Search

MIS Experience com crianças – Exposição Leonardo da Vinci

Conteúdo atualizado em 17 de agosto de 2023

Desde a abertura desse novo espaço do Museu da Imagem e do Som em São Paulo – o MIS Experience – estávamos loucos para ir e levar os malinhas para ver a exposição de abertura: Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio.

>> Leia também: MASP + Avenida Paulista com crianças <<

Com uma proposta super diferente e interativa e parceria com a TV Cultura, o MIS Experience foi inaugurado em novembro de 2019. A exposição sobre a vida e as inúmeras obras de Leonardo da Vinci, que foi inventor, cientista, engenheiro, artista e mais um monte de outras coisas, foi uma parceria com o museu italiano Museo Leonardo da Vinci. O bacana do MIS Experience é que, além de apresentar maquetes, documentos e réplicas dos projetos de Da Vinci, há uma sala com experiência multissensorial – animações gráficas projetadas por todos os lados, combinadas com áudio, com resultado incrível.

A mostra começa apresentando as anotações de Leonardo da Vinci, uns caderninhos escritos com uma letra bem miúda, e contando como muito do conteúdo se perdeu – seja por ter se extraviado ao longo dos anos, seja por tentativas de organizar as informações (muitas anotações eram codificadas por Da Vinci de forma que só ele conseguisse decifrá-las).

Depois há as seções de inventos do ar (o famoso paraquedas que já foi testado várias vezes e protótipos de aviões e helicópteros), de máquinas (guindastes e outros mecanismos de carga), o espelho infinito (malinhas amaram!), as inúmeras pinturas, os instrumentos de guerra (parte menos interessante, na minha opinião), os inventos aquáticos (como o protótipo assustador do escafandro) e os desenhos impressionantes do corpo humano (que ele dissecava escondido, pois era proibido profanar cadáveres naquela época).

Bem no meio da exposição fica a sala multimídia, que amamos! Sentamos no chão e ficamos encantados com a experiência.

Ao final, uma análise da pintura mais famosa de Leonardo da Vinci e de todos os tempos: a Monalisa. Desde a história do processo de pintura até as idas e vindas em diferentes mãos, até chegar a onde está hoje, no Museu do Louvre (sabiam que Napoleão Bonaparte manteve a pintura no seu banheiro por vários anos?). Também há uma extensa explicação sobre o efeito do tempo nas cores e na definição dos traços originais.

Eu amo esse tipo de passeio, mas e os malinhas? Não vou mentir: a espera na fila, a quantidade de gente e a dificuldade de ver as coisas por conta da pouca altura podem ser meio chatos para as crianças. Mas o momento da sala multimídia acaba compensando, pois elas conseguem sentar e realmente se sentir parte de tudo aquilo.

Na área externa, próximo ao café, eles também se divertiram – há cópias da Monalisa e da famosa gravura do Homem Vitruviano para eles colocarem a cabeça e tirarem fotos engraçadas.

Conclusão: eu sempre acho que vale a pena levar as crianças a esse tipo de passeio, não só pelo conteúdo mas pela experiência como um todo. Aprender a esperar a vez, observar a quantidade de gente interessada naquilo, proporcionar uma lembrança interessante, tudo isso é aprendizado (de quebra, nós adultos exercitamos a paciência e o poder de persuasão). Já tinha visto vários posts e reportagens sobre essa exposição, mas todos relatando experiências de adultos, por isso achei importante dividir nossa experiência de visita com as crianças. Nós valorizamos muito esses passeios culturais e nossos malinhas já estão bem acostumados (o que não nos livra de reclamações de fome, cansaço e tédio ocasionalmente rsrs).

Mais informações sobre o MIS Experience

Onde fica: Rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca – São Paulo. Dá para chegar de ônibus gratuito, que sai da estação Barra Funda. De carro, prepare-se para desembolsar R$ 20 com os guardadores na rua, ou R$ 30 com o valet.

Preços e horários: consulte o site (www.mis-sp.org.br/exposicoes), pois os preços variam de acordo com o dia da semana. Nós compramos o combo de 2 ingressos com 10% de desconto mais 2 meia-entrada para os malinhas um dia antes da visita (um domingo), e chegamos com uma hora de antecedência.

As sessões são agendadas de hora em hora e no momento da compra dos ingressos é preciso escolher o horário. Não vale a pena deixar para comprar na hora! Chegamos lá perto das 13h e só havia ingressos disponíveis para as 18h.

Exposições: A exposição Leonardo da Vinci: 500 anos de um gênio ficou em cartaz até meados de 2021. Para informações sobre as exposições atuais e futuras, consulte o site MIS Experience.


Salve essa imagem no seu Pinterest

 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

30 respostas

  1. Se há coisa que aprecio é esse legado aos jovens de lhes proporcionar experiências didácticas super-interessantes, que ajudem ao seu desenvolvimento e interesse por questões realmente relevantes 🙂

  2. O MIS está na minha lista de museus a visitar em São Paulo. Quero ver se consigo ir nele antes da exposição do Da Vinci acabar! Da última vez fui no Catavento e no Museu do Futebol.

  3. Eu sou louca com esse tipo de exposição cultural e histórica e que envolve ciência e arte! Por aqui amamos levar a nossa filha em museus e centros culturais. Fiquei encantada em saber dessa exposição sobre a vida e as obras de Leonardo da Vinci. Acredito e muito que dá para as crianças aprenderem em passeios como esse. Adorei seu texto!

  4. Eu fui nessa exposição e adorei me sentir dentro dos quadros dele!!! Mas o painel do kobra não tava pronto ainda qnd fui 🙁 – adorei a primeira foto do post hehehe. Ainda bem q a expo foi prorrogada até o fim d maio!

  5. Eu achei essa exposição o máximo, sabes se ela irá para outros estados? Fiquei com muita vontade de ver e não sei se vou conseguir ir a São Paulo.

  6. Queria muito ter ido com as crianças para a exposição de Leonardo da Vinci no MIS e agora ao ver os detalhes no post deu mais vontade ainda, rs. O MIS sempre monta mostras maravilhosas e com esse personagem o que não falta é descoberta!

  7. Tão interessantes as informações que mergulhei junto na aventura. Certíssimos em levar as crianças em eventos deste porte. Nesta então, é Leonardo da Vinci!! Fantásticas as atrações, as crianças amaram, deu para perceber pelas fotos e interações, embora as reclamações normais pelas filas. Os adultos também cansam. Mas, imperdível!

  8. Post muito enriquecedor tanto do conteudo quanto do artista. E concordo com voce na dificultade de manter as crianças na fila. Eu proprio nao usei brinquedo nenhum no Beto Carreiro por causa das filas. Para criança é muito mais complicado. Abraços

  9. que maravilha de passeio. Eu amo Leonardo da Vinci e pras crianças é ainda mais interessante. Mas como você mesma falou: fila e muita gente acaba atrapalhando o passeio dos pequenos.

  10. Eu também adoro esses passeios culturais, inclusive, já fui em alguma exposição do Leonardo da Vinci em São Paulo, mas não foi no MIS! Adorei a primeira foto dos malinhas!

  11. Que delícia de passeio. Acho que o MIS experience é o tipo de lugar perfeito para ir com crianças né, são muitos estímulos criativos e científicos. Adorei

  12. Muito simbólica a foto que abre o teu post. Adoro esses passeios culturais, como o Mix Experience, no qual podemos levar as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *