boa!
    Morro de vontade de conhecer Santo Antônio do Pinhal, e me parece uma ótima pedida para quando pudermos voltar a viajar!

    Aproveitando, o ideal é estar de carro ou dá para se virar por lá com transporte público/Uber?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Murilo! Como moramos pertinho, só fomos até lá de carro e não sei como é o transporte público em Santo Antonio do Pinhal. Para chegar na cidade há diversas opções de linhas intermunicipais partindo das cidades vizinhas (Campos do Jordão, Taubaté, São José dos Campos). No centro da cidade é muito tranquilo andar a pé, pois a cidade é bem pequenininha.

      Excluir
  2. Nossa, a região da Serra da Mantiqueira é realmente linda. Amei saber mais de Santo Antônio do Pinhal, realmente ouvimos falar bem mais de Campos do Jordão. Bom saber, também, que há atividades para toda a família. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Amei essa dica de viagem repleta de atrativos pra curtir em Família. Nós amamos cidades de Serra e em especial amamos a Serra da Mantiqueira. Eu não conhecia Santo Antonio do Pinhal e se tivesse conhecido teria aproveitado pra ir quando estivemos em Campos do Jordão. Agora temos mais uma cidade encantadora pra conhecer, amei as dicas.

    ResponderExcluir
  4. Que lugar bonito! Gostei de saber o que fazer em Santo Antonio do Pinhal! Tenho apreço por destinos sossegados. Outra coisa que também gosto porque, concordo, rende fotos muito legais, são estações de trem! Adoro trens e suas estações, sejam quais forem! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, então vc vai adorar a estação Eugenio Lefevre. E no final da tarde a luz é linda!

      Excluir
  5. Não sabia dessas atrações. Só conheci Campos do Jordão. Lendo esse post fiquei com muita vontade de levar os pequenos. Amei as dicas

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia Santo Antônio do Pinhal e me encantei pela cidade lendo o teu post. Como não conheço o interior de São Paulo, já fiquei imaginando um roteiro unindo a visita a cidade a Campos do Jordão.

    ResponderExcluir
  7. Pelas fotos, parece que os miúdos curtiram bastante! Amei as indicações dos lugares, tem vários que não conheço, já entrou pra minha bucketlist. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  8. Caroline Rodrigues17 de abril de 2020 18:54

    Que Demais esse Ecoparque! E a estação ferroviaria também é bem legal! Eu não conhecia e adorei conhecer!

    ResponderExcluir
  9. Uau, tão pertinho de Campos do Jordão e nunca estive lá. Com certeza uma dica excelente para quando esses tempos difíceis passarem.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Estive uma vez de passagem e agora me deu mais vontade de conhecer e ficar. Adoro cidades serranas e vistas panoramicas assim :)

    ResponderExcluir
  11. O que fazer em Santo Antonio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira....ahhh....quantas delícias!! Amei o conjunto de informações deste blog!! Essa região serrana oferece muitas atrações,diversão, descanso!!! Gostei muito!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cíntia, fiz este passeio de trem com meu marido, de Campos do Jordão à estação Eugênio Lefrèvre há muitos anos atrás. Me lembro que alguns meses depois aconteceu um acidente, que ficamos sabendo, parece que houve um descarrilhamento de um vagão, e não sei se isto foi o motivo do cancelamento das viagens.
    Era um passeio lindo, por uma estrada cercada de vegetação nativa, muito especial mesmo, que pena que não existe mais.
    Ficam aqui as saudades, amei recordar por suas fotos. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  13. Post incrível!! Já quero ir até o Pico Agudo para ver essa vista incrível e voar de parapente.. ;)

    ResponderExcluir