Search

São Francisco Xavier: hospedagem, trilhas, passeios e restaurantes

Conteúdo atualizado em 25 de janeiro de 2024

Localizado a pouco mais de 50 km de São José dos Campos, o pequenino distrito de São Francisco Xavier é um cantinho da Serra da Mantiqueira ainda pouco conhecido. Com cara de cidadezinha do interior, “São Xico” – como é chamado por aqui – oferece muitas opções de ecoturismo, turismo de aventura e turismo rural. Há diversas trilhas para caminhada e mountain bike, cachoeiras e pousadas em meio às montanhas para quem quer aproveitar a linda paisagem da serra.

mapa turístico de São Francisco Xavier, disponível no site www.sjc.sp.gov.br

Ah! Vale dizer que o caminho até lá é um passeio por si só. A rodovia que sai de São José dos Campos, passa por Monteiro Lobato (que de fato é outra cidade) e finalmente chega em São Francisco Xavier é linda. Mas é preciso ficar atento(a): é uma estradinha sinuosa, mão dupla e sujeita a queda de barreiras quando chove. Sem falar dos ciclistas, que circulam em grande número especialmente nos finais de semana, já que a região é bem conhecida pelas trilhas de mountain bike. Apesar da distância ser pequena, o trajeto entre São José dos Campos e São Francisco Xavier costuma levar cerca de 1h30.

mapa gerado no site www.melhoresrotas.com

Se for alugar um carro para passear pela região, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Mas a fama de “São Xico” como lugarzinho romântico e rota de ecoturismo tem crescido bastante nos últimos anos, com o aumento do número de pousadas, restaurantes e eventos esportivos. A exemplo da vizinha Monte Verde, SFX também tem seu charme, a começar por esse portal aí da foto – o macaquinho é o muriqui, bem comum nas matas da região e símbolo de São Francisco Xavier.

Neste post vamos falar um pouco sobre as opções de hospedagem, algumas trilhas e indicar as opções de restaurantes que já experimentamos.

Hospedagem em São Francisco Xavier

Apesar do distrito ser bem pequenininho (o centro urbano é formado por algumas poucas ruas), há várias opções de hospedagem. A maioria fica mais distante do centro, espalhadas pelas estradinhas de terra que levam à zona rural.

Nós nos hospedamos somente uma vez no distrito, há alguns anos, na tradicional pousada Pouso do Rochedo, que era formada por vários chalés, um restaurante e um circuito de trilhas bastante conhecido na região. Recentemente a área da pousada foi desmembrada, e atualmente há só uma opção de hospedagem, o Chalé Lavanda.

O espaço mudou de nome e se tornou Espaço Garden Margarida, e além do chalé continuam fazendo parte do complexo o restaurante e as famosas trilhas do Pouso do Rochedo (falaremos delas mais adiante).

Confira no mapa abaixo as outras opções de hospedagem em São Francisco Xavier:

Booking.com

Trilhas em São Francisco Xavier

Há diversas opções de trilhas em São Francisco Xavier, a maioria de nível médio a difícil, como as famosas Trilha da Pedra do Queixo D’anta (6 km de nível moderado), a Trilha Pedra da Onça (11 km e uma das mais difíceis) e a mais longa e difícil de todas, que é a travessia de São Francisco Xavier até Monte Verde, num total de 12 km por dentro da mata.

Como estamos bem longe de ser “nível avançado em trilhas” rsrs, fizemos somente as trilhas do Pouso do Rochedo, um conjunto de trilhas curtas e fáceis que levam a vários mirantes. Elas partem do Espaço Garden Margarida, a cerca de 8 km do centro do distrito, e é cobrada uma taxa de entrada.

Para quem não estiver disposto a encarar as subidas até os mirantes, dá para explorar somente a parte baixa, começando por um lindo lago no início das trilhas. O platô onde ficam as castanheiras portuguesas também é lindo! E é um bom ponto para descansar.

Com exceção do trecho das cachoeiras, é melhor preparar as panturrilhas para muita subida se quiser ver todos os mirantes. Mas o caminho todo é bem sinalizado e nos trechos mais íngremes há corrimãos ou degraus para ajudar. Embora não tivesse chovido no dia anterior, como a região é muito úmida havia alguns trechos bastante escorregadios – mesmo de tênis é bom ficar atento. A vista lá de cima não decepciona!

vista dos mirantes da trilha Pouso do Rochedo

Outros passeios em São Francisco Xavier

Um lugar incrível, que fica localizado entre São Francisco Xavier e Monteiro Lobato, é o Mirante da Pedra de São Francisco. Acessível por estrada de terra, esse complexo de mirante, restaurante, trilhas e cachoeiras tem uma vista incrível e é um passeio super gostoso para a família toda. Para saber todos os detalhes, leia o post completo: Mirante da Pedra de São Francisco, na Serra da Mantiqueira.

Outro passeio bastante conhecido na região é a Cachoeira do Roncador. Também é um complexo formado por uma pousada, um restaurante e diversas cachoeiras, e é possível visitar sem estar hospedado.

Onde comer em São Francisco Xavier

Já experimentamos alguns restaurantes e todos eram ótimos. Vale o aviso que a maioria deles é lugar simples, sem frescuras, normalmente uma casinha adaptada – um exemplo é o Seu Xico, quase em frente à igreja, onde almoçamos desta vez. Comida caseira deliciosa (a carne de porco derretia na boca!) e atendimento na medida, apesar de estar bem cheio. Eu particularmente acho fofa a decoração com cara de casinha antiga, ainda mais com vista para pracinha da igreja!

Nós também já almoçamos, numa outra ocasião, no Neo Armazém & Restô. Esse tem uma cara moderninha e a comida é mais requintada. As massas são maravilhosas, cada um pediu de nós pediu uma diferente e todas estavam ótimas. Outro no mesmo estilo (e também mais caro) é o Villa K2, com atendimento maravilhoso e comida idem – mas como é mais refinado, a comida não é tão farta.

Há outras opções na única rua que leva até a igreja, e um dos charmes dali é esse: poder caminhar calmamente e escolher o que mais apetecer.

Caso a opção seja comer no meio do caminho, em Monteiro Lobato, recomento o Fidélis Bistrô – uma casinha que não se dá nada por ela do lado de fora, mas é uma graça por dentro e os risotos são divinos! E a proprietária, a Egilda, é pura simpatia. Almoçamos lá e adoramos. Também não tem erro, está no caminho para pegar o acesso para São Francisco Xavier.

Como se chega em São Francisco Xavier

Vindo da Rod. Pres. Dutra (BR-116) é necessário entrar em São José dos Campos e acessar o caminho para a Rod. Monteiro Lobato (SP-050). São cerca de 30 km até Monteiro Lobato e mais 20 km até São Francisco Xavier, em estrada de mão dupla (que está em bom estado mas é bastante sinuosa).


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

30 respostas

  1. Super interessante a visita de vocês a São Francisco Xavier. Eu sou como você e as vezes paro numa pedra e espero o Bruno finalizar. É gostoso aproveitar a natureza também, ne? hahaha

  2. Adoro esses destinos de ecoturismo, é muito reenergizante estar em contato direto com o mato, com cachoeiras…
    São Francisco Xavier parece ser um lugar super gostoso, adorei a dica!

  3. Que delícia que é São Francisco Xavier! Fica pertinho aqui pra eu visitar também, vou aproveitar suas dicas e tirar um fim de semana pra ir lá. Obrigada

  4. Linda comemoração em São Francisco Xavier. O lugar parece muito tranquilo e romântico, assim como o chalé. Parabéns pelos 11 anos e continuem a festejar por muitos anos.

  5. Adorei as suas dicas de São Francisco Xavier.

    Eu sempre escuto falar deste destino mas nunca tinha considerado visitar nem sei bem o porquê.

    Me pareceu um ótimo lugar para dar uma escapada do barulho de Sampa e passar um final de semana tranquilo em contato com a natureza!

    Obrigado!

  6. Que bela comemoração, um lugar super agradável e tranquilo! Já fiquei com vontade de conhecer São Francisco Xavier! Confesso que não tinha ouvido falar, mas adorei!

  7. Eu não conheço São Francisco Xavier ainda, mas meus pais também fizeram uma viagem de casal assim em alguma pousada legal uns tempos atrás. Ideal para quem quer tranquilidade.

  8. Que viagem gostosa e ainda pertinho de casa. Eu moro em São Paulo e nunca pensei em conhecer São Francisco Xavier mas já vou deixara dica anotadinha aqui.

  9. Cintia, não ligo pra hotel luxuoso, mas você fez bem em notar que água sem pressão é cruel, ainda mais em lugares de clima frio. Cama confortável e chuveiro bom são os únicos luxos de que necessito. Boas dicas de São Francisco Xavier, que ainda não conheço.

    1. Também não ligo pra luxos, Márcia, mas um bom banho e uma cama confortável são essenciais quando estamos viajando, não é mesmo?

  10. Que coisa boa passear em São Francisco Xavier! Fiquei com vontade de conhecer. Adoro esse tipo de lugar, cidade pequena, tranquilidade…

  11. Eu fiz um bate e volta à partir de São José dos Campos e amei o ar bucólico de São Francisco Xavier. Foi uma época em que a prefeitura tinha fechado a principal cachoeira devido a pandemia e fiquei com aquele gostinho de quero mais.
    Fiquei na dúvida de como escolher uma pousada boa na regiaão e adorei a sua dica 🙂

  12. Adorei o seu roteiro de o que fazer em São Francisco Xavier. Uma comemoração muito gostosa nessa cidade tão pacata e lindinha. Senti que estava passeando com vocês 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *