Search

Filmes de Natal para assistir com as crianças

Conteúdo atualizado em 7 de junho de 2023

Quando criança, numa época muito muito distante quando não existia ainda a internet, eu amava o mês de dezembro, pois estava de férias e podia assistir aos filmes de Natal na sessão da tarde todos os dias. Era uma maneira de viajar por lugares com muita neve quando eu nem sonhava que um dia viajaria de verdade! Dessa lembrança de infância surgiu uma das nossas tradições familiares: assistir juntos a filmes de Natal assim que começam a surgir enfeites e pisca-piscas à nossa volta. Nós todos aqui em casa amamos esse clima natalino e com os filmes já vamos entrando naquela vibe gostosa de fim de ano. E neste ano de tantas restrições e imprevisibilidades, poder contar com esse sentimento natalino familiar está tendo um gostinho especial.

Meus malinhas, que nasceram numa época bem mais moderna, já não precisam esperar as tardes para assistir os filmes que quiserem, e podemos escolher facilmente entre as várias opções disponíveis a qualquer hora.

Conversando com eles fizemos juntos uma lista dos filmes de Natal mais fofinhos que assistimos recentemente na Netflix – e assim viajamos por lugares muuuuuito frios sem sair de casa, e compartilhamos aqui!

Filmes de Natal: O X do Natal (2020)

Lançamento desse ano, O X do Natal é um curta-metragem (tem pouco mais de 40 minutos) e conta uma história inusitada: o pequeno X, de uma espécie de aliens cleptomaníacos que perdeu toda a bondade e hoje só encontra prazer em roubar coisas uns dos outros, é enviado ao polo norte. Sua missão é instalar uma máquina que irá tirar a gravidade da Terra e permitir que tudo aqui flutue e possa ser sugado pela nave deles. Mas na cidade dos elfos onde ele vai parar, acaba confundido com um brinquedo e se deixa “contaminar” pela gentileza e bondade dos seus habitantes. Um filme fofinho que mostra que o espírito do Natal é contagiante e que vai muito além dos bens materiais. Assista o trailer abaixo:

Filmes de Natal: Klaus (2019)

Animação linda que concorreu ao Oscar, dos mesmos criadores de Meu Malvado Favorito (que a gente ama!), Klaus é uma história cheia de nuances e que vai nos envolvendo aos poucos. Um aprendiz de carteiro preguiçoso – que não por acaso é filho do presidente dos correios – é enviado pelo pai a uma cidadezinha triste no fim do mundo, e só sairá de lá se cumprir a meta de enviar 6 mil cartas em um ano, caso contrário será expulso e deserdado. Chegando lá descobre que o conflito entre dois clãs inimigos tirou toda a alegria da cidade, e somente através da amizade com Klaus, um velho solitário que vive isolado de tudo, vai descobrindo o valor do altruísmo e da bondade. Nem é necessário dizer que todos os elementos natalinos estão ali: o trenó, os presentes, as renas… e a transformação de toda a cidade, que vai voltando a ser colorida e alegre, conforme a amizade deles se desenvolve. Um dos filmes de Natal mais bonitos que já assistimos! Trailer aqui:

Filmes de Natal: Uma Invenção de Natal (2020)

Novidade natalina da Netflix esse ano, Uma Invenção de Natal é um musical que conta a história de Jeronicus Jungle, um inventor de artefatos fantásticos que perdeu tudo – inclusive a família e a alegria de viver – quando foi roubado pelo seu aprendiz. A superação é alcançada quando sua neta, tão brilhante e inteligente quanto ele, vai visitá-lo na semana do Natal. A história é batida – velho ranzinza que reencontra a família e volta a ser feliz – mas o clima do filme é incrível: os figurinos, os cenários e todo o realismo fantástico que cerca os personagens. Lembra um pouco A Fantástica Fábrica de Chocolate, mas com um enredo mais simples e natalino. 

Filmes de Natal: Crônicas de Natal (2018)

A gente ama esse filme! Tem um clima de aventura misturado aos elementos óbvios de Natal – Papai Noel, renas, trenó, etc. Crônicas de Natal conta a história de dois irmãos, órfãos de pai, que aproveitam que a mãe saiu para trabalhar na véspera de Natal e armam uma maneira de filmar o Papai Noel para provar que ele existe. Mas o plano não dá muito certo e eles acabam dentro do trenó, provocando um acidente que pode pôr em risco o Natal do mundo todo – e eles se veem ajudando o bom velhinho a consertar o trenó e se envolvendo em muita confusão. Vale dizer que Kurt Russel interpreta um Papai Noel memorável! Veja o trailer aqui:

O primeiro filme fez muito sucesso e mereceu uma parte 2, que acabou de estrear. O enredo de Crônicas de Natal 2 (2020) segue a linha do original: a menina Kate novamente se vê às voltas de ajudar o Papai Noel a salvar o Natal, dessa vez ameaçado por um elfo rebelde que se transformou em humano e planeja ter sua própria cidade natalina no polo sul. Neste filme conhecemos a Mamãe Noel (interpretada por Goldie Hawn, esposa de Kurt Russel na vida real) e todos os detalhes da cidade dos elfos, onde se passa a maior parte da trama. Não é tão bom quanto o primeiro, mas vale como continuação.

Filmes de Natal: O Príncipe de Natal (2017)

Nada como um príncipe e um reino fictício para criar uma história bem sessão da tarde em clima de Natal! Em O Príncipe de Natal a jornalista Amber é enviada ao reino de Aldovia para cobrir a ascensão ao trono do príncipe herdeiro, após a morte de seu pai. Entre uma reviravolta e outra – há até a descoberta que o príncipe pode não ser o herdeiro verdadeiro do trono – o casal se descobre apaixonado e finalmente fica junto. 

É um filme bem leve e não tem a pretensão de ser diferente, tanto que mereceu duas continuações: O Príncipe do Natal – O Casamento Real (2018) e O Príncipe do Natal – O Bebê Real (2019). Os títulos são bem autoexplicativos: no segundo eles planejam o casamento, que quase não sai porque todos insistem que Amber se encaixe no padrão princesa – que ela não é, como boa mulher moderna. E no terceiro o casal está esperando o primeiro filho e se vê às voltas com uma confusão com um país vizinho e um tratado de paz que desaparece.

Uma curiosidade interessante sobre a trilogia é que o Castelo de Peleș, na Romênia, foi utilizado como cenário nos filmes – e vale dizer que é uma atração à parte.

Filmes de Natal: Arctic Dogs (2019)

Mais uma animação fofinha e cheia de alusões ao Natal, embora não seja explicitamente de Natal: em Arctic Dogs a raposinha do Ártico Swifty trabalha na sala de correspondência do famoso Serviço de Entregas do Ártico, mas seu sonho mesmo é se tornar um Top Dog – um dos entregadores de correspondência. Ele faz das suas até conseguir um trenó pra provar que consegue fazer as entregas tão bem quanto os top dogs, e em uma das viagens se depara com um terrível vilão, que planeja derreter todo o gelo e se tornar governante do mundo. Há muitas lições embutidas no filme além do básico espírito de Natal (que se nota presente nos trenós, na neve, nas entregas de pacotes), pois Swifty não desiste de seu sonho, não importa o quanto seja desencorajado. Um conto de Natal sem ser exatamente natalino! Trailer aqui:

Como é bom esse clima de Natal, não é mesmo? Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema Natal em Família e vale conferir os posts dos blogs participantes, que também dividem sua experiência e impressões dessa época do ano!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

3 respostas

  1. Oi Cíntia!! Amei a sua seleção de filmes de natal para ver com as crianças. Aqui já vimos vários este ano e quero ver mais ainda, até o natal chegar! Amamos essa época! Amei ver Klaus, Crônicas de Natal e a Invenção de natal, agora quero ver Artic Dogs que ainda não vi. Adorei a lista!

  2. Ahh, eu adoro filmes de Natal! Amei essa lista para assistir com as crianças. Essa já é uma tradição da nossa família nesta época.

  3. Eu já vi todos kkkk e até mais na Netlix! Pensa em uma pessoa animada para o Natal kkk mas o meu favorito da lista é o Klaus! Eu ainda super indico Estrela de Belém, que foca na história do nascimento de uma forma leve e lúdica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *