Search

Retrospectiva de viagens 2019 – um ano modesto mas cheio de dicas

Conteúdo atualizado em 11 de janeiro de 2023

2019 está no finzinho! Mais uma vez vale a pena fazer uma retrospectiva, apesar de não ter sido um ano fácil pra nós e para muita gente. Assim como 2018 foi um ano bom mas que poderia ter sido melhor, 2019 novamente foi um ano de adaptações em família – já que marido passou a trabalhar longe de casa e isso alterou nossa dinâmica familiar e nosso planejamento de viagens. E com o preço do dólar nas alturas, não teve como planejar viagem internacional. Mas como sempre, aproveitamos o que era possível nas circunstâncias e não deixamos de passear e fazer pequenas viagens! Pois afinal não é preciso viajar 10 horas de avião para chamar de viagem, certo?
Começamos o ano com uma escapadinha a dois, bem curtinha, para comemorar o emprego novo do marido e aproveitar que os malinhas estavam com os avós. Fomos conhecer a região de Espírito Santo do Pinhal e Andradas, que ficam em lados opostos na divisa entre SP e MG, onde há muitas vinícolas e uma vista incrível. Post dessa viagem aqui: ENTRE MINAS E SÃO PAULO: O QUE FAZER EM ANDRADAS E ESPÍRITO SANTO DO PINHAL

Conseguimos viajar a dois novamente em maio, para comemorar nosso aniversário de “namoramento”, e fomos para uma pousada fofíssima em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, a aproximadamente 50 km de casa. Post com todas as dicas de hospedagem, o que fazer e onde comer aqui: SÃO FRANCISCO XAVIER – DICAS DE POUSADA, TRILHAS E RESTAURANTES

Uma novidade esse ano é que a mamãe aqui conseguiu fazer uma viagem sozinha! Aproveitei uma brecha nas férias escolares de julho, quando os malinhas foram passar alguns dias com os avós e marido estava trabalhando, e passei alguns dias com uma amiga em Vila Velha, no Espírito Santo. Foi a primeira viagem sem marido e sem malinhas, e foi uma experiência muito bacana! Essa viagem rendeu alguns posts:

📌 O QUE FAZER EM VILA VELHA EM 3 DIAS

📌 COMO É O CHOCOTOUR – A VISITA À FÁBRICA DA GAROTO EM VILA VELHA

Fizemos também algumas viagens em família bem bacanas ao longo do ano. No carnaval, aproveitamos o feriado prolongado e fomos conhecer Petrópolis, a cidade imperial na serra do Rio, e fizemos um roteiro pela parte histórica. Uma viagem que é um mergulho na História do Brasil, e rendeu 4 posts:

📌 ROTEIRO EM PETRÓPOLIS: 4 DIAS COM 2 MALINHAS

📌 5 LUGARES PARA COMER EM PETRÓPOLIS

📌 VISITA À “ENCANTADA” – O MUSEU CASA DE SANTOS DUMONT EM PETRÓPOLIS

📌 CASA DA IPIRANGA – UM PASSEIO OBRIGATÓRIO EM PETRÓPOLIS

No mês de junho aproveitamos uma corrida que marido ia participar, a Guarani Race, e fomos passar um fim de semana em Boracéia, uma praia que fica dividida entre Bertioga e São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Uma viagem que rendeu conhecer uma aldeia indígena de verdade, um pequeno acidente com um dente (de leite) perdido, e fotos lindas – além do post: PRAIA DE BORACEIA NUM FIM DE SEMANA COM 2 MALINHAS

Nas férias de julho tiramos uns dias para conhecer melhor a região de Penedo, aproveitando a hospedagem do marido, que passa a semana trabalhando lá. Fizemos a trilha para a Cachoeira do Alcantilado (em Visconde de Mauá), passamos um dia na Serrinha do Alambari e conseguimos conhecer as cachoeiras de Penedo – além de um restaurante muito bacana, onde é possível pescar a própria truta do almoço! Posts completos aqui:

📌 O QUE FAZER EM 4 DIAS ENTRE PENEDO, ITATIAIA E VISCONDE DE MAUÁ

📌 ROTEIRO PELA SERRINHA DO ALAMBARI EM PENEDO – O QUE VER E FAZER

📌 VALE DO ALCANTILADO – ECOTURISMO EM VISCONDE DE MAUÁ

📌 DICA DE PASSEIO EM PENEDO – RESTAURANTE TRUTA VIVA

Novamente fizemos alguns passeios em São Paulo, aumentando nossa lista de lugares que conhecemos por lá: estivemos numa exposição maravilhosa no MASP, com direito a caminhada pela Avenida Paulista, e passeamos pelo Beco do Batman num domingo de sol. Os posts são esses:

