Search

Como é o Chocotour: A visita à fábrica da Garoto em Vila Velha

Conteúdo atualizado em 19 de março de 2024

[ATUALIZAÇÃO 2024: o tour guiado pela fábrica, como contamos abaixo, está temporariamente suspenso. Está disponível apenas a visita ao Museu Garoto]

Um dos pontos turísticos mais famosos e conhecidos de Vila Velha é a fábrica de chocolates Garoto. Encravada praticamente no meio da cidade, é uma das dez maiores fábricas de chocolate do mundo e ocupa uma área enorme no tradicional bairro da Glória. E o mais bacana: permite a visitação às suas instalações, da qual vamos falar neste post.

>> Leia também: O que fazer em Vila Velha em 3 dias


Se for alugar um carro para passear por Vila Velha, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Origens e história da Chocolates Garoto

Fundada pelo alemão Heinrich Meyerfreund, a fábrica do bairro da Glória fazia e comercializava somente balas quando foi fundada, em 1929. O senhor Meyerfreund, homem pouco imaginativo, batizou a empresa com o próprio nome e começou a empregar meninos para vender as suas balas nos pontos de bondes e principais ruas da cidade. Como quase ninguém conseguia pronunciar o nome correto das balas, as pessoas começaram a pedir as “balas do garoto”, se referindo aos meninos. E foi assim que a empresa passou a se chamar Garoto e surgiu aquela inesquecível imagem do garoto vermelho de boné, marca registrada da empresa.

A Garoto passou por diversos altos e baixos ao longo dos anos, incluindo um grande crescimento nas décadas de 70-80 e uma super crise nos anos 2000 por conta de disputas entre os diferentes sócios. Até que em 2002 foi adquirida pela gigante suíça Nestlé, num imbróglio judicial que só se resolveu em 2023 (leia aqui a notícia).

Na fábrica de chocolates de Vila Velha são feitas todas aquelas marcas que a gente conhece: Talento, os bombons da caixa amarela, o Baton (que é o único chocolate nesse formato no mundo), e aquela balinha de hortelã retangular da embalagem verde, além dos produtos sazonais como ovos de páscoa.

Como é a visita guiada à fábrica

Nós fizemos a visita guiada à fábrica da Garoto em duas oportunidades diferentes (2012 e 2019), com algumas mudanças entre uma e outra, mas com certeza foram ótimas experiências. Isso porque somos engenheiros e estamos familiarizados com ambientes fabris, imaginamos que para quem nunca pôs os pés numa fábrica seja uma experiência ainda mais surpreendente.

Chocotour em 2012

A visita deve ser agendada pelo site, onde estão disponíveis os dias e horários (link aqui), e a idade mínima é 6 anos. Na mesma página estão as regras para poder participar, sendo as principais: usar calças compridas, tênis ou sapato fechado e blusa de manga curta ou comprida. Eu vi algumas pessoas usando umas calças emprestadas, pois suas roupas estavam fora das regras, mas vale dizer que é melhor ir já preparado. Os grupos são de no máximo 45 pessoas por horário, e embora o agendamento deva ser feito pelo site, o pagamento é feito na hora, num guichê próximo à portaria. O visitante ganha então um crachá e aguarda o chamado dos guias.

já com o crachá, aguardando o início do tour (2019)

A primeira etapa da visita é a preparação – é necessário guardar bolsas, mochilas e outros objetos (inclusive celulares e câmeras fotográficas pois não é permitido tirar fotos no interior da fábrica) e retirar todas as jóias, e guardá-las em armários com chave. Depois todos entram numa salinha, onde assistimos um vídeo contando a história da empresa e somos instruídos sobre as regras de segurança. Nesse momento também ganhamos as roupas de proteção e as toucas descartáveis, elásticos para prender a barra das calças e fones de ouvido, pois durante a visita o guia fala por uma espécie de rádio. Saindo dali somos encaminhados a um lavatório, onde é necessário lavar as mãos e higienizá-las com álcool gel – afinal, é uma empresa de alimentos e todos os cuidados com higiene são levados muito a sério.

Só então a visita começa! O guia explica como chegam as matérias-primas, como é feito o transporte delas até as máquinas, e dentro do prédio vemos como são confeccionados e embalados os bombons. No dia em que fui ficou faltando uma parte da visita pois algumas máquinas estavam em manutenção. Na última visita, o tour incluía apenas a parte de fabricação de bombons – diferente da primeira vez em 2012, quando era permitido que os visitantes experimentassem os bombons durante o tour. A guia nos informou que já há algum tempo proibiram essa prática pois algumas pessoas exageravam na comilança e acabavam passando mal.

Ao final do tour voltamos para a salinha e nos livramos das roupas e dos fones. Nos levam então para uma outra sala, de degustação, onde aí sim pode-se experimentar os chocolates à vontade. Ali também fica uma máquina onde pode-se tirar fotos, que depois ficarão disponíveis na página oficial da Garoto no Facebook, na aba Chocotour (foto acima). Dessa sala seguimos para uma antessala, o único local onde é permitido tirar fotos, onde um guia nos conta um pouco da história do chocolate, desde a época dos maias, o primeiro povo a extrair do cacau um rudimento do nosso chocolate atual (foto abaixo).

A última etapa da visita é o Museu Garoto, onde é contada a história da empresa desde a sua fundação. Há a evolução do logotipo e das embalagens, assim como várias propagandas antigas – saudosistas vão amar. Uma pena que não é permitido tirar fotos ali. O museu pode ser visitado independente do tour, com ingresso cobrado à parte. O tour completo leva cerca de 2 horas.

Saindo do museu chega-se à lojinha, que também pode ser acessada independentemente da visita. Ali tem de tudo, de bombons a granel e embalagens diferenciadas, a outros produtos como toalhas, camisetas, bonés e imãs de geladeira com o logotipo Garoto. Vale explorar e levar alguns produtos difíceis de achar em outros lugares.

Outras fábricas de chocolate que conhecemos

Nós amamos chocolate e não perdemos a oportunidade de conhecer fábricas de chocolate! Veja abaixo outros lugares que já visitamos:

  • Fábrica da Nestlé, em Caçapava (SP) – pertinho de onde moramos, fica uma das maiores fábricas da Nestlé, responsável pela produção de muitos dos chocolates que amamos: KitKat, Lollo, Alpino, Chokito, Galak. Na visita guiada é possível conhecer um pouco mais sobre a história da marca e o processo de fabricação dessas delícias!
  • Fábrica de chocolates Nugali, em Pomerode (SC) – primeira fábrica de chocolates no Brasil a trabalhar no conceito bean-to-bar, ou seja, a ser responsável por todas as etapas de fabricação (da compra das amêndoas à venda de produto final). Vale dizer que a visita é muito bacana e os chocolates são deliciosos!

Reserve visitas guiadas, excursões e transfers em Vila Velha pelo nosso parceiro Civitatis.

Reserve sua hospedagem em Vila Velha pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

13 respostas

  1. Nossa, esse chocotour é a minha cara. Já fiquei sonhando com a parte de comer à vontade rsrs. Que pena não poder fazer fotos durante a visita à fábrica da Garoto.

    1. O bacana é ver como os produtos são feitos, mesmo não gostando muito dos chocolates. Eu amo Baton e Talento, então pra mim foi um prato cheio!

  2. Esse chocoltour é maravilhosooo, sou apaixonada por chocolates. Adoraria conhecer, pena que tem que guardar o celular, câmera… fiquei curiosa para ver imagens.

  3. Como eu sinto saudades do chocolate do Brasil. Ir no ChocoTour seria perfeito para mim que amo chocolate. Deu vontade de pegar meus priminhos e ir visitar essa fábrica super interessante.

  4. Cintia amei esse seu post da chocotour, visita guiada a fabrica da garoto. Estarei indo para lá em Julho e já vou querer fazer tb.kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *