Museu é lugar de criança sim!

Quando eu era criança tinha uma ideia muito esquisita de museus em geral: lugares sisudos e sem graça, cheios de velharias, que muito raramente visitávamos em excursões da escola. Só fui verdadeiramente pegar gosto por eles quando comecei a viajar, em especial fora do Brasil, e comecei a perceber o tanto que podemos aprender nos mais variados tipos de museus. Porque sim, existem aqueles com "velharias", mas também muitos outros modelos, e todos com seu encanto.
Nesses tempos tão estranhos e polarizados que vivemos no país atualmente, de (falso) moralismo misturado com religião, de tão pouca valorização da educação, acho que vale enfatizar que museus podem e devem ser explorados pelas famílias e são um excelente meio de aprender mais sobre o mundo. E não é necessário que seja um museu super famoso ou enorme, tipo o Louvre ou o Metropolitan (que são maravilhosos!), existem montes de museus por perto, dos mais variados tipos e tamanhos, que são ótimas opções de passeios, com ou sem malinhas. 
Consegui passar esse amor todo para o marido e malinhas, felizmente! Nossa preferência é por temas mais voltados a História e Ciências, mas sabemos também apreciar Arte.

Abaixo alguns museus que já visitamos e super recomendamos.

Tecnológicos e de Ciências:

- Catavento Cultural (São Paulo, SP) - www.cataventocultural.org.br
Um dos museus mais divertidos pra levar as crianças, sem dúvidas. Mesmo as pequenas, que ainda não entendem bem os experimentos de física, se encantam com as áreas do corpo humano e a parte externa, onde podem ver de pertinho os aviões e até entrar neles.
Classifiquei o Catavento como ciências, mas tem também a parte histórica na área externa, onde há uma maria-fumaça, veículos e aviões antigos - além do próprio edifício, que data do início do século XX e é lindo.
Como é um museu enorme e sempre tem atrações temporárias, dá pra repetir muitas e muitas vezes. E de quebra ainda ir a pé até o Mercadão pra completar o passeio com um pastel de bacalhau ou um sanduíche de mortadela!
Detalhes do nosso passeio ao Catavento aqui -> Mais passeios em São Paulo

- Museo del Mar (Punta del Este, Uruguai) - museodelmar.com.uy
Considero esse um passeio imperdível para quem vai a Punta, com ou sem crianças. A própria história do museu é fantástica - começou com uma simples coleção de conchas, que virou uma obsessão e um acervo gigante, não só de coisas "de mar", mas também antiguidades de todos os tipos. De quebra, do outro lado da rua, fica o Insectario, com um acervo de insetos de dar arrepios! Super organizado e didático, e mesmo pra quem morre de pavor de insetos como eu, é um passeio seguro - afinal, estão todos mortos e atrás de um vidro 😃
Detalhes do museu e de toda a semana que passamos no Uruguai aqui -> A mais longa viagem - Parte 1 - Uruguai

- Museu Aeroespacial Brasileiro (São José dos Campos, SP) - www.mab.cta.br
Puxando a sardinha para o meu lado - afinal moro em São José e amo demais essa cidade - esse museu é uma pequena pérola que mostra um pouco da história da indústria aeronáutica. Fica do ladinho da Embraer, e na parte externa há aviões, satélites e sondas espaciais que foram construídos no Brasil. No interior, foguetes, homenagens a Santos Dumont, o primeiro veículo movido a álcool, um avião Bandeirante... um pouco da história da aviação em si entrelaçada com o histórico das empresas que se instalaram na cidade. A entrada é gratuita.
Aqui o post contando todos os detalhes desse museu -> Museu Aeroespacial em São José dos Campos

- Museu da Água (Indaiatuba, SP) - museudaagua.sp.gov.br
Museu pequenininho mas maravilhoso, que combina com delicadeza informação, história e natureza, perfeito para um passeio em família! Conta um pouco sobre a importância da água na vida de todos, a história da represa e da captação de água para a cidade e redondezas, e na parte externa ficam painéis bem didáticos com mapas das bacias hidrográficas e explicações históricas, além de uma trilha ecológica que margeia a represa. Uma ótima iniciação para quem tem preconceito contra museu. E a entrada é gratuita!
Aqui o post completo sobre o nosso passeio -> Museu da Água em Indaiatuba

- Museu de História Natural (Taubaté, SP) - www.museuhistorianatural.com
Esse é um queridinho aqui de casa: malinhas foram com a escola e nós já fomos em família. Perfeito para crianças de todas as idades, pois tem dinossauros e toda espécie de bichos empalhados. De tempos em tempos o acervo é modificado, o que significa que dá pra repetir o passeio sem risco de ver as mesmas coisas. A parte chata é que não é permitido fotografar dentro do museu 😞
Não tenho post sobre ele, mas estamos planejando em breve ir de novo e aí vou ter todos os detalhes!



Históricos:

- Museu da Imigração (São Paulo, SP) - museudaimigracao.org.br
Um mergulho na história do grande fluxo de imigração que ocorreu no Brasil no início do século XX. Acho que vale a visita para as crianças e para os adultos também, nesse momento que tanto se fala de refugiados de guerra e de países em colapso econômico. Nesse lugar - que funcionava como centro de triagem e quarentena das pessoas que vinham da Europa e do Japão, principalmente, para trabalhar nas fazendas de São Paulo e do Paraná - hoje pode-se conhecer um pouco sobre quem eram essas pessoas, como e porque vinham para cá, em que condições se hospedavam. Ótima oportunidade de conhecer um pouco mais desse pedaço da história do Brasil!
Contei sobre nossa visita nesse post aqui -> São Paulo - dicas de passeios curtos

- Museu do Futebol (São Paulo, SP) - www.museudofutebol.org.br
Prato cheio pra quem aprecia o futebol! Usando de muita tecnologia, é possível viajar pela história desse esporte tão popular no Brasil. Dá pra ouvir narrações de jogos antigos, assistir a lances de jogos históricos, experimentar a sensação de estar dentro de um estádio, aprender a origem de termos populares no futebol... Mesmo pra quem não é super fã, como eu, é um passeio muito interessante. Há até uma área onde se relacionam os principais fatos históricos do ano de cada Copa do Mundo, muito legal. E meus malinhas amaram o jogo virtual, onde pode-se chutar uma bola virtual num campo também virtual.
Tudo sobre ele aqui nesse post -> Museu do Futebol e Morumbi

- Museu Tecnológico Ferroviário (Paranapiacaba, SP) -www.abpfsp.com.br/museu_ferroviario_paranapiacaba.htm
Conhecer Paranapiacaba, um distrito de Santo André, na grande SP, já é entrar num túnel do tempo. A cereja desse bolo é esse museu, repleto de história das ferrovias no Brasil, onde se pode ver partes dos trens e vários objetos utilizados nos trens e nas estações, ver as caldeiras antigas, entender um pouco do funcionamento da estação... tudo em tamanho natural e nos próprios prédios que eram utilizados há mais de um século. Minha malinha mais velha adorou o português antigo das placas, foi uma ótima oportunidade pra entender como nossa língua evoluiu com o tempo. Mesmo para as crianças pequenas é um bom passeio, pois com certeza vão se encantar com o tamanho das peças e se divertir correndo entre um prédio e outro. Nós adoramos o museu e a vila em si.
Aqui nesse post contei tudo sobre o museu e o dia em que passamos na vila -> Túnel do tempo: Paranapiacaba com 2 malinhas

- Museu da Cidade Ettore Liberalesso (Salto, SP) - salto.sp.gov.br/site/?page_id=744
Eu me encantei com esse lugar por contar muita coisa da região onde nasci. Me lembrou bastante o Museu da Imigração, mas com o foco naquelas redondezas. O acervo é bem variado, contando desde sobre as tribos indígenas que habitavam aquelas terras até a história mais recente, dos imigrantes italianos, da grande tecelagem que empregou muitas famílias e colocou a cidade no mapa. Há um cantinho da leitura com muitos livros, infantis na sua maioria, com temáticas da cultura africana e/ou de autores negros, enfatizando a força da cultura trazida com os escravos. Ao final, é possível entrar na sala onde funcionava o antigo cinema e ver o projetor usado na época. Também é gratuito e bem didático.
Todos os detalhes sobre esse passeio aqui -> Malinhas em Salto


- Museu do Finlandês Eva Hilden (Penedo, RJ) - www.penedo.org
Um pouco da Finlândia no Rio de Janeiro? Pois existe! Na cidadezinha de Penedo, quase fronteira do Rio com São Paulo, fica o Museu Finlandês. Penedo foi originalmente fundada por finlandeses, e o museu se originou de uma coleção particular. A intenção ali é mostrar um pouco da cultura, geografia e costumes da Finlândia, assim como registrar como foi a colonização daquela região. Muito interessante, pois sabemos tão pouco desse país frio! 
Todos os detalhes nesse post aqui -> Itatiaia e Penedo em um fim de semana com 2 malinhas

Artes:

- Pinacoteca de São Paulo (São Paulo, SP) - pinacoteca.org.br
Estamos longe de ser entendidos de arte, mas a Pinacoteca é um lugar tão icônico da cidade de São Paulo que tem que ser visitada ao menos uma vez. Além de ficar ao lado da Estação da Luz, é um prédio lindo e sempre tem mostras diferentes, capazes de agradar a todos os gostos. Para os menores, há toda uma área onde se pode tocar as obras - uma experiência super interessante até pra nós adultos. Colado a ela fica o Parque da Luz com várias obras também pertencentes ao acervo da Pinacoteca.
Aqui os detalhes desse passeio -> São Paulo - dicas de passeios curtos






- Museu de Arte Sacra (São Paulo, SP) - www.museuartesacra.org.br
Considero esse um passeio mais "adulto" - as esculturas, impressionantes, ficam bem à altura de mãozinhas curiosas. Mas é um museu impressionante pelo acervo e pelos detalhes de cada peça. Fica bem pertinho da Pinacoteca e pode ser uma boa combinação de passeios - foi o que fizemos. A área externa é bem bonita, com fontes cheias de anjinhos.
Os detalhes estão aqui -> São Paulo - dicas de passeios curtos








- Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, PR) - www.museuoscarniemeyer.org.br
Um dos museus mais lindos que já fomos, pois o prédio em si é magnífico. Espaços amplos e exposições com temas variados são as atrações principais. Passeio obrigatório pra quem vai a Curitiba (inclusive faz parte do roteiro dos ônibus turísticos). Com certeza não é necessário ser entendido em arte para apreciar a beleza desse museu!
Todos os detalhes aqui nesse post -> Curitiba com 2 malinhas



- Museu Felicia Leirner (Campos do Jordão, SP) - www.museufelicialeirner.org.br
Adoramos esse lugar! Esculturas a céu aberto, onde as crianças podem interagir, no meio de uma paisagem linda. Como fica no alto de um morro, num local mais isolado, a vista é linda. Considero um passeio obrigatório em Campos, pra fugir do básico Capivari-lojas-restaurantes... Tenho certeza que mesmo aqueles mais resistentes, que dizem não entender patavina de arte, vão amar esse museu.
Todas as dicas dele e de outros passeios em Campos aqui -> Dicas de Campos do Jordão


Poderia continuar escrevendo aqui pra sempre! Com certeza faltaram vários museus nessa lista: o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ); o Eco-Museu em Porto Belo (SC); o MASP, em São Paulo... nesse post estão apenas aqueles onde estivemos mais recentemente.
De qualquer modo, fica aqui a dica: não perca a oportunidade de entrar em museu! Sempre vai ter algo interessante que vale a pena ser conversado e explorado com os pequenos.

Comentários