📌 MASP + AVENIDA PAULISTA COM CRIANÇAS

📌 BECO DO BATMAN, UM REDUTO DE STREET ART EM SÃO PAULO

Também acrescentamos mais alguns museus à nossa lista – quem frequenta aqui sabe como gostamos de museus e como defendemos que museu é lugar de criança, não é? Além do MASP, já citado acima, conhecemos também o lindo Museu Republicano em Itu e visitamos novamente o Museu de História Natural de Taubaté – um queridinho aqui de casa mas que ainda não tinha post próprio. Tudo sobre eles aqui:

📌 MUSEU REPUBLICANO EM ITU E ARREDORES

📌 CONHEÇA COM A GENTE O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE TAUBATÉ

E teve também parque de diversões! Em um novo bate-volta em Campos do Jordão, conhecemos o novíssimo Parque do Capivari, com direito a pedalinho e tirolesa. Tivemos também a chance de passar um dia no T-Rex Park em Campinas, um parque de diversões todo temático de dinossauros, que nosso pequeno malinha fanático por dinos amou e não cansa de pedir para ir de novo. Detalhes sobre eles aqui:

📌 CAMPOS DO JORDÃO COM CRIANÇAS: PARQUE DO CAPIVARI

📌 COMO É O T-REX PARK EM CAMPINAS

Para completar, tive muitos momentos de inspiração de mãe viajante e consegui escrever vários posts com dicas. Somente sobre viagens e passeios aqui no estado de São Paulo foram 3 posts: um post-índice com lugares e cidades no interior do estado; um post-resumo de passeios na capital com crianças; e um só com lugares gratuitos em São Paulo. Tudo para ajudar a inspirar quem quiser sair de casa com os pequenos!

📌 INTERIOR DE SÃO PAULO COM CRIANÇAS – POST ÍNDICE

📌 O QUE FAZER EM SÃO PAULO COM CRIANÇAS: MUITAS DICAS!

📌 6 PROGRAMAS GRATUITOS EM SÃO PAULO

Para quem curte ecoturismo e quer começar a fazer trilhas com as crianças, um post com nossas dicas de “especialistas iniciantes” 😉 Estamos longe do nível avançado mas já temos alguma bagagem em trilhas fáceis! DICAS BÁSICAS PARA CURTIR TRILHAS COM CRIANÇAS

Para ajudar quem tem um(a) dinolover em casa, como nosso caçula, um post com uma lista de lugares de onde encontrar dinossauros (fósseis ou réplicas) no Brasil, baseada na nossa extensa experiência no assunto: ONDE VER DINOSSAUROS – DICAS DE PARQUES E MUSEUS NO BRASIL

E dá pra viajar sem sair de casa? Dá sim, através dos livros! Sou uma super defensora que leitura e viagens são duas coisas para se acostumar desde cedo. Junto com os malinhas, examinei a biblioteca deles e fizemos uma lista de livros infantis perfeitos para conhecer novos lugares, países e culturas. Um post feito com muito carinho: LIVROS INFANTIS PARA VIAJAR SEM SAIR DE CASA

Para finalizar essa retrospectiva, no Dia dos Namorados lancei a campanha VIAGEM SEM CRIANÇAS: PERMITA-SE! 😉 Nós amamos viajar em família, mas acreditamos também em outras “modalidades” de viagem – e viajar de casal depois dos filhos pode ser um desafio, mas também é um refresco na rotina da família, e só faz bem a todos os envolvidos.

Para nossa alegria, esse ano vamos passar o reveillón viajando, exatamente como gostamos de fazer! Iremos numa road trip até o sul da Bahia, o que certamente vai render muitos posts bacanas. Aguardem!

Finalizo aqui mais uma vez agradecendo a todos que lêem e acompanham nossos posts. Que tenham todos um ótimo Natal e um Ano Novo cheio de alegria e viagens! Enfatizamos sempre que mesmo com o dinheiro curto, dá pra se divertir por perto, explorando a própria cidade, buscando atrações gratuitas, conhecendo museus. Não é preciso ir pra longe para viajar!

 Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

8 respostas

  1. Bem legal as viagens deste ano. Eu não sabia da existencia desse museu em Taubaté, e Petropolis é linda né?
    Que 2020 tenha muito mais viagens para compartilhar =)

  2. Muito legal a retrospectiva e achei que você foi modesta, foram muitas boas viagens em família e a dois. Que o novo ano traga ainda mais bons momentos e boas memórias pra você e sua família.

  3. Acompanhei algumas destas viagens de 2019, e concordo com você: museu é lugar de criança, sim! Feliz 2020, muitas viagens e descobertas pra vocês!

  4. Nada como explorar o Mundo – ou o nosso país – e deixar essa herança de curiosidade e desenrasque aos nossos filhos… continuem assim para 2020!!

  5. Que legal! Na próxima vez em Campinas, vamos marcar um café! Quando não dá pra viajar pra fora tem que aproveitar mesmo para passear por perto – sempre tem algum lugar que deixamos pra depois ou algum lugar que fomos há muuuito tempo e já mudou bastante, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *