Search

Dois passeios animais em São Paulo: Museu de Zoologia da USP e Instituto Butantan

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Aproveitamos uma emenda de feriado para acrescentar mais alguns passeios em São Paulo à nossa já extensa lista de atrações na capital. E ainda cumprimos o objetivo de explorar novos museus com os malinhas!

 Museu de Zoologia da USP (www.mz.usp.br

O site definitivamente não faz jus ao local e é muito mais voltado à parte acadêmica desenvolvida no museu do que à visitação, mas foi suficiente para descobrirmos que 1) as visitas são gratuitas; 2) os horários e dias de funcionamento e 3) o endereço, uma casa antiga no bairro do Ipiranga, bem próxima ao Museu do Ipiranga (que infelizmente está fechado há anos ).

À primeira vista, o acervo parece meio caótico – tem dinossauro, macaco, caranguejo, aparentemente tudo meio misturado – mas logo se entende a lógica: a biodiversidade como resultado da evolução, e a importância dela para a manutenção da vida no planeta. Ficamos sabendo que no Brasil estão 20% da diversidade da Terra! Ali são desenvolvidos diversos estudos e trabalhos de mapeamento de espécies ainda pouco conhecidas, no sentido de conhecê-las melhor e garantir sua preservação. Em vários pontos há diagramas de processos de evolução, do homo sapiens inclusive, e também fósseis e réplicas de dinossauros (um carnotauro e um tapuiassauro, em tamanho real – meu pequeno amante de dinossauros ficou fascinado!).

Há uma área somente dedicada aos biomas brasileiros, com a distribuição dos diferentes animais em cada um (todos os animais são taxidermizados, isto é, empalhados na própria pele). Foi muito legal ver aqueles que já conhecemos de viagens: pantanal, pampa, mata atlântica, cerrado… Muito interessante também é a parte dos animais aquáticos, tem de tudo um pouco, peixes, crustáceos, moluscos.

Na mesma sala dos biomas, do lado oposto, ficam diversos animais expostos em ordem evolutiva – por exemplo, vários felinos que descendem do mesmo ancestral, já extinto.

Mais ao fundo, antes da última sala, ficam dois painéis muito interessantes: o da evolução dos hominídeos e, na parede oposta, uma foto com relevo de parte da cidade, com alguns animais típicos da região. Os malinhas amaram a mamãe gambá com filhotinhos nas costas!

Na última sala, onde são feitos eventos e ministrados cursos, fica um acervo enorme e super eclético: insetos, peles de animais, ossadas inteiras e parciais, pássaros empalhados, fósseis… ficamos fascinados com tamanha diversidade!

Sem dúvida, um passeio muito legal para fazer com as crianças, meus malinhas amaram! É gratuito, interessante para todas as idades, por ser pequeno não é cansativo, e além disso fica numa região muito bonita da cidade. Não tem estacionamento mas paramos quase em frente, na rua mesmo, e há várias opções de restaurantes por perto. Recomendamos!

Vale conferir também o post do blog Vamos por aí, que combinou a visita ao Museu de Zoologia com outros dois lugares muito bacanas no bairro do Ipiranga: o Corpo de Bombeiros e o Parque da Independência – Passeios Gratuitos no Ipiranga em São Paulo

  Instituto Butantan (www.butantan.gov.br

Já tínhamos visitado o Butantan há 6 anos e ele já constava nas nossas indicações do que fazer em São Paulo, como contei neste post aqui – São Paulo – dicas de passeios com crianças. Mas há 6 anos os dois malinhas eram praticamente bebês – o menor, literalmente um bebê – então a experiência de ir com eles maiores foi muito diferente.

O Butantan compreende 4 museus: o Biológico, o de Saúde Pública, o Histórico e o de Microbiologia. Atualmente, só os dois últimos estão abertos ao público, os outros dois estão fechados para obras. Eles estão espalhados no complexo de prédios do Instituto, dentro de uma enorme área verde, onde ficam também os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, o serpentário e o macacário, um pequeno hospital para vítimas de animais peçonhentos, bibliotecas e as fábricas de soros e vacinas. Aliás, a grande maioria dos soros e vacinas consumidos no Brasil é feita lá, assim como muitas pesquisas de novas vacinas, como a da dengue, são desenvolvidas ali.

O ingresso é muito barato (R$ 6 inteira, R$ 2,50 crianças de 8 a 12 anos) e dá direito a entrada em todos os museus. Sugiro chegar no início da manhã ou da tarde, para conhecer os museus com calma e poder aproveitar a área verde, que é linda.

Como o Museu Biológico estava fechado e o serpentário (um espaço ao ar livre, na frente do prédio principal, onde ficam algumas cobras em exposição) também fechado, alguns animais estavam expostos num dos espaços do Centro de Difusão Científica, ao lado do Museu Histórico. Vimos serpentes e aranhas, e confesso que aquele desenho de caveirinha na placa de identificação de cada animal, indicando que ele era peçonhento, era meio assustador!

Dali conhecemos o Museu Histórico, que mostra as memórias do Butantan da sua fundação até hoje, começando pelo próprio prédio – que era uma cocheira, onde ficavam os cavalos utilizados para fabricação de soro antiofídico. Tem de tudo um pouco: documentos, equipamentos antigos, móveis e utensílios de laboratório, fotos antigas…

Mas o ponto alto do Butantan, pelo menos para os meus malinhas, foi o Museu de Microbiologia – estão os dois numa fase muito curiosa sobre o funcionamento dos seres vivos, principalmente a mais velha que até tinha pedido um microscópio de presente. Surtaram quando viram microscópios à disposição! Há explicações bem complexas, que tenho certeza que não entenderam, sobre vírus e bactérias, mas amaram o videozinho do espaço interativo, que é bem didático.

Nos fundos fica um pouco da história de cientistas brasileiros famosos, que contribuíram muito para a saúde pública, como Vital Brazil. Todo mundo quis pegar carona com eles no famoso painel. E do lado de fora, na entrada, ficam vários painéis explicativos sobre diferentes vacinas – inclusive a da dengue, que está sendo desenvolvida pelo instituto.

Recomendo muito esse passeio! Especialmente para as crianças na fase de ensino fundamental, que já estudam ciências e têm mais noção de biologia, é maravilhoso.

Mais opções de passeios em São Paulo nestes posts aqui:

↪ São Paulo – dicas de passeios com crianças

↪ Passeios em São Paulo – Catavento Cultural e Mercadão

↪ Zoológico de São Paulo com 3 malinhas

↪ Museu do Futebol e Morumbi – mais passeios com crianças em São Paulo

↪ Visitando a Casa Melhoramentos em São Paulo

 

 Salve essa imagem no seu Pinterest –

 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *