Search

5 lugares para comer em Petrópolis

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Petrópolis, na serra fluminense, além de ter um conteúdo histórico maravilhoso – não à toa é conhecida como Cidade Imperial – é também uma cidade que oferece muitas opções gastronômicas deliciosas. E o mais legal é que os 5 lugares para comer em Petrópolis que selecionei para esse post também têm muita história com H maiúsculo!

Bistrô do Castelo Itaipava

O primeiro restaurante dessa seleção fica em Itaipava, distrito de Petrópolis, e vale muito pelo ambiente: o Castelo de Itaipava, que é um combo de hotel, local de eventos e 2 restaurantes. O castelo é um castelo mesmo, idealizado por um barão legítimo que, talvez carente de sua ascendência européia, resolveu construir uma obra em estilo renascentista com materiais todos importados da Europa – mármore da Itália, pedras portuguesas, vitrais austríacos. O projeto ficou tão lindo que ganhou medalha de prata do salão de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1924.

Não-hóspedes podem circular dentro de uma área limitada e ir a um dos dois restaurantes: o Solar, que fica na área externa, e o Bistrô, dentro do castelo, onde almoçamos. Os malinhas ficaram encantados com aquele clima meio medieval meio Harry Potter, e mesmo não acessando as dependências do hotel diretamente, só de entrar para ir ao Bistrô dá pra ter uma ideia de como é bonito por dentro.

O restaurante em si é gostoso – o ambiente é muito agradável, com música ao vivo e um bom espaço kids, embora a comida não tenha nos impressionado muito. O cardápio tem algumas opções de entradas e saladas, caldos, massas e carnes (dá pra consultar online aqui). Pedimos a picanha e um espaguete, mas minha cerveja não estava tão gelada quanto eu esperava nem o molho a bolonhesa tão gostoso. Mas vale muito ir até lá pela imponência toda do lugar.

Site – Castelo de Itaipava

Endereço – Rodovia BR 040 km 56 (a 70 km do Rio e cerca de 25 km do centro de Petrópolis, bem pertinho da Cervejaria Itaipava)

Casa do Alemão

Para nós, paulistas, a Casa do Alemão pode até ser confundida com uma padaria bacaninha… mas não se engane, ela é bem mais que isso. Localizada no bairro de Quitandinha, próximo do Palácio Quitandinha e de um dos portais da cidade, é um local que nasceu como fábrica de biscoitos amanteigados em 1945 (inclusive seus amanteigados ainda são uma referência na cidade). Quando um casal alemão passou a administrar a fábrica e introduziu pratos típicos do seu país no cardápio, o lugar virou definitivamente a Casa do Alemão, e de lá pra cá acumula vários recomendações de sites de gastronomia e de turismo.

Além dos croquetes e sanduíches, eles servem as famosas torradas de Petrópolis: fatias grossas de um pão bem levinho, levemente besuntadas com manteiga e com queijo derretido por cima – de comer rezando! Ali experimentamos também um bolo de chocolate que parecia ser feito de puro chocolate europeu (que é muuito mais gostoso e forte que o nosso) e compramos um saquinho dos famosos amanteigados, disponíveis em vários sabores.

Nessa unidade do bairro Quitandinha (existem mais 7 outras, inclusive fora de Petrópolis), dá pra ir a pé até um dos portais da cidade, onde há também um centro de informação ao turista.

Site – Casa do Alemão

Endereço – Av. Ayrton Senna, 927 (cerca de 7 km do centro histórico)

Chocolates Katz

Outro lugarzinho fofo e super charmoso, além de antigo. A Chocolates Katz, fundada por uma alemã e uma austro-húngara em 1953, começou com a produção de chocolates, bombons, pães e tranças à moda típica européia e logo foi um sucesso ali pela região da serra. Hoje a marca se expandiu e é possível encontrar os produtos em vários pontos de venda pelo Brasil (outro dia vi os biscoitos no Sam´s Club), mas a graça mesmo é ir pessoalmente a esse café em Petrópolis.

Pertinho do Museu Santos Dumont, do Museu de Cera e da Praça Rui Barbosa, o lugar é uma tentação (nada barata, diga-se!). Os salgados são tão maravilhosos quanto os doces – experimentamos um pouco de tudo e estava tudo uma delícia. Além disso, dá pra comprar os chocolates de diferentes sabores por kg (o bombonzinho recheado de maracujá é demais!). Meu malinha caçula, doido por chocolate, saiu de lá enlouquecido. Passeio indispensável na cidade!

Site – Chocolates Katz

Endereço – Av. Barão do Amazonas, 85 (a poucos metros do Museu de Cera)

Restaurante da Cervejaria Bohemia

Nós fizemos o tour cervejeiro na Bohemia, que é bem bacana, e resolvemos almoçar no restaurante do próprio complexo. Vale dizer que o restaurante e a visita são independentes, mas como estávamos lá e eu já tinha ouvido dizer que era muito bom, resolvemos entrar na lista de espera para experimentar.

O restaurante segue a linha moderninha adotada por todo o prédio. Há um balcão com chopeiras para todos os gostos, e no cardápio todos os pratos têm uma recomendação de cerveja para harmonizar (o cardápio pode ser acessado aqui). As opções de pratos não são muitas mas tudo que experimentamos estava muito bom – se bem que esperamos tanto que talvez nem tenhamos apreciado o tanto que poderíamos. Como era feriado de carnaval, a cidade estava cheia, e a fila de espera gigante – o que não seria um problema se tivessem nos informado corretamente, pois disseram que seriam uns 30 minutos que se transformaram em mais de 1h30. Mesmo pedindo petiscos (os bolinhos de cevada, parmesão e bacon estavam deliciosos), a espera foi longa e o mau humor resultante, proporcional , por isso nem foto da comida a gente tirou. A garçonete que nos atendeu, super simpática, se desculpou dizendo que estavam com menos atendentes que o normal… mas num feriado? Enfim, recomendo com ressalvas. Mas voltaria lá para “harmonizar” mais petiscos ou experimentar o hambúrguer…

Site – Restaurante da Cervejaria Bohemia (é possível fazer reserva pelo site!)

Endereço – R. Alfredo Pachá, 166 (no miolo do centro histórico)

Bordeaux Vinho & Cia

Por último nessa seleção, nem por isso menos especial, tinha que estar esse restaurante super charmoso e que fica numa localização especialíssima: o Bordeaux Vinhos & Cia ocupa a antiga estrebaria da Casa da Ipiranga, um ponto turístico imperdível em Petrópolis.

Contei um pouco da Casa da Ipiranga no post do nosso roteiro em Petrópolis mas, em resumo, é uma das únicas 4 casas particulares de fins do século XIX ainda no estado original aqui no Brasil. O jardim em volta da casa é imenso, e ao lado dela fica a estrebaria, ocupada pelo restaurante – que por sinal fez uma decoração incrível de linda. Eu havia estado lá há mais de 15 anos e me lembrava do restaurante na estrebaria (só não sei se era esse mesmo ou outro) e do jardim maravilhoso.

A carta de vinhos é bem extensa, mas não experimentamos, e o cardápio também é bastante variado (link aqui) – de massas a sanduíches e carnes, assim como uma mesa de queijos e frios super tentadora. Experimentamos um dos sanduíches (que estava ótimo), várias opções da mesa de frios e uma massa que estava uma delícia. Além dessa unidade na Avenina Ipiranga, há uma no centro e uma em Itaipava.

Mais uma vez estávamos morrendo de fome e nem tiramos fotos dos pratos ou da decoração – precisamos melhorar nisso rsrs.

Site – Bordeaux Vinhos & Cia

Endereço – Av. Ipiranga, 716 (pode-se estacionar dentro do jardim)

Se for alugar um carro para passear por Petrópolis, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!

Para complementar esse post:


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

6 respostas

  1. Adorei as dicas de lugares onde comer em Petrópolis. Alguns eu conheço e adoro (como a Casa do Alemão) outros quero muito conhecer (como a Bordeaux Vinhos). Post salvo para a próxima ida em Petrópolis.

  2. Delícia de dicas, ainda não conheço a cidade, mas já sei dos lugares onde comer em Petrópolis, agora com suas dicas. Gosto de viajar já sabendo dos melhores lugares indicados por quem já passou por lá. Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *