Search

Atrações imperdíveis em Campos do Jordão

Conteúdo atualizado em 26 de fevereiro de 2024

Destino queridinho localizado na Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo, Campos do Jordão se destaca por ser muito procurada por turistas o ano todo. Mas é durante o inverno que a cidade realmente investe no turismo, explorando a possibilidade de oferecer aos turistas a experiência de passear sob baixas temperaturas – coisa meio rara para esses lados.

Mas vale dizer que nem só no inverno vale a pena passear por Campos do Jordão: ela é uma cidade linda e muito agradável o ano inteiro (e fica a dica: fora da temporada de inverno o clima é ótimo, os preços mais baixos e o trânsito bem mais tranquilo).

Nós moramos pertinho de Campos e já fizemos todos os tipos de passeio: ida e volta no mesmo dia (são cerca de 80 km); já nos hospedamos durante a semana e no fim de semana; viajamos a dois, a três (foi a primeira viagem de verdade da nossa filha mais velha, com 2 meses!), a quatro, e até com outros membros da família. Também já estivemos lá em todas as estações do ano, comprovando que vale a pena conhecer a cidade em qualquer época.

E com as crianças descobrimos todo um novo universo de opções bacanas de passeios, que fogem do tradicional comer/beber/comprar da Vila Capivari.

Baseado nessas experiências todas em Campos do Jordão, listaremos seis lugares que não podem faltar num roteiro por lá. Tem passeio imperdível com crianças assim como passeios somente para adultos, mas a ideia geral é agradar a família toda. Segue a lista!

>> Leia também nosso post sobre os melhores destinos de inverno no Sudeste do Brasil <<

Atrações em Campos do Jordão: Museu Felícia Leirner

Recomendado para adultos e crianças! O Museu Felícia Leirner é um museu a céu aberto, numa linda área verde remanescente de mata atlântica e com uma vista deslumbrante, repleto de esculturas encantadoras e com as quais se pode interagir (dá até pra brincar de esconde-esconde em algumas delas – meus malinhas adoraram!). Fica no Alto da Boa Vista, afastado do burburinho, mas o caminho serpenteando o morro é lindo. No mesmo espaço fica o Auditório Claudio Santoro, casa do famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão, e há sempre muitas atrações e eventos nos finais de semana.

Esse museu é tão lindo que mereceu um post só pra ele: Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão

Informações sobre o museu e a programação de eventos no site: Museu Felicia Leirner

Atrações em Campos do Jordão: Parque da Floresta Encantada

Programa perfeito para levar crianças pequenas! O Parque Floresta Encantada é um local bem lúdico, numa área verde onde ficam espalhadas várias casinhas: tem a da Bruxa, a do Papai Noel, a dos Gnomos, a dos Coelhinhos, a dos Fantasmas… As crianças podem entrar e explorar as casinhas, todas super decoradas por dentro, e em algumas delas fica uma pessoa vestida do personagem – a bruxa, a Branca de Neve, o fantasma, todos super simpáticos e prontos para conversar e tirar fotos com os pequenos. Os meus malinhas adoraram explorar cada cantinho das casas e conversar com os personagens.

Fica no caminho para o Pico do Itapeva, próximo à famosa Ducha de Prata, bem fácil de chegar.

Mais informações nesta página: Parque da Floresta Encantada

Atrações em Campos do Jordão: Amantikir

Eu sou apaixonada por esse lugar e sempre recomendo o Amantikir a quem me pergunta o que fazer em Campos do Jordão, pois é realmente encantador para adultos e crianças. Trata-se de um parque com reproduções de jardins típicos de vários países do mundo, com um capricho ímpar. Por uma pequena trilha vai-se passando pelos jardins, todos com uma plaquinha explicativa. Os malinhas adoraram todos mas curtiram especialmente o labirinto. Como ele fica no alto de um morro, a vista da serra é linda quando o dia está limpo. Vale consultar o site antes de ir, há exposições e descontos dependendo da época do ano.

Página oficial aqui: Parque Amantikir

Atrações em Campos do Jordão: Horto Florestal

Criado na década de 40, o Horto Florestal é uma linda área verde que ocupa cerca de 40% da área do município de Campos do Jordão, e conta com uma porção de atividades: tem trilhas para fazer a pé ou de bicicleta, lugares para fazer piquenique, churrasqueiras, parquinho, lago com carpas, exposição e venda de mudas… Um lugar que dá pra passar o dia todo, pois conta com lanchonete e restaurante e é uma excelente opção de ecoturismo para toda a família. Só não recomendo levar carrinho de bebê pois o terreno é bem acidentado.

Fica um pouco afastado da cidade (cerca de 13 km do centro). 

