Search

Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão

Conteúdo atualizado em 29 de fevereiro de 2024

Eu já confessei aqui antes que tinha ranço de Campos do Jordão. Morei em São José dos Campos (a uma hora de Campos, ou 85 km) por uns bons 10 anos sem entender o que a galera ia fazer lá – achava sem graça no último grau ficar zanzando por lojinhas com preços astronômicos e vendo gente vestindo gorro e casaco de pele no calor de 25oC. Foi só depois que os malinhas nasceram e passamos a visitar a cidade em família que a minha antipatia começou a passar, pois foi aí que descobri uma porção de lugares lindos fora do badalado centrinho de Capivari – inclusive a primeira viagem da minha malinha mais velha foi pra lá, quando ela tinha só 2 meses, e foi uma delícia sair de casa com ela.


Se for alugar um carro para passear por Campos do Jordão, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Mas o lugar que me tirou de vez a implicância foi o Museu Felícia Leirner. Estivemos lá pela primeira vez em 2012, com uma malinha de 2 anos e o outro na barriga, num dia frio e ensolarado, e me encantei. Sem dúvida é um dos lugares mais bonitos de Campos do Jordão.

>> Leia também: Atrações imperdíveis em Campos do Jordão <<

no Museu Felícia Leirner em 2012

Sobre o Museu Felícia Leirner, a artista e suas obras

Mas o que o Museu Felícia Leirner tem de tão especial? É um museu ao ar livre, afastado da cidade, no alto de um morro, repleto de esculturas encantadoras e uma vista de tirar o fôlego. No mesmo local, compartilhando a imensa área verde, fica o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que acontece todos os anos no mês de julho. 

Felícia Leirner, artista responsável pelas 85 obras de granito, bronze e cimento branco espalhadas pela área verde, foi uma polonesa que viveu a maior parte da sua vida no Brasil. Na década de 60 ela se mudou para Campos e deu início às obras que comporiam o acervo. O museu foi inaugurado em 1978, mas as obras expostas só seriam finalizadas em 1982. Ela continuou produzindo até sua morte, em 1996.

A combinação das obras com a natureza do entorno é maravilhosa, e as crianças se encantam com o fato de poderem interagir com elas, entrar, sair, imitá-las… pra mim, um exemplo perfeito de como a arte pode tocar as pessoas, sem interpretações complicadas nem necessidade de explicação.

O caminho onde ficam as estátuas de bronze, todas retratando figuras humanas, foi o que mais tocou os malinhas. Eles amaram tentar identificar as estátuas no mapinha e imitar algumas delas.

As esculturas abstratas também chamaram a atenção, todo mundo ficou querendo adivinhar o que seriam!

Mas as mais bonitas, na minha opinião, são as de cimento branco, que ficam espalhadas por toda a extensão do museu. A grande diversão é tentar adivinhar o que parecem – casinhas, borboletas, pirulitos, arco-íris, crianças de ponta-cabeça…

No ponto mais alto do museu tem-se uma vista privilegiada da famosa Pedra do Baú, situada entre Campos e São Bento do Sapucaí. Num dia sem névoa é possível ver o contorno perfeito da montanha.

Considero um passeio imperdível para quem vai a Campos do Jordão. Se o dia estiver ensolarado então, vai valer cada minuto – a paisagem é linda demais!

>> Confira também nosso post sobre as atrações em Santo Antonio do Pinhal, vizinha de Campos do Jordão <<

 Quer conhecer Campos do Jordão sem gastar um rim? Confira esse post com dicas de passeios gratuitos e/ou baratos do blog Mochilão a DoisO que fazer em Campos do Jordão (barato!)

Mais informações sobre o Museu Felícia Leirner

O museu e o auditório têm uma variada programação de eventos ao longo do ano – no site Museu Felícia Leirner e no perfil do Instagram @museufelicialeirner podem ser encontradas todas as informações.

No mesmo site também estão as informações sobre localização, horários de funcionamento e preços dos ingressos.

Reserve sua hospedagem em Campos do Jordão pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Outros passeios e transfers em Campos do Jordão pelo nosso parceiro Civitatis.


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

16 respostas

  1. Eu sou suspeita para falar do Museu Felicia Leirner porque adoro esse lugar. Já fui pra lá várias vezes e amo caminhar pelas esculturas e aproveitar a vista da pedra do baú!!

  2. Para mim a viagem a Campos do Jordão só vale a pena se incluir no roteiro lugares como o Museu Felícia Leirner.
    Eu também tinha implicância com a cidade, mas fiquei encantado com este museu!
    Sempre recomendo para todo mundo!

    Ótimas dicas!

  3. Morro de vontade de conhecer Campos do Jordão e adorei e adorei suas dicas do museu felicia leirner! Já salvei aqui pra quando puder ir pra lá 🙂

  4. Pra quem gosta de museu como nós, essas dicas sempre são bem vindas. Quando formos conhecer Campos do Jordão certamente vamos incluir o Museu Felícia Leirner no nosso roteiro.

  5. Adorei a sinceridade. Morri de rir com o "ranço por Campos do Jordão"! Como você também acho que só passear pelo Capivari não tem muita graça. A cidade é muito fofa e o Museu Felícia Leiner é imperdível!!! Amei o post.

  6. Nossa amei o MUSEU FELÍCIA LEIRNER EM CAMPOS DO JORDÃO. Adoro museus ao ar livre. Aqui no RS tem um com esculturas de pedra que contam a historia da imigração. Adorei o post. parabéns!

  7. Que lugar lindo, o Museu Felicia Leirner em Campos Jordão. Adoro actividades para fazer com os miúdos ao ar livre e se dá para associar a isso um pouco de cultura então ainda é melhor.

  8. Que lugar incrível. Pena que eu desconhecia a existência no Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão. Agora, já tenho motivo para voltar à cidade.

  9. Eu conheci muitas cidades do interior de SP nos últimos meses, mas Campos do Jordão ainda está faltando na minha listinha! Adorei saber sobre o Museu Felicia Leirner, com certeza vou querer visitar. Obrigada pelas dicas

  10. Eu também demorei pra conhecer o Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão, mas adorei quando visitei. Tanto a paisagem como as esculturas são belíssimas!

  11. O tipo de post que precisamos salvar para quando estivermos planejando nossa ida a Campos do Jordão. Curtimos muito estas opções mais afastadas dos centros movimentados. Obrigada por apresentar esse local, o Museu parece demais.

  12. Nossa amei seu post, incrivelmente estou planejando conhecer Campos do Jordão e já vou acrescentar no meu roteiro o Museu Felícia Leirner. Por último, adorei as fotos em família 🙂

  13. Vale muito a pena incluir o Museu Felícia Leirner quando for pra Campos do Jordão. Eu já fui algumas vezes pra lá e entendo a implicância com a cidade, mas é um lugar lindo e maravilhoso com um clima e atmosfera idem, não acha?

  14. Que máximo! Ainda não conheço Campos do Jordão, saber do Museu Felícia Leirner me animou ainda mais. Me recordou um pouco o Instituto Inhotim, um museu a céu aberto belíssimo em Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *