Search

Roteiro na Recoleta: o que fazer e onde comer

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

A Recoleta é um dos bairros mais conhecidos e tradicionais de Buenos Aires, com muitas atrações e opções de hotéis e restaurantes, além de ser bem servido de estações de metrô. Optamos por ficar hospedados ali e foi um decisão acertada: é um bairro muito agradável!



O que fazer na Recoleta

Um ponto super famoso e imperdível – embora muitos possam considerar meio sinistro – é o Cemitério da Recoleta, fundado em 1822 e onde estão enterrados muitos argentinos ilustres. São tantos os “pontos de interesse” que na entrada há um mapa para facilitar a visita (e a lista é grande!). Realmente é meio sinistro visitar um cemitério, mas esse não é qualquer cemitério – há todo um viés da cultura argentina muito interessante de se observar.

Há muitos túmulos que são verdadeiras obras de arte, outros que homenageiam famílias ilustres, muitos túmulos de militares e suas famílias (vale lembrar que a ditadura militar argentina conseguiu deixar mais marcas no país que a brasileira). Há também túmulos coletivos que homenageiam soldados mortos em determinadas batalhas e a celebridade-mor daquele cemitério, parada obrigatória para todo visitante: o túmulo da Evita Perón, que é bem modesto para os padrões do local e está sempre coberto de flores.

Ao lado do cemitério fica a Igreja Nossa Senhora do Pilar. É a igreja mais antiga de Buenos Aires, fundada em 1732, tombada como Patrimônio Histórico Nacional, e teve seus antigos claustros transformados em museu e abertos ao público. Uma curiosidade: o Cemitério da Recoleta foi criado no terreno onde funcionava a horta da igreja. A igreja em si é bonita mas não excepcional (quem conhece as igrejas de Minas vai entender o que estou falando).

Os claustros ficaram fechados por quase 300 anos e estima-se que tinham várias finalidades: passagens secretas para o púlpito, depósito de materiais e ferramentas, e até celas para os padres. Ficamos imaginando o frio que os coitados não passavam ali, pois era julho e a temperatura dentro estava congelante, mesmo com aquecedores ligados aqui e ali.

O acervo é bem eclético e mistura obras sacras antigas com móveis e objetos utilizados nas cerimônias, todos datados entre os séculos XIV e XIX. Algumas obras tinham uma pequena explicação de sua origem e/ou importância.

Na mesma praça, ao lado do cemitério, fica o Centro Cultural Recoleta, no prédio que originalmente era o mosteiro dos padres recoletos – fundadores da igreja, que dão nome ao bairro. Na praça em frente, muito arborizada e florida, há feira de artesanato nos finais de semana e feriados.

praça em frente ao Cemitério da Recoleta

Do outro lado da praça encontramos uma árvore histórica, que certamente viu o bairro nascer e crescer: a Seringueira da Recoleta, que estima-se tenha sido plantada entre o final dos anos 1700 e início de 1800. Seus galhos são tão gigantes que há até uma escultura de homem carregando um deles!

Não muito longe do local onde fica a seringueira, na Avenida Santa Fé, fica a livraria El Ateneo, considerada a segunda livraria mais bonita do mundo. E garanto que é linda mesmo! O prédio, de 1919, era uma sala de espetáculos onde se apresentaram grandes nomes do tango. Hoje é uma livraria enorme, com uma ótima variedade de livros, cds, dvds, mapas, espaço para leitura e um café, cujas mesas ficam no palco. Sem dúvida vale a visita! Fomos na manhã da nossa partida para o Brasil, e foi um jeito ótimo de se despedir de Buenos Aires.

> Para quem ficou curioso para saber qual é a primeira livraria mais bonita do mundo, tem post completo sobre ela aqui: Livraria Lello, em Portugal, pelo blog Lugares de Memória

Livraria El Ateneo

Para quem estiver disposto a andar bastante – como nós – pode-se tomar a Avenida del Libertador desde o cemitério, sentido Jardim Japonês, e ir apreciando os prédios e as áreas verdes até lá. Os prédios da Biblioteca Nacional e do Museu de Belas Artes são muito lindos e imponentes, assim como todos que abrigam consulados. As praças são muito agradáveis e há várias no caminho, muita gente caminhando, pedalando e, principalmente à noite, se exercitando. Numa delas, na Plaza Republica Oriental del Uruguay, há uma estátua enorme de José Artigas, o libertador do Uruguai, e esse banco de praça gigante em que tiramos a foto abaixo.

Plaza Republica Oriental del Uruguay

Atrás dessa praça fica a famosa escultura Floralis Generica, que simula uma flor, abrindo e fechando as pétalas dependendo da hora do dia.

Floralis Generica

Além do Museu de Belas Artes, há vários outros ao longo da Avenida del Libertador: o Nacional de Arte Decorativa (que tem um café e restaurante no jardim, uma pena que não conseguimos conhecer!), o do Automóvel Club, o de Arte Popular… Há também muitas opções de restaurantes e cafés. Como já era quase um final de tarde, fomos direto até o Jardim Japonês, cuja entrada custa 120 pesos (cerca de 18 reais em julho/2018). Aqui já é considerado Palermo, o bairro vizinho à Recoleta.

Esse parque existe desde 1967, foi criado pela comunidade japonesa da Argentina e já foi visitado por vários imperadores, príncipes e princesas japoneses desde a sua inauguração.

Jardim Japonês

Não é muito grande e pode ser visitado em poucas horas, mas dá vontade de ficar mais… o lago com carpas, as pontes, as esculturas, tudo bem típico da cultura japonesa, que passam aquela tranquilidade oriental.

Um ponto do jardim que nos impressionou bastante foi a área onde estão plantadas 3 árvores descendentes de árvores que sobreviveram ao bombardeio atômico de Hiroshima, um símbolo de reconstrução e renascimento.

Onde comer na Recoleta

Há três lugares que fomos na Recoleta e que merecem o destaque: o Dandy, o Los Piños e o Almacén de Pizzas. Já adianto que não são lugares badalados nem com chefs super famosos, porque esse não é nosso estilo (nem nosso bolso ), mas têm comida deliciosa a preço justo.
> O Dandy (somosdandy.com.ar) que conhecemos fica na Avenida del Libertador mas descobrimos que há outros três em Buenos Aires, não sei se iguaizinhos. Esse que fomos é uma mistura de bar, café, padaria e restaurante, todo decorado com peças antigas. No balcão, muitos pães diferentes e várias torneiras de chope. Estávamos morrendo de fome e frio quando chegamos lá e experimentamos primeiro o café, que estava delicioso. Depois pedimos sanduíches de lomo – que é um filé no corte argentino, de carne macia e praticamente sem tempero – que também estavam uma delícia. No cardápio há também massas e pizzas, e por pouco não voltamos lá para experimentar. Como chegamos num final de tarde de dia de semana, havia muita gente tomando café ou fazendo um happy hour depois do trabalho. Recomendadíssimo!

> O Los Piños fica perto do Cemitério da Recoleta, na Calle Azcuenaga, mesma rua onde estávamos hospedados. Super aconchegante, até pequenininho mesmo, atendimento nota 10 e comida deliciosa. Vi que está nos Top 10 em termos de parrilla no Trip Advisor, com certeza merece.
> O Almacén de Pizzas, na esquina oposta ao Los Piños, foi uma grata surpresa, pois marido nem queria ir pois não via sentido em comer pizza em Buenos Aires. Descobri depois que se trata de uma franquia, há vários espalhados pela cidade. Mas o ambiente desse em especial é bem descoladinho, garçons super gentis (embora estivesse bem cheio) e para não pedir a mesma pizza de sempre pedimos a que era diferente: uma combinação de 4 quadrados grandes de pizza, cada um com um sabor (muçarela, 4 queijos, calabresa e napolitana), e 10 cumbuquinhas de ingredientes – queijo brie, rúcula, tomate seco, etc – para serem adicionados aos pedaços de pizza. Uma delícia!

A Argentina é famosa pelos seus pratos típicos – o blog Caminhos Me Levem tem um post só sobre comidas e bebidas argentinas, vale a pena conferir: Comidas e Bebidas Típicas Argentinas


Faça a cotação do seu seguro-viagem aqui:

Seguro Viagem América do Sul

Seguem abaixo os links para todos os lugares mencionados no texto:


Encontre sua hospedagem em Buenos Aires pelo Booking!

Booking.com

Essa viagem a Buenos Aires fez parte de um roteiro que incluiu também Colonia del Sacramento, no Uruguai. Os outros posts relacionados estão aqui:


Reserve visitas guiadas, excursões e transfers em Buenos Aires pelo nosso parceiro Civitatis.


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

31 respostas

  1. Já fui diversas vezes pra Buenos Aires, mas cada vez q vejo um post, vejo que já está na hora de voltar pq sempre tem novidades, coisas q ficaram pra trás, etc…

  2. Amooo o bairro de Recoleta, realmente é um dos mais charmosos de Buenos Aires. adorei as dicas de restaurantes, já fiquei com vontade de voltar!

  3. A Recoleta é um bairro super agradável de Buenos Aires, mas não imagina que tinha tantas atrações assim, não vimos nem metade, rs. Boas dicas, agora temos que voltar, rs.

  4. Estivemos o ano passado.
    Nunca havia saído do Brasil,ao contrário de minha esposa que já viajou a diversos lugares do mundo.
    Enfim,um lugar maravilhoso que ficou o gosto de querer voltar mais vezes.
    Falo até em morar em Buenos Aires.
    Lugares maravilhosos e boa comida.

  5. Eu amei conhecer o bairro da Recoleta. Achei muito lindo e tranquilo pra passear. Mas pré ISO voltar e agora sem chuva. Não consegui curtir o cemitério da recoleta como deveria, por causa da chuva. Tomei sorvete lá no Freddo, saudades.

  6. Um bairro lindo a Recoleta e vocês aproveitaram bem. Esse roteiro está super completo, principalmente pela sugestão da Ateneo, que queremos muito visitar.

  7. Amei conhecer Buenos Aires e visitar o Cemitério da Recoleta é um dos passeios que fizemos e gostamos muito. Seu roteiro incluiu lugares que visitamos também como a Floralis Genérica e o Jardim Japonês, que amei também. Pizzas em Buenos Aires sao diferentes das nossas mas deliciosas também. O queijo deles é mais gostoso e dá um sabor incrível na pizza. Adorei séculos, Cíntia. Beijos

  8. Tenho muita vontade de voltar a Buenos Aires e conhecer melhor as atrações da Recoleta! Adorei seu post, é bem esse roteiro mesmo que quero fazer! Obrigada por compartilhar

  9. Muito bom seu roteiro na Recoleta, fiquei feliz em saber que já fui a alguns locais que vc citou. O único que não curti foi o cemitério (rs)

  10. Já estou contando os dias para voltar em Buenos aires. Adorei esse seu roteiro para visitar a Recoleta. Algumas atrações e restaurantes que ainda não conheço.

  11. Seu post está perfeito! Super atualizado com as atrações da Recoleta! Tenho uns amigos indo para lá agora e vou encaminhar seu post sobre o que fazer na Recoleta para eles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *