6 lugares imperdíveis em Campos do Jordão

******** informações atualizadas em setembro de 2019 ********

Uma das vantagens de morar aqui em São José dos Campos é estar perto da praia e da montanha, e ainda assim próximo de São Paulo - esse é o maior clichê que se ouve e se diz dos moradores daqui... Mas fazer o quê, é verdade mesmo!
E nós aproveitamos mesmo essa vantagem, gostamos muito de Campos do Jordão e já fizemos todos os tipos de passeio: ida e volta no mesmo dia (são cerca de 80 km), já nos hospedamos durante a semana, no fim de semana, a 2, a 3 (foi a primeira viagem de verdade da nossa filha mais velha, com 2 meses!), a 4 e até a 5. Preferimos ir fora de temporada, primeiro porque os preços são bem menores, e segundo porque eu de verdade não ligo em passar curtir o frio. O trânsito lá também fica bem complicado em feriados prolongados, principalmente no inverno. No verão é tudo bem mais gostoso (e mais barato!) porque normalmente as temperaturas são um pouco mais amenas, em especial à noite. 
Anos atrás, quando me mudei pra cá, achava Campos do Jordão sem graça e não entendia a fixação da galera em ir pra lá passear por Capivari (o bairro mais badaladinho) e comer no Baden Baden (o restaurante com mesmo nome da cerveja) - e foi só em família que descobri que a cidade tem muito mais que isso e conheci lugares muito bacanas, que podem ser aproveitados em qualquer estação do ano e agradam adultos e crianças. Segue uma lista desses lugares muito especiais:


🌺 Museu Felícia Leirner 🌺
Recomendado para adultos e crianças! Trata-se de um museu a céu aberto, numa linda área verde remanescente de mata atlântica e com uma vista deslumbrante, repleto de esculturas encantadoras e com as quais se pode interagir (dá até pra brincar de esconde-esconde em algumas delas - meus malinhas adoraram!). Fica no Alto da Boa Vista, afastado do burburinho, mas o caminho serpenteando o morro é lindo. No mesmo espaço fica o Auditório Claudio Santoro, casa do famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão, e há sempre muitas atrações e eventos nos finais de semana.
Esse museu é tão lindo que mereceu um post só pra ele: Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão
Informações sobre o museu e a programação de eventos no site: Museu Felicia Leirner

🏡 Parque da Floresta Encantada 🏡
Programa perfeito para levar crianças pequenas! É um parque bem lúdico, numa área verde onde ficam espalhadas várias casinhas: tem a da Bruxa, a do Papai Noel, a dos Gnomos, a dos Coelhinhos, a dos Fantasmas... As crianças podem entrar e explorar as casinhas, todas super decoradas por dentro, e em algumas delas fica uma pessoa vestida do personagem - a bruxa, a Branca de Neve, o fantasma, todos super simpáticos e prontos para conversar e tirar fotos com os pequenos. Os meus malinhas adoraram explorar cada cantinho das casas e conversar com os personagens.
Fica no caminho para o Pico do Itapeva, próximo à famosa Ducha de Prata, bem fácil de chegar.
Mais informações nesta página: Parque da Floresta Encantada

🌿 Parque Amantikir 🌿
Eu sou apaixonada por esse lugar e sempre recomendo o Amantikir a quem me pergunta o que fazer em Campos do Jordão, pois é realmente encantador para adultos e crianças. Trata-se de um parque com reproduções de jardins típicos de vários países do mundo, com um capricho ímpar. Por uma pequena trilha vai-se passando pelos jardins, todos com uma plaquinha explicativa. Os malinhas adoraram todos mas curtiram especialmente o labirinto. Como ele fica no alto de um morro, a vista da serra é linda quando o dia está limpo. Vale consultar o site antes de ir, há exposições e descontos dependendo da época do ano.
Página oficial aqui: Parque Amantikir

🍂 Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal) 🍂
Criado na década de 40, é uma linda área verde que ocupa cerca de 40% da área do município de Campos do Jordão, e conta com uma porção de atividades: tem trilhas para fazer a pé ou de bicicleta, lugares para fazer piquenique, churrasqueiras, parquinho, lago com carpas, exposição e venda de mudas... Um lugar que dá pra passar o dia todo, pois conta com lanchonete e restaurante e é uma excelente opção de ecoturismo para toda a família. Só não recomendo levar carrinho de bebê pois o terreno é bem acidentado.
Fica um pouco afastado da cidade (cerca de 13 km do centro). 
Informações sobre horários e preços aqui: Parque Campos do Jordao

🍻 Fábrica da Baden Baden 🍻
Esse é um passeio que vale muito a pena pra quem gosta de cerveja! Com agendamento prévio pelo site ou pelo telefone, é possível fazer uma visita guiada à fábrica das tradicionais cervejas Baden Baden. É um tour curto pois a fábrica é pequena, mas é interessante conhecer um pouco mais dessa marca que foi uma das primeiras cervejas artesanais de sucesso. 
É preciso agendar com bastante antecedência, principalmente nos finais de semana, e a visita inclui degustação e termina na lojinha (que fica aberta independente das visitas). Não é permitida a entrada de menores de 18 anos, portanto é um programa só para adultos. 
Os detalhes de preços e horários, assim como o agendamento, estão no site: Baden Baden tour

🌸 Parque das Cerejeiras 🌸
Mais um local maravilhoso em Campos do Jordão para apreciar a natureza em família. O Parque das Cerejeiras tem inspiração oriental e ocupa uma área de mais de 120 mil m2 onde as estrelas principais são as cerejeiras, que têm o auge da floração entre julho e agosto e merecem um festival só pra elas, a Festa da Cerejeira em Flor, com uma programação que inclui apresentações artísticas e musicais, comidas típicas japonesas e outras atrações.
Mas mesmo fora do período da festa, o parque é lindo! Há duas trilhas de cerca de 1 km dentro dele, uma que leva a um mirante e outra por dentro da vegetação nativa, um parquinho muito bacana para os pequenos e um jardim oriental muito bonito, além das cerejeiras. Estivemos lá num mês de setembro e ainda pegamos algumas delas floridas.
Detalhes do parque no site da Festa da Cerejeira:  Parque-da-Cerejeira

🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄

Campos do Jordão tem muitas opções de hospedagem, das mais simples às mais luxuosas, espalhadas pelo burburinho de Capivari e no alto das montanhas - o que até torna a busca meio complicada para quem não conhece a cidade. Para ajudar na escolha a Liany, que é natural de Campos e escreve o blog Mochilão a Dois!, tem um post completíssimo com sugestões para todos os gostos e bolsos: Onde ficar em Campos do Jordão – As melhores pousadas que cabem no seu bolso

🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄🌄
Mais sobre a Serra da Mantiqueira e montanhas em geral? Tem aqui:
Trilha do Bauzinho em São Bento do Sapucaí
Lavandário em Cunha com 2 malinhas
Um dia em Gonçalves (MG) com 2 malinhas
Monte Verde com 2 malinhas

Comentários

  1. Estou impressionada! Quanto lugar bonito para conhecer em Campos do Jordão! Eu estive aí há uns 10 anos e não tinha ideia de que tinha tanta atração. Fiquei só um fim de semana e basicamente tomei vinho e comi! rsrs Preciso voltar qualquer dia desses para ver esta beleza de perto! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que voltar e conhecer mais lugares, Campos do Jordão é linda!

      Excluir
  2. Campos do Jordão é um destino simpático. Damos sempre mais valor ao que está longe, mas também é bom ser turista na nossa região/cidade. Admirada com um bairro com nome de cerveja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, viajar não tem que ser para longe, explorar os arredores também vale! Campos do Jordão é meio assim pra gente.

      Excluir
  3. Estive em Campos do Jordão recentemente mas não conheci todos esses locais :( Dessa lista, meu favorito foi o museu Felícia Leirner <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa voltar então ;) Também amo o Felicia Leirner, acho lindo demais!

      Excluir
  4. De todos esses pontos so nao conheço o parque Amantikir, da próxima vez que for para campos irei com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa voltar para conhecer o Amantikir, é muito lindo!

      Excluir
  5. Muito bacana seu roteiro por Campos do Jordão, ainda não conheço , mas tenho vontade de conhecer!

    ResponderExcluir
  6. Que legal, nós fomos para Campos do Jordão muito tempo atrás. Quanta coisa e lugares para se visitar. Muito bom post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que voltar e conferir todos os lugares, Campos do Jordão é um lugar que dá para repetir várias vezes!

      Excluir
  7. Também visitamos Campos do Jordão várias vezes quando nossa filha era pequena, fugindo do agito de Capivari e buscando parques e áreas livres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho Capivari a parte mais sem graça... Campos tem tão mais a ver e fazer que ficar olhando lojas (com preços nada convidativos, diga-se de passagem)

      Excluir
  8. adoraria conhecer a baden baden eesse jardim das cerejeiras, sou apaixonada pelos tons de rosa! parece q tudo fica muuuito mai sbonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São realmente passeios muito bacanas em Campos do Jordão!

      Excluir
  9. Aquela cerveja da Baden Baden e comer no restaurantes deles é o meu lugar imperdível de Campos do Jordão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário