Search

Beco do Batman, um reduto de street art em São Paulo

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Ah, a gente ama passear em São Paulo e não perde uma oportunidade de conhecer mais um lugar por lá! Aproveitamos um “vale-night” sem os malinhas para um compromisso na cidade num sábado à noite e esticamos o passeio no domingo de manhã pela Vila Madalena, para explorar o famoso Beco do Batman

Considerada uma galeria de street art, as vielinhas sinuosas do bairro têm as paredes disputadíssimas pelos artistas – os grafites são temporários e renovados constantemente, por isso as fotos que vemos por aí são sempre diferentes.

Origens do Beco do Batman

A origem do Beco do Batman remonta lá dos anos 80, quando apareceu um desenho do famoso personagem em um dos muros do bairro. Desde então a região atrai artistas plásticos e estudantes de arte, que cobrem de desenhos todas as paredes por ali, o que combinou bem com o estilo meio boêmio da Vila Madalena.

Há muitos barzinhos e botecos de todo tipo nas redondezas, um convite a passear a pé e apreciar os desenhos com calma. Aos domingos, o beco fica tomado de barraquinhas vendendo artesanato de todo tipo, misturados ao comércio já existente.

Onde fica o Beco do Batman

Os desenhos se concentram na viela da rua Medeiros de Albuquerque, mas há outros grafites espalhados nas ruas próximas. As famosas asas de anjo, onde 10 entre 10 pessoas tiram foto e já mais símbolo do lugar que o próprio Batman, estão atualmente num muro na rua Harmonia.

Em resumo: um lugar que é a cara de São Paulo! Meio artista, meio boêmia, super alternativa, uma mistura de gente e estilos diversos. Um passeio delicioso e descompromissado, para perambular pelas ruas e ir apreciando e fotografando. Adultos e crianças vão amar!

Para chegar lá de carro basta colocar “Beco do Batman” no Waze ou Google Maps que os aplicativos encontram o lugar correto. O endereço de verdade é Rua Medeiros de Albuquerque, 82-154, Vila Madalena.


Se for alugar um carro para passear em São Paulo, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Nós fomos de carro e não foi difícil encontrar um lugar para estacionar ali por perto, mas é bom ficar atento porque os flanelinhas dominam algumas áreas e chegam a cobrar até 30 reais para “olhar” o carro. Como o intuito é passear a pé, vale a pena estacionar um pouco mais distante e evitar os flanelinhas.

É possível também chegar de metrô, a estação mais próximas é a Clínicas.

>> Vai se hospedar em São Paulo? O blog Garfo & Mala tem uma super dica de hotel na Vila Madalena: Selina Vila Madalena: Hotel mais Descolado de São Paulo. E nosso parceiro Booking tem também uma grande variedade de opções no bairro – clique aqui para vê-las.

>> Buscando dicas de onde comer em São Paulo? A cidade tem opções para todos os gostos e bolsos, vale conferir esse post cheio de sugestões bacanas: Restaurantes animados em São Paulo SP

>> Buscando mais passeios gratuitos em São Paulo? Confira também nosso post onde listamos 10 pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista


Encontre sua hospedagem em São Paulo pelo Booking!

Booking.com

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

23 respostas

  1. Eu ainda não conheci o Beco do Batman, mas tenho vontade de ver a galeria de perto. Você foi dia de semana? Achou seguro transitar por lá? A feirinha acontece todo dia?

    1. Fabíola, fomos num domingo de manhã e foi bem tranquilo, apesar de ter bastante gente circulando por ali. Acho que as feirinhas só acontecem aos finais de semana.

  2. Adorei rever o beco do batman no seu post! Esse lugar é lindinho mesmo né? Ainda bem que descobri no seu insta q a asa que eu tanto gosto e q tinham me dito que tinha desaparecido voltou!

    1. Os desenhos são refeitos periodicamente, por isso nem sempre a gente encontra o que vê nas fotos – e achei isso um charme a mais, dá pra voltar várias vezes e vai sempre ser uma experiência diferente!

  3. Adoro o Beco do Batman (aliás, há algum tempo não vou lá, preciso dar uma passadinha!), é um lugar belo e de uma vibração incrível! Não à toa é um lugar que todo turista adora visitar. Ou, talvez, seja isso que dá essa energia extra ao lugar. Muito bom o post!

  4. Esse Beco do Batman é super famoso e a gente nunca foi, acredita? Eu fico vendo essas street arts e me encanto com elas, tenho muita vontade de ter uma foto nessa asa linda!

  5. aaaa tambem tneho fotos nessas asinhas em sao paulo! acho legal que os grafites mudam muito no beco do batman, entao cada visita vai ser diferente!

  6. Quando morava em São Paulo trabalhava pertinho do Beco do Batman e adorava visitar já que as street art mudam bastante! Adorei as dicas e quando voltar a São Paulo com certeza vou visitar e usar 🙂

  7. Adorei visitar o Beco do Batman, porque adoro Street Art, e sempre desejei conhecer este famoso reduto no colorido e vibrante bairro de Vila Madalena.
    Tenho fotos lindas de lá, como as artes mudam de tempos em tempos, sempre é bom voltarmos para conhecer o que há de novo, não é? Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *