Férias de julho: 8 sugestões para viagens em família

Costumo dizer que a gente é uma família meio do contra: vamos nos destinos típicos de inverno no verão, e nos destinos de verão no inverno! Na verdade essa é uma boa estratégia para economizar, uma vez que geralmente fazemos as viagens mais longas nas férias escolares, quando os preços naturalmente já ficam mais inflacionados. E também pra evitar aquela muvuca maluca dos lugares mais badaladinhos, como Campos do Jordão, por exemplo, que fica lotada no inverno mas é super tranquila no verão.
Mas estamos a pouco mais de uma semana do início das férias e aí vai uma lista de sugestões de lugares ótimos pra levar a criançada, tudo aqui dentro do Brasil!

1- Campos do Jordão (SP)
Quando eu era solteira e sem filhos, achava Campos uma cidade muito metida a besta, onde as pessoas fingiam passar frio só pra poder usar gorro e cachecol 😂 Só há poucos anos me reconciliei com a cidade e descobri lugares incríveis pra ir. Nós preferimos ir fora do inverno, pois a cidade fica mais vazia e tudo fica mais barato, mas é no inverno que a cidade (com o perdão do trocadilho) ferve, e fica cheia de eventos e atrações para todos os gostos.
Nesse post aqui Dicas de Campos do Jordão - com e sem malinhas estão listados os nossos lugares favoritos na cidade.

2- Monte Verde (MG)
Ainda em clima de montanha, Monte Verde figura como forte concorrente de Campos no inverno. Vigora por aí uma quase unanimidade de ser um destino pra casais - e é, confirmado pelas várias pousadas que nem aceitam menores de 12 anos - mas pode ser uma ótima opção pra família toda. Fomos em janeiro e fizemos muitas coisas legais, num clima bem ameno, delicioso! Mas pra quem quer curtir friozão, tem que ir no inverno e aproveitar as lareiras que praticamente todos os hotéis oferecem (mesmo em janeiro acendemos a lareira só um pouquinho para deleite dos malinhas!).
Tem um roteiro completo da cidade aqui Monte Verde com 2 malinhas, um review da nossa hospedagem aqui e uma super dica de passeio aqui.

3- Gramado e Canela (RS)
Essas nem precisam de apresentação, famosíssimas que são, encravadas na serra gaúcha. Já fomos no verão e no inverno, e a lista de coisas pra fazer é infinita!
Aqui nesse post o nosso roteiro completo: A mais longa viagem - Gramado e Canela




4- Urubici e serra catarinense (SC)
Prima menos famosa da serra gaúcha, a serra catarinense é linda e repleta de atrativos naturais. As cidades são bem menores e menos badaladas, mas tem muitos passeios legais pra fazer e no inverno, com sorte e uma ajudinha de São Pedro, talvez dê até pra ver neve! Afinal, em Urubici fica o Morro da Igreja, o local onde foi registrada a menor temperatura do Brasil até hoje... Tem também a famosa Serra do Rio do Rastro, com suas curvas e paisagens de tirar o fôlego. Locais que valem a pena visitar, no inverno ou no verão!
Um roteiro delicioso e completo aqui nesse post: Serra catarinense a 4

5- Foz do Iguaçu (PR)
Acabamos de ir há pouco tempo, e considero uma viagem obrigatória para todo brasileiro que se preze. Um destino perfeito pra ir em família, pra crianças de todas as idades, e a chance de atravessar a fronteira que fica ali pertinho. Ficamos 5 dias mas daria pra esticar um pouco mais com certeza.
Nosso roteiro completo aqui nesse post: Roteiro completo: Foz do Iguaçu em 5 dias com 3 malinhas



6- Pantanal (MS)
Passar uns dias num hotel-fazenda no meio do pantanal é uma experiência incrível e inesquecível. Já vai fazer 3 anos que fomos e até hoje é uma das viagens mais lembradas e comentadas dos malinhas. Ver jacarés de monte, capivaras, muitos pássaros e ver de perto como é a vida numa fazenda com certeza vão deixar marcas pra sempre. Só não aconselharia essa viagem com bebês pequenos, pode ser meio tenso por conta do isolamento e da dificuldade de locomoção.
Todos os detalhes nesse post aqui: Pantanal com 3 malinhas

7- Curitiba (PR)
Adoro Curitiba e acho uma excelente opção para viagem em família em qualquer época do ano. Tem muitos parques para passeios ao ar livre, muitos restaurantes deliciosos, museus... só andar de ônibus turístico já é uma atração para os pequenos (pelo menos para os meus, que raramente andam de ônibus).
Um roteiro para 5 dias aqui nesse post: Curitiba com 2 malinhas


8- Ilha Grande (RJ)
Eu disse que a gente é meio do contra, né? Passamos uma semana na Ilha Grande numas férias de julho e foi ótimo, dias lindos e temperatura amena. Pra quem não é fã de calorão, uma excelente pedida - pois no verão a temperatura é alta o tempo todo e o sol não dá trégua, além da multidão de turistas (brasileiros e estrangeiros) que desembarca ali.
Tudo sobre essa viagem aqui: Ilha Grande com 3 malinhas


E se não for possível fazer uma viagem mais longa, tem esse post aqui: Dicas de passeios bate-e-volta para as férias, com dicas nossas e de outras famílias viajantes!

Comentários