Dica de passeio em Penedo - Restaurante Truta Viva

Penedo tem uma variedade enorme de restaurantes para todos os gostos, tanto no centrinho do distrito quanto espalhados pelos bairros e estradas que cortam a região - e assim como em outros lugares de clima mais frio, como Monte Verde ou Campos do Jordão, há muitos restaurantes que têm a truta fresca como estrela principal do cardápio. No fim de semana prolongado que passamos em Penedo fomos conhecer o Truta Viva, um desses restaurantes, mas com o diferencial do cliente poder pescar a própria truta e comê-la na hora!
Nós adoramos truta e poder pescar o próprio peixe tem um apelo forte, principalmente com as crianças. E normalmente não gostamos de pesqueiros, mas neste lugar o negócio é vapt-vupt: como a pescaria é num tanque bem pequeno, a pesca em si é rapidinha e pouco tempo depois a gente já está saboreando o pescado.

⥛ Onde fica?
No bairro de Alto Penedo, a cerca de 5 km do centro de Penedo. Basta seguir pela Avenida das 3 Cachoeiras e ficar atento às placas (há várias). Um bom trecho do caminho é de terra, mas em boas condições.
A área toda do restaurante é muito agradável - próximo às mesas na parte de cima ficam vários bebedouros que atraem os beija-flores. Há também uma outra área ao ar livre, com mais mesas, que fica a caminho do tanque.

⥛ Como funciona?
Na área do tanque fica uma pessoa responsável pela entrega das varas e iscas, bem como pela retirada dos peixes pescados do anzol (as trutas são peixinhos ariscos!) e os coloca num balde. Baseado no tamanho dos peixes ele recomenda a quantidade, mas normalmente um por adulto é suficiente. Uma vez no balde, o próprio cliente leva os peixes até a recepção para serem pesados (o preço é fixo por kg e cobra-se uma taxa de preparo).
Ali mesmo se escolhe como devem ser preparados (grelhados, fritos ou sushi) e então é só aguardar na mesa, quando se escolhem os acompanhamentos. Nós pescamos 3 trutas e escolhemos comê-las grelhadas com molho de pinhão, estava divino!
⥛ Nossas dicas
🐟 O Truta Viva normalmente só abre para o almoço e nos fins de semana fica bem cheio - aí tudo demora mais, desde a pescaria até o preparo. Com crianças com fome é bom não arriscar, por isso aconselho chegar cedo: todos curtem mais a pescaria, com menos concorrência, e dá pra aproveitar muito mais o astral do lugar.
🐟 Não pensem que por ser pescado na hora o almoço vai sair mais em conta. Somando tudo - o peixe, a taxa de preparo e os acompanhamentos - deve sair o mesmo preço ou até um pouco mais que os pratos a la carte. Mas a graça é a experiência da pescaria fácil. Os malinhas amaram e já queriam ir no dia seguinte de novo 😃
🐟O atendimento é maravilhoso! Todos são muito simpáticos, do responsável pelo tanque aos atendentes. A decoração, o local e o ambiente, tudo muito bom e agradável.

⥛ Informações úteis
Site do restaurante: trutaviva.com.br
Telefone: (24)3351-1209
Horários: quinta a domingo e feriados, das 10h às 18h - atendimento a grupos e eventos mediante reserva

⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋
Quer um roteiro pela região? Tem aqui: Itatiaia e Penedo em um fim de semana com 2 malinhas
⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥊⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋⥋

Comentários