Informações sobre horários e preços aqui: Parque Campos do Jordao

Atrações em Campos do Jordão: Tour na Baden Baden

Esse é um passeio que vale muito a pena pra quem gosta de cerveja! Com agendamento prévio pelo site ou pelo telefone, é possível fazer uma visita guiada à fábrica das tradicionais cervejas Baden Baden. É um tour curto pois a fábrica é pequena, mas é interessante conhecer um pouco mais dessa marca que foi uma das primeiras cervejas artesanais de sucesso. 

É preciso agendar com bastante antecedência, principalmente nos finais de semana, e a visita inclui degustação e termina na lojinha (que fica aberta independente das visitas). Não é permitida a entrada de menores de 18 anos, portanto é um programa só para adultos. 

Os detalhes de preços e horários, assim como o agendamento, estão no site: Baden Baden tour

Atrações em Campos do Jordão: Parque das Cerejeiras

Mais um local maravilhoso em Campos do Jordão para apreciar a natureza em família. O Parque das Cerejeiras tem inspiração oriental e ocupa uma área de mais de 120 mil m2 onde as estrelas principais são as cerejeiras, que têm o auge da floração entre julho e agosto e merecem um festival só pra elas, a Festa da Cerejeira em Flor, com uma programação que inclui apresentações artísticas e musicais, comidas típicas japonesas e outras atrações.

Mas mesmo fora do período da festa, o parque é lindo! Há duas trilhas de cerca de 1 km dentro dele, uma que leva a um mirante e outra por dentro da vegetação nativa, um parquinho muito bacana para os pequenos e um jardim oriental muito bonito, além das cerejeiras. Estivemos lá num mês de setembro e ainda pegamos algumas delas floridas.

Detalhes do parque no site da Festa da Cerejeira:  Parque-da-Cerejeira

>> Leia também nosso roteiro em Santo Antonio do Pinhal, vizinha à Campos do Jordão <<

Campos do Jordão tem muitas opções de hospedagem, das mais simples às mais luxuosas, espalhadas pelo burburinho de Capivari e no alto das montanhas – o que até torna a busca meio complicada para quem não conhece a cidade. Para ajudar na escolha a Liany, que é natural de Campos e escreve o blog Mochilão a Dois!, tem um post completíssimo com sugestões para todos os gostos e bolsos: Onde ficar em Campos do Jordão – As melhores pousadas que cabem no seu bolso

Parque de diversões em Campos do Jordão? Tem também e a gente conta tudo aqui: Campos do Jordão com crianças: Parque do Capivari

E nesse post uma sugestão de roteiro de 3 dias na cidade pelo blog Panorama de Viagem: Campos do Jordão em 3 dias: O Que Visitar E Conhecer


Reserve sua hospedagem em Campos do Jordão pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Reserve visitas guiadas, excursões e transfers em Campos do Jordão pelo nosso parceiro Civitatis.


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

28 respostas

  1. Estou impressionada! Quanto lugar bonito para conhecer em Campos do Jordão! Eu estive aí há uns 10 anos e não tinha ideia de que tinha tanta atração. Fiquei só um fim de semana e basicamente tomei vinho e comi! rsrs Preciso voltar qualquer dia desses para ver esta beleza de perto! 🙂

  2. Campos do Jordão é um destino simpático. Damos sempre mais valor ao que está longe, mas também é bom ser turista na nossa região/cidade. Admirada com um bairro com nome de cerveja…

  3. Também visitamos Campos do Jordão várias vezes quando nossa filha era pequena, fugindo do agito de Capivari e buscando parques e áreas livres.

    1. Acho Capivari a parte mais sem graça… Campos tem tão mais a ver e fazer que ficar olhando lojas (com preços nada convidativos, diga-se de passagem)

  4. Amei conhecer Campos do Jordão com meu marido, foi uma viagem muito linda, visitamos alguns desses lugares imperdíveis que você citou no seu post.
    É um destino que pretendemos voltar com nosso filho e rever tudo de novo!

  5. Nunca estive em Campos do Jordão e tenho muitaaaa vontade de conhecer a cidade! Amei suas dicas de lugares imperdíveis, provavelmente vou fazer uma viagem rápida e preciso focar no essencial!

  6. Amantikir e o parque das Cerejeiras me deixaram cheia de vontade de ir. Não conheço. A última vez que estive em São Paulo fiquei mesmo só pela cidade.

  7. Estivemos em São Paulo recentemente, por pouco fomos a Campos do Jordão. Pensamos melhor e resolvemos ir num outro momento para aproveitarmos a cidade com calma, dessa vez seria um bate-volta. Pelo que vi aqui, foi a melhor escolha, iríamos voltar dizendo apenas que pisamos na cidade hehehe.

  8. Campos do Jordão é um
    Lugar campeão de atrações imperdíveis né mesmo? Adorei suas dicas , muitos lugares ótimos para levar as crianças, lugares que ainda não fui e ja quero levar meu neto!

  9. Quando estive em Campos do Jordão dos lugares que você recomendou só conheci a Baden Baden. Vou passar uns dias lá em breve e já anotei suas dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *