Search

Dica de passeio em Penedo: Restaurante Truta Viva

Conteúdo atualizado em 21 de agosto de 2023

Penedo tem uma variedade enorme de restaurantes para todos os gostos, tanto no centrinho do distrito quanto espalhados pelos bairros e estradas que cortam a região – e assim como em outros lugares de clima mais frio, como Monte Verde ou Campos do Jordão, há muitos restaurantes que têm a truta fresca como estrela principal do cardápio. No fim de semana prolongado que passamos em Penedo fomos conhecer o Truta Viva, um desses restaurantes, mas com o diferencial do cliente poder pescar a própria truta e comê-la na hora!

Nós adoramos truta e poder pescar o próprio peixe tem um apelo forte, principalmente com as crianças. E normalmente não gostamos de pesqueiros, mas neste lugar o negócio é vapt-vupt: como a pescaria é num tanque bem pequeno, a pesca em si é rapidinha e pouco tempo depois a gente já está saboreando o pescado.

Onde fica o Restaurante Truta Viva

O Restaurante Truta Viva fica no bairro de Alto Penedo, a cerca de 5 km do centro de Penedo. Basta seguir pela Avenida das 3 Cachoeiras e ficar atento às placas (há várias). Um bom trecho do caminho é de terra, mas em boas condições.

A área toda do restaurante é muito agradável – próximo às mesas na parte de cima ficam vários bebedouros que atraem os beija-flores. Há também uma outra área ao ar livre, com mais mesas, que fica a caminho do tanque.


Se for alugar um carro para passear por Penedo, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Como funciona o Restaurante Truta Viva

Na área do tanque fica uma pessoa responsável pela entrega das varas e iscas, bem como pela retirada dos peixes pescados do anzol (as trutas são peixinhos ariscos!) e os coloca num balde. Baseado no tamanho dos peixes ele recomenda a quantidade, mas normalmente um por adulto é suficiente. Uma vez no balde, o próprio cliente leva os peixes até a recepção para serem pesados (o preço é fixo por kg e cobra-se uma taxa de preparo).

Ali mesmo se escolhe como devem ser preparados (grelhados, fritos ou sushi) e então é só aguardar na mesa, quando se escolhem os acompanhamentos. Nós pescamos 3 trutas e escolhemos comê-las grelhadas com molho de pinhão, estava divino!

Nossas dicas sobre o passeio ao Truta Viva

O Truta Viva normalmente só abre para o almoço e nos fins de semana fica bem cheio – aí tudo demora mais, desde a pescaria até o preparo. Com crianças com fome é bom não arriscar, por isso aconselho chegar cedo: todos curtem mais a pescaria, com menos concorrência, e dá pra aproveitar muito mais o astral do lugar.

Não pensem que por ser pescado na hora o almoço vai sair mais em conta. Somando tudo – o peixe, a taxa de preparo e os acompanhamentos – deve sair o mesmo preço ou até um pouco mais que os pratos a la carte. Mas a graça é a experiência da pescaria fácil. Os malinhas amaram e já queriam ir no dia seguinte de novo

O atendimento é maravilhoso! Todos são muito simpáticos, do responsável pelo tanque aos atendentes. A decoração, o local e o ambiente, tudo muito bom e agradável.

Mais informações sobre o Truta Viva

Para saber mais sobre horários, opções do cardápio, reservas e outras informações, vale acessar o site Truta Viva ou a página do Instagram @restaurantetrutaviva.

Para outras opções gastronômicas, vale consultar essa lista de onde comer em Penedo, pelo blog Let´s Fly Away.

Leia também:


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

30 respostas

  1. Há tempos que quero conhecer Penedo mas sempre fico adiando!
    Ainda não tinha ouvido falar no Restaurante Truta Viva, mas já anoite a dica!

    Abração

  2. Não sou chegada em pescaria não, mas em comer peixe sim rs. Não conhecia esse restaurantes. Estou enrolando uma viagem pra Penedo faz séculos!

  3. Estivemos em Penedo há pouco tempo e amamos! não ficamos muito tempo por lá e não fui ao restaurante Truta Viva, mesmo recebendo recomendações. Iremos quando voltaremos!!! A dica realmente é excelente!!

  4. Adoro dicas de restaurante. Que incrível saber que a experiência gastronômica é um verdadeiro passeio e que faz a alegria das crianças de todas as idades. Não conheço Penedo e, certamente, vou incluir o Truta Viva no meu roteiro. Além do peixe fresco, o lugar é um charme!

  5. Penedo tem um lugar especial na minha vida pois lá passei minha lua de mel. Truta Viva me pareceu um ótimo passeio/experiência que agrada a todas as idades. Deve ser top comer o que pescou. Adoro peixes e já anotei a dica de Truta Viva para uma próxima viagem a Penedo.

  6. Ainda não tive oportunidade de conhecer Penedo, mas já fiquei encantada com o lugar e com o Restaurante Truta Viva, que vou fazer questão de conhecer.

  7. Que delícia este passeio ao Truta Viva, uma dica de passeio em Penedo bem legal para fazer com a família. Pelo visto as crianças amaram, não é? Rsrs.

  8. Eu adorei essa dica de passeio em Penedo.Fiquei com vontade de conhecer o Truta Viva Meus pequenos iriam adorar pescar.

  9. Olá!!
    Vi que vocês pegaram 3 trutas,deu quantos kilos ?
    Gostaria de saber pq tenho medo de uma truta da 1 kg ,somos 3 ,se não fica pesado,pq tem por fora os acompanhamentos.

    1. Olá! Não me lembro exatamente quanto pesou tudo, mas a recomendação deles é uma truta por pessoa, especialmente quando não estão muito grandes – como nesse dia. Pescamos 3 e estávamos em 4 (2 adultos e 2 crianças) e deu com folga porque meus filhos não comem muito. Voltamos lá recentemente em 5 adultos e 2 crianças e pegamos 4, mas estavam bem maiores e nos disseram que 1 daria para 2 pessoas, e todos comeram bem.

  10. Adorei sua dica de restaurante em Penedo. O truta viva parece ótimo! Estou planejando conhecer ainda esse ano e seu blog está mesmo muito completo. Obrigada por compartilhar!

  11. Adorei a dica de passeio no Truta Viva em Penedo. Já visitei alguns lugares do tipo aqui em Minas Gerais, pois adoro peixe frito. Abração e parabens pelo conteudo.

  12. Olá flor, estive em Paraty recentemente, mas não sabia que Penedo era tão perto. Com toda certeza em uma próxima viagem irei conhecer a cidade, adorei as suas dicas. Abraços

    1. Na verdade Penedo e Paraty não são tão perto assim, seriam cerca de 3 horas de carro… mas com certeza vale uma viagem até Penedo e Itatiaia, é uma região linda do Rio!

  13. Menina, isso não se faz, colocar informação de comida boa assim e pegar a gente de surpresa… agora tô aqui salivando! rsrsrs vontade de conhecer o Truta Viva em Penedo!

  14. Penedo é uma cidade muito gostosa de visitar e o Restaurante Truta Viva é uma ótima opção para ir com crianças. Mas, como você falou, tem que ir preparado para a criançada não ficar morrendo de fome até a comida ficar pronta rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *