Search

5 programas gratuitos em São Paulo

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

São Paulo tem fama de cidade cara – e realmente pode ser, dependendo da sua programação. Mas assim como outras metrópoles, São Paulo também é bem democrática e é possível fazer programas deliciosos sem gastar um centavo. Abaixo uma lista de lugares gratuitos que já testamos e aprovamos.



1) Avenida Paulista

Avenida Paulista

Ah, esse símbolo da cidade é sempre referência quando pensamos em São Paulo! Aos domingos a Avenida Paulista se fecha aos carros e é tomada por bicicletas, patinetes e pedestres, feirinhas e bandas de música para todos os gostos. Gente de todas as cores e línguas, famílias de todas as configurações, um lugar perfeito para mostrar diversidade real para as crianças. E ao longo da avenida há muito que ver e visitar também de forma gratuita: a Igreja São Luís Gonzaga, o Instituto Moreira Salles e suas exposições maravilhosas (além da sua perfeita vista para a avenida), o Conjunto Nacional e a Livraria Cultura que fica lá dentro, a feira de antiguidades no vão do MASP… a lista é extensa.

Já fomos diversas vezes andar pela Paulista e numa delas combinamos uma visita ao MASP e à Livraria Cultura, que gerou esse post aqui: MASP + AVENIDA PAULISTA COM CRIANÇAS

E a lista completa de atrações gratuitas na Paulista pode ser conferida aqui: 10 PONTOS TURÍSTICOS GRATUITOS NA AVENIDA PAULISTA

2) Parque do Ibirapuera

lago do Parque Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é outro símbolo de São Paulo com entrada gratuita. Um dos locais mais fotografados no mundo e um dos parques mais visitados da América Latina, tudo neste quadrilátero com mais de 150 hectares de área é enorme. Dentro dele há diversos pavilhões, sendo os mais famosos o Pavilhão da Bienal e a Oca, que têm sempre uma programação de exposições muito interessantes; há museus, como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu Afro-Brasil; há um ginásio e um planetário; há monumentos, como o famoso Obelisco e o Monumento às Bandeiras; além de um conjunto de lagos lindos, cheios de aves. Mas dá também só pra caminhar, pedalar ou andar de patins, fazer um piquenique, levar as crianças num dos vários parquinhos, ou fazer uma caminhada monitorada (que necessita agendamento prévio e tem o custo de uma doação para o parque). 

No mês de dezembro o Ibirapuera ganha ainda um charme especial: uma linda árvore de Natal na beira do lago, além de shows de luzes em alguns horários pré-determinados.

Todas as informações sobre o parque, como o mapa, entradas, horário de funcionamento e agenda de eventos podem ser encontradas no site Parque Ibirapuera Conservação.

Mais sobre o Pavilhão da Bienal neste post: Pavilhão da Bienal: arte que abriga arte

3) Parque da Luz e Estação da Luz

relógio da Estação da Luz

Localizados no bairro do Bom Retiro, a Estação da Luz e o Parque da Luz (que fica em frente à estação) são símbolos de uma São Paulo antiga e tradicional que cresceu com a riqueza do café.  Por décadas o relógio da torre da estação foi referência para os demais relógios da cidade e de seus moradores, e os seus contornos dominavam a paisagem. Projetada por um arquiteto inglês e inaugurada em 1867, a estação passou por várias reformas e modificações – inclusive uma alteração importante no edifício nos anos 2000 para abrigar o Museu da Língua Portuguesa – mas sempre mantendo suas linhas originais. Hoje a estação é a segunda mais movimentada da cidade e atende o metrô e os trens da CPTM.

Já o Parque da Luz, originado de um Horto Botânico no início dos anos 1800, é o parque público mais antigo de São Paulo – anterior à estação, foi aberto ao público em 1825. Possui lindos jardins e abriga várias espécies de aves, e ainda conta com espelhos d’água e diversas esculturas espalhadas ao longo dos caminhos. Já foi muito mal frequentado mas passou por um processo de revitalização importante e hoje é possível passear por ele – embora seja bom ficar bem atento, pois a região ainda tem muitos mendigos e usuários de drogas.

