Search

Entre Minas e São Paulo: o que fazer em Andradas e Espírito Santo do Pinhal

Conteúdo atualizado em 25 de janeiro de 2024

Vamos começar nos localizando: Espírito Santo do Pinhal e Andradas ficam a meio caminho entre Campinas e Poços de Caldas, uma de cada lado da divisa – Pinhal em SP e Andradas em MG – e distantes pouco mais de 20 km uma da outra. Ambas têm forte tradição de cultura de café e vinícolas, por conta do tipo de solo e do clima montanhoso.

“Mas afinal como é que vocês descobriram esses lugares que ninguém nunca tinha ouvido falar???” – começaram a nos perguntar assim que começamos a postar, no Facebook e no Instagram, as fotos dessas “microférias” de janeiro (2 dias de semana sem os malinhas!). E são duas as respostas: essa reportagem da revista Viagem e Turismo5 lugares em São Paulo com cara de Europa -, e o comentário de uma leitora à minha publicação dessa reportagem no Facebook, onde eu dizia que dos 5 lugares já conhecíamos 3, falando sobre como Andradas era pertinho e mais legal ainda que Espírito Santo do Pinhal, citada na reportagem.

Para quem ficou curioso mas com preguiça de abrir o link, os 5 lugares são:

1- o Lavandário, em Cunha

2- a Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal

3- Holambra, no interior de São Paulo

4- Paranapiacaba, na região metropolitana de São Paulo

5- o Ski Mountain Park, em São Roque 

No final do post tem links específicos para todos eles.

Aqui vale uma observação interessante – já havíamos notado em algumas estradas que, assim que se sai do estado de SP para outro (RJ ou MG, por exemplo), as condições da rodovia pioram sensivelmente, e nesse caso se nota nitidamente quando a SP-346 vira MG-455, até o asfalto é diferente! Nada que atrapalhe o passeio, porém, pois se anda muito pouco do lado de Minas.

E o que tem pra fazer nessas cidades pequenininhas de tudo?

Espírito Santo do Pinhal é um lugarzinho simpático, com um centro cheio de prédios históricos ligados à cultura do café, muitos deles tombados e bem conservados. As ladeiras e o visual em geral me lembraram bastante São Carlos, onde morei e estudei há muitos anos, o que me deu uma certa nostalgia e imediatamente me despertou simpatia.

Ficamos hospedados pertinho da Igreja Matriz, numa pousadinha fantástica chamada Villa do Poeta, um achado no Booking – uma casa antiga reformada com muito charme, adoramos!

Além da Igreja Matriz, localizada na Praça da Independência (bem simpática e sempre cheia de gente sentada nos banquinhos, a qualquer hora do dia), outros pontos de interesse são o Theatro Avenida de Pinhal e o Lago Municipal, um parque muito bonito, localizado um pouco mais distante do centro.

E claro, tem a Vinícola Guaspari do artigo da revista, mas não chegamos a conhecê-la porque 1) só há visitas aos finais de semana, e fomos pra lá numa quarta-feira; 2) achamos o preço meio salgado para o nosso nível de ignorância, pois entendemos pouco de vinho (R$ 130/pessoa). A Guaspari ficou famosa por fornecer vinhos para restaurantes estrelados em São Paulo – embora haja diversas outras vinícolas pela região, ela acabou se destacando pela qualidade dos vinhos. As visitas incluem um tour pelos vinhedos e pela fábrica, mais uma degustação, e não é permitida a entrada de menores de 12 anos. Todos os detalhes no site deles aqui.

Andradas tem, digamos, menos glamour e mais cara de cidadezinha típica de interior de Minas – inclusive quando estávamos buscando um hotel, de cara já percebemos que Pinhal tinha mais e melhores opções. Mas em Andradas fica a estrela turística da região: o Pico do Gavião, considerado um dos melhores pontos de voo livre do Brasil e onde acontecem vários campeonatos importantes dessa modalidade.

O pico tem pouco mais de 1600 m de altitude e fica a cerca de 25 km de Andradas, pegando-se a estrada sentido Poços de Caldas. Na metade do caminho, mais ou menos, há indicação de saída para uma estrada de terra bem conservada e sinalizada. Há um ponto onde é necessário atravessar um riozinho com o carro, mas nada de assustar – nosso carro não é 4×4 mas é alto, então foi bem tranquilo. Passa-se no meio de fazendas com muito gado e oliveiras, pois além de vinho, a região também produz muitos azeites de qualidade. Essa estrada também é parte do Caminho da Fé, uma rota de peregrinação que termina em Aparecida, e vimos várias placas indicativas (com flechinhas amarelas) do caminho e algumas pessoas andando. Marido já fez esse caminho de bicicleta e quis “posar” de peregrino em uma das fotos

Já bem pertinho há uma guarita, onde cobra-se 10 reais por pessoa para subir pois aquela área é propriedade privada, administrada pelo clube de voo livre Pico do Gavião Esportes e Aventura. É uma subida íngreme mas a estrada é boa e há um estacionamento lá em cima, assim como uma certa infraestrutura – banheiros, bebedouros e uma lanchonete, que só funciona aos finais de semana.

A vista lá de cima é mesmo fantástica! Tivemos sorte de estar um dia perfeito, céu azul com algumas nuvens. O pico fica bem na divisa entre SP (Águas da Prata) e MG (Andradas) e num dia com céu claro é possível ver as cidades no seu entorno, até Poços de Caldas. Quem quiser se aventurar e fazer o voo pode contratar ali mesmo (nos ofereceram, mas nem morta eu conseguiria , mal cheguei na rampa pra tirar foto).

Muita gente fica ali até o anoitecer para ver o pôr-do-sol, que deve ser mesmo magnífico. Vale voltar ali um dia só pra isso!

Em Andradas fica também a Vinícola Casa Geraldo, localizada a poucos quilômetros do centro da cidade, que nos chamou a atenção quando pesquisamos por ter também um restaurante famoso na região – que infelizmente só abre nos finais de semana . Mas eles promovem visitas guiadas em dois horários por dia (às 10 e às 14h), todos os dias, basta marcar com antecedência. O custo é R$ 20/pessoa e a visita inclui somente a fábrica, não os vinhedos.

Segundo o Eduardo, sommelier que nos guiou na visita, a tradição vinícola ali na região é muito antiga. Ao contrário da região de Jundiaí, colonizada por italianos que vieram trabalhar nas lavouras de café e trouxeram consigo o costume de fabricar seu próprio vinho, na região de Andradas o intuito sempre foi plantar uvas para produção de vinho, formando uma outra cultura forte junto a da já estabelecida cultura de café. Aliás, ali aprendi que terras boas para café também são boas para videiras.

A fábrica não é grande e o processo, apesar de mecanizado em vários pontos, ainda é bastante artesanal do ponto de vista industrial. Passamos pela fermentação e pelo engarrafamento, e pudemos experimentar um espumante direto da torneirinha, ainda não engarrafado. Deu para perceber que a estratégia deles de mercado é atuar em várias frentes, desde os vinhos finos de mesa, aqueles bem docinhos (aprendi que são mais doces porque recebem adição de açúcar) e considerados pouco nobres, até vinhos mais encorpados, que agradam paladares mais exigentes e são envelhecidos em toneis de carvalho importados, que ficam em outra sala. Tanto é assim que os rótulos levam marcas diferentes: Casa Geraldo são os mais finos, Campino são os mais populares e baratos. Experimentamos um pouco de todos e ao final da visita, compramos alguns na lojinha. Experimentamos também o azeite produzido ali – maravilhoso – e o suco de uva.

Qual a melhor época pra ir?

Eu recomendaria um fim de semana, a fim de poder conhecer a Guaspari e almoçar no restaurante da Casa Geraldo. Para quem se interessa por enoturismo, a região é um prato cheio, pois há outras vinícolas que podem ser visitadas.

Os fins de semana também costumam ser mais movimentados no Pico do Gavião, assim como os dias de competição de voo lotam as pousadas por ali.

 Onde se hospedar?

Espírito Santo do Pinhal é uma cidadezinha bem mais bonita que Andradas, e eu super recomendaria a pousada em que nos hospedamos, a Villa do Poeta (reservamos pelo Booking). Adoramos os detalhes da decoração, o quarto super espaçoso e com uma sacadinha para o quintal, as obras de arte (muitas à venda) espalhadas pelo prédio. Todos os funcionários muito simpáticos. Vale dizer que a pousada não tem estacionamento, mas a rua é bem tranquila (assim como a cidade em geral). Nas fotos abaixo uma ideia do interior da pousada.

  Para quem quiser esticar os programas na região, a família do blog Trilhas e Cantos fez uma visita muito bacana a uma fazenda produtora de azeites, post aqui: BORRIELLO: AZEITE PREMIADO NO SUL DE MINAS GERAIS – a gente ama azeites e ficamos com muita vontade de ir!

  Procurando detalhes da visita à Vinícola Guaspari? As meninas do blog Travel Tips Brasil fizeram o tour e contam tudo num post completo aqui: VINÍCOLA GUASPARI – COMO FOI NOSSA VISITA

  Links úteis:

Reportagem que deu a ideia para essa viagem – 5 lugares em São Paulo com cara de Europa

Site da prefeitura de Espírito Santo do Pinhal – www.pinhal.sp.gov.br

Portal da prefeitura de Andradas – www.andradas.mg.gov.br

Site da pousada – www.villadopoeta.com.br

Site do Clube de Voo – www.picodogaviao.esp.br

Vinícola Guaspari – www.vinicolaguaspari.com.br

Vinícola Casa Geraldo – www.casageraldo.com.br

Sobre o Caminho da Fé – caminhodafe.com.br

  E os posts de 3 dos 5 lugares com cara de Europa que já conhecemos:

Cunha – Lavandário em Cunha com 2 malinhas

Paranapiacaba – O que fazer em Paranapiacaba com 2 malinhas

Holambra (não temos post próprio pois fomos somente à Expoflora, mas nossos amigos Experts em Viagens com Filhos têm vários) – Viagens com Filhos – Holambra

Para quem se interessou por São Roque, tem também vários posts no portal – Viagens com Filhos – São Roque

Quer mais destinos no Brasil com cara de Europa? O blog World by 2 tem um post com uma lista deles: 13 Destinos pra Conhecer a Europa sem sair do Brasil

 

 Salve essa imagem no seu Pinterest –

 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

18 respostas

  1. Gostei muito de aprender sobre a região com o seu post! Não sabia que era produtora de vinhos. O sul do Brasil é tão famoso na vinicultura que acabammos conhecendo pouco outras áreas do Brasil que também são produtoras. Fiquei com vontade de visitar. 🙂

  2. Ah, meus pais conheceram a vinícola Guaspari e adoraram. Voltando de Poços de Caldas uns 3 anos atrás, paramos na Vinícola São Geraldo em Andradas. Quando era adolescente cheguei a ir na fazenda de uma conhecida em Espírito Santo do Pinhal, mas nem conheci a cidade. Sempre tem coisas interessantes pra fazer em várias cidades pelo interior né? Mas às vezes muitas coisas não são divulgadas como deveriam ser…

  3. Esse Brasil não cansa de nos surpreender. Nunca tinha ouvido falar dessa região de Espírito Santo do Pinhal e Andradas. Ali por perto só conheço Poços de Caldas mesmo. Essa vinícola Casa Geraldo parece bem interessante.

  4. Andradas é coladinha em Poços de Caldas, que tem muito mais estrutura turística. Compensa se hospedar em Poços e ir conhecer as vizinhas… Conheço toda a região e não acho q vale a pena uma viagem só pra Andradas ou Pinhal…

  5. Oi! Estou aqui novamente visitando a sua "coluna de viagens a dois" para me inspirar e sonhar em fazer em breve! Estou encantada por esse trechinho entre Minas e São Paulo. Eu particularmente amo essa região e conheço parte dela, aos poucos vamos explorando mais. Andradas e Espírito Santo do Pinhal já estou louca por conhecer e tentar fazer essa viagem com meu marido! Adorei as dicas, você tem em inspirado!

  6. Que dicas boas! Estamos mesmo procurando lugares aqui perto para viajar de carro. Essas são excelentes opções.Já fomos para outros lugares próximos, mas não conhecemos essas duas cidades.

  7. Essa região entre Minas e São Paulo tem muita coisa bacana. Já conheci alguns lugares por aí, o Lavandário de Cunha foi um dos que mais gostei. Agora já coloquei outros na lista!

  8. Andradas tem uma beleza natural exuberante, cachoeiras e vales lindos, sem contar que são mais de 10 adegas desde as artesanais as industriais, repleta de confecções e fabricas de móveis e as de bolachas caseiras tipo beliscão e nata, vale o passeio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *