Search

Filmes e séries da Netflix para viajar com as crianças

Conteúdo atualizado em 8 de junho de 2023

Nesses tempos de confinamento em casa toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo? Não faltam dicas do que fazer com as crianças – e digo que tem horas que é mesmo necessário muita criatividade e paciência, com elas e com nós mesmos.

Bem antes desse vírus ter virado as nossas vidas de cabeça para baixo já havia postado uma lista de livros infantis maravilhosos para despertar o desejo de viajar nos pequenos –  e agora resolvi fazer também uma pequena seleção de títulos disponíveis na Netflix: filmes e séries que despertam a nossa curiosidade para conhecer outros lugares e nos permitem viajar, mesmo a partir do sofá.

A primeira indicação é a série Nosso Planeta, uma minissérie britânica de 8 episódios, lançada em 2019. Bom, eu tenho dois fanáticos por natureza aqui em casa, que com menos de uma década de idade já sabem muito mais de animais e ecossistemas do que eu aprendi a vida toda (e já estou a meio caminho de 5 décadas)

Apesar de ser um documentário sobre natureza está longe de ser monótono e tem uma fotografia linda. Cada episódio de 50 minutos aborda um assunto: matas tropicais, lugares gelados, mares e oceanos, desertos… com foco na vida animal mas também com um olhar muito crítico em relação à conservação e consequências da atividade humana na vida do planeta. Nem preciso dizer que essa série já gerou uma lista imensa de lugares que os malinhas querem conhecer rsrs Uma ótima opção para a família toda, que vai agradar em cheio as crianças que amam animais.

Na mesma linha de documentários sobre a natureza, vale destacar a minissérie A Terra à Noite. São 6 episódios que acompanham animais com hábitos noturnos, em diferentes habitats ao redor do planeta.  

As imagens capturadas com lentes especiais são maravilhosas! Vale destacar o episódio 5, que mostra animais silvestres passeando por cidades à noite – mais ou menos o que tem acontecido em muitas cidades atualmente em quarentena.

No campo da ficção mas ainda com temática de animais – e como é a interação humana com os animais selvagens – assistimos o filme A Menina e o Leão. Situada na África do Sul, mostra a amizade de uma menina com um leão branco dentro de uma fazenda de criação de animais selvagens.

Não demora muito para descobrirmos a verdadeira razão da criação dos animais em cativeiro e como funciona o comércio da caça legalizada. A atuação dos principais personagens é bem fraquinha, mas vale pela história e pelo apelo irresistível dos animais espalhados pelas savanas africanas. Mais um filme que despertou o desejo de conhecer a África do Sul!

Em mais uma história passada na África, dessa vez na República do Malawi, o filme O Menino que Descobriu o Vento é baseado numa história real e muito emocionante (e talvez um pouco complexa para os menorzinhos, por isso é bom assistir junto).

Bem resumidamente, conta a história de um garoto de 13 anos que, inconformado com a seca na região onde morava (onde só se plantava quando chovia), e com a ajuda de um livro de engenharia, materiais encontrados num lixão e a bicicleta do pai, consegue montar uma turbina eólica de modo a levar água às plantações mesmo fora do período chuvoso. Um filme ótimo por vários motivos: mostrar a realidade de muitos lugares no mundo onde não há energia elétrica (algo impensável para essa geração que já nasceu com celular na mão); a importância da curiosidade e da tenacidade diante dos obstáculos; a influência do desmatamento na desertificação de áreas imensas do nosso planeta.

Um filme mais antigo mas que vai agradar em cheio os menorzinhos é Meu Monstro de Estimação. Livremente inspirado na lenda do monstro do Lago Ness, na Escócia, mostra a amizade que surge entre um menino e uma estranha criatura que ele cuidou desde que saiu do ovo.

A fotografia do filme é linda, mostrando as paisagens da Escócia, e histórias de amizade entre crianças e animais sempre são um sucesso – mesmo quando o animal em questão é um… monstro (na verdade não é, parece muito mais um dinossauro aquático, segundo meu pequeno especialista em dinos).

E seguimos em casa, de acordo com as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde. De resto, muita força a todos nesse período! Vamos fazer nossa parte, permanecendo em casa, protegendo a nós mesmos, nossas famílias e nossa comunidade, torcendo para que tudo retorne à normalidade o mais rápido possível.

Confira outras maneiras de viajar com as crianças sem sair de casa:


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

10 respostas

  1. Adorei as dicas de filmes e séries na Netfllix para viajar com as crianças. Mas acho que não é só para criança rsrs Fiquei com muita vontade de assistir A Terra à Noite. Vou lá assistir!

  2. Eu não sou mais criança, nem tenho filhos ainda. Mas confesso que adoro estes tipos de filmes. Obrigada por compartilhar estas indicações do netflix, adorei!

  3. Adorei suas dicas de Filmes e Séries da Netflix mas saiba que os adultos também vão amar viajar com eles e não só as crianças. Desses, assisti apenas O Menino que descobriu o vento mas já vou maratonar nos demais.

  4. Muito boa essa seleção da Netflix, às vezes a gente perde um tempão só procurando um filme ou série para ver com as crianças. Já queria ver com eles O Menino que Descobriu o Vento e agora depois de sua avaliação já vou agendar pro fim de semana. Vamos viajar para a África com sua dica, rs.

  5. Amei suas indicações de FILMES E SÉRIES DA NETFLIX PARA VIAJAR COM AS CRIANÇAS, ainda não vimos o primeiro… vou salvar pra ver com elas no fim de semana! Obrigada

  6. Adorei a sua lista de filmes e séries da Netflix para viajar com as crianças. O bom dessa lista é que ela agrada adultos também, hein?! Aqui em casa também estamos na saga de viajar de casa. E sem muita tela por aqui, porque a minha pequena só tem 1 ano… Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *