Search

Roteiro em La Boca: Camiñito e visita guiada ao La Bombonera

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Durante nosso planejamento de viagem a Buenos Aires já tinha sido avisada pelo marido que teríamos que incluir a visita guiada ao emblemático estádio do Boca Juniors – La Bombonera -, pois ele TINHA que conhecer o gramado e o interior, não tinha como deixar de ir rsrs Como já estava previsto passarmos pelo famoso Camiñito, e o estádio fica no mesmo bairro, fizemos os dois na mesma manhã.


Faça a cotação do seu seguro-viagem aqui:

Seguro Viagem América do Sul

Ouvimos muita gente nos alertando sobre os perigos do bairro, que era melhor se locomover de táxi e só descer na porta do estádio, que nem os táxis se aventuram fora das ruas principais, etc. Realmente não parece uma região muito amigável, embora seja um dos bairros mais antigos de Buenos Aires e tenha muitas histórias – inclusive a da fundação do time tão querido dos argentinos. La Boca fica bem afastado do centro, próximo ao porto, e por isso foi habitado originalmente por estrangeiros, especialmente italianos. Mas a distância entre o estádio e o Camiñito é de dois ou três quarteirões, cheios de gente, a maioria turistas. Adianto que a aparência é uma mistura de simpático com decadente: uma sucessão de sobradinhos bem antigos, pintados em cores alegres (não todos), muitos convertidos em restaurantes e lojinhas, sob um emaranhado caótico de fios elétricos.

Começamos a manhã pelo estádio, pegando um uber do hotel, na Recoleta, até lá, sem sustos. Foi a viagem mais cara que fizemos por causa da distância (cerca de 9 km). Há só uma entrada para visitantes, onde fica a lojinha e o Museo de la Pasión Boquense, onde se vendem os ingressos para os diferentes tipos de visitas, que são: 

  1. Entrada somente para o museu;
  2. Tour vip, que inclui museu + a visita ao estádio com um guia, que conta todos os detalhes da história do time e do estádio;
  3. Tour vip + vestiários, o mais caro e mais completo, que permite entrar e tirar fotos no vestiário, e ainda se ganha uma foto impressa.

Como marido é louco por futebol, adivinhem só qual o tipo de visita que fizemos? (custo desse ingresso: 380 pesos, ou cerca de 55 reais no câmbio de julho/18)

foto que estava inclusa no tour

A lojinha tem aqueles souvenirs caríssimos de sempre: uniformes oficiais, bottoms, bonés, agasalhos, canecas, chaveiros… até mamadeira e chupetas, tamanho o fanatismo dos nossos amigos argentinos por seu time do coração. Ao lado dos caixas fica a entrada para o museu – as visitas guiadas têm horário e número certo de pessoas, mas o museu é livre.

loja do Museo Boquense

O acervo do museu é bem completo e didático. Tem um histórico dos principais títulos, peças e objetos de jogos históricos, homenagens de outros times. A parede com a evolução das camisetas ao longo do tempo é muito interessante, assim como a maquete que representa o bairro na época da fundação do time.

Nessa mesma parede da maquete fica um mural com a história da criação do time, que é bem pitoresca: em 1905, 5 moleques descendentes de italianos e moradores do bairro, empolgados com a aula de educação física na escola, se juntaram na casa de dois deles (que eram irmãos) e fundaram o clube. Mais histórias engraçadas: a primeira camiseta do time era rosa. Depois de passar por outras cores, o presidente do clube decidiu que iria até o porto e as cores definitivas seriam as da bandeira do primeiro navio que aparecesse – como o primeiro navio foi sueco, foram adotadas as cores da Suécia: azul claro e amarelo.

Também tem a história do estádio no museu, igualmente controversa e pitoresca. Como o local destinado ao estádio era muito pequeno (inclusive o campo atende na casca ao tamanho mínimo estabelecido pela FIFA), a solução adotada pelo arquiteto foi criar 3 anéis de arquibancada e adotar o formato parecido com o de uma caixa de bombons – daí o apelido famoso, pois o nome verdadeiro dele é Estádio Alberto José Armando desde 2001. O estádio passou por várias crises financeiras, chegou até a ser penhorado, mas segue firme e forte como local sagrado dos torcedores boquenses. Há planos remotos de se erguer um novo estádio, bem maior, para o Boca Juniors, mas que ainda não saíram do papel.

Na parte de cima, fica um restaurante-café bem simpático, com várias televisões – como era época de Copa do Mundo havia várias pessoas por lá acompanhando o jogo. Paramos ali para tomar uma Quilmes e comer umas empanadas. E subindo mais um lance de escada chega-se à sala dos troféus.

sala dos troféus

A visita guiada sai de um ponto de encontro dentro do museu e dali se entra de fato no estádio. Nosso grupo era bem eclético, havia argentinos de outras cidades, nós e alguns colombianos. Logo de início nossa guia nos contou a história sobre a fundação do clube e como foi a escolha das cores, sempre fazendo graça com o arquirrival River Plate, e seguiu contando outras histórias de jogos e campeonatos históricos (marido entendeu todas, eu boiei rsrs). Paramos em vários pontos diferentes do estádio e ela nos mostrou o camarote permanente do ídolo maior Maradona (fica em cima do placar).

A impressão que dá é que é mesmo apertado, não tem aquela grandiosidade de outros estádios maiores, como o Morumbi (que é antigo mas enorme) ou a Arena Corinthians (novinha e super moderna). Os entendidos e amantes do futebol que me perdoem, esses comentários são totalmente desligados de qualquer preferência, são puramente a minha impressão.

Entramos então nos corredores internos sentido vestiários. Quem não pagou pela entrada nos vestiários aguarda do lado de fora, enquanto os super vips – como nós – entram e escolhem seus locais para as fotos. Depois ficamos zanzando pelos corredores, repletos de pinturas alusivas a momentos históricos do clube e de seus jogadores mais famosos.

Saímos então do estádio e andamos os poucos quarteirões até o Camiñito – que nada mais é que uma rua, cerca de 150 m, onde as antigas casas de chapa dos imigrantes viraram lojas, restaurantes e ateliês. Essas casas eram semelhantes a cortiços, bem precárias, e desde a década de 60 foram revitalizadas e transformaram a rua numa espécie de museu a céu aberto: as fachadas foram pintadas de cores bem fortes e várias obras artísticas podem ser vistas ao longo da rua. A super fotografada esquina onde se vê escrito Camiñito é atualmente uma loja da Havanna.

Há sempre dançarinos de tango por ali, tentando ganhar uns trocados, e centenas de turistas – tantos que a maioria das lojinhas é mesmo bem pega-turista. Mas ouso afirmar que é programa obrigatório em Buenos Aires zanzar pelas galerias e lojinhas de La Boca, pois entre as lojas de quinquilharias há também muitas coisas legais – foi ali que compramos os presentinhos dos nossos malinhas, por exemplo. O assédio aos turistas é grande também, principalmente dos restaurantes e bares, mas nada que assuste a nós, brasileiros.

Para retornar do bairro resolvemos não arriscar pegar táxi por ali (havia vários circulando próximos ao Camiñito) – preferimos voltar andando até o La Bombonera e pedir um uber, nosso meio de transporte preferido na cidade conforme contei aqui no primeiro post dessa viagem.

Encontre sua hospedagem em Buenos Aires pelo Booking

Booking.com

Links úteis

↪ Roteiro clássico em Buenos Aires pelo blog Ares do Mundo: BUENOS AIRES: ATRAÇÕES CLÁSSICAS COM DICAS PARA NÃO CAIR EM ROUBADA

↪ Post ótimo do blog Fui Ser Viajante sobre a visita ao La Bombonera: Visita guiada ao Estádio do Boca Juniors – La Bombonera | Buenos Aires

↪ Site do museu: www.museoboquense.com

↪ Mais informações sobre o Camiñito: www.buenosairesturismo.com.br/passeios/rua-caminito-la-boca.php


Essa viagem a Buenos Aires fez parte de um roteiro que incluiu também Colonia del Sacramento, no Uruguai. Os outros posts relacionados estão aqui:


Reserve visitas guiadas, excursões e transfers em Buenos Aires pelo nosso parceiro Civitatis.


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

12 respostas

    1. Bem tranquilo, são 2 ou 3 quarteirões e havia muitos turistas. Lógico que não é bom ficar dando bobeira e como o bairro é meio decadente, pode dar um pouco de receio. Mas como é bem pertinho foi tranquilo.

  1. Nós fizemos a visita ao La Bombonera e também adoramos! Uma pena que não tivemos coragem de ir andando de um local ao outro. Olhando suas fotos e seu relato deu vontade de voltar.
    O Caminito e La Boca é parada obrigatória, né? Aquela foto para guardar de recordação.

  2. A visita guiada ao estádio do Boca é bem interessante. Apesar de não ser muito a minha praia, consegui aproveitar bem. Sem dúvida, um local a ser visitado em um roteiro em La Boca

  3. Que aventura em La Boca! Conhecendo La Bombonera e Camiñito numa tacada só, que jogada! E sobre os ‘perigos’ do bairro, no fim, só boas histórias, né?

  4. Eu visitei o Camiñito há uns 10 anos atrás e confesso que adorei a vibe “caótica” do lugar rs Gostei bastante da arte de rua e do colorido dos imóveis. Gostei bastante da ideia de fazer uma visita guiada ao La Bombonera. Quem sabe numa próxima?!?

  5. Quando visitámos Buenos Aires fomos ao Caminito. Não visitei o estádio, íamos em mochilão e abdicámos de algumas coisas para manter o orçamento. Gostei muito de BA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *