Search

Zoológico de São Paulo

Conteúdo atualizado em 28 de fevereiro de 2024

Zoológicos são sempre um passeio bacana para levar as crianças, não é mesmo? Os nossos malinhas adoram! E atualmente todos os zoológicos sérios deixaram de ser simples exposições de animais para serem também locais de preservação e resgate de espécies, proporcionando um aprendizado importante para os visitantes. O Zoológico de São Paulo é exatamente desse tipo, além de ser uma atração muito tradicional na capital paulista.

>> Leia mais sobre o que fazer em São Paulo com crianças <<



Sobre o Zoo de São Paulo

O Zoo de São Paulo é o maior zoológico do Brasil, existe há mais de 60 anos e ocupa uma área de mais de 900 mil m2 de mata atlântica dentro da cidade – ou seja, é um oásis verde em meio à concentração urbana. O zoo também apresenta algumas curiosidades interessantes: é dentro da sua área verde que fica localizada a nascente do famoso rio Ipiranga; e os primeiros animais “exóticos” – camelos, leões e elefantes – foram adquiridos de um circo na época da inauguração (naquele tempo quando todos os circos tinham animais).

Como a grande maioria dos zoológicos atuais, eles vêm investindo bastante no trabalho de preservação e estudo de espécies ameaçadas de extinção, assim como em reabilitação de animais resgatados.

Dentro do complexo do zoológico ficam também outras duas atrações: o Mundo Dino e o Zoo Safari (atualmente fechado para reformas – agosto/2023), que falaremos mais adiante.

Nossa dica para aproveitar bem o passeio é dar preferência a dias de semana e evitar feriados e fins de semana, quando o zoo fica lotado.

Como é o Zoológico de São Paulo

Logo na entrada há um lago lindo, com muitos patos, marrecos e cisnes, e por toda a parte há uma boa estrutura de banheiros, bebedouros e quiosques. Próximo ao local das girafas fica um restaurante maior, que serve também pratos prontos e não somente lanches e salgadinhos. Dá também para levar o próprio lanche e utilizar os vários bancos e mesas espalhados pelo parque. Todos os caminhos são pavimentados, bem fáceis para quem leva carrinho, e também há 2 fraldários.

Achamos bacana que o espaço dos animais maiores é bem grande, e na frente há sempre uma espécie de arquibancada para que os pequenos possam subir e ver os animais lá no fundo. A não ser, é claro, que o animal seja como esse hipopótamo que resolveu dormir com a cabeça apoiada na grade. Dava pra ver até os bigodinhos!

Há mais de 3 mil animais no zoológico, incluindo seleções especiais de répteis (muitas serpentes impressionantes!) e anfíbios – (desde sapos enormes a rãs pequenininhas e coloridas). Os animais maiores sempre impressionam: leão, elefantes, girafas, tamanduás, assim como os pássaros coloridos e barulhentos.

Para todos os animais há placas de identificação contando um pouco da espécie, quanto tempo vivem, de onde vêm, etc. Um ponto que poderia ser melhorado é a localização de algumas dessas placas, que em alguns casos ficam muito longe dos visitantes e por isso são difíceis de ler.

O zoológico conta ainda com algumas atrações que funcionam com horário marcado, como o Formigueiro e a Aldeia Indígena, que não conseguimos ver porque começamos o passeio do lado oposto do parque.

Vale também se informar sobre as programações especiais, como a Noite Animal – uma visita guiada à noite para observação dos animais de hábitos noturnos, que é oferecida em alguns dias do mês. Há também muitas promoções sazonais e preços diferenciados para grupos. Todas as informações podem ser consultadas no site Zoo SP.

Como é o Zoo Safari

[atualização agosto/2023 – o Zoo Safari está fechado para reforma, sem data prevista de reabertura]

Nós compramos o passeio ao Zoo Safari ali dentro do zoo mesmo, no ponto de saída das vans. É possível fazer o passeio com carro próprio ou de van – nós fizemos com a van. O percurso tem aproximadamente 3 km, onde alguns animais estão soltos e podem ser alimentados com a ração vendida junto com os ingressos. Foi legal mas pelo que custa (R$ 28 por pessoa a partir de 4 anos, em julho/2018) poderia ser muito mais – são poucos os animais soltos de fato. Naquele dia, somente os camelos e os emus vieram comer na mão. Há dois espaços com macacos (onde deve-se fechar os vidros pois eles podem machucar as pessoas), e o restante dos animais estava separado com grades e muitos deles muito longe da vista, caso da lhama e do leão.

Como é o Mundo Dino

O Mundo Dino, atração também paga à parte, é um espaço com mais de 30 réplicas de dinossauros – daqueles que se mexem e fazem barulho, parecidos com os que vimos no Vale dos Dinossauros em Gramado e em Foz do Iguaçu. No caso do zoo, como estão num espaço menor, o efeito é um pouco mais impressionante.

Nosso pequeno aficionado por dinossauros delira quando tem oportunidade de vê-los tão de pertinho. Ele entende tanto que, mesmo sem saber ler ainda, já sai falando o nome de todos os dinos que vê.

Ao final do cantinho dos dinossauros, que conta com um parquinho fofo com brinquedos em forma de dinossauros, fica aquela onipresente lojinha com brinquedos superfaturados. Ali ao lado fica também o Cinema 4D – pago à parte – que já adianto se tratar de uma cilada, pois o filme é ruim e os efeitos especiais muito fraquinhos.

>> Leia também nosso post sobre onde ver dinossauros no Brasil <<

Mais informações sobre o Zoológico de SP

Aqui nesse link todos os detalhes de preços e funcionamento do zoológico: www.zoologico.com.br

Ele está aberto todos os dias, das 9 às 17h. O estacionamento fica em frente e custa o valor fixo de R$ 20. É possível ir de metrô também, os detalhes estão no site.

Passeio bom para todas as idades, vimos muitas famílias com bebezinhos e também com pessoas mais velhas. Meus malinhas adoraram, a mais velha viu de pertinho muitas das coisas que tinha estudado sobre animais recentemente em Ciências, o mais novo adorou ver de pertinho os animais que adora ver nos livros. Na nossa opinião, desnecessário pagar pelas atrações à parte, o zoo cumpre bem seu papel sozinho. Uma ótima opção para as férias!

>> Leia também nosso post sobre o Zooparque Itatiba <<

Reserve sua hospedagem em São Paulo pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *