Filmes e séries da Netflix para viajar com as crianças

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Nesses tempos de confinamento em casa toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo? Não faltam dicas do que fazer com as crianças - e digo que tem horas que é mesmo necessário muita criatividade e paciência, com elas e com nós mesmos. Depois de me irritar com o tanto de conselhos que aparece a toda hora nas timelines de todas as redes sociais do universo e filtrar o que é possível encaixar na nossa vida atual, achei por bem dar a minha contribuição.
Bem antes desse vírus ter virado as nossas vidas de cabeça para baixo já havia postado uma lista de livros infantis maravilhosos para despertar o desejo de viajar nos pequenos - LIVROS INFANTIS PARA VIAJAR SEM SAIR DE CASA - e agora resolvi fazer também uma pequena seleção de títulos disponíveis na Netflix: filmes e séries que despertam a nossa curiosidade para conhecer outros lugares e nos permitem viajar, mesmo a partir do sofá.

A primeira indicação é a série Nosso Planeta, uma minissérie britânica de 8 episódios, lançada em 2019. Bom, eu tenho dois fanáticos por natureza aqui em casa, que com menos de uma década de idade já sabem muito mais de animais e ecossistemas do que eu aprendi a vida toda (e já estou a meio caminho de 5 décadas 😄)
Apesar de ser um documentário sobre natureza está longe de ser monótono e tem uma fotografia linda. Cada episódio de 50 minutos aborda um assunto: matas tropicais, lugares gelados, mares e oceanos, desertos... com foco na vida animal mas também com um olhar muito crítico em relação à conservação e consequências da atividade humana na vida do planeta. Nem preciso dizer que essa série já gerou uma lista imensa de lugares que os malinhas querem conhecer 🙈 Uma ótima opção para a família toda, que vai agradar em cheio as crianças que amam animais.

Na mesma linha de documentários sobre a natureza, vale destacar a minissérie A Terra à Noite. São 6 episódios que acompanham animais com hábitos noturnos, em diferentes habitats ao redor do planeta. 
As imagens capturadas com lentes especiais são maravilhosas! Vale destacar o episódio 5, que mostra animais silvestres passeando por cidades à noite - mais ou menos o que tem acontecido em muitas cidades atualmente em quarentena.

No campo da ficção mas ainda com temática de animais - e como é a interação humana com os animais selvagens - assistimos o filme A Menina e o Leão. Situada na África do Sul, mostra a amizade de uma menina com um leão branco dentro de uma fazenda de criação de animais selvagens. 
Não demora muito para descobrirmos a verdadeira razão da criação dos animais em cativeiro e como funciona o comércio da caça legalizada. A atuação dos principais personagens é bem fraquinha, mas vale pela história e pelo apelo irresistível dos animais espalhados pelas savanas africanas. Mais um filme que despertou o desejo de conhecer a África do Sul!

Em mais uma história passada na África, dessa vez na República do Malawi, o filme O Menino que Descobriu o Vento é baseado numa história real e muito emocionante (e talvez um pouco complexa para os menorzinhos, por isso é bom assistir junto).
Bem resumidamente, conta a história de um garoto de 13 anos que, inconformado com a seca na região onde morava (onde só se plantava quando chovia), e com a ajuda de um livro de engenharia, materiais encontrados num lixão e a bicicleta do pai, consegue montar uma turbina eólica de modo a levar água às plantações mesmo fora do período chuvoso. Um filme ótimo por vários motivos: mostrar a realidade de muitos lugares no mundo onde não há energia elétrica (algo impensável para essa geração que já nasceu com celular na mão); a importância da curiosidade e da tenacidade diante dos obstáculos; a influência do desmatamento na desertificação de áreas imensas do nosso planeta.

Um filme mais antigo mas que vai agradar em cheio os menorzinhos é Meu Monstro de Estimação. Livremente inspirado na lenda do monstro do Lago Ness, na Escócia, mostra a amizade que surge entre um menino e uma estranha criatura que ele cuidou desde que saiu do ovo.
A fotografia do filme é linda, mostrando as paisagens da Escócia, e histórias de amizade entre crianças e animais sempre são um sucesso - mesmo quando o animal em questão é um... monstro (na verdade não é, parece muito mais um dinossauro aquático, segundo meu pequeno dinolover). Filme fofo e perfeito para uma tarde preguiçosa. Meu malinha caçula ama esse filme!

E seguimos em casa, de acordo com as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde. De resto, muita força a todos nesse período! Vamos fazer nossa parte, permanecendo em casa, protegendo a nós mesmos, nossas famílias e nossa comunidade, torcendo para que tudo retorne à normalidade o mais rápido possível 💗

Confira outras maneiras de viajar sem sair de casa:
👉 Filmes não americanos para fugir do lugar-comum: 7 FILMES DA NETFLIX FORA DO CIRCUITO DE HOLLYWOOD
👉 Livros infantis que dão vontade de viajar: LIVROS INFANTIS PARA VIAJAR SEM SAIR DE CASA

- Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-



7 comentários:

  1. Ah, meu monstro de estimação é tão fofo! Netflix tem muita opção bacana pras crianças e pra família, né? Eu adoro!

    ResponderExcluir
  2. Adoro estas dicas de filmes no Netflix, têm me salvado nesta quarentena. Obrigada pelas indicações.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas de filmes e séries na Netfllix para viajar com as crianças. Mas acho que não é só para criança rsrs Fiquei com muita vontade de assistir A Terra à Noite. Vou lá assistir!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, vou recomendar agora para meu sobrinho e depois te conto o que ele achou. Bom que distrai e educa ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou mais criança, nem tenho filhos ainda. Mas confesso que adoro estes tipos de filmes. Obrigada por compartilhar estas indicações do netflix, adorei!

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas dicas de Filmes e Séries da Netflix mas saiba que os adultos também vão amar viajar com eles e não só as crianças. Desses, assisti apenas O Menino que descobriu o vento mas já vou maratonar nos demais.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa essa seleção da Netflix, às vezes a gente perde um tempão só procurando um filme ou série para ver com as crianças. Já queria ver com eles O Menino que Descobriu o Vento e agora depois de sua avaliação já vou agendar pro fim de semana. Vamos viajar para a África com sua dica, rs.

    ResponderExcluir