E para fechar o passeio, ainda é possível visitar a incrível Pinacoteca do Estado, que fica junto ao parque, e o Museu de Arte Sacra, localizado do outro lado da avenida.

Para saber mais, tem a página do Jardim da Luz no site da Prefeitura de SP, e o post do nosso passeio pela região aqui: SÃO PAULO – 7 DICAS DE PASSEIOS COM CRIANÇAS

4) Beco do Batman

Beco do Batman, na Vila Madalena

Uma galeria de grafites que surgiu por acaso em meio às vielas do boêmio bairro da Vila Madalena: esse é o Beco do Batman. Lá pelos idos dos anos 80, surgiu um desenho do homem-morcego num dos muros do bairro e tudo começou – estudantes de arte e artistas plásticos começaram a disputar os espaços nos muros e paredes, dando origem à fama. Aos domingos a principal rua dos grafites (a Medeiros de Albuquerque) fica tomada por barraquinhas vendendo artesanato e comida, uma delícia de passeio. Há também grafites e desenhos espalhados por outras ruas, e vale a pena perambular por ali sem pressa. Como os grafites são trocados de tempos em tempos, a cada visita o visual é diferente – e as fotos ficam lindas! E quando cansar, dá pra parar num dos vários barzinhos e restaurantes das redondezas.

Tem post nosso contando mais aqui: BECO DO BATMAN, UM REDUTO DE STREET ART EM SÃO PAULO

5) Museu de Zoologia da USP

Museu de Zoologia da USP

Um museu que é um prato cheio para crianças (e adultos) que gostam de ciências! Se a preferência for por dinossauros e/ou animais pré-históricos então… O Museu de Zoologia da USP fica localizado no bairro do Ipiranga, numa casa antiga pertinho do Parque da Independência e do Museu do Ipiranga. O foco do museu é a biodiversidade, fruto da evolução dos seres vivos. Para os dinolovers, há réplicas de esqueletos de um carnotauro e de um tapuiassauro, um legítimo dino brasileiro, além de animais taxidermizados e uma sala cheia de insetos, peles de animais, ossadas e outras coisas que vão encantar os pequenos. Para os mais velhos, ver os ancestrais dos animais atuais é uma aula e tanto.

O museu promove muitas atividades também gratuitas, especialmente durante as férias escolares, e a agenda pode ser acessada pelo site MZUSP.

Mais detalhes da nossa visita no post sobre o Museu de Zoologia aqui: PASSEIOS ANIMAIS EM SÃO PAULO: MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP E INSTITUTO BUTANTAN



Reserve sua hospedagem em São Paulo pelo Booking

Booking.com

 Salve essa imagem no seu Pinterest 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

15 respostas

  1. Ai, queria ter visto esse post antes da nossa viagem à São Paulo. Dessa lista de seis programas gratuitos ainda falta conhecer a Casa Melhoramentos e o Museu de Zoologia da USP, que deve ser muito legal. Dicas anotadas!

  2. Não conhecia a Casa Melhoramentos e tentarei visitar em breve. Moro no interior e vou sempre pra capital, sempre tentando fazer programas diferentes. Mas confesso que fico tentada a repetir sempre Beco do Batman e Avenida Paulista que são minhas partes preferidas da cidade rs.

  3. São Paulo é uma fonte inesgotável de opções. Ótimas sugestões de passeios gratuitos. Há lugares incríveis, listados aqui, como o Parque Ibirapuera com um conjunto de atrações!

  4. Há muito tempo não vou a São Paulo e sei que ainda há muita coisa por conhecer e desfrutar. Não conheço o Beco do Batman, Casa de Melhoramentos, Museu de Zoologia da USP e nem a Estação da Luz. Já estão todos na lista! Adorei as dicas!

  5. Amei a dica de programas gratuitos em São Paulo! Alguns como o Museu da USP e a Casa Melhoramentos eu nunca tinha lido sobre. Foi ótimo viajar com você até lá. Dicas anotadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *